Em primeiro lugar, FELIZ ANO NOVO!!! Em tempo ainda, né? Vamos que vamos porque 2019 já está aí com mais de 360 Novas Oportunidades de fazermos diferente, de sermos melhores, de corrermos atrás dos sonhos e sermos felizes! Mais uma vez, FELIZ 2019 para todos!! Que venha repleto de muita paz, luz, amor, alegria, sonhos realizados e viagens incríveis para todos nós! E muito obrigada por acompanharem nossas aventuras, pelo carinho... Vocês são maravilhosos!!!
E nós estivemos pela primeira vez na Serra Gaúcha no Réveillon, mais especificamente em Gramado, que foi uma grata surpresa!
Clique aqui e confira as matérias já publicadas da Serra Gaúcha
Adorei finalmente poder ver de perto o 33º Natal Luz e fiquei encantada com toda decoração linda da cidade, que, aliás, vai até dia 13 de janeiro! Nosso 2019 começou com o pé direito e vibrações positivas, em ritmo natalino!
A frase que mais ouvimos lá, quase um mantra do Natal Luz, passa a fazer sentido após termos vivenciado toda a programação por 4 dias, durante a nossa estada: Aqui eu volto a acreditar na Magia do Natal!
E é a pura verdade! Impossível não se deixar contagiar pelo espírito natalino que emociona até os mais durões rsrs... Fazendo jus ao nome, o Natal Luz em Gramado é realmente um espetáculo de luzes, apresentações, músicas, coreografias e decoração belíssima!!
Ficamos muito encantados com tanta beleza e tanto cuidado em transmitir para os turistas o espírito natalino em todos os detalhes, para todos os lados!
Podemos até ter a ousadia de dizer que voltamos experts no assunto já que conseguimos ver todas as apresentações principais e também algumas na Rua Coberta... uma verdadeira maratona natalina, pois a programação é bem intensa!
Durante o Natal Luz, que costuma ser de meados de novembro até início de janeiro, a programação já começa de tarde. Neste ano, a partir das 16h já tinha a Trupe de Natal na Vila de Natal e também a Paradinha de Natal, que acontecia ao mesmo tempo na Av Borges de Medeiros, com apresentação em frente ao Palácio de Festivais.
Na sequência, às 17:30, a apresentação da Árvore Cantante (às vezes muda o horário e local, por isso é importante acompanhar pelo site oficial ou insta do Natal Luz). Às 19:30, apresentações de corais e orquestras se revezam no Palco da Rua Coberta. Às 20:30, acontece o espetáculo do Acendimento das Luzes da Cidade e, às 21:30, os espetáculos pagos: Reencontros de Natal, Natal pelo Mundo e Grande Desfile de Natal.
Veja a programação no site Natal Luz.
Estes 3 últimos que são pagos não acontecem todos dias. Tem que conferir a programação e o local dos eventos. Este ano, o Reencontros de Natal está no Lago Joaquina Rita Bier e os outros dois na ExpoGramado.
Em ordem de preferência, os que mais curtimos foram:
Acho válido ver todos os espetáculos se você quiser vivenciar ao máximo o Natal Luz!
Mas, se tiver que escolher, leve em conta que essa lista acima é a opinião de quem foi sem crianças porque, com certeza, a experiência de quem vai com crianças é diferente. Neste caso, o Grande Desfile de Natal seria mais adequado para ver com crianças pequenas do que o Reencontros de Natal, por exemplo.
Mas uma coisa é certa, você volta de Gramado realmente acreditando na Magia do Natal e cantarolando todas as músicas natalinas que não saem mais da cabeça rsrs
A única coisa que decepcionou um pouco foi o calor, mas aí a reclamação é direta com São Pedro, né? rsrs... o calor estava brabo demais da conta! Eu levei uma mala toda errada! E o pior: no primeiro eu não acreditei no sol e ainda levei um torrão nos braços que queimaram dentro do carro mesmo.
Ou seja, não dá para se descuidar por ser região serrana: tem que caprichar no filtro do solar e acompanhar a previsão do tempo se não quiser errar feio nas roupas e ter que comprar algo por lá quando se deparar com o calor.
Além disso, a cidade estava lotaaaaaaaaaada!!! Mas isso já era esperado, né? Afinal, feriado, fim de ano, Natal Luz, destino turístico famoso... só faltou mesmo a praia para ser mais perfeito com o calor que fazia kkkk...
Inclusive, não deixe para fazer sua reserva de hospedagem em cima da hora porque realmente é uma época de alta demanda. Nós demos sorte de achar disponibilidade no Hotel das Hortênsias, que tem nota 9,3 no Booking.com, fica bem pertinho do centrinho, a 10 minutos de caminhada da Rua Coberta, pertinho da Prefeitura e do Torre Café Colonial.
O café da manhã do hotel das Hortênsias era fantástico!
Toda a propriedade era muito bem cuidada, com ambientes aconchegantes, quarto com tamanho adequado (o meu era o de número 01 e poderia ser um pouco maior e com mais tomadas... tirando isso, tudo ótimo!) Limpeza excelente, atenção e simpatia de todos os funcionários são pontos altos do hotel.
Conta também com bar, restaurante e piscina aberta em área cercada por hortênsias belíssimas, o que confere ao hotel um clima bem bucólico, apesar de estar a passos do burburinho de Gramado. O único inconveniente para quem vai sem carro é subir e descer a ladeira para a qual tem que ter uma certa disposição extra!
Os que vão de carro não terão tanto problema, já que o hotel conta com estacionamento próprio.
Mas vamos falar do Ano Novo em si, né? Olha gente, foi bem legal! E digo isso de coração! Eu me surpreendi muito porque, quando comprei as passagens aéreas para passar a virada do ano em Gramado, meu critério foi bem objetivo: qual destino turístico no Brasil com alguma animação teria a passagem aérea mais barata? Bingo! Deu Gramado!
Eu comprei as passagens com a cia aérea Gol em setembro, para viajar de 28 de dezembro a 01º de janeiro e paguei, na época, comprando pelo site eDreams, cerca de R$550,00 (ida e volta por pessoa) o que estava uma verdadeira bagatela se comparasse com outros destinos turísticos famosos, especialmente no Nordeste, que já estava com preço de viagem internacional a essa altura do campeonato.
Pois bem, Gramado surgiu assim como excelente opção porque eu nem Julio nunca vimos o Natal Luz, era o sonho da mãe (meus pais foram conosco) e sabia que seria um lugar divertido porque já estivemos em Gramado em outras ocasiões, ou seja, não teria aquela aflição de esgotar as atrações turísticas que o destino oferece porque, na verdade, eu já conheço bastante a região e não perderia tempo também montando roteiro, planejando etc... assim, seria uma viagem para curtir, descansar, sem pressa e, acima de tudo, vivenciar ao máximo o Natal Luz!
E conseguimos! Foi exatamente assim!! Uma viagem mais tranquila, sem pressa, com a vantagem de todos nós já termos visitado a região em outras ocasiões (essa foi a minha 3ª vez em Gramado e foi a 5ª vez dos meus pais!!).
Por isso também que pudemos acompanhar bastante as apresentações do Natal Luz! E era uma mais linda que a outra.
Os espetáculos gratuitos são tão especiais e bem executados quanto os pagos. Ou seja, é também um evento super democrático que vai oportunizar participar dessa magia a quem não pode pagar por todos os espetáculos pagos!
Agora sim... e como foi o Ano Novo?? Foi um show de organização e pontualidade: começou com apresentação na Rua Coberta, seguida do espetáculo do acendimento das Luzes da cidade, depois fomos jantar e ainda assistimos a uma banda com show da Virada no Palácio dos Festivais, com direto à Contagem Regressiva, Fogos de Artifício, DJ e muita festa até às 2:30 da madrugada que reuniu cerca de 22 mil pessoas em frente do Palácio dos Festivais e Igreja Matriz de São Pedro numa vibração gostosa e muito positiva!
Não vi confusão, nem briga ou qualquer situação que inspirasse insegurança ou medo! Muito pelo contrário, pois há muito tempo que eu não ficava em meio a uma aglomeração de pessoas, na muvuca mesmo, de forma tão tranquila. Foi uma sensação incrível e sinto que comecei bem o meu ano, com o pé direito!
Não faltou animação, gente bonita e muita alegria no centrinho de Gramado!
Porém, demos mole em não reservar um restaurante para jantar e perdemos um tempinho procurando por algum ali perto do Palácio dos Festivais um restaurante que estivesse com mesa disponível e com o menu normal, porque muitos estavam trabalhando com menu especial, com ceia de Ano Novo, portanto, bem mais caro e, como a gente não queria ficar tanto tempo jantando para poder curtir o Show da Virada e Queima de Fogos, entramos em pelo menos 5 restaurantes até achar um, dentro da Galeria Largo da Borges, o Restaurante Italianinho, que era razoável, nada extraordinário, mas ao menos nos atendeu nesse momento.
Assim foi a nossa virada! O melhor é que, apesar de terem sido apenas 4 dias, ainda conseguimos curtir bastante e dar um pulinho em Canela e Nova Petrópolis, além de aproveitar os restaurantes de Gramado.
Apesar do calor, não poderíamos deixar de experimentar a sequência de fondue, tão tradicional em Gramado. Confesso que é meio estranho comer fondue com calor, mas a gente se adapta, né? rsrs... Fomos ao Restaurante St. Gallen cujo atendimento é uma simpatia, o ambiente é bem fofo e toda a sequência de fondue (queijo, carne na pedra e chocolate) estava deliciosa.
Também estivemos na Taberna MF - Resto Beer, que tem mais de 100 chopes artesanais!!! Outra casa muito bacana para se conhecer, com toda a gastronomia voltada para a cevada e ambiente bem descolado. Não deixem de experimentar os mix de comidinhas alemães (bávaro) e também seus risotos! Estava tudo delicioso!
Na Rua Coberta, uma boa opção foi o Bistrot Pastasciutta, onde tomamos um creme de queijo no pão que caiu como uma luva para a nossa primeira noite por lá, em que queríamos algo leve e, de quebra, com toda a decoração maravilhosa da Rua Coberta ao nosso redor!
Outra grande descoberta em Gramado foi o Toro Gramado! Provavelmente, o ambiente mais cool de todos que já visitamos! Com decoração divertida e leve, a pegada rock traz também algumas apresentações, com shows a depender do dia e horário. Nós ficamos apaixonados pelo chips de polenta! Não deixem de pedir porque é escandaloso de gostoso. O hambúrguer que comemos também estava sensacional!
Por fim, outros restaurantes que conhecemos das outras visitas à cidade e que indicamos:
- La Table d'Or - clique aqui e leia a matéria
- Hamburgueria Me Gusta
- Restaurante Carlito's
Não poderíamos também deixar de falar em chocolates, não é mesmo? Afinal, Gramado tem cheirinho de chocolate!!! Ai que delícia!
Para mim, os melhores são, nesta ordem:
O bom é que muitas lojas fazem degustações na entrada, daí dá para experimentar e tirar suas próprias conclusões antes de comprar.
Clique aqui e confira as matérias já publicadas da Serra Gaúcha
Fico sempre impressionada com a quantidade de atrações novas que vão surgindo na região! Incrível mesmo.
Canela está cada vez mais interessante também, com muitos parques, outlets, museus... Nós fomos ao Parque Estadual do Caracol para ver mais uma vez de perto a força da Cascata do Caracol!
A entrada no parque é paga, custa R$18,00 para adultos (12 a 60 anos) e R$ 9,00 a meia entrada (para crianças de 6 a 11 anos e idosos com mais de 60) - crianças até 5 anos não pagam ingresso - e funciona todos os dias das 9h às 17:30h.
Quem já desceu os mais de 800 degraus da Cascata do Caracol, hein?? Eu já desci 2 vezes, mas agora a escadaria está interditada! Isso não significa que você deve deixar de visitar o Parque Estadual do Caracol até porque há outras atividades como trilhas, observatório, trenzinho, restaurantes etc... ⠀
Também visitamos o Castelinho do Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída no início do século XIX, lugar altamente fotogênico que rende um belo passeio.
Uma pena que chegamos lá bem na hora que estava fechando para almoço. Abre todos os dias das 9h às 13h - fecha para almoço - reabre das 14:20h às 17:40h. Os ingressos custam R$ 10,00 adultos, Crianças até 10 anos não pagam, acompanhadas dos pais. Acima de 60 anos tem 50% de desconto.
Mas se você tiver a oportunidade de ir, não deixe de provar seu Apfelstrudel, que é considerado um dos melhores da Serra Gaúcha!
Também estivemos no Mundo a Vapor, que eu considero um dos melhores parques-museus da região, especialmente para despertar a curiosidade das crianças e adultos também, com tanta informação bacana que é transmitida dentro do parque, por meio de demonstrações e tem até um passeio de trem ao final!
Para o Julio, que é engenheiro mecânico e não conhecia o Mundo a Vapor, foi uma visita bem legal e achou tudo muito bem feito, organizado e explicado.
Clique aqui e confira as matérias já publicadas da Serra Gaúcha
Adorei finalmente poder ver de perto o 33º Natal Luz e fiquei encantada com toda decoração linda da cidade, que, aliás, vai até dia 13 de janeiro! Nosso 2019 começou com o pé direito e vibrações positivas, em ritmo natalino!
E é a pura verdade! Impossível não se deixar contagiar pelo espírito natalino que emociona até os mais durões rsrs... Fazendo jus ao nome, o Natal Luz em Gramado é realmente um espetáculo de luzes, apresentações, músicas, coreografias e decoração belíssima!!
Ficamos muito encantados com tanta beleza e tanto cuidado em transmitir para os turistas o espírito natalino em todos os detalhes, para todos os lados!
Veja a programação no site Natal Luz.
- Reencontros de Natal
- Acendimento das Luzes
- Natal pelo Mundo
- Árvore Cantante e as apresentações que vimos na Rua Coberta
- Paradinha de Natal
- Trupe de Natal
- Grande Desfile de Natal
Mas vamos falar do Ano Novo em si, né? Olha gente, foi bem legal! E digo isso de coração! Eu me surpreendi muito porque, quando comprei as passagens aéreas para passar a virada do ano em Gramado, meu critério foi bem objetivo: qual destino turístico no Brasil com alguma animação teria a passagem aérea mais barata? Bingo! Deu Gramado!
Nota: foi a primeira vez que comprei pelo eDreams e deu tudo certo. O site é europeu e, apesar de apresentar os valores em reais, na hora de pagar o valor é convertido para euros e, por isso, incide IOF. Logo, sempre considerem essa conversão e o acréscimo do IOF ao comprar a passagem pelo eDreams.
Por isso também que pudemos acompanhar bastante as apresentações do Natal Luz! E era uma mais linda que a outra.
Não faltou animação, gente bonita e muita alegria no centrinho de Gramado!
Porém, demos mole em não reservar um restaurante para jantar e perdemos um tempinho procurando por algum ali perto do Palácio dos Festivais um restaurante que estivesse com mesa disponível e com o menu normal, porque muitos estavam trabalhando com menu especial, com ceia de Ano Novo, portanto, bem mais caro e, como a gente não queria ficar tanto tempo jantando para poder curtir o Show da Virada e Queima de Fogos, entramos em pelo menos 5 restaurantes até achar um, dentro da Galeria Largo da Borges, o Restaurante Italianinho, que era razoável, nada extraordinário, mas ao menos nos atendeu nesse momento.
Dica: se passar o Natal ou Ano Novo em Gramado, ligue para os restaurantes antes e verifique qual trabalha com reserva ou menu fechado de ceia e já deixe reservado, de acordo com o seu interesse.
Assim foi a nossa virada! O melhor é que, apesar de terem sido apenas 4 dias, ainda conseguimos curtir bastante e dar um pulinho em Canela e Nova Petrópolis, além de aproveitar os restaurantes de Gramado.
Apesar do calor, não poderíamos deixar de experimentar a sequência de fondue, tão tradicional em Gramado. Confesso que é meio estranho comer fondue com calor, mas a gente se adapta, né? rsrs... Fomos ao Restaurante St. Gallen cujo atendimento é uma simpatia, o ambiente é bem fofo e toda a sequência de fondue (queijo, carne na pedra e chocolate) estava deliciosa.
Também estivemos na Taberna MF - Resto Beer, que tem mais de 100 chopes artesanais!!! Outra casa muito bacana para se conhecer, com toda a gastronomia voltada para a cevada e ambiente bem descolado. Não deixem de experimentar os mix de comidinhas alemães (bávaro) e também seus risotos! Estava tudo delicioso!
Na Rua Coberta, uma boa opção foi o Bistrot Pastasciutta, onde tomamos um creme de queijo no pão que caiu como uma luva para a nossa primeira noite por lá, em que queríamos algo leve e, de quebra, com toda a decoração maravilhosa da Rua Coberta ao nosso redor!
Outra grande descoberta em Gramado foi o Toro Gramado! Provavelmente, o ambiente mais cool de todos que já visitamos! Com decoração divertida e leve, a pegada rock traz também algumas apresentações, com shows a depender do dia e horário. Nós ficamos apaixonados pelo chips de polenta! Não deixem de pedir porque é escandaloso de gostoso. O hambúrguer que comemos também estava sensacional!
Por fim, outros restaurantes que conhecemos das outras visitas à cidade e que indicamos:
- La Table d'Or - clique aqui e leia a matéria
- Hamburgueria Me Gusta
- Restaurante Carlito's
Não poderíamos também deixar de falar em chocolates, não é mesmo? Afinal, Gramado tem cheirinho de chocolate!!! Ai que delícia!
- Prawer
- Lugano
- Caracol
- Planalto
- Florybal
O bom é que muitas lojas fazem degustações na entrada, daí dá para experimentar e tirar suas próprias conclusões antes de comprar.
Fico sempre impressionada com a quantidade de atrações novas que vão surgindo na região! Incrível mesmo.
Quem já desceu os mais de 800 degraus da Cascata do Caracol, hein?? Eu já desci 2 vezes, mas agora a escadaria está interditada! Isso não significa que você deve deixar de visitar o Parque Estadual do Caracol até porque há outras atividades como trilhas, observatório, trenzinho, restaurantes etc... ⠀
Também visitamos o Castelinho do Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída no início do século XIX, lugar altamente fotogênico que rende um belo passeio.
Mas se você tiver a oportunidade de ir, não deixe de provar seu Apfelstrudel, que é considerado um dos melhores da Serra Gaúcha!
Também estivemos no Mundo a Vapor, que eu considero um dos melhores parques-museus da região, especialmente para despertar a curiosidade das crianças e adultos também, com tanta informação bacana que é transmitida dentro do parque, por meio de demonstrações e tem até um passeio de trem ao final!
Curiosidade: A fachada do Mundo a Vapor reproduz, através de uma réplica, a cena famosa do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.
Aberto diariamente das 9h às 17h, fechando apenas nas quartas-feiras (exceto nos meses de julho, novembro e dezembro). Ingresso custa R$36,00 para adulto, R$18,00 de 06 a 15 anos, estudante e sênior (maior de 60 anos).
Também estivemos no Parques da Serra de Canela, para conhecer finalmente a atração Bondinhos Aéreos e a Tirolesa Eagle!
O bondinho é bem interessante, apesar de ser fechado e não possibilitar tirar tantas fotos nem tem como ter uma super vista dele em si, mas a vista dos mirantes é bem legal.
Já a Tirolesa é com emoção e muito legal mesmo!
Também estivemos no Parques da Serra de Canela, para conhecer finalmente a atração Bondinhos Aéreos e a Tirolesa Eagle!
O Parque fica a 500 metros após o Parque do Caracol, na estrada que leva ao Parque da Ferradura, inserido no Bioma da Mata Atlântica. Funciona todos os dias a partir das 9h e a bilheteria encerra às 17h. O ingresso ao parque para andar no bondinho custa R$42,00 adulto e R$21,00 criança de 06 a 12 anos e acima de 60 anos. Já o ingresso da Tirolesa é separado e custa R$60,00 se forem comprados dois ou R$35,00 se for individual.
E o que mais fazer em Canela? A oferta de parques está incrível! Parque da Florybal, Vale dos Dinossauros, Mundo Gelado, Museu do Automóvel, Museu de Cera, Reino do Chocolate da Caracol... e muito mais! ⠀
Ainda conseguimos também dar um pulinho em Nova Petrópolis, mas caiu um pé d'água na hora e não aproveitamos muito a visita. Em todo caso, fica a dica para quem for para lá: Labirinto Verde, Praça das Flores e Parque Aldeia do Imigrante.
Confira mais dicas e informações da nossa viagem na tag - #ApaixonadosPorViagensGramado
Ainda conseguimos também dar um pulinho em Nova Petrópolis, mas caiu um pé d'água na hora e não aproveitamos muito a visita. Em todo caso, fica a dica para quem for para lá: Labirinto Verde, Praça das Flores e Parque Aldeia do Imigrante.
Confira mais dicas e informações da nossa viagem na tag - #ApaixonadosPorViagensGramado
Por fim... vale insistir que realmente o Natal Luz te faz voltar a ser criança, a ter os olhos brilhando e a acreditar na Magia do Natal!!
Infelizmente, não deu para ficar mais uns dias na Serra Gaúcha para curtir mais a região, mas a vontade era de revisitar vinícolas que adoramos em Bento Gonçalves, conhecer a região do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, e fazer as trilhas dos cânions...
Fato é que a Serra Gaúcha é uma região sensacional que rende muitos passeios, atende a muitos perfis de turistas e sempre conquista corações!!
Muito legal e bem explicado seu post. Amei! E como foi no dia 1º de janeiro? Ouvi dizer que a maioria dos comércios fecham. É verdade? Como foi a programação de vocês nesse dia?
ResponderExcluirQue bom que gostou! Seja sempre muito bem vinda aqui no blog! Sim, no dia 1º, a maioria das lojas abriu depois das 14h. Pela manhã, ainda encontramos algumas poucas abertas, mas o centrinho estava até bem movimentado, mais até do que eu imaginava e algumas atrações turísticas, como o Mini Mundo, abriram também. A minha programação no dia 1º foi light... passear pela rua, comprar uns chocolates, e voltar para Porto Alegre às 13h porque nosso voo de volta foi no próprio dia 1º.
ExcluirQualquer outra dúvida, estamos às ordens.
Beijos
Oi Lily! Como estava a trânsito para voltar para PoA no dia 1o? Sempre evito viajar para fora de capitais no Brasil com medo do trânsito na volta para o aeroporto. Bjs
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ExcluirRealmente, nós também ficamos com esse medo, sabe? Assim, para não termos problemas, a gente deixou uma boa margem de segurança. Acho que nosso voo era às 18h, em Porto Alegre, mas saímos de Gramado por volta das 13:30, salvo engano. Deu tudo certo, graças a Deus, sem imprevistos, com trânsito tranquilo, poucas retenções, mas descemos devagar a serra, com segurança, sem pressa. A distância entre Gramado e aeroporto é de 2 horas. Acho que gastamos no máximo umas 2:30 no dia 1º porque saímos neste horário que, normalmente, é o horário que todo mundo está acordando ou indo almoçar. Isso com certeza contou a nosso favor.
Espero ter ajudado.
Beijos
Adorei seu relato, estou indo passar o reveillon de 2020 em Gramado com meu namorado e suas dicas foram maravilhosas!
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ExcluirQue legal! Adorei saber!
Espero que vocês aproveitem muito muito! Depois voltem aqui para contar pra gente como foi!
Beijos,
Olá, Lily! Adoro as dicas de vocês! Vou passar o reveillon 2020 em Gramado. Saberia me informar algum bom restaurante que não tenha ceia de reveillon, além daquele que vcs jantaram? Saberia me informar que horas começa a programação da virada?
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ExcluirQue alegria receber seu comentário! Muito obrigada pelo carinho!
Sobre os restaurantes, isso foi um problema pra gente também. Eu queria um restaurante ali pertinho do Palácio dos Festivais para ficar próxima dos shows e fogos da Virada. Os restaurantes da Rua Coberta e os restaurantes do Largo da Borges (uma galeria) eram as melhores opções porque não fizemos reserva. O ideal é fazer reserva. A gente jantou no Italianinho Bella Cucina. Era o cardápio normal da casa. Dê uma olhada também no Restaurante Casa da Velha Bruxa e no TripAdvisor que sempre traz as recomendações sobre os restaurantes. Depois venha nos contar como foi a sua experiência!
Beijos e aproveite muito a Magia do Natal!
Olá boa tarde! Obrigada pelas dicas, você acha que compensa alugar carro nesse período de Ano Novo, estamos indo em casal Ano Novo 2022, muito trânsito para se locomover na cidade?
ResponderExcluirOie!Tudo bom? Então, nós alugamos carro sim. Fomos justamente no Ano Novo (de 2019 para 2020) e acho sim que compensou, não apenas pelo valor que gastaríamos em deslocamentos e transfers, bem como pela autonomia e liberdade de fazer os passeios sem precisar de transporte público, uber ou alguma agência local. Eu acho que compensa.
Excluir