Quem nunca teve problemas com a bagagem aí? Nós já tivemos algumas vezes:
Algumas dessas situações são até bem corriqueiras, lamentavelmente, como danos na mala - riscos, rasgos, itens quebrados - o que não deveria acontecer, mas o ruim é saber que, quando despachamos as malas, as pessoas que passam a cuidar delas não se importam muito com essas questões. Parece até que deve rolar nos bastidores algum campeonato de "lançamento de malas" para ver que consegue arremessar mais longe a mala pesada...
E isso é só um pequeno exemplo das inúmeras possibilidades de problemas que podemos enfrentar com as malas. Em nossa última viagem para a Europa, em junho de 2018, no voo entre Malta e Sardenha, com conexão em Roma, nossas malas ficaram em Roma e não chegaram no aeroporto de Alghero, na Sardenha. Foi um estresse! Você fica sem saber com certeza se a mala ficou em Roma, se foi para outro lugar por engano, quando chegará na Sardenha, se chegará a tempo de você pegar em Alghero, se a cia aérea terá que levar a mala para o seu próximo destino... e o pior: seus pertences! Você fica na aflição de não saber quando vai reaver seus pertences, se precisará comprar roupas, um gasto que não estava planejado...
Por essas e outras, que vamos compartilhar com vocês algumas dicas bem legais de cuidados com as bagagens, enviadas pela April Brasil Seguro Viagem, nossa parceira nas últimas viagens que fizemos para fora do país, que nos deixou tranquila por sabermos que poderíamos contar com eles.
Algumas dessas dicas podem até parecer meio óbvias para viajantes profissionais, mas até mesmo nós, que vivemos viajando, às vezes nos esquecemos de alguns detalhes. Vocês acreditam que nesta situação da Sardenha, por exemplo, o Julio não tinha uma muda de roupa extra sequer na mochila dele? Pois é... acho que não aconteceria isso do extravio da bagagem, mas a verdade é que devemos estar preparados para tudo para ao menos minimizarmos os estresses.
- mala extraviada,
- bagagem violada (golpe da cesárea, com o sumiço de bens de dentro da mala),
- mala danificada com furo, com rasgado, com alça descosturada ou quebrada...
- e até mesmo com a mala chegando na esteira aberta e roupa para fora! Eu juro que já passei por isso e tive vontade de fingir que aquela mala não era minha ou de sentar e chorar.
E isso é só um pequeno exemplo das inúmeras possibilidades de problemas que podemos enfrentar com as malas. Em nossa última viagem para a Europa, em junho de 2018, no voo entre Malta e Sardenha, com conexão em Roma, nossas malas ficaram em Roma e não chegaram no aeroporto de Alghero, na Sardenha. Foi um estresse! Você fica sem saber com certeza se a mala ficou em Roma, se foi para outro lugar por engano, quando chegará na Sardenha, se chegará a tempo de você pegar em Alghero, se a cia aérea terá que levar a mala para o seu próximo destino... e o pior: seus pertences! Você fica na aflição de não saber quando vai reaver seus pertences, se precisará comprar roupas, um gasto que não estava planejado...
Algumas dessas dicas podem até parecer meio óbvias para viajantes profissionais, mas até mesmo nós, que vivemos viajando, às vezes nos esquecemos de alguns detalhes. Vocês acreditam que nesta situação da Sardenha, por exemplo, o Julio não tinha uma muda de roupa extra sequer na mochila dele? Pois é... acho que não aconteceria isso do extravio da bagagem, mas a verdade é que devemos estar preparados para tudo para ao menos minimizarmos os estresses.
Leve objetos de valor na bagagem de mão
Moeda estrangeira, joias ou eletrônicos devem estar na sua bagagem de mão – não importa se na bolsa, na mochila ou mala de bordo. Isso é uma recomendação das próprias companhias aéreas e qualquer indenização que você possa receber por extravio de mala não cobrirá esses objetos.
Deixe sua mala fácil de identificar
Caso sua mala seja extraviada, pode ser muito difícil identificá-la se ela for comum: preta e de tamanho médio. Aposte em características que possam diferenciá-la, como uma tag de mala com seu nome e contatos, faixas ou adesivos, uma capa de mala que também ajude a identificar e a protegê-la, cumprindo dupla função. Malas mais chamativas, como as coloridas e estampadas, também são mais fáceis de encontrar na esteira e de não serem trocadas por equívoco!
Eu também já passei por isso, mas, em tempo, consegui recuperar a minha mala que já estava na mão de outra pessoa! E o pior é que as malas eram realmente super parecidas.
Use um cadeado ou lacre
Para fechar o zíper, compre um cadeado ou lacre de malas. Existem modelos de lacre que protegem a bagagem do “golpe da cesárea”, como os da marca SealBag, que é quando abrem o zíper sem retirar o cadeado e sem deixar vestígios. Além disso, caso o passageiro vá passar pelos Estados Unidos, é recomendado adquirir o cadeado da TSA (conhecido como cadeado Universal), responsável pela segurança dos voos no país. A agência tem autorização para abrir qualquer mala e podem abrir o cadeado deles e colocá-lo de volta, sem precisar quebrá-lo.
Contrate um seguro viagem
Dessa maneira, você protege sua saúde, seu bolso e seus bens. Os produtos da April Brasil Seguro Viagem contam com indenização caso a bagagem extraviada não seja localizada. Em nossa última experiência deste caso, estávamos acobertados com a April Brasil Seguro Viagem e fizemos imediato contato via whatsapp e depois via chat online no zap. Poderíamos também ter usado o aplicativo, mas o chat online foi eficiente. Reportado o ocorrido, foi informado que, após 6 horas sem a bagagem, teríamos direito a até 200 euros para repor os itens mais importantes que não tivéssemos, como roupas, calçados, itens de higiene. Foi gerado o protocolo de atendimento relatando o ocorrido e o procedimento, se fosse necessário, era efetuar as compras com meus próprios recursos e depois solicitar o reembolso, mediante comprovação dos gastos efetuados.
Felizmente, em nosso caso, as malas chegaram no dia seguinte e não precisamos fazer compras. Deu tudo certo! Mas ficamos super tranquilos em saber que, se fosse o caso, se ficássemos mais tempo sem a mala, poderíamos comprar os itens necessários e depois contaríamos com o apoio da April Brasil Seguro Viagem.
Além disso, o plano MAX conta com a Compensação por Atraso de Bagagem, para reembolsar o viajante por despesas que ele pode ter caso a mala demore a chegar (itens de higiene pessoal, muda de roupas, etc). Por fim, é possível adquirir a cobertura de Danos à Mala, que indeniza o passageiro se sua mala for danificada.
Felizmente, em nosso caso, as malas chegaram no dia seguinte e não precisamos fazer compras. Deu tudo certo! Mas ficamos super tranquilos em saber que, se fosse o caso, se ficássemos mais tempo sem a mala, poderíamos comprar os itens necessários e depois contaríamos com o apoio da April Brasil Seguro Viagem.
Além disso, o plano MAX conta com a Compensação por Atraso de Bagagem, para reembolsar o viajante por despesas que ele pode ter caso a mala demore a chegar (itens de higiene pessoal, muda de roupas, etc). Por fim, é possível adquirir a cobertura de Danos à Mala, que indeniza o passageiro se sua mala for danificada.
Registre sua mala
Tire foto (eu sempre tiro!!), liste o que colocar dentro dela (isso eu raramente faço... confesso!) e conheça suas características gerais como marca, cor e tamanho. Isso será importante para localizá-la se ela não chegar com você.
Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.
Se, durante a viagem, você comprar itens de valor que não puder levar na bagagem de mão, guarde as notas fiscais.
E se mesmo assim você tiver problemas?
Mesmo com todas as precauções, imprevistos acontecem. Se a sua mala não estiver na esteira de bagagem, não se desespere. O primeiro passo é ir ao balcão da companhia aérea e registrar a queixa, colocando o endereço do seu hotel e contato. Esse registro é importantíssimo, seja feito no balcão da cia aérea ou no próprio balcão do aeroporto para esse fim, pois é esse registro que comprovará o ocorrido para depois solicitar os reembolsos e até mesmo mover as vias judiciais para recompor danos morais e materiais.
Guarde as notas fiscais de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.
Guarde as notas fiscais de tudo o que gastar em decorrência de estar sem mala para poder pedir o reembolso depois. Só após acabar o prazo estabelecido para entrega da mala você pode solicitar uma indenização.
Caso você receba sua mala danificada, vá direto ao balcão da companhia aérea fazer uma reclamação. Não deixe o aeroporto sem fazer isso, pois eles só aceitarão arrumá-la se você se apresentar no momento do desembarque.
Sobre a April Brasil Seguro Viagem
A April Brasil Seguro Viagem, uma subsidiária do Grupo April, desenvolve, distribui e administra soluções em seguros e assistências em viagem no Brasil e no mundo. Não importa o tipo de viajante, o estilo ou a duração da viagem, a equipe de mais de 200 membros da April Brasil e sua rede de mais de 60 mil prestadores de assistência, nacionais e internacionais, trabalham 24 horas por dia para auxiliar em situações de emergência, com o objetivo de tornar a experiência em viagem muito mais tranquila para seus passageiros. Para mais informações, acesse www.aprilbrasil.com.br.
Sobre o Grupo April
Criada em 1988, a April é um grupo internacional de serviços de seguros que desenvolve a atividade em 31 países na Europa, América, Ásia, África e Oriente Médio, e é líder dos corretores na França. Cotado na Euronext Paris, o grupo realizou, em 2017, um volume de negócios de 928,4 milhões de euros. Seus 3.800 colaboradores criam, administram e distribuem soluções especializadas de seguros (vida, saúde previdência, danos, mobilidade e proteção jurídica), bem como a prestação de assistência a particulares, profissionais e empresas, guiando a ambição da April: tornar os seguros mais simples e mais acessíveis a todos. Impulsionado por uma forte cultura empresarial, o grupo pretende propor a seus clientes uma experiência com seguros mais fácil através de produtos e serviços adaptados, e com uma relação personalizada. www.april.com.
Postar um comentário