04 abril 2019

Nômades Digitais: dicas para quem trabalha enquanto viaja

Muita gente pergunta como é possível para algumas pessoas trabalhar remotamente enquanto estão em viagem numa ilha paradisíaca como Bali ou Santorini. O segredo está na disciplina, organização do seu tempo e foco. 

Mas é claro que existem alguma técnicas que ajudam bastante o nômade digital dos dias de hoje, aquele que não é só um turista, mas sim um viajante. Aquele que não reserva suas viagens apenas para o período de férias, mas sim que busca explorar o mundo e empreender ao mesmo tempo porque ele trabalha online e não precisa estar presente em um escritório, uma cidade ou país específico. Para o nômade digital, qualquer lugar do mundo pode ser o leu lugar de trabalho desde que esteja conectado à internet. 

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Vejam abaixo algumas dicas para quem desejar investir nisso e conciliar viagens com trabalho.

Acordar cedo


É importante acordar cedo para poder criar uma rotina; mesmo que a pessoa não vá começar a trabalhar pela manhã. Inclusive, se possível, troque de roupa. Parece até bobo, né? Mas tirar o pijama e colocar outra roupa dá te faz raciocinar que ali está começando uma etapa do dia.

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Trabalhar fora do hotel


Cafés, bibliotecas, salas de espera públicas e espaços semelhantes, habilitados para WiFi, podem ajudar a simular a energia de um escritório para que a pessoa possa se manter produtiva mesmo quando não esteja em um local de trabalho oficial. 

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Quando for trabalhar num espaço público, recomendamos utilizar uma VPN por questões de segurança; estas conexões públicas estão mais vulneráveis a ataques de hackers e vírus e a VPN (Rede Privada Virtual) cria um túnel de proteção contra esses perigos.

Dividir o tempo


Quem viaja constantemente sabe que é necessário fazer uma programação antecipada. Planejamento é algo que pode ajudar bastante. As pessoas que são nômades digitais organizam, além da viagem, o tempo e locais de trabalho.

O horário de turismo e lazer deve ser separado do horário de trabalho.

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Escutar músicas que ajudam na concentração


Gosto musical é algo muito pessoal, mas algumas músicas ajudam a pessoa a se concentrar melhor. Quando querem trabalhar mais rápido e com ritmo, os nômades digitais escutam músicas para exercícios físicos. Quando o trabalho envolve criação, geralmente eles preferem músicas para meditação que ajudam a reduzir o estresse.

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Utilizar calendários virtuais


O melhor exemplo talvez seja o Google Agenda; nele a pessoa pode organizar as tarefas diárias facilmente e o fuso horário é atualizado de forma automática. Outra vantagem é que este recurso da Google envia lembretes por email alguns minutos antes do início da atividade.

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Perguntar aos locais


A melhor fonte de informação para saber os melhores lugares e a melhor conexão de internet são os habitantes locais. Perguntar não faz mal e é um ótima maneira de descobrir lugares interessantes e menos alterados pelo turismo em massa.

Encontrar outros nômades digitais


Quem trabalha fora de um escritório geralmente sente a falta de colegas de trabalho e isso pode afetar a produtividade. Os ´turistas sem férias´ procuram trabalhar em conjunto para suprir essa falta, e os espaços de coworking são ideais para as reuniões informais dos nômades digitais.

Blog Apaixonados por Viagens - Nômade Digital - Dicas

Fingir que está indo para um escritório


O ritual de acordar, tomar um bom café da manhã e se vestir como estivesse indo para um escritório é importante para enganar a mente. Não recomendamos acordar e ligar o computador em seguida.

Se você é um trabalhador remoto de primeira viagem, siga essas dicas para ter produtividade, equilíbrio e tempo para conhecer o seu novo destino turístico. 


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR