20 agosto 2019

República Tcheca: tesouros que são Patrimônio Mundial da UNESCO

Se você não sabe, a relação da República Tcheca com a UNESCO é bem estreita dada aos inúmeros Patrimônios Mundiais que já foram reconhecidos pela instituição, o que atrai muitos turistas do mundo inteiro e torna o destino ainda mais divulgado.

Todos os anos, o Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO reúne-se para analisar as candidaturas de novos patrimônios e conceder essa distinção por sua contribuição à cultura, história e legado à humanidade. 

O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. Nosso patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nossa pedra de toque, nosso ponto de referência, nossa identidade.

O que faz com que o conceito de Patrimônio Mundial seja excepcional é sua aplicação universal. Os sítios do Patrimônio Mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos
Centro Histórico de Český Krumlov, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Este ano, a República Tcheca tem mais motivos para comemorar, eis que, entre os primeiros 7 reconhecidos, existem dois grandes tesouros tchecos, que seguem abaixo para vocês conhecerem. 

Região mineira de Erzgebirge/Krušnohoří (Alemanha /Tchéquia)


É uma região montanhosa na fronteira entre a República Tcheca e a Alemanha. A montanha mais alta de Krušné hory, Klínovec, localizada perto da fronteira com a Alemanha e a cidade de Boží dar é uma das principais atrações da rota por suas vistas e paisagens.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

O ponto de partida ideal para subir Klínovec é a cidade de Boží dar. Você pode se surpreender ao partir de uma cidade na Europa Central localizada a 1.028 metros acima do nível do mar. A rota para o topo de Klínovec tem um declive muito pequeno, cerca de 200 m, e mede apenas 5 km. Boží dar foi fundada em 1533 como uma cidade mineira próxima a minas de prata e estanho. Hoje em dia, é o mais importante centro de esportes de inverno  das montanhas Krušné hory.

No verão, a área de montanha Krušné hory oferece uma série de magníficas trilhas turísticas e rotas de ciclismo. Algumas das atrações estão em conhecer algo sobre a história da fabricação de vidro e até mesmo ver uma réplica de uma fábrica de vidro medieval.

Duas atrações que não podem ser perdidas são a Igreja Barroca e a reserva natural do Tremedal de Boží dar.

Paisagem de Kladruby nad Labem (Estábulos)


Kladruby nad Labem está localizada no coração da Zona de Conservação Paisagística Kladrubské Polabí, uma região com características específicas que abrigam os cavalos de Kladruber há meio milênio. A paisagem única é resultado de campos, prados, pastagens, florestas e parques organizados com cuidado e de forma elaborada. 

Elementos típicos do território incluem o rio Elba, que acrescenta recantos cheios de beleza encantadora e harmonia à paisagem.

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

A singularidade e complexidade de como a paisagem é combinada com a arquitetura e como os Kladruber coexistiram com os seres humanos é um fenômeno mundial que precisa ser protegido, desenvolvido e compartilhado.

Kladruby é o maior e mais antigo estábulo do mundo, localizado em Kladruby, perto da cidade de Pardubice. Aqui você pode ver os antigos cavalos brancos de Kladruby, bem como um pequeno rebanho de cavalos de raça tcheca.

Além da excursão, você pode aproveitar a oportunidade e aprender a andar a cavalo ou dirigir uma carruagem. Também é interessante ver os carros alegóricos históricos e, entre os mais valiosos, está o carro alegórico do primeiro presidente da Tchecoslováquia, T. G. Masaryk.

Descubra você estes novos patrimônios e todos os tesouros tchecos e aproveite também para conhecer os belíssimos Castelos e Palácios da República Tcheca, muitos deles também são Patrimônio Mundial da UNESCO e abrem suas portas durante o verão para receber os visitantes. 

Todos os anos, os castelos e palácios da República Tcheca fecham as portas durante o inverno, a maioria, para passar por um período de   manutenção e cuidados. Tudo isso para reabrir no final de março e início de abril, renovados e felizes em receber todos os visitantes. Os 5 castelos e palácios tchecos abaixo são incríveis e, se possível, tente encaixar algum deles no seu roteiro pelo país. Você não vai se arrepender. 

Palacio de Lednice


No palácio de Lednice, você pode ver as magníficas salas cerimoniais, salas principescas privadas, um minarete árabe e até uma caverna com fantasmas, tudo dentro do território desta herança reconhecida pela UNESCO

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

O palácio de Lednice é a joia da área de Lednice-Valtice e um dos mais belos complexos góticos ingleses da Europa. Há diferentes rotas pelos interiores do castelo e você passará pelas salas de representação, visitará as suítes reais, quartos de pequenos príncipes e princesas e o Museu de Marionetes.

Palácio de Litomyšl


Desfrute do encanto da Renascença no Palácio Litomyšl. Uma bela decoração de grafiato, fachadas impressionantes, arcadas elegantes, um jardim romântico e um subterrâneo misterioso irão surpreendê-lo. Estas são apenas algumas das razões para visitar o Palácio Litomyšl. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

A residência representativa da linhagem Pernštejn pertence aos mais belos exemplos do estilo renascentista na República Tcheca. Quem aprecia a pureza da arquitetura hegemônica terá uma experiência maravilhosa. Todas essas qualidades garantiram inscrição na Lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

O Castelo de Český Krumlov


Você perderá a noção de tempo e espaço nesta pérola do patrimônio universal da UNESCO. Ao entrar, você sentirá que está voltando para a Idade Média. No perfil íngreme e rochoso onde, abaixo, serpenteia o rio Moldava, encontra-se o segundo maior complexo de castelo e palácio da República Tcheca: o Castelo e Palácio de Český Krumlov. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

E nós tivemos a honra de visitar esta joia arquitetônica no mês de março de 2019, um dos momentos mais lindos que já vivenciei, pois mal cabia de ansiedade para finalmente conhecer a cidade que, juntamente com o seu centro histórico, está inscrita na lista do Patrimônio Cultural e Natural da UNESCO desde 1992. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

Desfrute do seu Teatro Barroco e dos seus jardins históricos, bem como descubra os guardiões do palácio, os antigos ursos que vivem no fosso do castelo.

Castelo de Bouzov


Visite o castelo de Bouzov, joia romântica da Morávia Central, e volte aos tempos em que era a residência dos Cavaleiros da Ordem Teutônica! O castelo medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

Muitos filmes foram rodados nos seus espaços, entre outros, uma série de histórias tchecas e também a Princesa Fantaghiro, uma obra italiana. Além disso, ao contrário de outras residências medievais, o castelo nunca caiu em ruínas. A partir do final do século XV, esteve nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica

Castelo de Karlstein


Por último, mas não menos importante, que tal conhecer o castelo favorito do rei Carlos IV?

O Castelo de Karlstein ocupa um lugar excepcional entre os outros castelos tchecos. Foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos IV como uma dependência para depositar os tesouros reais e coleções das relíquias sagradas e as joias da coroa. 

Blog Apaixonados por Viagens - República Tcheca - Unesco - Castelos

Também é muito impressionante a ordenação dos edifícios do castelo, desde a aldeia ao pé do castelo até os palácios imperiais, onde ficam as torres, que vão surpreendê-lo pela sofisticação. 

Na Capela da Santa Cruz, você pode observar com calma as pinturas do Mestre Teodorico. Como fato curioso, este é o castelo mais visitado do país e onde os tesouros reais foram mantidos.

Descubra mais sobre a República Tcheca nos sites: 

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR