09 janeiro 2019

Prado, na Bahia: principais praias e atrativos deste paraíso!

Será que vocês são como eu que logo que pensa em verão quer se jogar numa praia?? Ahhh... para mim, essa estação do ano combina com mar, areia, sal, vento, coqueiro e, de preferência, praias mais vazias!!

Blog Apaixonados por Viagens - Prado - Abrolhos - Bahia

Porém, como sabemos, destinos badalados costumam lotar! E eu confesso que a experiência em praias muvucadas não me agrada!! Pelo contrário, aquela imagem de praia tipo formigueiros são a verdadeira visão do inferno para mim kkkk... tenho pavor!!

Por isso mesmo que adoro as praias mais vazias, para renovar as energias, para relaxar, fazer um detox merecido, a dica é curtir a região de Prado, na Bahia!! Cidade naturalmente hospitaleiras, repleta de lugares incríveis e quase inexplorados - opaaaa... adooooroo!!! - Prado é um verdadeiro paraíso no litoral baiano onde você com certeza terá férias dignas e poderá curtir águas mornas e calmas, num universo particular com muito sossego e tranquilidade.

Para te deixar com muito mais vontade de conhecer esse verdadeiro paraíso tropical, destacamos as principais praias de Prado/ BA e seus atrativos para curtir momentos de tranquilidade e lazer em Prado/BA:

1) São 84 km de praias paradisíacas! 


Em Prado, você vai relaxar, curtir a brisa leve bater no rosto e vislumbrar paisagens inconfundíveis. É um local de uma paz singular e conexão incrível com a natureza. Ao todo, são 84 km de belíssimas praias e paisagens quase intocadas, mantendo a totalidade de sua beleza natural. Um passeio de barco ou uma simples caminhada pelo litoral com certeza serão suficientes para você se encantar pelas belezas baianas, emolduradas pelas falésias. Da praia da Paixão até a praia Japara Grande, um universo exclusivo de praias admiráveis e muita sombra e água fresca pra você desfrutar!

2) Um paraíso particular com belíssimas paisagens? 


Não deixe de incluir no seu roteiro uma visita a Corumbau, mais um lugar que não deve nada ao Caribe, mas é cheio de bossa bem brasileira! Corumbau é um distrito de Prado, cujo nome significa “o fim do mundo e o começo da terra” ou “longe de tudo”, devido à larga faixa de areia que se estende sobre o mar. Os ilustres recifes de corais avançam 10 km mar a dentro e os 15 km de praias de areia extremamente branca e águas cristalinas ilustram o território baiano com muita beleza e tranquilidade.

Na Ponta de Corumbau, está a vila dos pescadores, local de saída e chegada dos barcos de pesca, das pousadas e do pequeno comércio. Do outro lado do rio Corumbau, encontra-se a Reserva dos Índios Pataxós e o Parque Nacional Monte Pascoal. O acesso de carro é feito por uma estrada de terra de 55km saindo de Guarani (km12), do asfalto que liga Itamaraju a Prado.

3) Conheça a famosa Barra do Cahy, a 1ª praia do Brasil


A 18km de Cumuruxatiba, no extremo Sul, destaca-se outro grande e importante atrativo turístico brasileiro: a Barra do Cahy.

Pesquisadores concluíram que a vila mais charmosa de Prado, onde é possível curtir a paz e a tranquilidade de uma vila de pescadores é o mesmo local descrito por Pero Vaz de Caminha. No local, uma cruz e uma placa simbolizam o título de 1ª praia do Brasil.

Segundo relatos históricos, após chegar na Barra do Cahy, os portugueses acharam o local inseguro para as embarcações e seguiram em direção ao norte, até chegar em Porto Seguro.

No local paradisíaco, praia de águas claras e um belo encontro do rio com o mar. Há grandes falésias e muitos coqueiros.

4) Conheça também a praia de Novo Prado


Outra excelente opção turística é a praia de Novo Prado, onde o visitante fica próximo à cidade, mas também desfrutará da tranquilidade da região. O mar é calmo e tranquilo, a areia, no entanto, é mais grossa o que e facilita a prática de exercícios na praia e caminhadas à beira-mar.

Ao longo da praia, coqueiros serpenteiam o local que é de fácil acesso, pois fica próximo à área central da cidade e tem estacionamento na orla. Aproveite para acompanhar o pôr do sol diretamente da praia com uma visão de perder o fôlego. À noite, a sensação é tomar um bom chopp e saborear deliciosos petiscos da cozinha baiana no Beco das Garrafas. Famoso por ser um local turístico, o Beco das Garrafas é parada obrigatória em Prado e fica a apenas 15 minutos a pé da praia de Novo Prado ou 5 minutos de carro. 

Blog Apaixonados por Viagens - Prado - Abrolhos - Bahia

5) Mergulho e baleias em Abrolhos


Aproveite a proximidade para planejar um mergulho neste paraíso! As águas do Arquipélago de Abrolhos são uma excelente opção para quem deseja realizar mergulhos autônomos ou livres, em águas cristalinas, junto a diversas espécies de peixes, corais gigantes, cavernas subaquáticas e tartarugas marinhas, além de uma bela formação de recifes e corais. A transparência das águas favorece o mergulho e a observação de tartarugas, além de uma infinidade de peixes multicoloridos, exibindo um verdadeiro paraíso particular, aos olhos turísticos.

Blog Apaixonados por Viagens - Prado - Abrolhos - Bahia

Blog Apaixonados por Viagens - Prado - Abrolhos - Bahia

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que foi criado em 1983, protege mais de 90 mil hectares de áreas marinhas e é acessível  por barco, em uma viagem que dura, em média, 3 horas . A reserva, que abriga a maior biodiversidade do Atlântico Sul, é composta pelo Recife de Timbebas, Parcel dos Abrolhos e Arquipélago dos Abrolhos.

O acesso ao parque é feito por barco e diversas companhias de turismo realizam passeios que podem durar de 1 a 4 dias. Contudo, em Abrolhos, as baleias jubartes são os visitantes mais ilustres e sempre dão o “ar da graça” durante a observação dos turistas, que ocorre principalmente entre os meses de julho e novembro, pois elas migram essa época do ano em busca de águas quentes para ter seus filhotes.

Os preços podem ser consultados nos telefones: (73) 3297-1751 e (73) 3297-1172.

6) Hospedagem intimista e de qualidade na Pousada Casa de Maria


Quer curtir momentos incríveis de paz e sossego nas férias? A pousada Casa de Maria é uma ótima opção bem charmosa, em Prado. Com nota 9,3 no site Booking.com, baseada em mais de 360 avaliações, a hospedagem conta com um ambiente aconchegante, intimista para descanso e tranquilidade, sem dispensar o conforto, elegância e atendimento especial.

Conta com 24 apartamentos equipados com ar-condicionado, TV de Led, frigobar livre e ventilador de teto. As roupas de cama foram trazidas dos EUA, todas de algodão egípcio 700 fios e travesseiros de plumas de ganso, a fim de proporcionar excelência em qualidade de recepção. Prática e com arquitetura rústica, encontra-se localizada a 250 metros da praia e a 600 metros do centro de Prado, atualmente é a número 1 nas avaliações dos visitantes de Prado. 

Além disso, é certificada com o selo do Cadastur e é uma das poucas empresas de meios de hospedagem reconhecidas pelo Ministério do Turismo entre as centenas de estabelecimentos de Prado. 

7) Nem só de beleza e tranquilidade vive Prado!


Mas para quem curte um passeio mais animado, fica fácil em Prado! Afinal, a região é palco de uma dos maiores carnavais do Brasil, Festival das Baleias, Festival do Rock, Festival Gastronômico, Festival das Orquídeas e muito mais. Você pode se programar para ir nessas épocas! Por exemplo, o Festival das Baleias em 2018 ocorreu no feriado de setembro bem como o Festival das Orquídeas, o Festival Gastronômico de 2018 aconteceu de 10 a 15 de outubro, aproveitando o feriado também, e o Prado Moto Rock já tem data para 2019: acontecerá de 10 a 17 de fevereiro (click aqui e saiba mais)

E se você acha que a diversão acaba quando o sol se põe, está enganado. Na estação, os bares e restaurantes no Beco das Garrafas e na Praça de Alimentação, no centro da cidade, ganham vida e disputam a atenção dos turistas.

8) Hospitalidade e excelente recepção


A hospitalidade e a alegria dos pradenses, vão contagiar você! A população local é extremamente acolhedora, há rápida socialização e os turistas amam esse clima. Com alegria e receptividade, o astral fica lá em cima na estação mais quente do ano!



  1. Quero conhecer Prado. Gostei das informações.

    ResponderExcluir
  2. Olha, hoje tenho 41 anos. Fui conhecer Prado em 1994, aos 14. Mesmo tão jovem eu pensava: como um lugar lindo desses não tem turismo, hospedagem etc... O que já era deslumbrante, hoje deve estar impecável para turistas. Eu fiquei em casa de parentes quando fui pois não havia outra opção. O local era totalmente deserto de turismo!!! Ainda vou voltar, talvez este ano!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para conhecer!!!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR