A melhor forma de
curtir Arraial do Cabo e todos os seus muitos tons de azul turquesa bem caribenho é, sem dúvidas, num
passeio de barco!!
|
Prainhas do Atalaia |
Localizada
a 140km da capital do estado, Arraial, para os íntimos,
foi fundada em 1503 por Américo Vespúcio, mas somente se emancipou de Cabo Frio em 1985. Ganhou relevância no cenário turístico e virou point das fotos azul néon ridículo de doer os olhos!
|
Ilha do Farol |
Somente fazendo um
passeio de barco que você poderá compreender as razões de Arraial do Cabo ter se tornado um destino tão famoso, popular e ter entrado na lista de desejo de tantos. As redes sociais também ajudaram muito neste processo, divulgando
suas praias paradisíacas que todo ano recebem prêmios dentre as 10 mais lindas do Brasil e até mesmo do mundo.
CLIQUE AQUI e confira todas as matérias sobre Arraial do Cabo
E não é a toa!
O azul da Ilha do Farol e das Prainhas do Atalaia é realmente algo estonteante, de tirar o fôlego e não deixa a desejar a nenhum destino caribenho... com um porém: a água é fria! Às vezes, é congelante... às vezes apenas gelada mesmo rsrsrs... raramente é quente (eu nunca vi e acho que isso é papo de pescador).
|
Ilha do Farol |
|
Ilha do Farol |
Mas este é, na essência, o grande atrativo de Arraial, até porque, lamentavelmente,
a cidade em si ainda carece de melhorias na sua infraestrutura... o que é uma peninha, pois, anos após ano, fazendo cada vez mais sucesso e atraindo milhares de turistas de forma crescente, ainda assim a cidade não conseguiu se organizar para se apresentar como uma cidade bonita, charmosa, fofa, tal como as vizinhas Búzios e Cabo Frio. E sabe o que é pior? Muitas vezes os passeios de Arraial são vendidos como "Búzios" ou "Cabo Frio" porque muitos preferem se hospedar nestas cidades ou outras vizinhas, em vez de ficar em Arraial, o que é triste para a cidade.
|
Praia Grande |
Nem preciso lembrar que o turismo predatório e muitas vezes influenciado também por redes sociais que acabam divulgando muito o destino - aposto que pelo menos hoje, rolando o seu feed no Instagram, você já deve ter visto ao menos 1 foto das praias de Arraial, quando não mais que isso, certo? Pois é... fazendo a nossa "mea culpa", temos também parcela neste inchamento de turistas nos passeios e nem sempre são pessoas com cuidado e consciência ambiental.
E a cidade não dá conta de lidar com tudo isso, especialmente durante a alta temporada, no verão.
|
Trilha para a Praia do Forno |
Confesso que ver o
engarrafamento para estacionar nas Prainhas do Atalaia, que estava abarrotada de gente, me deixou bastante triste e incomodada. Vi muito lixo por lá também o que cortou meu coração... turismo sem consciência ambiental e predatório não faz sentido nos dias de hoje. Fica a dica então para os
órgãos ambientais/governamentais fiscalizarem melhor e implementarem políticas mais eficazes para preservação desses paraísos e, principalmente, de boas práticas e educação ambiental.
Leve sempre o seu lixo para uma lixeira! Não jogue nada no mar! Não deixe lixo na areia.
|
Prainhas do Atalaia |
|
Prainhas do Atalaia |
Ano passado, em julho de 2018, estivemos mais uma vez em Arraial do Cabo e
conhecemos o novo Saveiro da agência Don Juan!
Agora com um
Saveiro maior, ainda mais confortável e perfeito para fazer um passeio na baixa temporada, porque as chances de ficar lotado são bem pequenas (eu confesso que não curto passeios barco coletivos super lotados...), o Don Juan mais uma vez nos levou pelas lindas praias de Arraial do Cabo, mantendo a sua
qualidade no serviço com a qual já estamos acostumados!
Essa
foi a quarta vez que fizemos o passeio com o Saveiro Don Juan em Arraial do Cabo (e foi a nossa 5ª vez na cidade). Portanto, podemos falar com propriedade sobre o seu barco e seu serviço!
|
Cais do Porto na Praia dos Anjos |
O passeio com o Don Juan sai em ponto às 8h da manhã, do píer da Praia dos Anjos. A apresentação no novo escritório é às 7:30. E o
novo ambiente de recepção dos passageiros do passeio está uma gracinha, com café, água, banheiro e outras facilidades! Fácil acesso, fomos de carro e estacionamos na rua mesmo, em local próximo.
Atenção: ao estacionar seu carro na rua, certifique-se de que o local é permitido e verifique a necessidade de pagar o "vaga certa". Esse papel do "vaga certa" dá direito a estacionar durante o período pago em todas as ruas permitias de Arraial e não apenas no lugar onde você primeiro estacionou.
Mas ano passado nós também
usamos o Uber à noite e funcionou direitinho!! Os táxis de rua, por sua vez, trabalham ainda com tabelas de preços fixos o que eu acho um absurdo, pois deveriam rodar com o taxímetro ligado.
O passeio custa R$100,00 por pessoa + R$8,00 de taxa de embarque no cais da Praia dos Anjos.
Sem perder tempo e super respeitando o horário, o Saveiro Don Juan
inicia o passeio já navegando direto para a Praia da Ilha do Farol, cujo acesso é somente por barco, com forte controle de acesso realizado pela Marinha do Brasil, com
limite de no máximo 250 pessoas a cada intervalo de cerca de 1h.
Portanto,
não é uma Praia para passar o dia. E, naturalmente, como foi por anos seguidamente considerada uma das praias mais lindas do Brasil e do Mundo, você já consegue imaginar como a procura pela praia é grande, certo?
O Saveiro Don Juan manteve a sua tradição de chegar cedo e ser o primeiro a desembarcar seus passageiros!
Na época, em julho de 2018, estava muito ventoso... muito mesmo! Nem animamos muito a mergulhar para explorar a
vida marinha da praia, que é fantástica, com muitas tartarugas marinhas que sempre dão o ar da sua graça!
Mas, se você for em dia de sol e mais quentinho, super vale a pena mergulhar lá. Mas observe as
delimitações na praia de onde pode mergulhar, onde as embarcações atracam e demais regras de segurança.
Dessa vez, o Saveiro Don Juan contava apenas com 1 bote para atracar as pessoas que não quisessem chegar na praia nadando, isso porque é proibido chegar de barco muito perto da areia - lembra que disse que o controle feito pela Marinha é bem sério? O bote pra gente é sempre prático para levarmos a mochila com a câmera e drone.
Mas já estou sabendo que
agora eles contam com 2 botes, para agilizar ainda mais esse processo de desembarque e as pessoas não perderem tempo para curtir ao máximo a 1 horinha que ficam neste paraíso!
Inclusive, se você tiver olhos para algo além do azul hipnotizador do mar da Ilha do Farol, poderá observar que há um
cercadinho na praia que protege um pequeno sítio arqueológico
Reparem só na foto como a praia estava vazia!!! É por essas e outras que recomendamos o Saveiro Don Juan!
A bordo do Saveiro, você terá à disposição,
incluído no passeio, água e frutas. Mas poderá adquirir lanches e outras bebidas, como espetinhos de carne, frango, salsichão, queijo coalho, refri, cerveja, caipirinha e outros (pagos à parte), especialmente no caso de quem não conseguiu tomar café da manhã muito cedo.
A grande diferença que senti dessa vez com o
novo Saveiro Don Juan, que é maior, foi na sua estabilidade. Por ter sido um dia com muito vento, mas muito vento mesmo que nem conseguimos voar com o Drone, eu temia que fosse balançar muito e eu ficaria enjoada (sou dessas que vai para passeio de barco com Dramin e Vertix kkkk). A grata surpresa foi que não! O novo barco é bem estável e
não balançou além do normal.
O passeio
seguiu pelo Boqueirão, passando pela
fenda na rocha onde tem a imagem de Nossa Senhora de Assunção, na direção do mar aberto, rumo à Gruta Azul e aos paredões de rocha, justamente no trecho onde há mais ondulação por ser mar aberto.
Fique atento neste caminho, porque
sempre aparecem tartarugas marinhas e, às vezes, golfinhos e baleias dão as boas vindas (só nunca estão lá quando eu vou, né? Nunca dei essa sorte!).
Já no retorno, a segunda parada para banho feito pelo passeio é nas
Prainhas do Atalaia, também conhecidas por sua beleza inigualável, mar azul turquesa cristalino e areias branquinhas... um paraíso!
É nas Prainhas que fica a
famosa escadaria que dá acesso, provavelmente a escadaria mais fotografada do Brasil rsrs...
Mais uma vez, contando com apoio dos botes para o desembarque do pessoal,
os passageiros têm 1h de descanso nas Prainhas, onde pode escolher caminhar pela praia, subir a escadaria para tirar a famosa praia, conhecer a gruta do Amor e muito azul para o nosso deleite.
Antes de terminar o passeio, o saveiro faz uma
passagem panorâmica pela Praia do Forno e segue de volta para o
Cais da Praia dos Anjos. Aqui eu senti uma mudança do roteiro que já fiz em outras oportunidades com eles, porque antigamente havia uma paradinha rápida na Praia do Forno para quem quisesse dar um mergulho, até mesmo praticar SUP (o Saveiro Don Juan aluga SUP e também snorkel), quem quisesse ir para o restaurante flutuante, se estivesse aberto ou quisesse desembarcar de bote e ficar na Praia do Forno).
Finalizamos o passeio de volta ao cais da Praia dos Anjos!
Em média,
todo o roteiro dura umas 4 horas, podendo ser um pouco mais que isso.
A partir da Praia dos Anjos, você pode caminhar até a Praia do Forno e aproveitar para tirar fotos no Mirante e curtir um pouco mais de praia, onde há muitos quiosques para petiscar ou, a depender da fome, procurar um
restaurante para almoçar.
Nós indicamos os seguintes restaurantes:
- Bacalhau do Tuga
- Pimenta Rosa
- Armazém do Camarão
Mas você também pode já se direcionar para a Praia Grande e aguardar o pôr do sol por lá mesmo (o
Armazém do Camarão serve um camarão no coco que é uma delícia e fica na Praia Grande, com vista para o Pôr do sol).
Acho que hoje em dia o nosso restaurante mais queridinho é o
Pimenta Rosa. Tanto pela decoração da casa quanto pela qualidade do atendimento e das refeições.
Mas temos um carinho enorme pelo
Bacalhau do Tuga, que segue arrasando no Bacalhau com Natas, o meu favorito em disparado, e melhores bolinhos de bacalhau!!
Dicas do que levar no Passeio de Barco em Arraial do Cabo
|
Ilha do Farol |
|
Ilha do Farol |
- Filtro Solar
- Óculos de sol
- Remédio para Enjoo (melhor prevenir do que remediar)
- Máscara para mergulho (ou alugue no barco)
- Câmera Fotográfica, de preferência aquática. Mas se você não tiver, normalmente os passeios do Saveiro Don Juan são acompanhados pro fotógrafos da equipe que fazem os registros
- Roupas: se você for na baixa temporada, veja se precisa levar algo mais abrigado. Eu fui com body de manga comprida e levei outro body para trocar no final do passeio para não ficar com um molhado no corpo.
- Banheiros: o Saveiro Don Juan tem banheiro com itens de higiene.
- Chapéu: eu mal consegui usar da última vez, porque estava ventando demais. Cuidado com o chapéu para o vento não levar embora.
|
Praia Grande |
|
Praia Grande |
|
Praia Grande |
Melhor época para passear em Arraial do Cabo?
Nós já fomos uma vez em novembro, duas vezes em dezembro, antes do início da Alta Temporada, em julho por duas vezes.
Nossas impressões: pegamos chuva em dezembro, pegamos nevoeiro em novembro, pegamos dias de sol lindos, porém bem ventosos, em julho.
|
Praia do Forno |
Mas confesso que queria mesmo
voltar em abril porque já me disseram ser a melhor época, após término da Alta Temporada (verão), mas ainda com sol, calor e menos vento. Não posso afirmar categoricamente de que Abril é o melhor mês porque não fomos e esse ano andou chovendo muito no início do outono. Porém, é uma dica.
|
Prainhas do Atalaia |
|
Prainhas do Atalaia |
O que sugiro de verdade é
evitar o verão, se puder, principalmente os finais de semana, porque a cidade lota, fica abarrotada de gente, assim como em feriados. Agora, se for a sua única oportunidade para conhecer, vá com dose extra de paciência e seja feliz!
|
Festival de Jazz na Praia Grande |
Outra dica é dar uma espiadinha na
agenda cultural da cidade. Ano passado, quando fomos em julho, demos sorte de pegar o Festival de Jazz, com palco montado na Praia Grande, e foi bem legal trouxe mais vida para a cidade e eu particularmente adoro Jazz.
Sobre Segurança Pública em Arraial do Cabo:
Tema sempre muito sensível é abordar a questão da segurança pública no Brasil. Lamentavelmente, eu não poderei dizer que Arraial do Cabo é uma cidade 100% segura. Não se compara à capital, ao Rio de Janeiro, onde devemos estar sempre muito atentos... porém, certas medidas devem ser adotadas a fim de não passar por estresses. Não dê mole!
- Não deixe seus pertences fora do seu alcance e vista
- Não faça trilhas sozinho em lugares vazios ou desconhecidos
- Não ande à noite sozinho em ruas vazias e escuras
- Evite andar com bens de muito valor, especialmente se estiver sozinho e, mais ainda, se estiver fazendo trilhas.
- Ainda no caso de trilhas, procure fazer com guias locais, que conheçam bem os caminhos.
Postar um comentário