22 novembro 2018

Califórnia: dicas e turismo

Por Meiry Prando (@meiryprando)

Meu pai sempre foi apaixonado por voar e o sonho dele era que eu fosse aeromoça rs. Minha primeira viagem foi aos 5 anos para o Beto Carrero, em Santa Catarina, mas não lembro muito bem, mas sei que pelas fotos posso dizer que gostei bastante, ou seja, já era uma Apaixonada por Viagens desde criança.

La Jolla Beach
Já fiz algumas viagens dentro do Brasil depois disso, mas internacional mesmo era um desejo forte e esta para a Califórnia foi a primeira vez! Exatamente por isso foi muito marcante para mim, afinal o primeiro carimbo no passaporte a gente nunca esquece!

Ir ao Estados Unidos é o sonho de muita gente e era o meu também. Para facilitar um pouco a realização deste meu sonho, a sorte minha é que, atualmente, minha mãe está morando na Califórnia e, em Abril/2018, eu fui pela primeira vez e fiquei na casa dela o que já foi uma mão na roda. Infelizmente, naquela ocasião não deu para ficar muito tempo, foram apenas uns 10 no máximo. Mas foi tempo suficiente para curtir e conhecer Hollywood, a calçada da fama, teatro e conheci aquela região onde acontecem muitas premiações de cinema, que a gente vê pela TV e o famoso letreiro. Ufa! Que maravilha!!! Aliás, anote aí a dica: nesta região em Los Angeles, onde acontecem as premiações do Oscar (este ano de 2018 foi no Dolby Theatre, há várias lojas de lembrancinhas  com boa oferta de chaveiros, imãs, canecas, blusas etc.

Blog Apaixonados por Viagens - Califórnia - EUA

Para a minha alegria, não tardei muito a voltar!! O meu retorno à Califórnia foi em 06/Outubro e é sobre essa aventura que vou contar um pouco a vocês. Fiquei mais tempo dessa vez, uns 25 dias, mas que passaram muito rápido. Confesso que, quando voltei da primeira viagem, já estava pensando na próxima e essa segunda viagem foi mais programada porque consegui conciliar com as férias da minha irmã, que viajou comigo.

Passagens aéreas para a Califórnia

Fiquei de olho nos preços das passagens e consegui comprar por mais ou menos uns R$3.700 pelo site buscador de passagens Decolar.com. A droga é que esqueci completamente do período das eleições e tive que encarar a subida do dólar, que chegou a R$4,20 nessa ocasião. Mas ainda assim dei sorte de conseguir fazer um câmbio um pouco melhor por R$3,85 e eu ainda tinha a grande vantagem de não ter gastos com hospedagem porque ficaria novamente na casa da minha mãe, em San Diego.

Dica sobre comprar passagens aéreas: Se você já sabe quando vai viajar e não tem muita flexibilidade para mudar as datas, recomendo começar a procurar sua passagem com uns 6 meses de antecedência e ficar acompanhando a evolução dos preços, as promoções...

Se você conseguir ser bem organizado, vale a pena anotar e comparar os preços. No meu caso, eu comprei com três mês de antecedência e sempre ficava ligada tanto que reparei que os dias da semana melhores  para comprar são segunda e terça. Muitos sites buscadores de passagens, como o Kayak, têm uma ferramenta bem bacana de alerta de passagem. Você cadastra seu email, o período da viagem, o destino e local de partida e ele mesmo já faz essa evolução das passagens para você e te diz se a passagem está muito cara, se vale a pena comprar, se o preço pode cair. Isso já facilita pra caramba. Outra dica é ficar ligado nas promoções. Por exemplo, amanhã teremos a Black Friday que, se não for Black Fraude (a metade do dobro rsrsrs) pode ser bem interessante para comprar passagens com descontos.

Ocean Side

Para visitar a Califórnia, eu reparei que os melhores meses para viajar, com preços de passagens mais acessíveis, vão de março a abril e de outubro a novembro, ou seja, períodos ainda considerados de baixa temporada, fora das férias e fora também do verão no Hemisfério Norte.

Minha Experiência na Califórnia

Agora sim, contando um pouco da minha experiência: embarquei no aeroporto de Vitória/ES e fiz conexão em São Paulo/SP, no aeroporto de Guarulhos.

A chegada foi no aeroporto de Los Angeles/LAX - Tom Bradley, às 6:30 a.m - o voo teve uma duração de aproximadamente umas 12h. Recomendo MUITO ir num voo direto. Ainda mais se não dominar muito a língua, pois, quando se chega no aeroporto, tem que fazer a imigração e muita gente pode se enrolar com conexões dentro dos EUA. Se você não for muito experiente em viajar nem dominar o inglês, melhor um voo direto. Ainda bem que eu não tive problemas. E foi muito bom chegar nesse horário porque pude aproveitar bem o dia e a viagem não é muito cansativa.

Blog Apaixonados por Viagens - Califórnia - EUA
Aeroporto de Los Angeles (LAX)
Nas duas vezes em que viajei para a Califórnia, voei com a companhia aérea American Airlines e recomendo.

Eu fiquei com um carro da minha mãe emprestado o que também fez otimizar muito o meu tempo. Logo no primeiro dia, já fui passear em Beverlly Hills.

Aproveitei para ir à Rodeo Drive, rua famosa das grandes lojas de grife, aquelas em que a gente fica só espiando a vitrine e sonhando com o dia em que poderemos entrar e gastar sem peso na consciência kkkk, lojas como Dolce & Gabbana, Prada, Gucci, Chanel, Louis Vuitton...

Rodeo Drive - Beverly Hills

Depois fui ao letreiro famoso do filme "As Patricinhas de Beverlly Hills’’ e tirei a foto queridinha. Esse letreiro fica no Beverly Gardens Park, onde vale a pena a visita mesmo que você não seja fã do filme porque é uma região linda e super vale a pena caminhar por lá e explorar mais mais o parque. Aliás, como havia algumas pessoas e câmeras no local, parecia até que tinha uma gravação rolando, algo que deve ser comum por lá... será que eu saí de figurante em algum filme? kkk...

Letreiro Beverly Hills

Todos esses dias em que estive novamente por lá, eu pude curtir bastante o sul da Califórnia, pois fiquei hospedada em local próximo de San Diego, um lugar lindo demais. O clima lá é muito tropical, com dias de sol e de céu azul. Nesse período só ficou nublado um dia e à noite teve um pequeno temporal com raios, BEM atípico, inclusive minha mãe nunca tinha visto temporal lá. E com esse clima dá pra aproveitar muito bem os dias durante o ano inteiro... diga-se de passagem que eu amo sol.

Fiquei apaixonada pela cultura do local, pelo lifestyle do californiano, pelo urbanismo e paisagismo que investe bastante em muito verde, muitas palmeiras, flores pelas ruas, que renderam muitas fotos.

Blog Apaixonados por Viagens - Califórnia - EUA

Sobre as praias, conheci algumas: La Jolla Beach, Ocean Side, Encinidas, Moolinght, Coronado, Solana Beach e fiquei apaixonadaaaaa e encantada por elas. Mas não entrei em nenhuma e não sei dizer se a água era muito gelada, se tinha correnteza... mas vale ficar ligado nas placas e avisos antes de dar seu tibum para não correr riscos, especialmente nas praias de surfistas.

Praia de Coronado

Alguns pontos das praias são voltados para o surf e o mar é bem agitado, perfeito para ficar sentado olhando a natureza e lembrando da música ‘’garota eu vou pra Califórnia... viver a vida sobre as ondas’’.... parecia até que Lulu Santos estava ao meu lado cantarolando para mim.

Moonlight Beach

Verdade seja dita: o oceano pacífico é lindo demais. O que mais me chamou a atenção foi a cor da água e limpeza das praias e das proximidades.

Compras na Califórnia

Nem só de praia e sol a gente vive na Califórnia, não é mesmo? Aposto que todo mundo que planeja uma viagem aos EUA deixa separado um momento para se dedicar às compras. Afinal, uma das melhores coisas dos EUA, mesmo com a alta do dólar, são suas ofertas arrasadoras em lojas, shoppings e outlets. Afinal, difícil resistir, não acham?

A loja Walmart virou o melhor passeio, pois nela tem de tudo um pouco: alimentos, suplementos, maquiagens, roupas, acessórios e com aquele precinho que deixa a gente com a vontade de ficar o dia inteiro lá vendo a hora passar voando e torcendo para não comprar tudo pela frente.

Oura loja maravilhosa que oferece tudo - TUDO MESMO - é a Macy’s. Super recomendo que você vá lá se estiver com o seu desejo consumista aflorado.

É claro que estamos falando de uma das principais regiões turísticas dos EUA e nela você vai encontrar todas a principais lojas, como: Apple, Gap, Aldo, Victoria Secrets... mas achei curioso não ter tanto movimento igual ao Brasil. Na rua mesmo há muitas lojas grandes, então as pessoas não precisam ir só ao shopping para fazer compras.

Gastronomia na Califórnia

A respeito da parte gastronômica, confesso que esse não foi o objetivo da viagem e, como fiquei hospedada na casa da minha mãe, eu realmente economizei com os restaurantes. Mas posso dizer que toda essa região é muito bem servida de lanchonetes, bares, restaurantes para todos os gostos, para todos os bolsos... tem praticamente duas lanchonetes em cada esquina rs. Cadeias internacionais estão presentes como McDonalds, Burguer King, KFC, Subway...

Uma das que gostei bastante e até voltei nela, pois valia a pena um repeteco, foi o Pollo Loco, especializado em gastronomia mexicana.

Uma boa dica para quem for passar temporadas maiores é fazer compras nos supermercados. Reparei que, por lá, as pessoas têm o hábito de comprar caixas e mais caixas de alimentos e preparar sua própria comida em casa mesmo.

Como se locomover na Califórnia

A respeito da locomoção na cidade, como disse lá em cima, eu andei bastante de carro da minha mãe. Como a cidade é cortada por muitas pistas, grandes vias e viadutos, ela apresenta um fluxo muito grande de carro. Se você não está muito familiarizado a dirigir fora do Brasil, eu recomendo evitar as famosas horas do rush, aquelas horas de tráfego mais intenso que geralmente são pela manhã, das 8h às 10h e depois de tarde, das 17h às 19h.

Solana Beach

Mas fique tranquilo porque as vias são BEM sinalizadas e em cada poste tem o nome da avenida o que eu achei incrível pela organização. É claro que GPS, Google Maps e Waze ajudam também. Uma informação importante é saber o preço da gasolina que estava aproximadamente uns $3.29 por 1 galão. O galão equivale mais ou menos a 4 litros. Uma curiosidade: os postos de combustíveis, em maioria, são no esquema self-service, ou seja, não tem frentista para te atender. Cada um desce e abastece seu carro. Confiança é tudo, não é? Esse sistema vale para alguns supermercados também que oferecem o auto atendimento. Aliás, comecei a ver alguns por aqui no Brasil mais recentemente adotando essa prática.

Agora, se você não sabe dirigir, não quer se arriscar, é do time que gosta de beber (se beber, não dirija jamais, viram? Eles são bem rigorosos com isso), não se preocupe porque os ônibus públicos são eficientes e contam com boa infraestrutura: são equipados com ar condicionado e quase sempre estão vazios.

Blog Apaixonados por Viagens - Califórnia - EUA

O interessante é que observei que a vida da cidade de San Diego é bem dinâmica e parece que o dia a dia é muito corrido de todo mundo por lá. As pessoas possuem - e podem ter - um, dois carros por residência.... quantos desejarem, até porque os valores são mais acessíveis e meio que faz parte da rotina andar de carro. Por isso os ônibus talvez estivessem mais vazios.

E como coisa boa a gente tem mais que compartilhar, eu devo dizer que me chamou a atenção em todos os lugares em que estive a educação das pessoas com quem tive contato. Duas palavrinhas que mais ouvi: ‘’sorry e excuse.’’ Ahhhh se fosse assim no Brasil, hein?

Quanto tempo para explorar o sul da Califórnia?

Recomendo pelo menos uma viagem de 5 dias, tempo que considero bom para explorar a região e conhecer muita coisa.

Indico que se alugue um carro para facilitar o seu deslocamento e ter  um aproveitamento maior na viagem, especialmente porque, de carro, é possível chegar facilmente nas praias e em outros lugares.

Por exemplo, do local onde eu estava para Las Vegas, a viagem durava 4 hrs de carro e dessa vez não consegui ir. Mas vale muito a pena esticar até lá, além de ser um custo-benefício vantajoso.

Considerações Finais

Los Angeles e San Diego são grandes e lindas cidades. Para o Norte temos São Francisco, Malibu, Pier de Santa Mônica... lugares que merecem mais tempo para se dedicar, visitar e explorar.

Blog Apaixonados por Viagens - Califórnia - EUA

Eu mesma pretendo voltar em breve e poder contar mais um pouco da encantadora região da Califórnia. Espero que tenham gostado e que minha experiência tenha agregado e enriquecido um pouco de conhecimento  e cultura para vocês.

1. Nossa, muito interessante, quantas descobertas maravilhosas desde novinha já conhecendo vários lugares. Parabéns

1. Que bom que gostou da matéria! A tônica foi bem pessoal para justamente passar as impressões vivenciadas por nossa colaboradora.
      Obrigada pelo comentário.
      Abraços

2. Adorei a matéria!!!! Parabéns

1. Que bom que gostou!! É sempre bacana quando podemos compartilhar as histórias e experiências de nossos leitores!! Sempre enriquecedor!