21 setembro 2018

Centro de Portugal apresenta seus castelos e roteiros românticos, com muito vinho!

Aos casais in love de plantão, colem aqui nas dicas que vamos dar para curtir a terrinha em clima de romance com direito a castelos e muitos vinhos, pelo Centro de Portugal, região pela qual nutro forte carinho porque conheço boa parte das principais cidades, que visitei anos atrás, e também porque tenho primos que lá residem e sempre acompanho à distância suas rotinas, morrendo de saudades deles.

Sortelha
Você provavelmente já ouviu falar desta região do Centro de Portugal, até porque algumas de suas cidades são bem famosas dentre brasileiros, como Coimbra, Aveiro, Nazaré, Fátima, Viseu, Óbidos e Tomar, dentre outras. Com vasto território, o Centro de Portugal ostenta inúmeros patrimônios da UNESCO, monumentos impressionantes, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita.

A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

Roteiro de Pedro e Inês em Coimbra

O que muita gente não sabe é que o romance mais marcante da história de Portugal aconteceu no século XIV, numa verdadeira releitura de "Romeu e Julieta" em uma versão verídica portuguesa que hoje em dia é chamada de a lenda de Pedro e Inês.

E como se trata de uma versão portuguesa do clássico de Shakespeare, vocês já imaginam que o final seja trágico, não é mesmo?  Se você quiser saber mais sobre a história por trás da expressão "Inês é Morta" , clique aqui. 

Mosteiro de Alcobaça
Atualmente, os lugares onde aconteceram os principais fatos da história tornaram-se pontos turísticos muito procurados, como a Fonte das Lágrimas, a Fonte dos Amores e o Mosteiro de Alcobaça, que são paradas obrigatórias para aqueles casais que querem conhecer um pouco da história de amor que ecoa até os dias de hoje em Portugal.

Entrada da Fonte dos Amores

Água da Fonte das Lágrimas
Mas, se você não quiser saber de histórias trágicas, mas sim quiser se sentir como um rei ou rainha e for do tipo que adora a Idade Média, vilarejos antigos, uma verdadeira viagem no tempo, venha conferir cinco castelos de tirar o fôlego que certamente vão te impressionar e te fazer ficar ainda mais curioso pela rica história portuguesa. 

Obs: Não sei vocês, mas eu sou muito fã da história medieval europeia e não resisto a um castelo quando vou ao Velho Continente... tento sempre incluir um no roteiro!!

Castelos do Centro de Portugal

Passear pelo Centro de Portugal pode ser uma verdadeira viagem no tempo: de igrejas suntuosas a castelos medievais, passando por enormes conventos, são inúmeras as construções capazes de tirar o fôlego de qualquer um. 

Almourol


Considerado um dos mais bonitos de Portugal, o Castelo de Almourol fica numa pequena ilha escarpada em meio ao rio Tejo.

Almourol
É um monumento medieval que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista. A visita vale ainda mais a pena porque, para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco.

Ourém


Em Portugal, esta foi uma das mais inovadoras obras de arquitetura militar do século XV. Imponente, é uma construção de respeito, tendo sido lar dos Condes de Ourém durante um período. E, como fica no topo de uma colina, é visível de toda a cidade!

Leiria


Marcante na paisagem de Leiria, este castelo é um espaço agradável para passear já que tem mais de uma atração: a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais, a torre de menagem e, principalmente, a maravilhosa vista da paisagem.

Sortelha


Sortelha

Sortelha

Na fronteira com a Espanha, esta construção foi importante para a defesa do território português no período medieval, já que sua posição estratégica permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam parte de Sortelha que é conhecida como “aldeia velha”, onde estão diversas casinhas charmosas, todas construídas em granito.

Sortelha

Sortelha

Tomar


Convento em Tomar

É uma importante estrutura militar portuguesa. Mais que isso, no entanto, conta um momento único da história do país, já que suas muralhas abrigam também o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo: os Templários.

Tomar

Vamos combinar que Portugal estará sempre associada à sua excelente gastronomia, não é mesmo? Impossível não pensar em seus vinhos... agora imagine a cena de você admirando um desses castelos ao lado do seu amor com uma boa taça de vinho português em mãos? Mas, como não só de castelos vive o Centro de Portugal, região esta que tem muito mais a oferecer aos casais românticos, fiquem sabendo que há muitos outros lugares espalhados por suas vilas e cidades, com paisagens lindíssimas, excelentes restaurantes e hotéis com charme e conforto singular.

Vejam aqui dicas para o seu roteiro de lua de mel, bodas ou mesmo uma escapadinha a dois para celebrar um momento especial no Centro de Portugal:

Passeio de Moliceiro em Aveiro


Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa” por ser cortada por canais, as chamadas rias. Mas não são as gôndolas que circulam pela cidade, e sim barcos conhecidos como moliceiros.

Ria de Aveiro e seus Moliceiros

Percorrer os canais urbanos a bordo de um moliceiro, em especial no final da tarde, quando o sol se põe, promete ser uma lembrança incrível da viagem, além de garantir fotos lindíssimas. É um passeio tomado pelo clima romântico.

Rotas do Vinho


Vinhas - Casa Insua

Quem não gosta de degustar um bom vinho com a sua alma gêmea? Com cenários inesquecíveis e patrimônio histórico sem igual, o Centro de Portugal oferece experiências exclusivas para os amantes dos vinhos.

Quinta Encontro na Bairrada

Aventure-se pelos roteiros vinícolas na Rota da Vinha e do Vinho do Oeste, a Bairrada ou a famosa região do Dão, onde se produzem vinhos desde o século XII, realizando uma genuína experiência portuguesa.

É no Centro de Portugal que fica a região do Dão, produtora de vinhos encorpados que estão entre os melhores do país. E, no mês de setembro, ocorrem as vindimas, que são a colheita da uva e o início da produção desta tão amada bebida.

Vinhas do Dão

Celebrando este momento, a cidade de Viseu realiza, anualmente, a Festa das Vindimas, uma ótima oportunidade para conhecer melhor o destino e seus vinhos, mas, principalmente, para relaxar e se divertir muito.

Viseu

São quatro dias com experiências pensadas para turistas e amantes de vinhos, repletos de sabores da terra. Este ano, será entre os dias 20 e 23 de setembro. Confira abaixo cinco atividades que você pode fazer neste incrível evento.

Assistir a um show


Uma festa não é uma festa se não tiver música. Por isso, na Festa das Vindimas é possível curtir shows de diversos artistas portugueses. A melhor parte é que eles acontecem em locais emblemáticos da cidade, como o Adro da Sé e o Rossio.

Adro da Sé - Viseu - Credito Victor Carvalho

Participar das vindimas nas quintas produtoras


Não tem como ir até a Festa das Vindimas e não participar de alguma das atividades tradicionais. Várias propriedades abrem suas portas para os visitantes colocarem a mão na massa, seja na colheita ou na pisa das uvas. Vale até mesmo ir em mais de uma, já que a experiência promete ser diferente a cada vez.

Igreja da Misericórdia de Viseu - Centro de Portugal - Credito Victor Carvalho

Correr em uma meia maratona


Já é tradicional que o último dia do evento tenha uma meia maratona, a EDP Running Wonders Viseu, conhecida como Corrida da Emoção. Mas não se preocupe se você não tem preparo físico para correr 21 quilômetros: também há provas de Mini Maratona (dez quilômetros) e Caminhada (cinco quilômetros).

Praça da Republica - Viseu - Credito Victor Carvalho

Provar vinhos no Mercado dos Vinhos e Sabores


O Mercado 2 de Maio é o meeting point do evento, onde acontece a maior parte da programação. É lá que fica o Mercado dos Vinhos e Sabores, onde se pode provar não apenas os vinhos da região, mas queijos, enchidos, doces, geleias, entre outros.

Conhecer Viseu


Viseu, cidade onde moram alguns de meus primos, está a cerca de 100 quilômetros de Coimbra e 80 quilômetros de Aveiro, no coração de Portugal. 

Igreja da Misericórdia de Viseu - Centro de Portugal - Credito Victor Carvalho

É uma cidade com muita história para contar, um patrimônio de mais de 2.500 anos e muitas atrações a descobrir, como a Cava de Viriato, o Centro Histórico, a Sé de Viseu e o Museu Nacional Grão Vasco.

 Para mais informações sobre o Centro de Portugal, acesse www.centerofportugal.com.



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR