25 abril 2018

Empório Jardim: café da manhã no Rio que reúne arte e gastronomia

Por Bia Medina (do instagram @4amigaseuminstaviajante)

Arquitetura, arte, natureza e boa gastronomia: tem como não ser incrível?

Se tem uma coisa que eu adoro é aproveitar as horas de sol... estou sempre procurando um lugar diferente no Rio para curtir o dia ao ar livre, tomar um drink com os amigos ou apreciar a primeira refeição do dia... Aliás, quem não ama um passeio bem dolce far niente assim? 



E com essa proposta em mente, adorei o convite para representar o Apaixonados por Viagens e conhecer, na semana passada, o Empório Jardim Rio, no Instituto Moreira Salles.  E adivinhem? Eu Ameeeeeeeeei! 

O Empório Jardim é uma délicatesse / bistrô/ café / padaria / restaurante (ufa!rs) e tem sido eleito nos últimos 3 anos como melhor café da manhã do Rio pelas revistas Veja Rio e Época. 




Não é para menos! As meninas (3 sócias e amigas) acertaram em cheio na definição da dinâmica da casa e, claro, dos sabores: com pratos servidos o dia inteiro, o cardápio é recheado de delícias, das opções veganas ao picadinho de mignon, o menu da casa oferece excelentes opções para o almoço/jantar, sem falar, é claro, do menu do café da manhã/brunch. 


O café, servido a qualquer hora do dia (alô baladeiros que só caem da cama meio dia!), conta com incríveis combinações de ovos (como beneditinos, gregos, marroquinos, mexidos), tapiocas, sanduíches, frios, pães (inclusive baguetes com fermentação natural), bolos, tortas, croissants, croque madame e monsieur (um dos meus favoritos), dentre outras maravilhas. 

Tudo de fabricação própria, feitos com muito carinho pelas mãos das próprias sócias e chefs



Obs da Lily: sou simplesmente apaixonada pelos Ovos Benedict do Empório Jardim, especialmente o servido com salmão defumado, bem como o Croque Madame e o Pão de Queijo Gruyere. Só de lembrar, já fico com água na boca e muito desejo de sair correndo e ir lá me deleitar com essas obras primas da casa.

Última visita da Lily foi em Novembro de 2017... já está na hora de voltar

Croque Madame dos Deuses!

E o pão de queijo? Esse merece um paragrafo próprio! Hahaha. O pão de queijo gruyere de lá é MARAVILHOSO! Você precisa provar! Palavra de especialista (sou mineira, então me considero especialista, ok? Rs). 

Não deixe também de provar os chás gelados, o chocolate quente e o cookão de 2 chocolates belgas: combinação para nenhuma TPM colocar defeito =) Já estou ficando com água na boca só de lembrar!

O Empório Jardim possui, além da área climatizada, mesinhas em frente ao lago, tendo ao fundo um painel de azulejos de Burle Marx


Impossível não tirar mil fotos! 



O Jardim possui 2 endereços (e está prestes a inaugurar o terceiro, que será em Ipanema): Jardim Botânico e dentro do Instituto Moreira Salles (IMS), na Gávea. 

E, aproveitando a ida ao Empório Jardim, não deixe de conjugar com um ótimo passeio pelo IMS  que merece algumas boas horas para contemplar todo o seu espaço. CLIQUE AQUI e leia no Apaixonados por Viagens sobre uma das idas da Lily ao IMS.




A antiga residência do embaixador Moreira Salles conta com exposições, sala de cinema, oficinas e um impressionante acervo de fotografia, música, literatura e iconografia. A entrada para as exposições é gratuita e o Instituto abriga o maior acervo fotográfico da América Latina! 



A casa em si já é um atrativo: projetada na década de 50 pelo arquiteto Olavo Redig, é uma das mais lindas da cidade, com vista para o morro Dois Irmãos, jardins de Burle Marx e ampla área verde da Floresta da Tijuca, ou seja, um verdadeiro oásis no coração da selva de pedra da zona sul! 





É um passeio cultural, no meio da mata atlântica, com uma natureza exuberante de palco principal. 



E nas palavras das próprias sócias (lindas Paula, Branca e Iona), pois ninguém melhor do que elas para descrever tão carinhosamente esse lugar - que, sem dúvidas, tornou-se um dos meus lugares favoritos do Rio: “Acreditávamos que podíamos ter um lugar charmoso, aconchegante e ao mesmo tempo contemporâneo, que servisse café da manhã o dia inteiro, onde o cliente pudesse fazer suas próprias escolhas. Assim nasceu o nosso Jardim, onde não há combo pronto de café da manhã (cada cliente monta o seu), muito menos horário limite: servimos café da manhã até de noite. E servimos almoço, jantar e sobremesas de tirar o fôlego. Tudo produzido aqui no Jardim: dos pães aos doces, das geleias à manteiga de figo, das quiches para encomenda ao picadinho para saborear aqui”. Fofas, ne? 




É sem dúvida um passeio imperdível para os cariocas e visitantes que querem, além de desfrutar de uma ótima refeição, um atendimento muito gentil e simpático por parte de todos os funcionários, poderão curtir um dia diferente, com muito verde e cheio de cultura! 




Dica: em épocas de mais festivas como fim de ano, datas comemorativas (Dia das Mães), recomendamos fazer a reserva de mesa com antecedência, ou ir com um cadinho de paciência para esperar na fila ou, ainda, chegar cedo, até umas 9h, para conseguir mesa.

Agora, se você não faz questão de um café da manhã / brunch, mas gostaria de degustar essas delícias em outro horário, considerando que o o menu do café da manhã é servido o dia todo, a dica boa é ir de tarde, quando o movimento no Empório Jardim é menor do que de manhã, com mais chances de chegar lá e pegar uma mesa na hora, sem precisar enfrentar fila de espera. 


** INFORMAÇÕES DO SERVIÇO **

- Horário de funcionamento: de 11h as 20h e aos finais de semana de 10 as 20h 


- Contato para reservas:  21 3284-7424. 

- Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro. 

- Estacionamento e bicicletário gratuitos no local (sujeitos à lotação) 

- No TripAdvisor: 

. Empório Jardim no Jardim Botânico: com cerca de 600 avaliações, conta com nota 9, Certificado de Excelência e encontra-se na 56ª posição no ranking de 13.000 (é trez mil mesmo) restaurantes classificados no Rio de Janeiro - CLIQUE AQUI e leia os comentários

. Empório Jardim no IMS: com 40 avaliações, conta com nota 9 e encontra-se na 15ª posição no ranking de 57 Padarias no Rio de Janeiro - CLIQUE AQUI e leia os comentários


Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR