13 setembro 2017

Pow Boteco de Espumante: onde comer e beber no Rio de Janeiro

Garrafas vazias ficam cheias de Histórias!

Quem disse que não pode ter Boteco de Espumante está muito enganado e o Pow chegou na Lapa, o berço da boemia carioca, para quebrar paradigmas e desmistificar esse conceito elitista em torno dos espumantes!



Após 2 anos de obras, o casarão de histórico do século XIX, mais especificamente de 1883, com 4 andares, finalmente foi inaugurado pelos sócios Luiz Fernando Macedo e Andre Bocater Szeneszi, no final de 2016, para tornar-se a maior e mais exclusiva vitrine de rótulos de espumantes 100% nacionais!


Sim, isso mesmo! Só entram na casa espumantes genuinamente brasileiros e por isso mesmo que o Pow é um Boteco de Espumantes e não uma champanheria (para quem não sabe, só pode ser chamado de champagne o espumante vindo da região de Champagne na França, salvo raras exceções que conseguiram manter a denominação apesar de estar fora da região francesa, como no caso da vinícola  Peterlongo, em Bento Gonçalves / RS - clique aqui e veja mais sobre o assunto).




São mais de 80 rótulos das mais diversas regiões produtoras do Brasil!! Ou seja, o 1º Boteco de Espumante do Brasil chegou chegando para ser a embaixada do espumante nacional, valorizando a classe de vinhos de maior reconhecimento produzida no país, para a nossa alegria.




E nós estivemos lá conferindo os detalhes desse novo estabelecimento que veio a enriquecer o cenário enogastronômico carioca, provando para o seu público que o nosso país tem muita coisa boa a oferecer quando o assunto é espumantes de qualidade, inclusive, considerados por alguns especialistas como tão bons quanto alguns dos melhores do mundo.



Funcionando de segunda a sexta (aos sábados, por enquanto, somente no primeiro sábado do mês e apenas para almoço, para acompanhar a feira do Lavradio), a casa, que é uma mistura de bar, restaurante e boate, oferece aos frequentadores e apreciadores de espumante 4 andares com restaurante, mezanino, lounge VIP, DJ e muita música boa!




A decoração é leve, moderna, contemporânea e descontraída! Ótimo para curtir a dois ou com amigos em uma atmosfera descolada, mas ao mesmo tempo elegante, sem perder aquele toque da ginga e informalidade carioca.


Adorei as frases de efeito que adornam algumas das paredes em lousa escura. É claro que não poderiam faltar taças e garrafas para decorar a casa.


Além disso, luz baixa confere um clima mais intimista, apesar de ser um ambiente que se pretende a agitar as noites cariocas, ainda mais em seu lounge VIP da Chandon, onde é possível, inclusive, organizar confraternizações e aniversários (no momento, o Pow ainda não cobra pela reserva do espaço e isso é um diferencial porque o espaço do lounge é ótimo, fica bastante exclusivo para uma comemoração, com decoração super estilosa, almofadas, sofá e um espelho lindo compondo o ambiente... vale a pena considerar fazer a sua festa por lá, viu?).



Visitar o Pow me fez lembrar de um grupo no Orkut (sim... eu sou velha... sou do tempo do Orkut mesmo, tá? rsrsrs) que seja chamava "Pela Banalização do Espumante". Guardadas as devidas proporções e risadas, o grande objetivo da casa é mesmo o da democratização dessa bebida que é tão deliciosa e perfeita para o clima tropical carioca, com o calor que faz nessa cidade que harmoniza muito bem com um espumante geladinho, não acham?



Assim, descomplicando o ato de beber vinhos espumantes, com garçons muito bem instruídos para atender os clientes e sugerir o rótulo que tenha mais a ver com você, com o dia ou com o prato que você deseja experimentar, o Pow pensou em tudo e trouxe um cardápio com preços acessíveis, especialmente se você pensar em Rio de Janeiro, pois, com diversos espumantes custando menos de R$100,00, houve essa sensibilidade de oferecer uma ótima seleção com preços que estejam ao alcance das pessoas.


Detalhe: alguns dos espumantes podem ser pedidos em taça ou a garrafa.

Pizzato, Cave Geisse, Miolo, Chandon, Viapiana, Don Guerino, Catacini, Casa Perini, Hermann, Massimiliano, Dal Pizzol, Salton, Peterlongo, dentre outros, estão esperando por você lá no Pow!


Nós experimentamos alguns espumantes e ainda ganhamos um ano final! Como não amar, né?

Os que mais nos agradaram foram o rótulo da casa, elaborado especialmente pela Pizzato, nas versões Pow Brut e Pow Brut Rose.


O trabalho da Pizzato ficou incrível, bastante agradável, e os espumantes Pow surpreendem com sua cremosidade e frescor. Vale a pena experimentar! Cabe também destacar dois rótulos premiados pelo Guia Descorchados 2016, o Vertigo Nature da Pizzato e o Cave Geisse  Terroir Nature. Ou seja, será difícil escolher só um para degustar, hein?


Merece também nossa atenção o cardápio bastante criativo de comidinhas, assinado e desenvolvido pela Chef Raquel Poletto, especialmente elaborado para acompanhar e harmonizar com os espumantes servidos pela casa, com petiscos e sandubas gourmets. 



Nós tivemos a oportunidade de experimentar algumas das iguarias e quitutes oferecidos, como a tábua de frios e antepastos, as brusquetas de tomate, o bolinho de feijão e o bolinho de carne com queijo (carinhosamente chamados de borbulhas), o sanduíche de pernil desfiado, que estavam impecavelmente bem apresentados, ainda que em versões diminutas (foram elaboradas pequenas versões dos pratos para nossa degustação), e todos com um sabor maravilhoso e irresistível.




Nem sei dizer de qual gostei mais, pois os pratos surpreenderam e estavam bem gostosos.

Mas, talvez, o bolinho de carne tenha arrematado meu coração. E provavelmente o Julio tenha gostado mais do hambúrguer ou sanduíche de pernil, porque ele é o lado carnívoro do Apaixonados rsrsrs...



Encerrando a noite, ainda degustamos uma deliciosa e cremosa mousse de chocolate, acompanhada de um espumante moscatel, mais doce, próprio para harmonizar com a sobremesa. Não sou fã da uva moscatel, mas a hamornização ficou ótima, assim como toda as harmonizações feitas do decorrer da noite.



Bem, daí agora você me pergunta: "Mas puxa, e se eu não quiser beber espumante, terei outra opção?" Então, se você for esse herege que acabou de pensar isso rsrs... (brincadeirinha, viu?) calma que o Pow, apesar de ficar muito triste por você não querer experimentar os espumantes presentes no cardápio, não vai te deixar frustrado e há sim outras opções de cocktails e cervejas.



Portanto, vocês devem também viver a experiência Pow, aproveitando que o fim de ano está se aproximando, época perfeita para reunir amigos, para confraternizar, não perca essa oportunidade de estourar um ótimo espumante, de ouvir um autêntico e delicioso barulho de Pow e de ter uma noite super divertida e agradável.


** Curiosidades **

- CHARMAT: Método em que a segunda fermentação é feita em tanques de inox. Espumantes geralmente Jovens.

- CHAMPENOISE OU TRADICIONAL: Método em que a segunda fermentação é feita na própria garrafa e geralmente é o caso de espumantes com 24 meses ou mais. Chamado método Tradicional por ser a regra utilizada para a fabricação do vinho da região de Champanhe o que, em tese, resulta em espumantes de maior complexidade e elegância, com a obtenção de uma perlage (bolhas) fina e constante a partir desta segunda fermentação que confere o gás carbônico, dentro da própria garrafa.

- Diferença entre espumantes Nature, Brut e Demi-Sec? São denominações relacionadas à quantidade de açúcar presente no espumante.

. NATURE até 3g/l
. EXTRA BRUT de 3 a 8g/l
. BRUT de 8 a 15g/l
. SEC de 15 a 20g/l
. DEMI SEC de 20 a 60g/l
. DOCE acima de 60g/l


** FICHA TÉCNICA **

- Endereço: R. do Senado, 41 - Centro, Rio de Janeiro

- Site: http://powespumanteria.com.br/

- Telefone / Reservas: 21 2252-5348

- Email: contato@powespumanteria.com.br

- Horário de Funcionamento: de segunda à sexta, das 17:30 à 00:00 (todo primeiro sábado do mês, coincidindo com a feira do Lavradio, a casa também abre para almoço)

- Capacidade: para até 150 pessoas

- Facebook: https://www.facebook.com/powbotecoespumante/

- Instagram: https://www.instagram.com/powbotecoespumante/

- Vídeo no Instagram do Apaixonados por Viagens mostrando a experiência: clique aqui


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR