17 abril 2019

Fátima, em Portugal, celebra os 100 anos da Capelinha das Aparições

Fátima, em Portugal, celebra os 100 anos da Capelinha das Aparições

Uma das lembranças mais lindas que tenho de quando visitei Portugal em 2005 - sim, há 14 anos!! - foi minha visita à Fátima e poder ver de perto tantas demonstrações de fé, acompanhar os peregrinos agradecendo por suas graças alcançadas ou fazendo seus pedidos... foi uma energia incrível que senti em Fátima, principalmente porque durante toda a minha infância a igreja que frequentei era em devoção a Nossa Senhora de Fátima, portanto, estar ali foi realmente algo difícil de descrever em palavras. 

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Um dos principais destinos religiosos do mundo, e o principal de Portugal, Fátima recebe milhões de peregrinos todos os anos e, em 2019, celebra os 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, com exposição especial que reconta a emocionante história dos acontecimentos do ano de 1917, quando três pequenos pastores afirmaram ter encontrado a Virgem Maria, testemunhando terem visto "uma Senhora mais brilhante que o Sol" por seis vezes, levando importantes mensagens para os moradores da cidade que, com o tempo, foram espalhadas pelo mundo.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Essas visões foram chamadas de Segredo de Fátima, um conjunto de revelações apresentadas por Nossa Senhora de Fátima feitas a Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), três crianças portuguesas que passaram a ser conhecidas como os "três pastorinhos de Fátima". A primeira aparição ocorreu no dia 13 de maio de 1917, data esta que celebra atualmente o dia de Nossa Senhora de Fátima. 

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

O local das aparições, que ocorreram entre maio e outubro de 197, era a Cova da Iria, onde atualmente se encontra a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, erguida pela população à época uma ermida simples e colocou a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ela é o coração da cidade e foi o início do que hoje é o Santuário de Fátima, uma grandiosa construção que recebe milhões de visitantes todos os anos.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Você já ouviu falar sobre as visões e mensagens apresentadas por Nossa Senhora de Fátima?

A primeira teria sido a Visão do Inferno, mostrando um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra, provavelmente relacionado á 1ª Guerra Mundial.

A segunda é a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia, com a interpretação feita pelo Vaticano de que, após a destruição das almas pecadoras, era necessário fazer uma súplica à Rússia para que se convertesse à Virgem Maria. Do contrário, os erros dessa nação trariam guerras para o mundo e perseguições aos cristãos.

A terceira profecia, O atentado ao Papa, foi revelada só em 2000, a pedido de João Paulo II. Embora abordasse o extermínio de todo o clero católico, a profecia foi tratada pelo Vaticano apenas como um livramento (salvação por interferência divina) ao atentado que o Papa sofreu na Praça de São Pedro, em 13 de maio de 1981, mesmo dia e mês em que teria ocorrido a primeira aparição.

Após terem sido encerradas as aparições, em 1918 os irmãos Francisco e Jacinta contraíram gripe espanhola ao mesmo tempo e morreram logo depois. Eles se tornaram os mais jovens santos não mártires na história da Igreja Católica. Lúcia, que era prima deles, tornou-se freira. Na década de 1940, entregou ao arquivo secreto do Vaticano quatro livros de memórias em que relatou, além das aparições do anjo e da Virgem Maria, suas supostas profecias.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Para comemorar os 100 anos de sua construção, Fátima, que é hoje um dos mais importantes destinos religiosos em todo o mundo, realiza a “Capela Mundi”, uma exposição temporária com peças de notável valor histórico, vindas não só do museu local como de museus, bibliotecas e palácios de Portugal e arquivos da Igreja Católica.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Entre eles estão as rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, uma reprodução do interior da capelinha, esculturas dos pastorinhos e várias placas com mensagens de agradecimento de peregrinos por graças concedidas pela santa. A exposição estará aberta ao público no Museu do Santuário de Fátima até 15 de outubro de 2019.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Em 2018, Fátima recebeu mais de 7 milhões de peregrinos. Foram 2,9 milhões de visitantes somente na Capelinha das Aparições. Embora os portugueses sejam grandes devotos, mais de 60% dos grupos organizados eram formados por estrangeiros vindos de 79 países.

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Blog Apaixonados por Viagens - Portugal - Fátima

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.



Postar um comentário

Botão do Whatsapp só funciona no celular

Digite o que procura e tecle "enter" para buscar