19 outubro 2018

Porto de Galinhas: transfer e passeio a Carneiros, com a Martur Viagens

Por Rafa Pinto

Quando decidi ir pra Porto de Galinhas no feriadão, tive muita dúvida se deveria alugar carro ou optar por um receptivo local que me auxiliasse com os deslocamentos necessários e passeios.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Na última vez que estive em Pernambuco, em 2016, quando ainda morava em Natal, fiz uma viagem de carro do Rio Grande do Norte, passando pela Paraíba, até chegar em Recife.

Lembro que tivemos muita dor de cabeça dirigindo pela capital pernambucana, pois algumas vias da cidade tinham mudado de sentido e o GPS ainda não estava atualizado com essas alterações nas vias, o que ocasionou no fato de termos entrado erroneamente na faixa do BRT duas vezes. Além disso, não conseguíamos chegar ao nosso hotel. Foi uma dor de cabeça e tanto.

Além desse fator, com o problema da segurança pública, é sempre um perrengue a mais ter que deixar o carro na rua ou arcar com os altos custos de estacionamento, que em Recife são um pouco elevados. Lembro como se fosse ontem que, ao visitar o Museu do Frevo, o flanelinha nos cobrou R$20. Acabamos não pagando, mas foi um estresse grande achar vaga, além da preocupação com a integridade do carro.

Somando a isso, não se pode esquecer a questão de se estar de férias, buscando relaxar, tomando uma cerveja gelada ou uma caipirinha e, é claro que, com a Lei Seca, não se pode curtir dessa maneira, ainda mais quando se tem que pegar estradas estaduais ou federais nos deslocamentos.... ou seja, quem está dirigindo, o famoso Motorista da Rodada, não pode beber.

Pensando nisso tudo e colocando na balança todos os prós e contras, decidi não alugar carro pra viajar pra Porto de Galinhas.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Meu plano de viagem era chegar no Aeroporto de Recife e ir direto pra Porto de Galinhas, de onde retornaria direto pro Aeroporto, quando fosse embora.

Pesquisando algumas agências, deparei-me com a Martur Viagens, agência local especializada em turismo de lazer, com filial no Aeroporto e sede em Boa Viagem.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Acabei fechando com eles dois serviços: 

  • transfer in-out 
  • passeio de 1 dia (bate-e-volta) pra Praia dos Carneiros, saindo de Porto de Galinhas

Com alguns dias de antecedência, recebi a confirmação em meu e-mail com um voucher que deveria ser impresso e entregue à recepção da Martur, no momento da chegada.

Logo ao desembarcar, havia uma pessoa da agência com meu nome numa plaquinha, que me direcionou pra loja, localizada bem perto do desembarque.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

O diferencial da loja do Aeroporto é que possui uma sala VIP, ótima pra esperar enquanto o transporte não sai. Como se trata de um transfer regular, ele é realizado em conjunto com outros turistas que estão chegando de viagem, ou seja, é necessário aguardar os demais clientes para seguir juntos para o destino.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

No meu caso, aguardei aproximadamente 40 minutos, mas acompanhada de café, bolachinhas, sofá confortável, televisão e wi-fi... o tempo voou.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Além de ser um espaço bastante confortável, é muito bem decorado, cheio de artesanato local e repleto de muita cor.

40 minutos depois, estávamos embarcando para nosso destino, onde iríamos direto para o nosso hotel, a bordo de um micro-ônibus muito bem refrigerado e silencioso.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Fomos o tempo todo acompanhados por um guia, que nessa ocasião era um belga muito entendedor da região. Por onde passávamos, ele ia explicando tudo e falando curiosidades como esta, por exemplo: você sabe o porquê de Porto de Galinhas possuir esse nome?

Segundo o guia, por volta de 1850 começaram a aportar na área navios trazendo escravos contrabandeados da África, que chegavam nos porões dos navios encobertos por engradados com galinhas D’Angola, que era a comida preferida da corte. Daí criou-se uma espécie de “senha” pra avisar quando os escravos chegavam: “estão chegando as galinhas!”, que na verdade eram os escravos.

Curiosidades do tipo e outras mais foram bastantes frequentes ao longo do percurso.

Como era um feriadão, havia um pouco de trânsito no caminho. Porém, como o motorista já está acostumado a percorrer a região, pegou um atalho pra cortar o trânsito, coisa que certamente eu não saberia fazer se estivesse de carro alugado. Acabamos chegando bem rapidinho e consegui aproveitar muito meu sábado. 

No dia seguinte, estava agendado o nosso passeio para a Praia dos Carneiros, co horário de saída hotel às 8h. Quando deu 7:55, o micro-ônibus já estava no local.

Carneiros fica a 53 km de Porto de Galinhas, no município de Tamandaré. A Martur tem saídas programadas para esse destino aos domingos, quartas e sextas, com passeio de catamarã incluso.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

O percurso até Carneiros é muito interessante e a guia que nos acompanhou também foi explicando bastante coisa durante o trajeto. Paisagens de canaviais nos acompanharam durante um bom tempo de viagem.

A base de apoio do passeio é o Restaurante Bora bora, um receptivo com ótima infraestrutura na beira da praia, pé na areia, com capacidade pra atender até 3.000 pessoas. Passamos o dia lá, entre passeio de lancha, caminhada na praia, drinks e almoço. Retornamos às 15:30h.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

A refeição servida no estabelecimento é bem farta! Nós pedimos um prato que serviu bem meu marido e eu – e isso foi uma dica da guia. Se tivéssemos pedido o prato para duas pessoas, certamente teríamos desperdiçado.

Algo que me chamou atenção no Bora Bora foi o preço do estacionamento: R$30 por veículo. Mais uma vez, preterir o carro particular foi a melhor opção, além de poder tomar caipirinhas mais à vontade.

Mas, apesar de cobrar caro no estacionamento, pelo menos o Bora Bora conta com toda uma estrutura de apoio bem completa e equipada com chuveiros, banheiros, sorveteria, restaurante, espreguiçadeira, berçário, parquinho para crianças, etc. Ou seja, dá para passar o dia todo lá tranquilamente. Porém, terá esse gasto do estacionamento e vale mais uma vez a pena colocar na balança entre um passeio contratado ou ir por conta própria.

Caso tenha mais tempo em Porto de Galinhas, a Martur faz passeios também para Calhetas e Maragogi, com saídas programadas, e ambos os passeios valem muito a pena (sugiro que acompanhe no site os horários e dias dos passeios).

Além disso, para os que preferem ficar na capital, há diversos passeios para o centro histórico de Recife, museus e Olinda, que são igualmente imperdíveis.

Achei a equipe de pessoal da agência muito competente e demonstraram bastante domínio e conhecimento sobre os assuntos abordados nos passeios, o serviço foi super pontual, veículo confortável e sem bagunça. Além disso, o fato de conseguir pesquisar os preços no site oficial, assim como comprar os passeios online, facilita bastante a programação.

Comentei isso tudo com a Lily, que me contou sobre uma experiência ruim há alguns anos, em uma viagem para Alagoas, em que realizou um passeio com um grupo com um resultado não muito agradável: bagunça, barulho e muita falta de educação dos clientes que estavam no passeio, com direito a jogarem uns nos outros farinha (isso mesmo, farinha!) e acertarem a Lily que ficou furiosa (quem não ficaria com um banho de farinha, não é mesmo?)

Muitas vezes, por causa de um preço mais em conta caímos em uma verdadeira roubada. Eu, particularmente, prefiro priorizar conforto e sossego, mesmo que isso custe um pouquinho mais, mas que eu tenha certeza de bom atendimento e parâmetros pelo menos razoáveis de conforto.

Apesar de ter visto serviços mais baratos em outras agências, fiquei de fato com um pé atrás, especialmente por ter viajado num feriadão, quando as coisas naturalmente estão mais lotadas.

No dia de ir embora, mais uma experiência positiva: pontualidade. Retornamos pro aeroporto 3h antes do horário do voo e, em 1h, chegamos no nosso destino, o que fez com que embarcássemos com bastante antecedência e tranquilidade, sem riscos de perder o voo.

Blog Apaixonados por Viagens - Porto Seguro - Carneiros - Martur Viagens

Gostei muito do serviço da Martur, que me pareceu muito séria, honesta e que certamente procurarei quando retornar a Pernambuco. Portanto, recomendamos!

Informações Adicionais:


  • Endereço da sede: Rua Dr. Nilo Coelho Câmara, 90, Loja 02, Boa Viagem - Recife-PE
  • Telefone: +55 (81) 3213 1404
  • E-mail: martur@martur.com.br 
  • Instagram: @martur_pe

  1. Estive com um grupo de 27 pessoas e a agência contratou a Martur, fomos recepcionados pela guia Gil (Gilvanise Guedes). Amamos! Amável, extrovertida e nos levou a Carneiros e Maragogi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Ficamos muito felizes em saber que sua experiência foi tão boa quanto a da Rafa! O destino é incrível, né?
      Beijos e um ótimo 2020!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR