23 agosto 2019

Roteiro de 18 dias em Portugal

Nós resolvemos curtir mais uma vez o verão europeu e dessa vez o destino escolhido foi Portugal! Há tempos que eu devia mesmo um retorno ao país natal dos meus avós paternos, onde vivem muitos parentes e amigos, mas como o mundo é muito grande, fui adiando até receber o convite de casamento da minha prima e lá fomos nós em uma viagem de família curtir o país no mês de julho, reencontrar os primos e amigos, participar dos preparativos e festejos do casamento e explorar esse país que eu não visitava desde 2005, ou seja, há 14 anos!!

Caverna Benagil, Carvoeiro - Algarve

Bem, para começo de conversa, eu provavelmente não escolheria o mês de julho para visitar a Europa em outras circunstâncias, pois se trata de um período de Altíssima Temporada e os valores ficam ainda mais elevados, o que é bem piorado com o euro custando cerca de R$4,50. E não se enganem ao pensar que viajar para Portugal será mais barato, pois não será. Inclusive, nós que rodamos o Leste Europeu em março, ficamos até um pouco surpresos ao comparar valores porque estávamos com os preços do Leste Europeu e, em Portugal, os valores estavam mais elevados.

Fátima

Mas tínhamos muitos bons motivos para passar férias por lá: viagem em família, casamento da minha prima, curtir o verão europeu, matar as saudades de Portugal, conhecer mais do país e apresentá-lo ao Julio, que, pela primeira vez esteve na Terrinha!

Águeda

Assim, definimos o nosso roteiro com base na passagem aérea com o melhor preço que conseguimos encontrar rsrs... considerando também os compromissos do casamento e priorizando os momentos em família. Provavelmente, estando sozinha com o Julio, sem os compromissos do casamento, eu faria muita coisa diferente do que fizemos. Porém, o momento foi único e muito especial para a gente, pois estar com a família não tem preço, né?

Nazaré

Por falar em passagens aéreas, a nossa custou R$3.200,00 para cada um, com a TAP, num voo direto na ida (Rio de Janeiro - Lisboa) e num voo de retorno com conexão (Lisboa - São Paulo - Rio). Foi o melhor que conseguimos dada a época do ano.

Guimarães

Quando definimos as datas certas de ida e volta (marcação de férias no trabalho), logo que voltamos da nossa Eurotrip em março, compramos as passagens, ou seja, já no final de março, para viajarmos início do julho, com cerca de 3 meses e meio de antecedência. Contudo, por ser verão, alta temporada e mês de férias no mundo inteiro, as passagens estavam muito caras!

Guimarães

Antes que me indaguem sobre o roteiro feito, adianto logo que o ideal do mundo teria sido chegar por Porto e seguir viajando até terminar a viagem em Lisboa. Só que a passagem assim estava já na casa dos 5 mil reais para cada um... inviável! Por outro lado não foi ruim porque acabamos fazendo uma espécie de "círculo" no mapa de Portugal e subimos de Lisboa para o Porto por um caminho e depois descemos por outro, explorando regiões diferentes do país e muitas cidades!

Azenhas do Mar

Obs: daria perfeitamente para fazer boa parte do nosso roteiro de trem e ônibus! Portugal é muito bem servido e conectado por transportes públicos. Mas nós escolhemos o carro como meio de transporte para ganhar tempo e explorar mais o país.

Tomar

Batalha

No total, nosso roteiro contemplou 18 dias, percorrendo cerca de 3 mil quilômetros de carro, passando por 27 cidades, utilizando algumas como base para fazer passeios de bate e volta e também otimizando o nosso tempo e aproveitando o deslocamento entre bases para conhecer algumas cidades que distribuímos assim:

Lisboa

ROTEIRO 18 DIAS EM PORTUGAL

• 12/07/19: Chegada em Lisboa!

Pegamos o carro no aeroporto e passamos pelo litoral de Estoril e Cascais, com parada no último pra passear, seguimos pelo Cabo da Roca e Azenhas do Mar, até chegarmos em Óbidos. .

1 noite em Óbidos, no Hotel Josefa D'Óbidos, 80€ - 1 diária. (clique aqui e faça a sua reserva)

• 13/07/19: exploramos Óbidos pela manhã e seguimos viagem rumo ao Norte

Voltamos para a estrada, passando por Nazaré e Batalha. No final do dia, chegamos no Porto.

Como chegamos no Porto no final do dia 13, na verdade tivemos 2 dias cheios de passeios pela cidade e Vila Nova de Gaia, pois, no dia 16/07 já seguimos pela manhã para a próxima cidade.

• 16/07/19: Saindo do Porto, passamos por Guimarães e Braga, antes de seguirmos pra Viseu.

Foram passagens rápidas por Guimarães e Braga, onde ficamos cerca de 2 horas em cada cidade, mas super valeu a pena para ver o principal. Claro que, se tivéssemos mais tempo, teríamos ficado mais tempo nas duas cidades.

A escolha de ficarmos 5 dias em Viseu foi por conta da minha família que mora na cidade e também porque o casamento da minha prima foi em Viseu.

A cidade não é turística, mas possui uma localização estratégica, sendo a capital do Centro de Portugal, a partir da qual é possível fazer vários passeios no esquema bate-e-volta e visitar outras cidades que eram do nosso interesse e que são bem turísticas.

• 17/07/19: passeio para Fátima e Tomar
  • 18/07/19: passeio para Régua, para fazer o Cruzeiro no Alto Douro, de Régua a Pinhão
  • 19/07/19: passeio para Águeda e Aveiro
  • 20/07/19: casamento da minha prima
  • 21/07/19: saída de Viseu, rumo ao Alentejo

Deixando o Centro de Portugal pra trás, seguimos rumo ao Alentejo, passando pelas cidades de Belmonte, que é a cidade natal de Pedro Álvares Cabral e uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, e de Estremoz, já no Alentejo, antes de chegarmos em Évora.

1 noite em Évora: Stay Hotel Évora Centro, 55€ - 1 diária. (clique aqui e faça a sua reserva)

• 22/07: passeamos pela manhã e início da tarde em Évora (conseguirmos conhecer praticamente tudo) e caímos na estrada novamente, rumo ao Algarve.
  • 22/07 a 26/07/19: Lagos, no Algarve - Lagos Charming Villas, 440€ - 4 diárias. (clique aqui e faça a sua reserva)

Escolhemos Lagos como nossa base no Algarve porque achamos 3 noites pouco tempo para dividir entre duas cidades (esse seria o ideal dos mundos) e também porque minha irmã, sobrinhos e cunhado foram com a gente, mas só ficariam um dia.

Daí, Lagos foi a nossa melhor escolha por vários motivos: reúne algumas das praias mais lindas do Algarve, sua vila histórica é fofíssima, há ótimos restaurantes e minha irmã não queria fazer muitos deslocamentos de carro com meus sobrinhos, mas sim curtir um dia inteiro de praia de forma mais calma.

Portanto, mesmo tendo visitado outras regiões e cidades, como Portimão, Carvoeiro, Faro, Olhão, Albufeira, continuo preferindo Lagos e acho que a decisão de nos hospedarmos por lá foi muito acertada.

• 26/07/19: Saindo do Algarve, fomos direto para Sintra, para visitar o Palácio da Pena e aproveitar o carro para fazer esse deslocamento, antes de devolvermos no aeroporto, porque em Lisboa não precisa de carro, arrumar estacionamento é bem complicado e o nosso hotel não tinha garagem.

Nosso voo de retorno para o Rio no dia 29/7 foi às 23:20h, com isso ganhamos o dia inteiro na cidade para aproveitamento máximo e conseguimos ficar 3 dias cheios em Lisboa.

Braga

Nós alugamos o carro para rodar 15 dias, dos 18 dias da viagem, com a Europcar, e pagamos 50€ a diária com seguro total, num carro de porte médio, 4 portas, ar condicionado e bagageiro grande (Fiat Tipo).

Óbidos

Provavelmente, devemos pagar algo em torno dos 120€ de pedágios, principalmente porque demos preferência a dirigir pelas auto pistas, em vez das estradas secundárias.

Viseu

O QUE FICOU DE FORA DO ROTEIRO QUE NÃO CONSEGUIMOS FAZER

Infelizmente, nem tudo que eu planejei visitar e inseri no roteiro foi possível conhecer. Dá aquela dorzinha no coração, mas não faltam motivos para voltar para a Portugal e já estamos na expectativa dos próximos casamentos dos primos rsrs..

Porto

No Porto, como só ficamos 2 dias cheios, o que foi suficiente para visitar as principais atrações da cidade e da vizinha Vila Nova de Gaia, ficaram de volta um passeio pela Foz do Rio Douro, por Matosinhos e Leça da Palmeira.

Também não conseguimos visitar nenhuma vinícola, apesar de termos passado próximo a várias durante o cruzeiro pelo Alto Douro. Mas queria ter visitado algumas como a Quinta do Seixo, que é a vinícola da Cave Sandeman.

Outro lugar que me deixou arrasada por não ter conseguido visitar foi a cidade de Coimbra, bem como o belíssimo Palácio do Bussaco. Mas até que conseguimos fazer muita coisa na região do Centro de Portugal, considerando os eventos relacionados ao casamento da minha prima. Então, ficamos no lucro, certo?

Também no Centro de Portugal, uma das 12 Aldeias Históricas que gostaria muito de ter visitado era a de Piodão, que é uma das mais fofas e graciosas. Ficou para a próxima.

Évora

Já no Alentejo, coração cortado mais uma vez porque não conseguimos encaixar uma visita para Monsaraz... ohhhh dó, viu? Outra cidade lindinha, toda branquinha... mas o calor no Alentejo nesta época do ano - julho - beirava o insuportável! A gente chegou a pegar 39ºC em Évora e desistimos de visitar Monsaraz para chegarmos logo no Algarve a tempo de passear um pouco e assistirmos ao pôr do sol. Também não conseguimos encaixar as famosas visitas às vinícolas do Alentejo. Até coloquei no meu roteiro uma visita à Cartuxa, mas não tempo.

Estremoz

No Algarve, por sua vez, dezenas de praias ficaram de fora kkkk... muitas mesmo! Nem vou enumerar para vocês não ficarem arrasados como eu fiquei kkk... Eu não fazia ideia de que o deslocamento entre as cidades seria tão demorado e que levaríamos muito tempo para estacionar o carro em várias praias, o que prejudicou um pouco o meu planejamento. Mais uma vez, vejam só como a Alta Temporada atrapalha! Ainda mais na principal região turística do país nesta época do ano, por ser famosa pelas belas praias... assim, priorizamos as praias que mais queria conhecer, as que são consideradas mais bonitas e deixamos várias outras para quando voltarmos com mais calma.

Lagos - Ponta da Piedade

Outra região que tive que cortar para otimizar o tempo foi a de Cabo São Vicente, com visita à Fortaleza de Sagres. Também coloquei no roteiro, no dia de retorno do Algarve para Lisboa, passar pela Praia da Cordoama, que está no caminho, bem como a Vila do Bispo, já no Alentejo. Ainda, neste mesmo caminho, já na região de Setúbal, eu coloquei no roteiro passar pelas Praias de Arrábida, como a Praia Ribeira do Cavalo e também por Sesimbra.

Mas optamos por ir direto para Sintra, sem parar nas praias, para aproveitar o carro e conhecer o Palácio da Pena (garantindo logo essa visita) e ficarmos com 3 dias cheios em Lisboa. Essas decisões são sempre complicadas porque no fundo a gente quer conhecer tudo, né?

Palácio da Pena - Sintra

Em Sintra, da mesma forma como no Algarve, ficamos devendo vários lugares, em especial, a Quinta da Regaleira, que era o que o Julio mais queria conhecer por todas as referências existentes à Maçonaria e também pelo seu enigmático e incrível  Poço Iniciático.

Também ficaram de fora o Palácio Queluz e o Castelo dos Mouros, em Sintra, pois não deu tempo de visitar.

Por fim, em Lisboa, mesmo ficando 3 dias cheios com intensos passeios desde manhã cedo até meia noite, algumas atrações importantes ficaram de fora também, como o Parque das Nações, o Oceanário e a Praça Marquês de Pombal. Além disso, fiquei com a sensação de não ter conhecido bem o tradicional e belo bairro da Alfama, pois passamos pouco por tempo por lá e tampouco conseguimos assistir a uma apresentação de Fado.

O QUE EU INDICO PARA VOCÊS FAZEREM DIFERENTE DE MIM

Como deu para perceber, o nosso roteiro foi bem corrido! Fizemos muita coisa, aproveitamos muito, tivemos sim momentos de correria, mas também tivemos momentos contemplativos. Até porque é impossível seguir num ritmo intenso por 18 dias sem revezar com um pouco de momentos lights e contemplativos.

Praia do Camilo, Lagos

Fuseta - Faro

Se possível, dentro do tempo e orçamento que tiverem, eu sugiro que façam diferente de mim nos seguintes lugares:

• Porto: 3 dias cheios é o ideal para conhecer a região e tentar encaixar ao menos uma visita a uma das vinícolas do Douro
  • Centro de Portugal: não deixem de visitar Coimbra. Eu conheci há 14 anos, mas fiquei bem triste de não ter voltado lá para que o Julio conhecesse.
  • Alentejo: se puderem ficar ao menos 2 dias cheios na região, serão muito proveitosos, porque há várias cidades muito lindas e vinícolas maravilhosas para visitar.
  • Algarve: nós ficamos na verdade 3 dias cheios e 2 pela metade. Achei pouco! Se conseguirem ficar 5 dias cheios, com certeza não vão se arrepender porque não são só as praias da região que atraem os turistas, mas também há muitas trilhas, há os vilarejos que são muito fofos.
  • Lisboa: 3 dias cheios não foram suficientes para fazer tudo. Acredito que 4 dias cheios teriam sido a conta perfeita.
  • Sintra: se puderem ficar 2 dias em Sintra, eu garanto que terão muita coisa para conhecer.

Porto

Espero que com todas essas observações nós tenhamos ajudado vocês a planejarem sua viagem para Portugal! Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários que teremos um grande prazer em responder.

Cascais

Vejam também o próximo post, sobre os Gastos durante a viagem - leia aqui. E aguardarem os posts sobre cada lugar!

Estivemos conectados o tempo todo durante a viagem com o CHIP INTERNACIONAL DA BRASIL ROAMING, que funcionou muito bem! Usem o nosso cupom #APAIXONADOS10 e garantam o seu desconto! Clique aqui e compre o seu chip.

Clique Aqui e Reserve o seu Hotel em Portugal

1. Esse roteiro ficou incrível meus queridos. Adorei cada detalhe dessa viagem e já estamos inspirados para fazer a nossa. Beijão.

1. Que honra e que alegria receber um comentário de vocês aqui! Ficamos muito felizes! Ainda mais porque somos muito muito fãs do trabalho do Viagens Cinematográficas!!!! Contem conosco para o que precisarem!
      A viagem de vocês será incrível! Tenho certeza!
      Beijos

2. Muito bom mesmo ! Adorei a forma como descreve sua viagem ! Me servirá de guia pra elaborar meu roteiro. Parabéns e obrigada !

1. Olá, tudo bom?
      Eu que agradeço pela visita! Feliz por ter gostado do nosso roteiro e texto! Seja sempre bem vinda e um Feliz 2020!!! Que seja próspero e repleto de muitas viagens para todos nós!

3. Muito bom mesmo! Adorei o roteiro que viagem incrível! Eu sou apaixonada por Portugal um grande abraço para todos..