Honrados com o convite, estivemos ontem na Cidade das Artes para prestigiar o encontro de líderes do Turismo 2018, organizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, que apresentaram o 1º Prêmio Nacional de Turismo, que contou com a presença de ilustres do setor, tais como o atual Ministro de Turismo, Vinicius Lummertz, Alexandre Moshe, Diretor-geral da Decolar; e Guilherme Paulus, Fundador da CVC e Presidente da GJP Hotéis e Resorts, que participaram do debate que foi mediado e conduzido pela apresentadora e mestre de cerimônias, Didi Wagner.
A noite de ontem, promovida pelo jornal O Globo, foi uma grande celebração de projetos, pesquisas e professores que se dedicam a melhorar o turismo nacional, seja em termos de capacitação, seja em termos de informação ou até mesmo de inclusão social, pessoas que trabalham em prol do turismo e que acreditam no grande potencial que o nosso país oferece tanto para o turismo voltado para o público interno quanto o turismo mais direcionado ao público internacional.
Na ordem, Dani (blog Só Viagem), Rafa (blog Rafa pelo Mundo), Julio e eu, Ana (blog Viagens Imperdíveis), Vini e Lu (Te Vejo pelo Mundo), Fabi (Loucos por Viagem) |
O painel com debate entre Vinicius Lummertz, Alexandre Moshe e Guilherme Paulus foi uma injeção de ânimo, especialmente para nós blogueiros de viagem que estamos sempre trabalhando para melhorar também a imagem do nosso país, mostrando suas belezas naturais, sua cultura tão rica e diversa, sua gente tão calorosa e especial... nosso país é lindo, incrível e merece sim receber mais atenção neste segmento que é capaz de alavancar a economia, de gerar muitos empregos e muita renda, além de proporcionar aquilo que nós mais amamos: momentos memoráveis!
Afinal, Viajar é a única coisa que você compra e que te deixa mais rico! E algo que o Ministro de Turismo disse que me chamou muito a atenção, especialmente porque eu amo história, foi a relação feita entre nós viajantes da atualidade com reis e rainhas, que eram os viajante do passado, lembrando que o primeiro grande viajante e turista no Brasil foi Dom Pedro II e, avaliando toda essa evolução ao longo de 2 séculos, a gente pode perceber como as facilidades do presente nos permitem explorar mais o nosso país, viajar mais, colecionar mais momentos...
Além do bate-papo, durante o Encontro foi apresentado o 1º Prêmio Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, onde foram anunciados os vencedores que mais se destacaram com iniciativas inovadoras para a indústria no país e também a premiação dos profissionais de destaque em 2018.
Foram estabelecidas sete categorias para a premiação de iniciativas inovadoras:
- Monitoramento e Avaliação do Turismo;
- Qualificação e Formalização no Turismo;
- Valorização do Patrimônio pelo Turismo;
- Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo;
- Turismo Social;
- Inovação Tecnológica no Turismo;
- Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo.
Na parte que contemplou os profissionais de destaque em 2018, o prêmio reconheceu atuantes da área que lidaram de maneira criativa e inovadora, em benefício do desenvolvimento do turismo no Brasil neste último ano. As categorias selecionadas foram:
- Academia;
- Governo (gestores públicos);
- Iniciativa privada (gestores privados);
- Organizações não governamentais;
- Imprensa.
O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook oficial do Ministério do Turismo - https://www.facebook.com/ministeriodoturismo/ onde também é possível acompanhar maiores detalhes sobre os projetos vencedores.
O maior objetivo dessa premiação, além de reconhecer o trabalho sério e dedicado daqueles que verdadeiramente se importam com o Turismo Nacional, foi também o de mostrar que, muitas vezes, bastam iniciativas singelas ou até pequenas para obter grandes resultados e isso não precisa apenas depender de órgãos públicos, mas pode sim partir de todos que tenham motivação e interesse para investir um pouco mais do seu tempo.
Além disso, muitos dos projetos apresentados, inclusive, alguns dos que venceram, são iniciativas que podem ser replicadas por outros destinos, por equipamentos que voltem seus olhos para melhorar sua infraestrutura, a forma de lidar com o turista, que deve prezar sempre pela pessoa que ele é e não apenas mais um número de estatística ou gerador de renda.
Insisto em dizer que nosso país é lindo, repleto de belezas indescritíveis, formidável para atender a todos os perfis de turismo, mas é claro que sofremos com problemas graves como segurança pública e crise econômica que são grandes limitadores para a maioria que gostaria de viajar mais e não pode. Mas, após a noite de ontem, uma luz ao fim do túnel acendeu a esperança de que é possível recuperar o nosso prestígio e tem muita gente boa, séria e dedicada trabalhando para isso.
Que 2019 traga ainda mais projetos, mais iniciativas, mais melhorias, mais interesse no Turismo, mais interesse no Brasil, mais viagens e mais momentos para a gente colecionar, pois essa sim é a nossa coleção mais valiosa!
Postar um comentário