Há uma lenda que diz que o carioca de ascendência italiana, Jack Le Grand, foi um dos grandes cantores da sua época. No entanto, apesar do seu esforço e dedicação, ele não conseguiu fazer da música o seu ganha pão. Seus amigos diziam que ele deveria investir em outra área, já que o consideram um ótimo cozinheiro. Inclusive, um de seus amigos era Francis Albert, que atuava como crooner em algumas bandas nesta mesma época e, pouco tempo depois, o mundo conheceria este seu parceiro com o nome de Frank Sinatra. Coisa pouca, hein?
Com o passar do tempo, os filhos de Jack Le Grand perceberam a necessidade de manter vivo o delicioso legado de seu pai e, inspirados em tudo que o pai viveu e seus gostos, eles fundaram o restaurante Pappa Jack para transbordar, para além de seus laços, receitas deliciosas que hoje são a base e coração do menu do restaurante.
Assim nasceu o Pappa Jack, com a proposta de ser mais que um Restaurante e Pizzeria Napoletana, mas sim um tributo a Jack Le Grand, um brasileiro com nome de gringo e alma de artista, que dedicou sua vida à música e à cozinha.
Priorizando ingredientes de alta qualidade, as massas e comidas italianas oferecidas nas unidades no Leblon, em Copacabana e na Barra da Tijuca, misturam em suas receitas muita tradição e emoção, no resgate de uma culinária familiar.
Estivemos há pouco tempo na unidade de Copacabana, ocasião em que pela primeira vez experimentamos as pizzas da casa e, como novidade, conhecemos suas cervejas, lançamento da marca que chegou para harmonizar com as pizzas.
Com mesas num deck sobre calçada, o restaurante estava bastante movimentado em plena terça feira, com música ao vivo e tinha até telão, transmitindo os jogos da Copa América. Para quem curte ficar observando o vai e vem das pessoas, vale a pena sentar no deck.
Mas não deixe de observar o salão interno do restaurante, cuja decoração é belíssima, com muita personalidade e requinte, mostrando para todos que uma pizzaria pode ser sim elegante e muito bonita!
Um imponente lustre no meio do ambiente interno não passa despercebido! Impossível não ficar encantado com ele.
O piso quadriculado também chama atenção, bem como a divisão do salão em mesas no centro, mesa alta próxima ao bar, sofás bem no estilo retrô junto à parede, que é adornada com espelhos e lustres que criam uma atmosfera bem aconchegante, com um toque vintage... achei muito chique e não esperaria isso de uma pizzaria italiana, principalmente as mesas com sofás de couro, que são lindas.
O destaque vai para o forno a carvão, que fica à mostra de todos, bem como a bancada onde são preparadas as estrelas do cardápio: as pizzas da casa!
Você pode acompanhar toda a produção das pizzas, desde a abertura da massa, passando pela colocação do recheio até chegar ao forno!
Todas as pizzas, de massa caseira, são feitas no forno a carvão! Mas o cardápio da casa é bastante diversificado e também oferece outras massas, como lasanha e nhoque, além de entradas, petiscos, saladas, grelhados, peixes servidos em moqueca, por exemplo... enfim, o cardápio vai muito além da pizza e também surpreendeu pela quantidade e variedade de pratos.
Mas vamos ao que interessa porque a gente esteve por lá para experimentar as cervejas e suas harmonizações com as pizzas.
As Cervejas Artesanais do Pappa Jack são:
As Cervejas Artesanais do Pappa Jack são:
- Di Capri - Pilsen (ibu:12 / abv: 4,2%).
- Sinatra - Munich helles (ibu: 14 / abv:4,2%).
- Pavone - American lager (ibu: 20 / abv:5,2%).
- Pavarotti - American ipa (ibu:40 / abv: 6,2%).
A grande curiosidade delas, além do cuidado com as harmonizações, está em sua embalagem, ou seja, a garrafa que foi especialmente elaborada com um "dente" próximo ao gargalo que lembra uma seta e, ao servir o copo com essa "seta" direcionada para baixo, faz com que seja formada menos espuma do que seria o normal.
Todas as cervejas, como vocês puderam observar acima, são homenagens a grandes músicos e assim a gente começou com o Di Capri, uma pilsen bem leve e equilibrada, com notas cítricas, que nos foi servida junto com a pizza Marguerita Gourmet.
Passamos para a próxima harmonização e dessa vez provamos a Pavone, uma American Larger mais encorpada, com coloração um pouco mais avermelhada, trazendo uma intensidade de sabores do jeito que eu gosto.
Assim é a Pavone, com notas mais florais e frutadas do que as anteriores, leve amargor, cuja harmonização sugerida é a Pizza de Parma e Rúcula, que traz ao paladar sabores robustos, que se complementam de maneira rica e cheia de personalidade.
O mais interessante é que a Red Ipa ajuda no corte do sabor da gordura na boca e ressalta os sabores marcantes da pizza! Bingooo!! Eis a minha favorita! Posso pedir bis?
Encerrando a noite, nós atolamos o pé na jaca de vez com as sobremesas!
- Brownie Poderoso: brownie com calda de doce de leite e sorvete
- Devaneio do Jack: sorvete de queijo com doce de leite derretido
- Jack & Julieta: calda de goiaba cascão com sorvete de queijo
Confiram aqui mais opções do cardápio do Pappa Jack:
Mais Informações sobre o Pappa Jack Copacabana
- Endereço: R. Raimundo Corrêa, 11 - Copacabana, RJ
- Telefone: 021 22040-042
- Site: http://pappajack.com.br/
- Email: contato@pappajack.com.br
- Cardápio de Copacabana: http://pappajack.com.br/cardapio/copacabana/
- Facebook: https://www.facebook.com/PappaJackPizzeria -
- TripAdvisor: n.º 269 de 13.135 Restaurantes em Rio de Janeiro, com base em 630 avaliações, nota 9 - clique aqui para ler os comentários
Que artigo sensacional, seu blog é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.
ResponderExcluirParabéns!
Meu Blog: Resultado Axé da Sorte
Olá, tudo bom?
ExcluirFicamos muito felizes por nos acompanhar! Seja sempre bem vinda aqui no Apaixonados!
Beijos