08 dezembro 2017

Cave Nacional: para muitas taças de bons vinhos!

By Rafa Pinto

Essa semana fomos representar o Apaixonados por Viagens em mais um evento delicioso e pudemos conhecer a Cave Nacional, Restobar especializado em vinhos brasileiros, em funcionamento há menos de 1 ano, localizado na Rua Dezenove de Fevereiro, a rua que promete ser o novo burburinho de Botafogo.



Diferentemente do que estamos acostumados a ver no bairro, que tem uma vasta gama de opções de cervejarias e hamburguerias, a Cave Nacional oferece aos clientes uma proposta diferenciada, ofertando ótimos rótulos de vinhos nacionais, com especial apreço pelos pequenos produtores de vários pontos do Brasil.


Você não encontrará na Casa os vinhos nacionais comerciais com que já estamos habituados a ver nos grandes supermercados, mas sim produtos selecionados a dedo por uma equipe especializada em vinhos de alta qualidade e que podem ser consumidos tanto no local como também podem ser levados para casa com um preço diferenciado, fato esse propositalmente pensado para incentivar os locais a consumirem mais vinho em casa, o que culturalmente ainda não é comum no Brasil.

A casa subdivide-se em três ambientes: o restaurante, no térreo, a adega climatizada, nos fundos, e no andar superior um ambiente para degustação e eventos afins, cuja capacidade é de 16 pessoas para degustação e 18 para jantar. Caso queira fazer alguma programação particular, saibam que a partir de 12 pessoas já é possível reservar o espaço, que sempre terá como foco os vinhos.


Tinto, Branco, Rosé, ou Espumante, a Cave Nacional possui produtos de altíssima qualidade e que na ocasião tive o prazer de degustar três rótulos de maneira descontraída e informal, sem os grandes protocolos e formalidades que envolvem o universo do vinho. De maneira clara e alegre, a sócia da Cave Nacional apresentou-nos os vinhos com bastante propriedade e paixão, o que resultou em uma noite bastante agradável.


Primeiro, foi-nos servido o Azzul Cattacini, espumante feito com a primeira uva plantada no Brasil, a Peverella, que até então eu desconhecia. Produzida pelo método champenoise, método tradicional da região francesa de Champagne, a bebida é envelhecida por um ano e meio sobre as próprias leveduras da fermentação. O resultado é um espumante delicado, refrescante, com sabor equilibrado e seco, excelente para os dias mais quentes.

Curiosidade: Algo que me chamou atenção durante a degustação foi o fato de "escutar" o espumante após servido. Gente, façam isso e depois voltem aqui para me contar que não estou louca... hahaha. É um barulhinho tão relaxante que não sei como nunca tinha feito isso antes...rs.

O segundo servido foi o Fabian, um vinho branco jovem, oriundo da região de Nova Pádua, no Rio Grande do Sul. Produzido com a uva Chardonnay, a segunda uva mais cultivada no Brasil, a bebida possui aroma de frutas cítricas e sabor frutado, levemente doce e com bom frescor.


Entre uma degustação e outra, a mesa estava repleta de diversos queijos, presunto parma, torradinhas e bruschettas clássicas, mas tudo de forma bem leve, sempre respeitando a harmonização.



O terceiro e último vinho servido foi o tinto Enoteca, da marca dos vinhos premium da Dal Pizzol Vinhos Finos. Produzido com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc é ótimo para acompanhar carnes vermelhas, pratos com molhos condimentados e exóticos e queijos como Grana Padano, Manchego, Pecorino, Provolone, etc. Esse tinto tem uma cor muito bonita, vermelho bem escuro, é encorpado e com sabor agradável.


Gostei muito da experiência e achei uma opção incrível para quem pretende conhecer mais os vinhos brasileiros, que caminham a passo de formiguinha frente aos nossos países vizinhos, como Chile e Argentina, mas que possuem potencial para crescer tanto quanto nossos hermanos.


As degustações podem ser realizadas para grupos fechados, devendo ser agendadas com o mínimo de 2 dias de antecedência, e por serem experiências personalizadas a casa cobra pelos itens consumidos (vinhos da prova, outras bebidas e comidas) pelo preço de cardápio.


Já os eventos abertos ocorrem uma vez por semana, geralmente às terças, quartas ou quintas. Os preços começam em R$55,00 por pessoa e pode variar, dependendo dos vinhos que serão servidos. O valor geralmente inclui os vinhos da prova e água da casa. Com duração de aproximadamente 1 hora, as pessoas costumam descer para o bar para comer e então pagam o que consumirem à parte.


O Rio de Janeiro sem dúvidas ganhou um estabelecimento de peso, principalmente considerando que é a cidade que mais recebe turistas estrangeiros do país, e que chegam ao Brasil querendo conhecer o que é nosso, e que agora têm a possibilidade de conhecer vários vinhos em um só local.


Além disso, é uma ótima opção para quem busca uma programação diferenciada e a dois, pois trata-se de um ambiente com decoração intimista, rústico-chique e com boa música ambiente, que juntos fazem do local algo aconchegante, isso sem contar que a casa pratica preços justos, como pode ser visto no cardápio abaixo, impresso no jogo americano:


Além de ser um restobar, a Cave Nacional é também uma loja virtual, que faz entrega para todo Brasil.


Informações adicionais - Cave Nacional

- Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 151, Botafogo (350 metros do metrô - Estação Botafogo).

- Funcionamento: Terça à quinta - de 17h00 às 00h00 - Sexta e sábado de 17h00 às 01h00.

- Telefone: (21) 2146-5334

- Horário de Funcionamento: a casa costuma abrir a partir das 17h

- Instagram: https://www.instagram.com/cavenacional/

- Facebook: https://www.facebook.com/cavenacional/

- TripAdvisor: clique aqui e veja os comentários que atribuíram à casa a nota 9 (avaliação dada na data da publicação da matéria)



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR