26 agosto 2019

Melhores Vinícolas do Mundo: conheça as campeãs da América do Sul!

Reconhecendo o grande valor dos vinhos sul americanos, o prêmio que destaca as 50 melhores vinícolas enoturísticas do mundo - o 50 World’s Best Vineyards - concedeu o 1º lugar para a bodega Zuccardi, em Mendoza, e o 2º lugar para Garzón e 44º lugar para Bouza, ambas no Uruguai, além de outras várias vinícolas no Chile e Argentina, que, juntamente com o Uruguai, arrasaram na premiação e fizeram muito bonito no ranking! É ou não é motivo de muita comemoração? 

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo
Garzón

O prêmio, apenas para vocês terem ideia, foi concebido a partir de uma lista com aproximadamente 1.500 vinhedos indicados e o ranking com a seleção dos 50 melhores foi elaborado a partir da votação dos especialistas da indústria do vinho, do enoturismo de luxo, sommeliers, gastronomia e de viagem de todo o mundo, que se reuniram em Londres, início do mês de julho, onde eles indicaram suas sete melhores experiências em vinícolas mundo afora.

Ao final, divulgaram os grandes vencedores, ou seja, 50 lugares incríveis para degustar vinhos, aprender sobre sua preparação e também para passear, porque são espaços belíssimos para apreciarmos também. 

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo
Zuccardi

Como o prêmio foi justamente criado para distinguir o melhor do mundo moderno, veio a reforçar a posição do Uruguai na rota dos melhores vinhedos para conhecer, além de impulsionar a economia por meio do enoturismo.

Segundo o criador do prêmio, Andrew Reed, em entrevista à CNN "o vinho é um reflexo de seu ambiente único, seu terroir. Não se trata apenas de vinho, mas de um todo". 

A vinícola vencedora foi a mendozina Zuccardi, do Vale do Uco - Argentina. 

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo

Localizada em Mendoza, na Argentina, na base da Cordilheira dos Andes, uma região que é reconhecida mundialmente por sua produção de vinhos. Com mais de mil vinícolas abertas à visitação, é, inclusive, a maior produtora da América Latina, destacando-se principalmente pelo seu exemplar de Malbec. 

A Zuccardi Piedra Infinita mereceu a premiação graças ao belíssimo projeto arquitetônico, com vistas incríveis dos vinhedos e da paisagem de montanha. Além disso, a instalação abriga um excelente restaurante para apreciar seus vinhos e refeições completas para ninguém botar defeito.

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo
Degustando o Vinho  Santa Julia Magna Malbec
É imperdível visitar as regiões de cultivo de uva na cidade. Vale a pena fazer um roteiro com guia visitando desde as vinícolas mais antigas até as modernas e degustar os melhores vinhos locais.

CLIQUE AQUI E VEJA O NOSSO ROTEIRO EM MENDOZA

Em segundo lugar, ficou a uruguaia Garzón, fundada pelo engenheiro Alejandro Bulgheroni, localizada no departamento de Maldonado, reconhecido pelo júri na área da sustentabilidade.

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo

  • Inclusive, o Apaixonados por Viagens esteve na Garzón este ano e contou como foi a experiência na vinícola aqui neste post - clique aqui.


A Bodega Bouza também obteve um lugar entre os melhores do mundo, ocupando o 44º lugar. 

Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo
Bodega Bouza
Blog Apaixonados por Viagens - Melhores Vinícolas do Mundo
Museu Bouza

O Uruguai é um país praticamente desconhecido no universo internacional dos produtores de vinho, já que entrou no enoturismo há menos de duas décadas. São cerca de 400 vinícolas no país! Porém, o seu esforço para posicionar-se globalmente foi merecidamente coroado com duas de suas  vinícolas premiadas entre as 50 melhores como destino turístico do mundo.

Para quem não sabe, a uva símbolo do Uruguai é a Tannat, que ocupa cerca de um terço de toda a área plantada no país, que soube muito bem trabalhar com essa uva, vinda da Europa, de origem francesa, cujo primeiro plantio em solo uruguaio deu-se em 1870, equilibrando seus marcantes e numerosos taninos, tornando o seu vinho mais macio, menos agressivo e levemente mais frutado. 

Assim, por que não se permitir uma experiência autêntica e próxima de casa? Ou você acha que para ter um momento romântico em vinícolas você precisa ir para a França ou Toscana? Pra quer gastar seus euros se você pode vivenciar momentos incríveis nos nossos países vizinhos?

No Uruguai, a diversidade de vinícolas é incrível. Há maravilhas arquitetônicas modernas e pequenas vinícolas boutique. Há vinícolas antigas, restaurantes modernos e lugares impressionantes para celebrar casamentos. 

Algumas oferecem algo um pouco diferente, como um passeio de carruagem por entre as vinhas, uma visita à coleção de carros clássicos ou coleção de arte valiosas... ou ainda, para os mais aventureiros, passeios de mountain bike, cavalgadas ou, para quem quer mais sossego, uma cozinha com lareiras.

Vale a pena visitar a todas as vinícolas. Sem exceção! Elas oferecem paisagens deslumbrantes e excelentes vinhos. Sob qualquer ótica, são lugares especiais para os amantes do vinho, a chave do paraíso.

Conheça aqui as demais vinícolas campeãs da América do Sul, que entraram na lista das 50 melhores do mundo!

  • 1. Zuccardi
  • 2. Garzón
  • 5. Catena Zapata, Argentina
  • 6. Montes, Chile
  • 6. Clos Apalta Winery, Chile
  • 14. Viña VIK, Chile
  • 17. Viña Errázuriz, Chile
  • 23. Viu Manent SA, Chile
  • 25. Bodega Colomé, Argentina
  • 26. Viña Santa Rita, Chile
  • 26. Bodegas Salentein, Argentina
  • 30. Viña Casas del Bosque, Chile
  • 32. Bodegas RE, Chile
  • 41. El Enemigo, Argentina
  • 44. Bouza


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR