25 setembro 2019

Parques da Serra Bondinhos Aéreos, em Canela

Nosso último Ano Novo foi na Serra Gaúcha, mais precisamente em Gramado, onde curtimos o Natal Luz e aproveitamos para passear pela região e revisitar os lugares que mais curtimos.

Blog Apaixonados por Viagens - Gramado - Canela - Parques da Serra Bondinhos Aéreos

• Clique aqui e veja como foi a nossa experiência de Ano Novo no Natal Luz de Gramado

Para a nossa surpresa, conhecemos uma atração que é nova para a gente (mas nem tão nova assim): Parques da Serra de Canela.

Nós tínhamos visitado a última vez a Serra Gaúcha em 2015, pouco depois do nosso casamento, mas foi um roteiro dividido entre Bento Gonçalves e a Rota dos Vinhedos, com Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Muito provavelmente por causa da correria, não ficamos sabendo sobre esse parque Bondinhos Aéreos, inaugurado em dezembro de 2013.

Estávamos super curiosos e foi bem legal para termos um pouco de adrenalina na nossa viagem de fim de ano.

O mais legal deste parque é que ele proporciona ao visitante contemplar a Cascata do Caracol, um dos cartões postais da região, e toda a natureza da mata nativa do vale que a cerca por um ângulo privilegiado. de um dos melhores cartões postais do Brasil.

Além disso, é uma atração inédita no Rio Grande do Sul! Os 12 bondinhos, com tecnologia suíça da fabricante Rowema, transportam 96 pessoas simultaneamente, sendo até 8 pessoas em cada um. O percurso de ida e volta totaliza 840 metros.

E lá fomos nós, bem cedo, porque, em alta temporada, com a cidade cheia, a fila para entrar já era enooooorme depois das 10h.

O Parque fica a 500 metros após o Parque do Caracol, na estrada que leva ao Parque da Ferradura, inserido no Bioma da Mata Atlântica.

O ponto alto do Parque são os Bondinhos Aéreos e a Tirolesa Eagle!

Mas não pense que só os mais aventureiros que vão curtir porque a atração é indicada para todas as idades e possui acessibilidade na estrutura com rampas e elevadores em todas as estações.

O bondinho é bem interessante, apesar de ser fechado e não possibilitar tirar tantas fotos nem ter como ter uma super vista dele em si, mas a vista dos mirantes é bem legal.

O passeio é dividido em três estações, começando pela Estação Central. O local possui uma área de alimentação, lojas de souvenires e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura.

A próxima parada é a Estação Animal. Com um desnível de 130 metros, o espaço conta com mirante e trilhas com placas de identificação das árvores ao longo do percurso.

O Espaço das Esculturas que Falam é outra atração do local, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010).

As esculturas representam animais que permitem aos visitantes interagir com as obras para reproduzir o som de cada um. O espaço ainda conta com um cenário de floresta composto por esculturas de árvores e plantas, criado pelo designer e artista plástico Rodrigo Huelsmann.

A Estação Cascata completa o trajeto. Nela é possível contemplar a beleza do vale e a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros, oferecendo uma vista inesquecível ao visitante.

A Estação possui ainda acesso ao mirante, onde é possível tirar fotos de todo o cenário e guardar a recordação de um passeio incrível em contato com a natureza exuberante e diferenciada da Serra Gaúcha.

Já a Tirolesa é com emoção e muito legal mesmo! Com emoção!

Super novinha... ou melhor, novíssima, inaugurada em julho de 2018, o Eagle é uma atração inédita na América do Sul.

Perfeito para quem gosta de aventura e contato com a natureza, o equipamento de tecnologia norte-americana, fabricado pela empresa Soaring Eagle Zip Line, consiste em uma cadeira com capacidade para duas pessoas, suspensa por um cabo instalado em inclinação. Ou seja, uma Tirolesa bem moderna, bem segura e com muuuuuuita emoção mesmo!

O Eagle é dotado de um mecanismo de acionamento com motor elétrico que fornece forças de aceleração adicionais e um sistema de freio a ar. Simulando o voo de uma águia, a cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço a uma altura de 21 metros e desnível de 45 metros em relação à saída e à torre de reenvio, de onde se pode observar de forma esplêndida a Cascata do Caracol.

A cadeira tem espaço para duas pessoas, mas eles também deixaram algumas pessoas irem sozinhas. Em nosso caso, obviamente fomos juntos para um dar apoio ao outro... ou melhor, o Julio ouvir meus gritos enquanto segurava o cabo da GoPro para fazer o nosso vídeo e fotos! kkkkk...

Imagine só se eu iria segurar a GoPro com tanta emoção? Nem arrisco! Como ele se garantiu, tivemos de registro o vídeo e também as fotos que são tiradas pela equipe que trabalha no Parque (pagamento à parte).

O Parque funciona todos os dias a partir das 9h e a bilheteria encerra às 17h. O ingresso ao parque para andar no bondinho custa R$42,00 adulto e R$21,00 criança de 06 a 12 anos e acima de 60 anos. Já o ingresso da Tirolesa é separado e custa R$60,00 se forem comprados dois ingressos juntos ou R$35,00 se for individual.

E o que mais fazer em Canela? A oferta de parques está incrível! Parque da Florybal, Vale dos Dinossauros, Mundo Gelado, Museu do Automóvel, Museu de Cera, Reino do Chocolate da Caracol... e muito mais! ⠀

Mais Informações sobre o Parques da Serra Bondinhos Aéreos

• Horário de atendimento: Diariamente das 9h às 17h
  • Endereço: Estrada da Ferradura, 699 – Caracol, Canela – RS
  • Telefone: (54) 3504-1505, (54) 3878 3250, (54) 3878 3251
  • E-mail: contato@parquesdaserra.com.br
  • Site: www.parquesdaserra.com.br
  • Ingressos: Crianças até 6 anos são isentas, de 6 até 12 anos e melhor idade acima de 60 anos pagam R$ 23,00, para adultos o valor fica R$ 46,00.
  • Estacionamento interno gratuito.

1. Fui à Gramado/Canela em Janeiro de 2003. Quando via as fotos desse parque nas redes sociais, eu jurava que era o Parque do Caracol! Quando fui lá (em 2003), tinha um teleférico, daqueles que você vai sentada com as pernas soltas. Eu pensava que eles tinham modernizado para o bondinho... Na verdade, pelo que vi, no Parque do Caracol não tem mais teleférico, apenas as trilhas. O bondinho agora fica no Parques da Serra. Bom saber! Não sabia da existência desse novo parque. :D

1. Esse Parque é bem novo, né? Quando fui em 2015, nem tinha ficado sabendo dele. Quando voltamos final do ano passado, aí sim me chamou atenção. Eu confesso que fui atraída pelo bondinho, mas no final das contas o que mais achei legal foi o Eagle, a tirolesa! Com emoção! As vistas panorâmicas deste parque são incríveis também! Super vale a pena conhecer. Beijinhos e obrigada pelo comentário.