Bahia e seus encantos que a tantos fascina o ano inteiro, mas, principalmente, nesta época do ano de verão, carnaval... e uma das regiões turísticas mais famosas e badaladas encontra-se na Costa do Descobrimento que tem Porto Seguro como sede e um dos distritos que eu amo muito: Arraial d'Ajuda!
Estivemos lá em 2018 e ainda temos muita coisa para contar para vocês!!
Vejam aqui as matérias já publicadas (clique nelas para ler na íntegra):
Vejam aqui as matérias já publicadas (clique nelas para ler na íntegra):
- Porto Seguro: Turismo na Costa do Descobrimento
- Passeios em Porto Seguro: conheça uma Reserva Indígena de perto
- Onde comer em Porto Seguro
- Onde se hospedar em Porto Seguro
- O que fazer em Porto Seguro: passeios
- Trancoso: como é bom voltar!
- Índice com os posts da Bahia e todos os lugares em que já estivemos
Essa foi a minha segunda vez em Arraial d'Ajuda, onde estive em 2009, oportunidade em que, junto com uma amiga, também conheci Trancoso e dei um rolé até Santa Cruz Cabrália. Época em que a boate Parracho com muitas festas.
Como Chegar em Arraial d'Ajuda:
Você pode ir de balsa ou pela estrada. Caso esteja hospedado em Porto Seguro, com certeza a travessia de balsa pelo Rio Buranhém, que separa Arraial d'Ajuda de Porto Seguro, será a forma mais rápida.
Lá em Arraial d'Ajuda, assim que você desembarca da balsa, tem uma sorveteria que super vale a pena uma paradinha rápida para comprar os picolés de lá. São muito baratos e bem saborosos.
Sobre Arraial d'Ajuda:
Arraial d'Ajuda é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia, muito procurado por turistas atrás de sossego com diversão na medida certa.
A região contempla o primeiro santuário do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, cuja imagem da Santa foi trazida pelos jesuítas portugueses em 1549 e até hoje é um destino também marcado por tradições de romarias.
A festa oficial acontece todo dia 15 de agosto e, atrás da Igreja, há uma fonte de água considerada milagrosa por muitos.
Conhecer Arraial d'Ajuda pode ser feito em 2 dias ou em 1 semana.
Vai depender do seu ritmo, mas prepare-se para se surpreender com um lugar bastante vivo, com energia gostosa e muita coisa para ver e fazer, a começar pela rua do Mucugê, que mistura em perfeita sintonia charme, fofura e sofisticação, preservando muito bem a simplicidade da antiga vila de pescadores que outrora ocupava toda a região.
Não deixe de incluir no seu roteiro uma voltinha pelo centrinho da cidade, que também rende fotos lindas, no largo da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, que é cercado por um casario estilo colonial bem fofo e colorido (vá atrás da Igreja, onde já um mirante repleto de fitinhas coloridas e a vista para o mar).
Caminhar pela Bróduei, a rua que liga a rua do Mucugê até a Igreja, cujo nome é uma graça e guarda uma rica história numa rua tradicional cheia de lojinhas, artesanato e bares também vale a pena.
Da mesma forma que caminhar pela rua do Mucugê, provavelmente a mais charmosa de Arraial, com seus restaurantes, bares, música ao vivo ao cair da noite... é o lugar para curtir Arraial à noite, com certeza! Não se preocupe que, se você estiver hospedados em Arraial, você vai passar por ela. Ela também concentra várias lojas e até um Shopping - Shopping d'Ajuda, e algumas até de grifes famosas para quem estiver com vontade de tirar o caranguejo do bolso e fazer compras.
Além de seus becos bem interessantes, como o Beco das Cores, Beco do Jegue, que nada mais são que vielas com mais restaurantes e lojinhas, em 2013, foi inaugurada a Praça Caminho do Mar, que lembra um calçadão em forma de galeria e reúne boa gastronomia, lojas de grifes conhecidas, feirinha de artesanato e até mesmo algumas atrações musicais.
Além de seus becos bem interessantes, como o Beco das Cores, Beco do Jegue, que nada mais são que vielas com mais restaurantes e lojinhas, em 2013, foi inaugurada a Praça Caminho do Mar, que lembra um calçadão em forma de galeria e reúne boa gastronomia, lojas de grifes conhecidas, feirinha de artesanato e até mesmo algumas atrações musicais.
As praias principais de Arraial d'Ajuda são:
- Apaga-Fogo: a primeira praia de Arraial, logo após que se atravessa de balsa vindo de Porto Seguro. Reza a lenda que neste trecho cada pescador deixava uma lamparina acesa ao sair para pescar e, na volta, cada um apagava a sua chama, sinalizando, assim, que estava em segurança.
- Mucugê: a principal praia, mais próxima ao centro e acesso fácil a pé ou de carro e, portanto, a mais movimentada.
- Parracho: na sequência da Mucugê, conta também com barracas de praia
- Pitinga: com ótima infraestrutura de barracas de praia e com a paisagem ao fundo das falésias, é considerada uma das mais bonitas com suas águas cristalinas azuis esverdeadas, calmas e mornas
- Taípe: já mais afastada, seu acesso demanda um pouco mais de esforço, mas compensa para quem vencer a preguiça poder contemplar falésias de 45 metros de altura que, com toda a sua imponência, avançam sobre o mar.
O que fazer em Arraial d'Ajuda:
A convite da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, estivemos lá em em abril de 2018 e o primeiro contato com Arraial d'Ajuda foi no Eco Parque Arraial, o 1° Parque Aquático ecológico do Brasil, integrado à natureza, em meio a uma Reserva de Mata Atlântica, e o segundo, logo após o Beach Park do Ceará, a ser inaugurado no país, em 12 de janeiro de 1997.
Obs: seus brinquedos são importados da empresa Canadense Proslyde, considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados a parque aquático, responsável também pela fabricação dos brinquedos da Disney.
Achei o parque bem organizado, limpo, com equipe solícita e simpática e com banheiros bem espalhados em lugares estratégicos.
Informações sobre o Eco Parque Arraial:
- Site: https://www.arraialecoparque.com.br/
- Endereço: Estrada da Balsa, Km 4,5 - Arraial d'Ajuda
- Funcionamento: das 10:00 às 17:00hs.
- Telefone: (73) 3575-8600
- Capacidade para receber até 5 mil pessoas
- Estacionamento: Gratuito com capacidade para 200 veículos.
- E-mail: contato@arraialecoparque.com.br
Na sequência do Eco Parque, nós seguimos para a praia da Pitinga, onde passamos a tarde na charmosa Barraca Maré, uma barraca de praia bem estruturada, pé na areia, de frente para o mar e um convite para uma pausa, para descansar, para contemplar a natureza e degustar suas delícias!
Aproveitamos a pausa na Barraca Maré para degustar ostras frescas de primeira qualidade, bolinho de aratu (aratu é primo do caranguejo), pastel de siri e um peixe assado na telha dos deuses!
Depois da comilança, ainda esticamos as pernas, literalmente, e fizemos uma ótima caminhada pela praia, desbravamos uma falésia e contemplamos a vista do alto da Praia da Pitinga, emoldurada pelas falésias e cercada pela Mata Atlântica.
Considerada uma das praias mais buscadas pelos turistas pela estrutura bacana de restaurantes que oferece e também pelo acesso fácil que pode ser de carro, pela Estrada da Pitinga, ou caminhando pela praia mesmo, depois da Praia do Mucugê (cerca de 30 minutos de caminhada).
Se olhar as falésias multicoloridas até lá no final, dá para dizer que já chegou em Trancoso. Aliás, algumas pessoas, com a maré baixa, caminham de Arraial d'Ajuda até Trancoso, sabia? Eu nunca fiz isso... acho que ficaria com um pouco de preguiça, mas que dá para fazer... dá sim!
Nem preciso dizer que o forte da gastronomia por lá são os pratos preparados com frutos do mar, peixes na telha, camarão, além da gastronomia típica baiana.
Após passarmos o dia em Arraial d'Ajuda, voltamos para Porto Seguro, tomamos aquele banho rapidinho para ficarmos prontos e voltarmos mais uma vez para Arraial, onde jantamos no Arraial d'Ajuda Eco Resort, onde fomos muito bem recebidos para uma Noite Baiana, repleta de delícias, música excelente, num ambiente aconchegante e agradável com vista do Rio Buranhém.
Informações sobre a Barraca Maré:
- Endereço: Final da Estrada da Pitinga
- TripAdvisor: com nota 8, encontra-se na posição de 34º dentre 172 restaurantes listados em Arraial d'Ajuda, com cerca de 370 avaliações e Certificado de Excelência - clique aqui e leia os comentários
- Telefone: +55 73 99944-6886
- Site: http://www.barracamare.com.br/
Após passarmos o dia em Arraial d'Ajuda, voltamos para Porto Seguro, tomamos aquele banho rapidinho para ficarmos prontos e voltarmos mais uma vez para Arraial, onde jantamos no Arraial d'Ajuda Eco Resort, onde fomos muito bem recebidos para uma Noite Baiana, repleta de delícias, música excelente, num ambiente aconchegante e agradável com vista do Rio Buranhém.
VEJAM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ARRAIAL D'AJUDA ECO RESORT CLICANDO AQUI NESTE POST
Informações sobre a Cervejaria Arraial
- Visitação à fábrica: para quem desejar conhecer a fábrica e entender um pouco sobre o processo de produção cervejeira. Ligue para confirmar a disponibilidade.
- Endereço da Fábrica: Rua São João, 47 – Arraial d’Ajuda – Centro – Porto Seguro-BA
- Horários: Seg. a Sex. – 08h às 12h | 14h às 18h
- Endereço: Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, 128 – Centro Histórico – Arraial d’ Ajuda
- Horário Funcionamento Loja/Bar: Seg. a Sex. – 14h às 23h , Sáb. 16h às 23h
- Telefone: (73) 3575-2605 / (73) 99872-1399 / (73) 98146-0922 (WhatsApp)
- E-mail: contato@cervejariaarraialdajuda.com.br
VEJAM AQUI NESTE POST MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O HOTEL MAITEI
Para completar nossas dicas de Arraial d'Ajuda e apresentar tudo o que conhecemos por lá, não poderíamos deixar de fora desse relato um pouco mais sobre a Gastronomia da vila e, sem dúvidas, neste quesito é a Rua do Mucugê o seu ponto mais forte. Restaurantes das mais variadas especialidades oferecem os mais diversos sabores!
Nós também jantamos, para encerar com chave de ouro, no fabuloso Restaurante Don Fabrizio!
O chef e proprietário, o siciliano Fabrizio Abbate, que já acumula mais de 40 anos de experiência e carrega de herança a paixão da família pela gastronomia que já tem mais de 150 anos, faz questão de receber os clientes pessoalmente e sugerir os pratos que não escapam da sua influência mediterrânea, mas que levam na sua harmonização um toque bem brasileiro, inserindo também ingredientes orgânicos e de produção própria. É o próprio Fabrizio que prepara artesanalmente os temperos que usa, como o azeite temperado e a famosa flor de sal extraída do mar baiano.
Cozinha autoral, com segredos passados de pai para filho, o cardápio é variado e apresenta ótimas entradas, além das famosas pastas, peixe e frutos do mar, como não poderia faltar em um restaurante de região praiana. Mas não ignorem por completo as opções carnívoras, já que o cardápio também conta com algumas carnes especiais como cordeiro, codornas, rabada, javali... que tal?
O ambiente da casa é outro capítulo à parte! O cliente poderá escolher entre a varanda com vista para a rua do Mucugê, o salão interno que é climatizado e com decoração riquíssima e, ainda, no andar de cima, uma sala reservada, vip, com vista para o mar, cozinha gourmet e varanda para fumantes.
Informações sobre o Restaurante Don Fabrizio:
- Endereço: R. do Mucugê, 333, Porto Seguro
- Telefone: (73) 3575-2407
- Site: http://www.restaurantedonfabrizio.com/
- Facebook: https://www.facebook.com/FabrizioGastronomia/
- Instagram: https://www.instagram.com/chefefabrizio/
- TripAdvisor: nota 8, com mais de 530 avaliações, ganhou Certificado de Excelência nos anos de 2016 e 2017, ocupa o 37º lugar dentre 172 restaurantes avaliados em Arraial d'Ajuda. Clique aqui e veja os comentários.
Se você desejar esticar sua noite pela Rua do Mucugê, aproveite o seu movimento para ouvir bandas de rock, jazz, blues e MPB que se apresentam no Beco das Cores, na Praça Caminho do Mar, em bares temáticos e atraem um público muito animado, com destaque para o Morocha Club, que não deu tempo de conhecer, mas sua fama é boa e, pelo que parece, é o point que embala a todos ao som de rock.
Outras atividades em Arraial d'Ajuda que não deu tempo de fazer
Por fim, se der tempo na sua programação - não deu na minha - tente encaixar o Vale Verde, que é um vilarejo rural, localizado às margens do Rio Buranhém, entre Arraial d'Ajuda e Trancoso. Sua história, com fundação em 1536, está relacionada com a colonização portuguesa e a vinda dos jesuítas para o Brasil. Na segunda metade do século XVI, foi no Vale Verde fundada a Missão Jesuítica Aldeia do Espírito Santo dos Índios, ou Aldeia Patatiba, um dos primeiros aldeamentos jesuítas do Brasil que ainda hoje preserva boa parte de sua história. Hoje, no centro da vila, ainda é possível apreciar a beleza singela da igrejinha e seu Quadrado, cercado do casario colorido de inspiração colonial.
E, se der ainda tempo, aproveitando a ida a Vale Verde, estique até o Parque Nacional do Pau Brasil, aberto em novembro de 2016, com 19 mil hectares de mata Atlântica. O parque oferece seis trilhas sinalizadas para adeptos do trekking, ciclistas e cadeirantes, além de áreas para piquenique, mirantes, cachoeira e o “Refúgio do pau-brasil” - área que reúne árvores de até 800 anos de idade ao lado de um berçário de pau-brasil. Mas, para conhecer o parque é preciso fazer agendamento pelo e-mail parnadopaubrasil@gmail.com.
Ainda, da mesma forma que mencionamos no post sobre passeios em Porto Seguro, se estiver na região no período de julho a outubro, aproveite para fazer o passeio que permite avistar as graciosas e imponentes baleias Jubarte. O passeio aos pontos de observação, que ficam a cerca de 20 quilômetros da costa baiana, podem ser agendados, mas é bom fazer contato prévio porque eles acontecem em dias específicos da semana.
Outras experiências, como canoagem, parapente, passeios de lancha, expedições de bike por trilhas e praias, mergulhos e saídas para trekking em locais deslumbrantes como a Praia do Espelho e o Monte Pascoal, primeira porção de terra avistada pelos descobridores do Brasil, também são possíveis a partir de Arraial d'Ajuda!
E, como falei lá no início, você pode se planejar para curtir 2 dias em Arraial ou 1 semana e terá bastante atividade para fazer, caso deseje preencher seu tempo por inteiro!
Postar um comentário