31 janeiro 2017

Noruega: 5 Igrejas com Arquitetura Incrível!

Sabe aquele lugar onde você já quase esteve e depois nunca mais teve outra oportunidade de visitar? Assim é a minha relação com a Noruega rsrs... Eu cheguei tão pertinho em 2007, estava com hotel reservado, passagens compradas e iria da Dinamarca, mais especificamente de Copenhague, para lá. Só que não era para ser. Imprevistos aconteceram e cancelei em cima da hora, antecipando o meu retorno para o Brasil. 

Stegastein, Aurlandsfjellet
Créditos: site Visite Noruega
Isso porque eu já tive bastante contato com a cultura norueguesa no passado. Como duvido que o Julio virá ler este post kkkk (será um bom teste, hein?), vou contar para vocês que tive um namorico com um norueguês que morava no Rio, em 2006! Nossa... há quase 11 anos... como o tempo voou! E, naquela ocasião, embora tenha sido um namorico de cerca de 4 meses, eu aprendi bastante sobre os costumes deste país, um pouco sobre o idioma que é tão difícil de aprender, suas tradições, atrações turísticas, passeios... foi realmente bem legal para passar a admirar a Noruega, um dos países de melhor qualidade de vida do mundo, em que as pessoas mais morrem de depressão do que por qualquer outro motivo, em que a população até paga uma carga tributária alta, comparada com a do Brasil, mas tem tudo - TUDO - em retorno: segurança, educação, saúde, transporte... Vocês sabiam que ela chegou a bater o índice de criminalidade zero? Sim, zero!

Silent Morning
Crédito: Visite Noruega
Para completar, no ranking mundial da felicidade (esse eu achei o mais fofo), a Noruega está em quinto lugar como país mais feliz do mundo! E, de acordo com a ONU, em termos de desenvolvimento humano, a Noruega ocupa o 1º lugar há somente 12 anos (somente foi piada mesmo...). 

Mas não se engane, apesar de não ser um povo que curta ostentar riquezas (a lá norteamericanos e brasileiros), o custo de vida na Noruega é altíssimo. E sabe como tudo funciona? As disparidades sociais são mínimas. O sistema é um dos mais igualitários do mundo e a diferença entre os grandes salários e os menores é muito pequena.

É claro que a descoberta de riquezas naturais como petróleo e gás em abundância ajudaram bastante. E isso tem deixado o país cada vez mais moderno e com um dos maiores PIBs per capita do mundo (dez vezes maior que o do Brasil). Mas é bom também saber que o Governo controla várias empresas e investe pesado no bem-estar social.

Portanto, como não se encantar com um país assim em que tudo funciona? 

E como não deu para eu conhecê-lo em 2007, só me resta ler sobre seus encantos, belezas naturais cada vez mais famosas, como os fiordes, a Trolltunga (a pedra que parece a língua de um Troll - essa é para quem já viu "Senhor dos Anéis", né?), a busca pela aurora boreal, seus vilarejos, estações de esqui... enfim, mesmo passando boa parte do ano com neve e muito frio, a Noruega é um país a figurar a wishlist de todos e agora vou mostrar para vocês um poucos sobre 5 igrejas com arquitetura incrível para visitar neste país escandinavo, que vai muito além do bacalhau e dos vikings!

Os países nórdicos são conhecidos em todo o mundo por seu potencial arquitetônico. Em viagem à Noruega, uma parte integrante da experiência com certeza é a observação da beleza dos diferentes tipos de construções. As igrejas do país podem ser um bom exemplo disso, indo desde obras-primas góticas até grandes trabalhos contemporâneos. 

Tendo em mente que a maioria dos noruegueses são membros da Igreja da Noruega, que é protestante, de confissão luterana, confiram abaixo alguns exemplos:

CATEDRAL DE NIDAROS

Crédito: Visite Noruega

Localização: cidade de Trondheim, na região central da Noruega
Estilo: gótico
Construção: século XII
Curiosidade: Essa é a maior igreja medieval da Escandinávia.
Dica: Durante o verão vale a pena fazer um piquenique nos gramados que rodeiam a igreja.

IGREJA DE MADEIRA DE BORGUND

Crédito: Visite Noruega
  
Localização: vilarejo de Borgund, na região dos fiordes (fiorde de Sogne)
Estilo: stave church
Construção: século XII
Curiosidade: Esta é a igreja de madeira mais visitada e fotografada da Noruega, isso porque encontra-se em ótimo estado de conservação.
Dica: Borgund está bem próximo do vilarejo de Flåm, um dos pontos mais turísticos da região, por isso pode ser uma ótima opção de passeio de um dia.
  
IGREJA DE KNARVIK

Crédito: Visite Noruega
  
Localização: vilarejo de Knarvik, na região dos fiordes (fiorde de Sogne)
Estilo: contemporâneo
Inauguração: 2014
Curiosidade: A igreja demorou 2 anos para ser construída e custou cerca de 70 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 26 milhões de reais)
Dica: Quem estiver visitando Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, pode aproveitar para conhecer a igreja de Knarvik, que está localizada a apenas 30 minutos de lá.
  
IGREJA DE MADEIRA DE GOL

Crédito: Visite Noruega
  
Localização: Oslo, capital da Noruega
Estilo: stave church
Construção:  século XIII
Curiosidade: A igreja originalmente estava localizada no vilarejo de Gol, na região leste da Noruega, mas foi realocada para o Museu Norueguês da História Cultural, em Oslo.
Dica: Visitar essa atração pode ser uma boa oportunidade de conhecer de perto uma tradicional igreja de madeira da Noruega sem precisar nem mesmo sair da capital. Acesso mais fácil, impossível.
  
IGREJA DE HAMMERFEST

Créditos: Visite Noruega
Localização: Hammerfest, no norte da Noruega (cidade mais setentrional do mundo)
Inauguração: 1961
Curiosidade: A igreja de Hammerfest anterior a esta foi queimada em 1944 durante a invasão alemã.
Dica: Esta é uma igreja ativa, então é possível participar de uma de suas celebrações cristãs.

Lofoten
Créditos: site Visite Noruega

Lembrando que a Noruega, ou Reino da Noruega, é um país nórdico que adota o sistema de monarquia parlamentarista, que não pertence à União Europeia e adota como moeda a coroa norueguesa (NOK). 

Com cerca de 5 milhões de habitantes, o idioma oficial é o norueguês, que é uma língua germânica muito próximo do sueco e dinamarquês, mas a maioria fala inglês fluentemente.

Mais informações: www.visitenoruega.com

E se estiver planejando uma viagem para lá, clique aqui onde vai encontrar muitas dicas importante para sua viagem





  1. Amei a matéria. Sou fascinada pela Noruega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Ficamos felizes por saber que gostou!
      Seja sempre bem vinda ao blog.
      Abraços

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR