Gastronomia em Porto Seguro
Não sei vocês, mas quando eu planejo uma visita às terras dos Orixás, eu já logo começo a salivar pensando no acarajé, na moqueca de camarão, nos bijus (tapiocas), nas cocadas, quindins... affeeee Maria! Que já estou aqui na sofrência só de escrever e lembrar dessas delícias!
Mas é claro que, em Porto Seguro, por ser um destino turístico tão consolidado e famoso, é possível encontrar uma farta variedade gastronômica, desde a comida mais caiçara a mais internacional, agradando a todos os paladares e com preços bem honestos, especialmente se formos comparar com Rio de Janeiro e São Paulo.
Em escala de $$$, podemos dizer que os preços em Porto Seguro são $, em Arraial d'Ajuda são $$ e em Trancoso são $$$.
Mas, se o seu orçamento estiver mais apertado, não faltam mercados, supermercados onde se poderá comprar algo mais simples e até mesmo preparar no hotel, quando o hotel oferece essa infraestrutura ou também as inúmeras barraquinhas que vendem de tudo, desde uma tapioca ao famoso acarajé, com preços mais convidativos e mais acessíveis do que alguns restaurantes. Ninguém vai passar fome em Porto Seguro e isso eu posso te assegurar!
A Passarela do Descobrimento, também conhecida como a Passarela do Álcool, localizada no centro de Porto Seguro, é um verdadeiro shopping a céu aberto, o lugar para dar aquela voltinha no final da tarde, para tomar um capeta nas barracas de batidas, como a da famosa Mary Help, para fazer ótimas compras de souvenirs e dos mais variados produtos nas inúmeras lojas espalhadas pela passarela, que é uma rua exclusiva para pedestres e onde o movimento é sempre garantido com um constante vai e vem de pessoas. Só sei que eu me acabei lá comprando várias saídas de praia, uma mais bonita que a outra e com ótimos preços (na faixa dos R$35,00 em abril de 2018) e ímãs de geladeira, né? Quem me conhece, sabe que faço uma coleção de ímãs.
Obs: o "capeta" é uma bebida bem típica da Bahia, bem doce e feita com vodka, guaraná em pó, cacau em pó, canela, leite condensado e é uma delícia (na minha opinião!).
Durante o dia também pode ser uma ótima opção de passeio para quem desejar matar o desejo de um genuíno acarajé ou outros salgados e doces da culinária baiana, como uma deliciosa cocada. No final da passarela, na travessa conhecida como "O Beco", há vários bares e restaurantes, alguns com música ao vivo e uma proposta mais sossegada. Portanto, para caminhar de dia, para fazer compras, para lanchar, para tomar alguns capetas e pegar o embalo de uma pré-night, vale a pena conhecer essa zona mais boêmia da cidade, mas atenção sempre com seus pertences, viu? Não é que Porto Seguro seja um lugar perigoso ou violento, mas, principalmente após alguns capetas, vale redobrar os cuidados para não dar mole com furtos.
O Mercado Municipal de Porto Seguro (Rua Santa Catarina, 2, Porto Seguro), localizado no centro da cidade, é outro lugar ideal para quem procura produtos frescos, inclusive regionais, frutas e até comidas típicas. É nele onde se abastecem muitos hotéis, pousadas, restaurantes e bares locais, cujos chefs buscam produtos originais para compor suas receitas. Uma visita pela manhã, bem cedinho, pode ser uma boa pedida para quem procura contato com a população local, seus hábitos e costumes.
Atenção: muitos pratos baianos, como moquecas, são preparadas com dendê, que é um azeite de um coquinho, mais forte e que pode causar desarranjos intestinais em quem não está acostumado. Portanto, coma com moderação, caso não saiba se você vai se dar bem ou não com ele.
Em nossa experiência gastronômica, em Porto Seguro (em Arraial d'Ajuda e em Trancoso nós falaremos em posts separados, ok?), conhecemos os seguintes locais:
- Jantar no restaurante do Porto Seguro Eco Bahia Hotel:
Logo no dia em que chegamos, fomos muito bem recebidos pelo Eco Bahia Hotel que nos presenteou com um delicioso Acarajé, montado na hora com os ingredientes escolhidos na sua preferência!
Nem preciso dizer que eu estava sonhando já com esse acarajé então peeeeensem na minha alegria!!
Após um welcome drink, fomos para o Restaurante Aroeira, que é o restaurante do hotel, onde é servido o café da manhã, almoço e jantar.
O restaurante trabalha com jantar a la carte, mas, em nosso caso, para ser mais rápido, pois já era tarde, servimo-nos com as opções do buffet self service, também à disposição dos hóspedes, que continha opções de peixes, frutos do mar, saladas, dentre outros.
- Jantar na Adega dos Lordes, do hotel Solar Imperador:
Esse foi um dos momentos mais emocionantes da viagem, primeiramente porque fomos recebidos com muito carinho pelos proprietários do Hotel Solar Imperador, ainda mais num dia triste para eles, pois estava completando uma semana de falecimento do proprietário, mas mesmo assim eles não cancelaram o nosso jantar e acabou sendo uma noite de muitas histórias, lembranças, cercados de pessoas maravilhosas, cheias de vida e de amor pela cidade.
Como o jantar foi na Adega dos Lordes, ficamos em um ambiente mais intimista reservado, com lu baixa e decoração riquíssima em detalhes, em velas, madeira e muitos elementos do universo da enologia.
As entradas foram deliciosas patolas de caranguejo e uma torta caseira, receita da proprietária, que estava maravilhosa.
O jantar foi bem sofisticado e completo, tendo sido servido também badejo com molho de camarões e cordeiro com risoto de funghi secchi, ambos estupendos! E muito bem harmonizado com os vinhos selecionados para o jantar.
Para sobremesa, um sorvete para pedir bis e um quindim dos deuses!
- Almoço na cabana do Sued's, na praia de Taperapuã:
Conhecemos rapidamente as instalações do Hotel Sued's Plaza, com localização privilegiada, de frente para a praia de Taperapuã, para conhecer um pouco do seu espaço, quartos e a área de lazer.
Em seguida, apenas atravessando a rua, já estávamos na Cabana do Sued's, cuja estrutura já comentamos lá em cima ao falar da praia de Taperapuã, mas que vale a pena mencionar novamente que o ambiente é bem bacana, bem gostoso para passar o dia, para curtir a praia, para relaxar e, quando fomos, apesar de ser feriado, estava bem tranquilo por lá, sem estar cheio, mas também deve ter sido por causa do vento que estava mais intenso naquele dia e o tempo não estava muito firme, estava mais mormaço e nublado.
Nós fomos brindados com deliciosas lagostas grelhadas, acompanhadas de outros frutos do mar em uma tábua de grelhados, uma moqueca de camarão de lamber os beiços (mas tinha dendê e eu caí nessa... esqueci completamente que não me dou bem com o dendê e depois passei mal), peixe assado e muitos bons drinks.
Mas o cardápio traz várias opções para quem não está na vibe dos frutos do mar... (eu sou dessas que pisa no Nordeste e nem lembra que carne de sol existe kkkk... só quero saber de peixes e frutos do mar!)
Estava tudo muito bem preparado, porções generosas e sabores inesquecíveis, até mesmo o dendê que eu adoro, mas infelizmente não posso mais esquecer de pedir sem.
E esse meu drink no abacaxi, hein? É ou não é fotogênico? E sim... estava uma delícia para quem gosta de coquetéis doces!
Achei bem bacana observar a preocupação da Cabana Sued`s com a acessibilidade. Eles dispõem de cadeira adaptada para levar ao mar quem tiver maior dificuldade de locomoção ou for cadeirante. Muito bem pensado e muito importante hoje em dia pensar sempre em alternativas inclusivas para todos!
Estava tudo muito bem preparado, porções generosas e sabores inesquecíveis, até mesmo o dendê que eu adoro, mas infelizmente não posso mais esquecer de pedir sem.
E esse meu drink no abacaxi, hein? É ou não é fotogênico? E sim... estava uma delícia para quem gosta de coquetéis doces!
Achei bem bacana observar a preocupação da Cabana Sued`s com a acessibilidade. Eles dispõem de cadeira adaptada para levar ao mar quem tiver maior dificuldade de locomoção ou for cadeirante. Muito bem pensado e muito importante hoje em dia pensar sempre em alternativas inclusivas para todos!
- Jantar no Toko Village:
Conhecemos o Toko Village, localizado no litoral norte, na Alameda dos Corais, a 200 metros da orla da Praia do Mutá, em uma região mais sossegada e longe do burburinho do centro de Porto Seguro.
O estabelecimento surpreende pela estrutura completa, piscina bem bonita e apartamentos super equipados para atender casais, famílias, amigos em busca de um lugar bem aconchegante para passar férias.
O Toko Village nos ofereceu uma noite de pizzas no seu restaurante que tem um clima rústico sem perder seu charme e personalidade. Para quem já está hospedado no Toko Village, com certeza a sua pizzaria apresenta-se como ótima, gostosa e cômoda opção gastronômica, evitando os deslocamentos à noite e podendo permanecer na vibe mais sossegada da região do Mutá.
As pizzas que experimentamos estavam bem saborosas, diferentes e caprichadas no recheio!!
- Club Paradiso, na praia do Mutá:
Estivemos no Club Paradiso, na praia do Mutá, onde passamos a manhã e um pedaço da tarde, curtindo seu ambiente super charmoso, de frente para o mar, em um espaço mais reservado, mais exclusivo e privilegiado. Já falamos sobre o Club Paradiso lá em cima quando comentamos sobre a Praia do Mutá.
Então vamos falar das comidinhas!
O clube de praia trabalha com o esquema all inclusive e oferece aos frequentadores algumas variedades de petiscos, como camarões fritos, drinks, água de coco, picolé e um buffet de almoço com pratos quentes e frios, que atendem a todos os gostos, com peixes, frutos do mar, carne, frango, saladas...
É uma opção bem cômoda para passar o dia num lugar só e curtir esse marzão lindo do Mutá.
- Reserva Indígena da Jaqueira:
Tivemos a oportunidade de conhecer essa Reserva Indígena - clique aqui e veja a matéria na íntegra - e pude experimentar um peixe guaricema assado na folha da patioba (espécie de palmeira), que estava delicioso! Impressionante como o peixe fica tão saboroso usando apenas a folha da patioba como "tempero". Nada mais caiçara e regional, não acham?
Bem, espero que tenham gostado das dicas. Mas não deixem de conferir também as dicas para Arraial d`Ajuda e Trancoso, que são distritos de Porto Seguro, mas preferi falar sobre cada um em separado, inclusive as experiências gastronômicas, ok?
Postar um comentário