21 dezembro 2017

Onde comer no RJ: Restaurante Hachiko, tradição em gastronomia japonesa

By Julio Paulin

Situado no andar de cima de um antigo sobrado colonial, no Corredor Cultural da Praça XV, o Restaurante Hachiko, especializado em gastronomia japonesa e considerado um dos mais tradicionais da cidade, tem um nome que consegue ser tão peculiar quanto a sua discreta localização. 



O nome é oriundo de uma história verdadeira de um cão japonês, chamado Hachi, que depois veio a ser chamado carinhosamente no diminutivo em japonês, que vira Hachiko.

A história verídica foi eternizada em um filme japonês em 1987 e também em seu remake americano, Hachi: A Dog's Tale (Sempre ao Seu Lado, título no Brasil) estrelado por nada menos que Richard Gere. Um filme comovente sobre a amizade e lealdade de um cão que espera por seu dono na estação de trem, anos após anos, mesmo depois da sua morte. Nascido na província de Akita, a qual dá origem ao nome de sua raça, no Japão, em novembro de 1923, a verdadeira história começou em 1924, quando Hachiko foi adotado pelo Dr. Eisaburo Ueno, professor do Departamento Agrícola da Universidade de Tóquio. Os cães da raça Akita são especiais, conforme as tradições japonesas: são fiéis ao extremo e geralmente “escolhem” o dono.


Hachiko morreu em 8 de março de 1935, com 11 anos, na estação onde esperou por 9 anos e 10 meses pelo retorno do Dr. Eisaburo. Atualmente, a raça Akita é Patrimônio Nacional no Japão e, para quem quiser programar uma visita ao Japão, existe uma estátua de bronze de Hachiko no portão de bilheteria da estação de Shibuya, para que a sua história nunca seja esquecida.


Mas, voltando à nossa realidade carioca, estive lá, representando o Apaixonados por Viagens, a convite da casa, para conhecer um pouco do restaurante, suas inspirações e, como bom fã de comida japonesa, estava com alta expectativa, que foi atendida a contento!

A casa trabalha apenas com rodízio e muda seu cardápio todo dia, o que já foi uma surpresa para mim. Super bacana essa proposta, por se tratar de um restaurante localizado no Centro da Cidade, onde muitos almoçam todo dia. Assim, o seu usuário assíduo não vai enjoar de forma alguma.

O almoço custa R$118,90 e o jantar R$121,90 (valores de novembro de 2017). Nós fomos servidos conforme o abaixo passo a explicar:


Os cardápios trazem opções de pratos quentes e frios, para todos os gostos, com bebidas cobradas à parte.


O cappuccino de cogumelo é fantástico. Realmente um prato a se repetir. Não saia de lá sem experimentá-lo.


As porções são normalmente pequenas para conseguir provar de tudo de tudo um pouco e sugiro que faça essa experiência da forma mais completa que conseguir. 

Por outro lado, é até uma pena certos pratos serem tão pequenos, como a deliciosa barriga suína confitada por 7hs com mousseline de baroa.


Abaixo, no sentido horário, outros pratos do cardápio do dia: Arraia (arraia grelhada com marinado de legumes e vinagrete), Ceviche (namorado ao leite de coco, geleia de beterraba e chips de batata doce), Cordeiro (Em seu próprio molho com cuscuz marroquino e frutas cristalizadas) e Meca Oriental (Peixe branco grelhado com espuma de wasabi e teryaki de abacaxi)


Continuamos com rolinhos variados, duplas de Xerelete ao teriaki morno e o famoso e delicioso Confit de Canard (pato confitado sobre frutas caramelizadas). Tudo muito bem preparado e com apresentação de comer com os olhos, literalmente!


Preparem-se para comer muito e comer bem. Além dos pratos do cardápio do dia, foram servidos para a gente conhecer: Rolinhos-primavera, espetinhos empanados de camarão, bolinhos de pato, combinados variados contendo vários tipos de sushi, sashimi, carpaccio de salmão ao teriyaki, ceviche de lagosta, ceviche de polvo....


E no final não poderia faltar uma sobremesa para fechar a noite: banana, cortada bem fininha, com canela.


Já entenderam que tem que ir lá com muita fome para dar conta de comer tudo? É isso mesmo, mas toda essa preparação valerá a pena porque você com certeza sairá feliz e satisfeito!

O preço pode parecer alto, mas a qualidade da comida justifica cada centavo, afinal não é à toa que sua classificação no Tripadvisor seja tão boa... não é "qualquer" restaurante que ocupa o número 13, hoje em dia no Rio de Janeiro, num cenário com cerca de 13 mil (sim... mil!) restaurantes classicados pelo site. Número 13 e ainda tem o selo Traveller`s Choice 2017! Não é pouca coisa, hein? Clique Aqui e veja os comentários.

** Ficha técnica **

Restaurante Hachiko
- Endereço: Travessa do Paço, 10 – Sobrado – Centro – RJ
- Telefones: (21) 2533-6366 | 2210-1950


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR