Em nossas últimas férias - Fevereiro / Março 2018 - percorremos por 23 dias alguns destinos incríveis e paradisíacos pelo Caribe: Panamá, Bahamas e Cuba. Acompanharam nossa viagem pelo instagram?
Se sim... muito bem! Assim que a gente gosta =P
Se não... ai ai ai ... que puxa! Mas calma que tem jeito de rever essa aventura, dando aquela espiadinha na tag #ApaixonadosPorViagensCaribe18 onde você encontrará todas as fotos da viagem, com muitas dicas na legenda e muita inspiração para você planejar sua próxima trip!
Agora, o assunto aqui é super importante e vira e mexe as pessoas perguntam: vale mesmo a pena fazer Seguro Viagem? Bem... isso é uma questão pessoal, mas também de consciência de cada um que vai avaliar onde pesa o seu orçamento e até onde quer se arriscar, ok?
Conheço vários que viajam sem e ficam contando com a sorte de nada acontecer. Deus me livre! Eu jamais faria isso... acho super arriscado e depois, se realmente acontecer algo, desde uma gripe até um corte ou torção no pé, ou seja, coisas simples, até algo mais grave, o prejuízo poderá ser bem alto a depender do país que você visitar com os custos de tratamentos. Por isso mesmo que nunca recomendo viajar sem Seguro Viagem para fora do Brasil.
E dentro do Brasil? Aí depende se você tem um Seguro Saúde com abrangência nacional ou não. O meu é Unimed-Rio Delta com abrangência nacional e, por conta disso, fico tranquila em viajar dentro do Brasil sem o seguro. Agora, é claro que o Seguro Viagem não é só para questões relacionadas à saúde, mas também poderá ser acionado em outras questões como dano em bagagem, extravio de bagagem... é uma mão na roda para esses casos que o seu Seguro Saúde brasileiro não vai te ajudar.
A pergunta que não quer calar é: e o seguro do Cartão de Crédito? Sim sim... existem alguns que são famosos, como o do Visa Platinum que eu mesma já viajei uma vez com ele, mas não precisei acionar, portanto não sei dizer se seria eficiente ou não. E por que eu fiz isso? Então, era uma viagem que eu julguei não apresentar muitos riscos, com turismo urbano, em ritmo tranquilo, sem aventuras e, como havia comprado a passagem aérea com o meu cartão, naquela época, com um orçamento mais enxuto, eu mensurei esses riscos e decidi fazer essa aposta.
Hoje em dia eu já fico com mais medo porque são vários os relatos de pessoas que não foram bem atendidas pelos seguros de viagem dos cartões de crédito, além de relatos de que, no geral, você precisa primeiro desembolsar a quantia do atendimento médico ou do tratamento necessário para só depois (depois mesmo... às vezes muitos meses depois) reaver via reembolso o valor dispendido e esse valor pode não estar disponível para você no momento de necessidade... ou seja, são tantas as variáveis e tantas as dificuldades que eu prefiro seguir o bom e velho ditado de que O SEGURO MORREU DE VELHO e eu opto hoje em dia por viajar com tranquilidade e em paz!
E dessa vez, para o Caribe, nós fomos muito bem acompanhados e acobertados pela April Brasil Seguro Viagem, que nos apoiou em nossa viagem e nos transmitiu a tranquilidade para nos acudir em situação de sinistro.
O que eu posso dizer quanto à eficiência deste seguro? Bem, honestamente falando, eu não busco contratar um Seguro Viagem pensando em acioná-lo. E, graças a Deus, não precisamos acionar o nosso seguro April .
Em resumo, eu não posso falar quanto à sua eficiência porque eu não precisei usar para fazer um teste, mas eu estava muito tranquila porque fiz uma pesquisa antes, que vou apresentar para vocês, com base no site Reclame Aqui, que mostra o número de reclamações que o serviço recebeu nos últimos 12 meses e, comparando com outros Seguros de Viagem, a April Seguro Viagem está bem rankeada no quesito pouco número de reclamações recebidas.
Vejamos então (pesquisa na data de publicação da matéria):
- April Seguro Viagem conta com 26 reclamações nos últimos 12 meses - clique aqui e confira (com 100% das reclamações atendidas, de acordo com o site)
- Vital Card conta com 40 reclamações nos últimos 12 meses - clique aqui e confira
- Mondial Assistance conta com 122 reclamações nos últimos 12 meses - clique aqui e confira
- AssistCard conta com 252 reclamações nos últimos 12 meses - clique aqui e confira
- Porto Seguro conta com 7560 nos últimos 12 meses - clique aqui e confira (mas o Porto Seguro é uma seguradora mais abrangente, que lida também com seguros de carros e casas, por exemplo, e não apenas viagens).
Com base nisso, eu presumo que a April Seguro Viagem esteja caminhando bem neste sentido de atendimento ao seu cliente com presteza e atenção e, como também não tive nenhum problema durante a viagem, eu certamente viajaria com eles de novo, ainda mais considerando o destino que, no nosso caso, envolvia atividades de risco, ainda que pequenos, como nadar com tubarões, visitar ilhas habitadas por iguanas, praias com arraias, ilha de porcos que nadam...
Tudo isso pesou bastante na nossa decisão de viajar com Seguro Viagem!
Em nosso roteiro, no Panamá, a gente ficou 4 dias inseridos em uma realidade bem precária, de uma tribo indígena, dos Kuna Yala, que mora no Caribe, na região de San Blás. Eu sou daquelas que já pensa em tudo: intoxicação alimentar, bactérias, viroses, alergias a picadas de mosquitos, demais perebas... kkkk... no final das contas, deu tudo certo!
Porém, considerando a higiene duvidosa deles e a precariedade e simplicidade de seus recursos, não é nada absurdo pensar da forma como pensei. Por isso mesmo que me cerquei de cuidados, como, por exemplo, escovar os dentes com água engarrafada.
Sem deixar de mencionar os mergulhos próximos a corais, navio naufragado e até mesmo, infelizmente, algum lixo que a gente encontrava pela areia (às vezes vidro que poderia cortar o pé).
Outro momento mais crítico do roteiro foi a nossa passagem pelas Exumas, arquipélago que pertence às Bahamas, onde já era sabido que teríamos atividades mais aventureiras como nadar com tubarões, visitar ilhas de porcos e iguanas, pilotar uma lancha por conta própria.
Nada de arriscado, a princípio, pois não se trata de um turismo assim mais selvagem (tudo em tese, né? Eu sou dessas que até encara, mas sempre penso que a primeira vez pode ser comigo kkk).
Os tubarões eram os Lixas ("Nurse Shark") que, em tese, têm dentes bem pequenos, são considerados inofensivos e se alimentam por sucção.
Os porcos já estão super acostumados com os turistas (apesar de que quando o primeiro abriu o bocão para mim, eu já logo corri dele kkkk) e as iguanas... bem, essas eram as mais ousadas e, se desse muito muito mole, poderia levar uma mordidinha delas.
Agora, vamos combinar que às vezes o tal do Murphy resolve acordar e te pregar aquela pegadinha!
E se um daqueles porcos invocasse comigo e me mordesse? hahahaha... sei lá, né? Melhor prevenir do que remediar.
Fiquei mais preocupada ainda depois que li a reportagem, sobre as Bahamas, de um incidente recente, do final de 2017, em que uma turista norte americana em lua de mel foi mordida durante essa atividade de nado com tubarões (em outra ilha do arquipélago, ok? Maaaasssss, se aconteceu com ela é porque existe alguma chance de acontecer com outra pessoa). Cliquem aqui e vejam a reportagem.
Esse tipo de ataque por Nurse Shark é algo muito muito raro, mas essa infeliz aí deu azar, apesar de não ter sido grave (ela não perdeu o braço, por exemplo), foi o suficiente para estragar a lua de mel dela, né?
Logo pensei: e se fosse eu? Pronto... mais um motivo para ter um bom Seguro Viagem.
Isso sem contar que a gente resolveu alugar uma lancha nas Exumas por conta própria, sem um piloto, porque lá é permitido pilotar lanchas menores, ainda que você não tenha licença específica para pilotar, desde que demonstre algum mínimo conhecimento. Bem... mais uma vez, apesar de não ser um risco grande, vai que, né?
Deus me livre daquela lancha virar ou encalhar ou alguém se machucar... por mais cuidadosos que sejamos (e somos mesmo! Vocês que acompanham o Apaixonados sabem o quanto eu sou fresca), às vezes não é uma questão descuido, mas sim um azar.
Por fim, a viagem também contemplava no roteiro 8 dias em Cuba, um país socialista, com Saúde Pública considerada por muitos de qualidade, mas eu também não queria ter que passar perrengue por ser turista e talvez ter um atendimento mais demorado, comum de serviços públicos e de sua burocracia, razão de sobra para eu ficar mais tranquila estando acobertada por um Seguro Viagem conhecido, com contato feito em português por telefone, por whatsapp, por aplicativo, ou seja, com todas as facilidades para que, na eventualidade de precisar, estar bem amparada.
Em Varadero (Cuba), por exemplo, a gente andou de pedalinho, barco a vela, e de caiaque, atividades que consideramos ser de baixo risco. Contudo, mais uma vez, a gente tem que ter consciência de tudo o que pode acontecer, como virar o tempo, pegar uma corrente, um vento... obviamente que nós não somos doidos de desrespeitar o mar e buscamos fazer tudo com o máximo de segurança. Acontece que sabemos que algumas variáveis podem fugir do nosso controle quando estamos lidando com a natureza, não é mesmo?
O tanto de gente que eu já conheci em viagens que se acidentaram por tanta besteira como pisar em ouriço, cortar-se em pedras, cair de bicicleta ou de moto, pular de mal jeito de barco e se machucar ou até mesmo ter uma lesão em um tendão fazendo uma massagem tailandesa... olha, é sério isso, viu?
Eu já ouvi tantas e tantas histórias que algumas, a la Shakespeare, seriam cômicas se não fossem trágicas. E muitas vezes esses incidentes acontecem de situações ou lugares de onde menos se espera. Como, por exemplo, eu estava andando tranquilamente no caminho para chegar na Red Frog Beach, em Bocas del Toro (Panamá) sem sequer enxergar um jacaré bem do meu lado rsrs... ainda bem que ele não estava com fome.
No fim, deu tudo certo! Nenhum imprevisto, zero perrengue e ficaram registros memoráveis de mais uma viagem bem sucedida que guardaremos para sempre no coração!
Sobre a April Seguro Viagem:
Presente em 34 países, a April Seguro Viagem é uma empresa global de soluções em seguros e assistências, fundada em 1988 em Lyon, na França, contando com 30 anos de experiência no Mercado e 45 filiais em todo o mundo, com o objetivo de facilitar e simplificar a rotina de seus clientes e de oferecer seguros acessíveis a todos: Seguro de Acidentes Pessoais, Cancelamento de Viagem, Extravio de Bagagem e todos os itens que possibilitem a certeza de uma viagem tranquila.
No Brasil, a April oferece seguros e assistências pessoais, familiares e corporativos, apresentando uma equipe de assistência 24h por dia, sete dias por semana com profissionais qualificados e preparados para prontamente solucionar as demandas e imprevistos que possam acontecer com seus clientes durante uma viagem.
MISSÃO: Oferecer aos seus clientes uma experiência mais simples e fácil em seguros, por meio de produtos e serviços personalizados e atenção individualizada.
VISÃO: Empresa multinacional que projeta, gerencia e distribui soluções especializadas de seguros e benefícios com qualidade, foco na satisfação e no atendimento de excelência aos clientes.
VALORES:
• Múltiplas especialidades
• Cultura empresarial enraizada
• Estimular a confiança
• Ampliar os limites
• Inovar
• Simplificar
CONTATOS EM CASO DE URGÊNCIA E/OU EMERGÊNCIA
. Do exterior: +55 11 2185 9696 (ligação a cobrar - collect call)
. Do Brasil: 0800 11 0872
. WhatsApp e SMS: +55 11 99246 8232
. E-MAIL: ops@assist24h.com.br (Não utilizar o e-mail em caso de urgência / emergência, pois o envio não garante o recebimento por parte da central operativa)
. CHAT ONLINE: www.assist24h.com.br
- Para baixar o Aplicativo APRIL MÓVEL:
. Android: clique aqui
. iPhone: clique aqui
. Página no Facebook: https://www.facebook.com/AprilBrasilSeguroViagem/
Vejam aqui os números de telefones em alguns países para os quais você pode ligar diretamente para a Central de Atendimento da April sem nenhum custo.
Cuba: 537 866 4121
Cuba: 53 7 867 1315
Estados Unidos: 1 866 308 4245
França: 0800 918 069
Itália: 800 781 076
Espanha: 900 995 506
Portugal: 800 855 008
Reino Unido: 0800 169 5932
Importante: É frequente que os hotéis recusem esta facilidade pois preferem cobrar a chamada. Neste caso, guarde todos os comprovantes para solicitar o reembolso quando retornar ao Brasil. Se ligar de um hotel. solicite primeiro a comunicação com a operadora internacional e depois solicite a chamada para o número indicado. Tenha em mão o número do telefone de onde possa ser contatado posteriormente. Indique para a nossa central de assistência o número do voucher e nome da cobertura contratada.
No caso de extravio de bagagem em vôo regular, é imprescindível chamar nossa Central antes de deixar o aeroporto e ter feito a denúncia na Companhia aérea, o qual lhe entregará o certificado P.I.R. (Passenger Indemnity Report)
Dica: Utilize o sistema Brasil Direto da Embratel e solicite uma ligação a cobrar para o número 11 2185-9696.
Vejam aqui as Respostas para algumas das Perguntas mais Frequentes Sobre Seguro Viagem:
1) Com quanto tempo de antecedência devo fazer o seguro de viagem?
Você pode contratar o seguro viagem até a data de embarque, desde que ainda não tenha embarcado. Por segurança, recomendamos contratar com antecedência de três dias antes da data de embarque. Lembramos que, se os passageiros já se estiverem viajando, não é possível contratar ou prorrogar o seguro viagem sem autorização da Seguradora.
2) O que é o seguro viagem April?
Atenção: O seguro viagem não é seguro saúde! Leia atentamente as condições contratuais, observando seus direitos e obrigações, bem como o limite do capital segurado contratado para cada cobertura.
O seguro viagem da April tem por objetivo garantir ao(s) segurado(s) ou seu(s) beneficiário(s) uma indenização, limitada ao valor do capital segurado contratado, na forma de pagamento do valor contratado ou de reembolso, ou, ainda, de prestação de serviço(s), no caso da ocorrência de riscos cobertos, desde que relacionados à viagem, durante o período previamente determinado no bilhete de seguro, nos termos estabelecidos nas condições contratuais.
3) Como faço para acionar o seguro viagem?
O segurado ou, quando for o caso, seu beneficiário poderá optar por prestadores de serviço à sua livre escolha, desde que legalmente habilitados, sendo reembolsado pelas despesas efetuadas até o limite máximo do capital segurado contratado.
Caso o segurado não opte por prestadores de serviço de sua livre escolha, ele deverá contatar a central de atendimento da seguradora. Para solicitação dos serviços de assistência ou seguro em caso de urgência/emergência, a empresa APRIL coloca à disposição uma central atendimento, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. Os telefones constam no seu bilhete de seguro.
4) Já estou no destino da minha viagem, posso contratar o seguro viagem?
Se você já se encontra no destino, não é possível contratar ou prorrogar o seguro viagem da sem autorização da April. Se é o seu caso, entre em contato com a nossa central de vendas em horário comercial.
5) Não recebi/percebi o bilhete de seguro, como proceder?
Caso não tenha percebido o e-mail automático com o(s) bilhete(s), por favor verifique na caixa de spam/promoções/lixo eletrônico do seu gerenciador de emails. Por segurança e garantia, seus bilhetes também ficam disponíveis no App da April.
6) O que é o tratado de Schengen?
É um acordo assinado entre vários países europeus que visa a regulamentar a entrada de imigrantes nos países membros. É obrigatório para adentrar nos países membros possuir um seguro com cobertura para assistência médica de pelo menos 30.000 Euros.
7) Plano Familiar - Qual o grau de parentesco necessário?
Para emissão do plano familiar da April, não é necessário ser parente, basta apenas estar viajando no mesmo período. Máximo de 6 viajantes por compra.
8) Quais são as formas de pagamento disponíveis?
O pagamento pode ser efetuado com cartão de crédito em até 12 vezes sem juros, cartão de débito ou boleto bancário à vista.
9) Qual o prazo para recebimento dos bilhetes de seguro?
Se o pagamento for efetuado com cartão de crédito ou de débito, a liberação do bilhete é imediata e em poucos minutos o bilhete será enviado para o email cadastrado no ato da compra. Se o pagamento for através do boleto bancário, o prazo para envio do bilhete é de 1 dia útil após o pagamento do boleto bancário.
10) Que documento receberei para comprovar a contratação do seguro?
Você receberá por email um bilhete de seguro no formato PDF. Neste bilhete constam todas as informações necessárias: coberturas, benefícios, telefones da central de assistência etc. Este bilhete deve ser impresso e levado na viagem pois pode ser solicitado na imigração.
11) Quais os limites de idade para contratar o seguro viagem?
Não existe limite de idade.
12) Qual a data que devo colocar como a data de “IDA” no processo de compra?
Coloque como data de "IDA" no processo de compra a data de embarque, ainda que você chegue no seu destino final no dia seguinte.
13) Qual a data que devo colocar como a data de “VOLTA” no processo de compra?
Coloque como data de "VOLTA" no processo de compra a data de chegada na sua cidade de origem.
14) Se o passageiro é menor de idade e não possui CPF, como proceder?
No caso de menor de idade sem CPF, coloque o CPF da mãe, pai ou responsável.
15) Tenho que levar uma cópia do bilhete do seguro e das condições gerais na viagem?
Principalmente se o seu destino é a Europa, recomenda-se levar uma cópia do bilhete pois ele pode ser solicitado na imigração.
16) Preciso cancelar meu seguro de viagem. Como proceder?
O seguro viagem poderá ser cancelado desde que antes do início da viagem no prazo de 7 (sete) dias, a contar da data de sua contratação, tendo os valores pagos devolvidos integralmente.
17) Como age a April em caso de bagagem extraviada?
Em caso de extravio da bagagem, desde que sob a responsabilidade da companhia transportadora e comprovado através da apresentação do relatório comprobatório de perda (PIR - Property Irregularity Report), a indenização será calculada com base no peso da(s) mala(s) despachada(s), considerando o valor por quilo definido no plano contratado, respeitando o limite máximo do capital segurado da cobertura, não importando, sob qualquer alegação o valor do seu conteúdo.
17) Como age a April em caso de bagagem extraviada?
Em caso de extravio da bagagem, desde que sob a responsabilidade da companhia transportadora e comprovado através da apresentação do relatório comprobatório de perda (PIR - Property Irregularity Report), a indenização será calculada com base no peso da(s) mala(s) despachada(s), considerando o valor por quilo definido no plano contratado, respeitando o limite máximo do capital segurado da cobertura, não importando, sob qualquer alegação o valor do seu conteúdo.
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