10 janeiro 2017

DICAS PRÁTICAS PARA USAR O INSTAGRAM

Após o acontecimento do ERBBV - Encontro da RBBV, em Belo Horizonte, no mês de novembro de 2016, em comemoração aos 5 anos da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, encontro este que reuniu mais de 100 blogs de viagens e cerca de 150 blogueiros e no qual eu tive a honra de participar também como palestrante, falando um pouco sobre o uso do Instagram e como ele pode alavancar o blog (vejam aqui a agenda do Encontro e confiram como rolou muita coisa legal por lá... foi realmente um grande aprendizado!), resolvi escrever esse post para não apenas colocar aqui muito do que foi dito lá no encontro, como também ir um pouco além, já que nosso tempo foi curto para tanta coisa bacana que poderíamos ter compartilhado com a galera presente.


Eu poderia colocar um título tipo "Tudo o que você gostaria de saber sobre o Instagram e ninguém contou antes", mas seria uma enganação porque eu mesma tenho mil dúvidas e incertezas quando o assunto é rede social e venho achando bem difícil crescer no @ApaixonadosPorViagens. Mas a gente é brasileiro e desiste nunca!

Em primeiro lugar, que fique claro que esse artigo não é escrito por alguém especialista em tecnologia da informação - TI. Tudo que sei e aprendi com o meu linear raciocínio jurídico foi a partir das minhas próprias experiências, por meio do velho e bom sistema da "tentativa e erro".



Então vamos ao que interessa, certo? O que você espera da sua conta no instagram? Deseja crescer com mais seguidores? Ter mais engajamento com curtidas e comentários? Já adianto que a forma natural e orgânica de conseguir bons resultados, sem tentar quebrar a cabeça para desvendar os mistérios do tal do algoritmo do instagram (mas se alguém descobrir a fórmula, avise-me por favor! ) então o caminho que conheço e que percorri foi o do trabalho de formiguinha mesmo, com dedicação e carinho a essa rede social que realmente sempre me agradou e segue me agradando mesmo com tantas mudanças ocorridas.


No início era mais fácil crescer no instagram. Quem tem perfil na rede desde 2012 como eu pôde acompanhar bem as alterações de algoritmos que vêm dificultando as nossas vidas. Fato é que o tio Zuckerberg acordou para a comercialização/monetização do instagram e viu que essa ferramenta deixou de ser há muito tempo uma simples galeria de fotos, passando, assim, a ser instrumento de trabalho de muita gente que enxergou no marketing digital/virtual proporcionado pelo instagram um grande negócio e fonte de renda.


Debates sobre "como crescer no instagram" são frequentes nos grupos de blogueiros e instagrammers no whatsapp, por exemplo, na própria RBBV e outros grupos. Eu já falei que prefiro o crescimento orgânico porque ele sim mede verdadeiramente o meu alcance e meu trabalho, se estou no caminho certo ou não e consigo avaliar as fotos que fazem sucesso e as que não fazem.


Desde o início do perfil do Apaixonados por Viagens, eu busquei trabalhar bastante a identidade visual e colocar fotos em que eu e Julio aparecêssemos. Na verdade, o perfil surgiu em 2012 com meu nome pessoal e era fechado. Resolvi abrir e torná-lo público no final de 2013 e foi no início de 2014 que mudei o nome para o Apaixonados por Viagens, quando então deletei as fotos mais pessoais com parentes e amigos e passei a focar nas fotos e dicas das viagens.


Mas era um hobby e uma forma de compartilhar minhas fotos, já que o Facebook tinha um limite de fotos também. Eu, com trauma de Orkut que só deixava publicar poucas fotos, aloprei no início, colocando muitas vezes 10 a 16 fotos por dia no instagram kkkkk... certamente perdi muitos seguidores por cansá-los em suas timelines.


Depois dessa introdução, vamos ao que interessa então: DICAS PARA O INSTAGRAM!!!!

1) O BÁSICO SOBRE FOTOS É:


Foto com boa qualidade, definição, nitidez e cores.

Foto na vertical  (em pé) costuma ter resultados melhores porque preenche a tela do celular quando o seguidor estiver navegando na timeline e acaba chamando a atenção.

Fotos com muito azul (mar, lagoas, cachoeiras) fazem muito sucesso no instagram, assim como fotos do pôr do sol ou nascer do sol. De modo geral, as fotos de paisagens são as que bombam. Mas depende de você querer ou não trabalhar a sua identidade visual no perfil e ir aos poucos lançando fotos em que os donos do perfil apareçam para gerar essa associação de imagem. Para o Apaixonados sempre funcionou bem. Em razão do nome, eu busquei sempre colocar fotos românticas de mim e do Julio e deu certo. Mas é aquilo: o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você. É tudo uma questão de teste, de tentativas.


Em relação ao tratamento das fotos, eu tenho nada contra ao uso de filtros. Gosto, uso nas minhas e acho que agrega valor. Porém, cuidado com os exageros. Filtro demais pode estragar a foto e enganar o seguidor que não é bobo e sabe identificar quando há excessos e edições forçadas.


Muitas selfies, em regra, não fazem sucesso, salvo se seu perfil de foto seja esse desde o início mesmo.


Criatividade! Ousadia! Os seguidores adoram ver fotos diferentes dos lugares já conhecidos ou ver fotos de lugares novos. Poses engraçadas, ângulos descolados e ousadia contam também. Mas pelo amor de Deus, não vá colocar sua vida em risco só por conta da foto "perfeita".

Resisti muuuuuuuuito tempo até aceitar a GoPro. Na verdade, fui obrigada a comprar uma, já que minha câmera aquática quebrou no meio da viagem para Aruba e Curaçao. Na loja que nos foi recomendada para comprar uma nova câmera, a única marca que a gente conhecia e a mais barata que tinha loja era a GoPro. Ok... comprei, testei, usei, sigo usando e me rendi. O efeito wide (estilo fish eye) especialmente no mar, lagoa, piscina, costuma render bons engajamentos. O uso de seus acessórios, como o Dome, especialmente ser for em uma praia ou lagoa repleta de peixinhos, por exemplo, também faz sucesso dentre os seguidores. É claro que tudo isso é investimento e se você quiser crescer para retirar uma renda do seu perfil no instagram, acaba sendo um investimento que poderá te trazer retorno. Mas se não é esse o seu objetivo e você não gosta da GoPro de jeito nenhum, então compre uma câmera aquática legal. Há vários modelos da Canon, Nikon, Sony, Olympus... até porque é um belo registro para suas viagens aquáticas!

 O que não funciona para mim: fotos com muitas pessoas (grupos, amigos, encontros, confraternizações, família... raramente - quase nunca - geram um bom engajamento de likes... às vezes até tem bastante comentário quando marco as pessoas envolvidas na foto, mas não rendem muitos likes); fotos gastronômicas dificilmente passam de 1k de curtidas e dependem muito de um belo cenário ao redor para fazerem sucesso (até aí tudo bem porque o meu perfil não é essencialmente gastronômico, embora eu dê dicas, pois quem viaja, de modo geral, gosta de comer os pratos típicos e ter dicas de restaurantes), selfies (com aquele carão bem pertinho não funcionam para mim... mas se for com um cabo da GoPro, que deixa a gente mais distante, aí muitas vezes dá certo).



2) SOBRE HORÁRIOS:


Outra questão polêmica é essa dos horários. Bem, minha dica é que você tente verificar a procedência/nacionalidade da maioria dos seus seguidores e pautar-se com base nisso. 

Os sites https://squarelovin.com/business/home/analytics/ e o https://wisp.social/ foram indicados como ótimos meios de verificação da sua conta, engajamento, sendo uma espécie de Analytics do Instagram.

Normalmente, perfis brasileiros tendem a atingir primordialmente os próprios brasileiros. Se for essa a sua lógica, eu sugiro que você tente postar ao menos 3 vezes por dia:

- De manhã cedo, entre 7h e 10h: esse é o horário em que a maioria das pessoas está acordando e buscando no celular informações, notícias... é um bom horário de movimentação da rede.

- Entre 12h e 14h: esse é o horário do almoço, em que muitos fazem uma pausa no trabalho e buscam na rede uma distração, uma companhia para o almoço (para quem almoça sozinho), uma futilidade para aliviar a pressão da rotina e trabalho.

- Entre 20h e 23h: horário da noite é sempre muito bom, quando todo mundo chegou em casa, está relaxando, zapeando a TV com um olho no celular. Costuma ser um bom horário de movimentação do instagram.

- Horário alternativo, das 17h às 19h: se você estiver inspirado e empolgado e quiser fazer 4 posts por dia, esse também pode ser um bom horário, que pega a saída das pessoas do seu trabalho e escola, quando a maioria dá aquela olhadinha nas redes sociais até chegar em casa e ver o que espera nos afazeres domésticos.

Dentre essa questão dos horários, alguns detalhes também devem ser observados:

 Não adianta dar um intervalo curto entre as postagens, se você quiser gerar um bom resultado nas fotos. Minha dica é esperar passar entre 3 e 5 horas entre cada foto postada no instagram, até mesmo para não ficar cansativo aos seus seguidores.

 Os dias da semana também influenciam e não somente as tendências acima citadas. Dessa forma, no MEU CASO, os melhores dias são: terça, quarta, quinta e domingo. Segunda à noite às vezes funciona bem e Sexta de manhã também. Sábado é uma incógnita e já rendeu resultados surpreendentes, apesar de normalmente ser um dia bem fraco de modo geral. E domingo é um dia incrível. Praticamente qualquer horário do domingo funciona bem comigo, mas sempre, quanto mais à noite, melhor.

Ou seja, tem que juntar tudo isso e fazer seu esqueminha de postagem.

Eu não uso nenhum tipo de aplicativo ou site para programar as minhas postagens no instagram. Sempre tipo medo de ter minha conta invadida e não compartilho a senha do @ApaixonadosPorViagens nem com o Julio kkkk... Logo, faço tudo MANUALMENTE. 

Quando não consigo seguir essas regras, seja por problemas na conexão da internet, seja por conta de fuso horário da viagem, eu simplesmente relaxo, deixo para lá e posto quando dá. Ao meu ver, o mais importante, acima de tudo, é movimentar a conta e não deixá-la parada muito tempo.

3) USO DE HASHTAGS:

Acredito ser relevante o uso das tags sim! Uso o máximo que o instagram me permite usar, ou seja, as 30 hashtags nos comentários. 

E como escolher? Eu já usei um site no passado que me dava as hashtags de maior relevância. Confesso que agora não lembro o nome dele. Mas uma forma simples é ir no campo da pesquisa das hashtags do Instagram e verificar as que têm maior número de fotos. Quanto maior o número de fotos, isso, ao meu ver, significa que é uma hashtag bem utilizada, consultada e de relevância.

Outra dica é buscar usar as hashtags coerentes com a sua divulgação. Se está falando sobre o Rio de Janeiro, use as que estejam relacionadas com a cidade. Se for sobre gastronomia, faça igualmente, com o uso de hashtags ligadas à culinária também. Pertinência temática vale sempre!

Também acho bacana usar as hashtags dos perfis que dão repost. Eu particularmente já tentei por diversas vezes dar reposts, criar um dia para isso, mas não consegui me habituar, seja por esquecimento, seja por realmente não ter a ver comigo... só que tem muita gente que faz isso porque não está viajando e acha mais legal divulgar as fotos de terceiros e também porque assim pode trazer para o seu perfil aquelas fotos lindas e maravilhosas de lugares que talvez nunca nem visitemos nesta vida. 

Na verdade, não importa a razão para quem dá repost. A questão é que se esta pessoa for dona de um perfil legal, que te agrade e você desejar aparecer naquela galeria, seja porque você admira o trabalho da pessoa, seja porque você poderá ter a chance de se fazer conhecido em um perfil maior e ganhar seguidores, busque usar as hashtags desta pessoa. Aí, mais uma vez, merece ser feita uma pesquisa no instagram para saber quem são esses perfis e descobrir suas hashtags.

Quer saber como eu faço: eu dou uma espiada sempre nas hashtags que meus amigos usam e sempre descubro muitas diferentes, perfis que dão repost bem legais... e quando viajo, vou lá na parte de pesquisa dos perfis e das hashtags e coloco as cidades ou nome do país e vejo o que sai na pesquisa para eu analisar se são legais e uso suas tags.

Sobre a colocação das hashtags, eu não gosto de colocar na legenda. Acho mais bonito deixar no comentário do que na legenda ... para não "poluir" muito até porque, como mencionei logo no início, eu gosto de usar o número máximo das hashtags permitidas e isso deixaria minha legenda enorme. Como também gosto de escrever legendas longas, haveria uma briga entre texto e hashtag. 

Isso é puramente estético e pessoal!

O importante é ter em mente que o grande efeito do uso da hashtag é o direcionamento da foto para aquela tag o que será feito estando essa tag no comentário ou na legenda. Eu normalmente uso na legenda uma ou outra só quando quero destacar algo mesmo.

Outra coisa importante é colocar a tag imediatamente depois de publicar a foto, caso você opte por colocá-la no comentário, para que a foto "entre na galeria tag" logo no início e ganhando destaque dentre as demais da galeria. Se colocar depois, a foto vai lá para baixo na página da tag porque a ordem de aparição é cronológica de acordo com o horário que você postou e não de acordo com o horário que você colocou a tag.

Aí, quem entra na tag não verá sua foto, salvo por questões de relevância da foto (se tiver muitos likes e comentários, pode ser que a foto ganhe destaque entre as primeiras da página da tag).

4) SOBRE A LEGENDA DAS FOTOS:

As minhas legendas no instagram, principalmente quando viajo, costumam ser enormes, tipo mini posts mesmo. 

Já vi gente dizendo que isso é ruim para o engajamento

Mas eu sempre fiz legenda grande desde o início e gosto de colocar resumos do dia, durante uma viagem, por dois motivos:

1) se o post demorar a ir ao ar no blog, eu posso depois indicar para o seguidor que ele veja as dicas nas fotos do instagram. Para isso funcionar bem, como o instagram não tem campo de pesquisa (salvo por hashtag ou perfil), é legal que você crie e use uma hashtag específica para a sua viagem ou passeio. Em nossa última viagem para a Europa eu criei a #apaixonadosporviagensEurotrip2016 - ficou grande essa tag, mas serve de orientação e as dicas estão todas lá.

2) gosto de legenda grande tipo mini post porque eu mesma posso ir lá na foto depois para copiar esse texto que já servirá de start, de base para eu desenvolver o post para o blog.

Por isso também que não uso tags na legenda, porque meus textos são grandes e as tags ocupam espaço. É muito comum eu esgotar o número de caracteres da legenda kkkkkk

5) INTERATIVIDADE DENTRO DA REDE:

Algo muito bom para trazer visibilidade e engajamento no instagram é forçar-se a tirar 1 horinha do dia (ou mais, se tiver tempo e paciência) para curtir e comentar as fotos dos coleguinhas que você segue ou de pessoas que você não segue também.

O instagram enxerga que a pessoa participativa, que interage, é legal rsrs... e aumenta a visibilidade das suas fotos na timeline dos seus seguidores.

Vocês já repararam que nem todo mundo que você segue aparece na sua timeline? Repararam que há muitos posts patrocinados aparecendo para você de perfis que você nem segue? Então é isso mesmo! A realidade hoje é que o instagram "meio que seleciona" os perfis a quem dará visibilidade e que aparecerão sempre na sua timeline. Um dos critérios que a gente acha que ele usa é esse da interatividade. Assim, quanto mais você participar, for ativo, curtir e comentar fotos, ele vai te "premiar" dando visibilidade às suas fotos. 

Vejam bem que não se trata de uma regra, mas sim uma tendência, como tudo o que eu disse acima, com base nas minhas tentativas e erros. Mais uma vez também vale lembrar que o que funciona muito bem para mim pode não se repetir com você. Tudo isso são tendências com base nas minhas experiências e na de colegas e amigos que já me relataram o que funcionou bem com eles.

O algoritmo do instagram enxerga relevância em tudo... se você é engajado, curte e comenta um monte de foto (não basta curtir, tem que comentar), ele vai te "premiar" dando mais visibilidade para suas fotos na timeline e eu sei que comentar é um desafio mesmo, pois demanda tempo, dedicação, paciência e interesse. Até proque comentar só com um monte de emojis e emoticons também pode fazer com que o instagram entenda que você é um robô. Isso não é legal. E aí ele te bloqueia por X horas ou até semana. 

Portanto, para não ser bloqueado, e isso não é uma regra porque eu não sei quantos comentários são necessários para o instagram bloquear, eu costumo comentar no máximo umas 15 fotos por vez. Então espero umas horas e comento mais depois. De regra, faço isso quando acordo, na hora do almoço e à noite, justamente nos horários em que tento postar as minhas fotos também.

6) SORTEIOS:

Adoro sorteios no instagram! Dá trabalho, mas pode gerar um ótimo resultado com mais seguidores. 

Acho que os sorteios são muito válidos para engajamento e ganhar seguidor. Porém, tenha em mente que você perderá parte deles depois de realizado o sorteio, especialmente aqueles que só foram seguir o seu perfil por causa do sorteio, mas uma parte fica por se identificar com a sua postagem.

Lembrando que é bom cadastrar o sorteio em algum site de auditoria (já usei o Sorteou) para dar credibilidade ao resultado e que, se você for Pessoa Jurídica (Micro Empresa, por exemplo), precisa ter autorização da Caixa Econômica para fazer o sorteio, ok?

7) GRUPOS DE COMENTÁRIOS E LIKES:

Já participei de grupos assim no whatsapp em que havia até mesmo uma ordem em que cada um, naquele período de dias, deveria ir nas fotos dos demais integrantes do grupo para curtir e comentar. Funciona, mas chega numa hora em que cansa porque às vezes você se vê meio que obrigado a comentar algo que você nem achou assim tão interessante.

No momento, participo de um grupo no Direct do Instagram com o mesmo objetivo. As pessoas colocam lá as fotos e cada um vai direto na foto na foto para curtir e comentar.  A princípio, neste grupo, você não é obrigado necessariamente a comentar tudo nem a curtir tudo. Ele foi criado para que possamos acompanhar melhor as postagens dos amigos que estão viajando, já que muitas vezes as fotos são omitidas na timeline. Ocorre que no final das contas existe a expectativa de comentar as fotos daqueles que te dão moral também rsrsrs...

Se o instagram pode punir esses comportamentos eu não sei. Por enquanto, não vejo que isso prejudique minhas fotos que seguem com um bom rendimento. Se esse tipo de engajamento criado por meio dos grupos é algo verdadeiro ou não, às vezes acaba não sendo mesmo, mas cabe a você avaliar qual é o tipo de grupo. No meu caso, trata-se de um grupo de amigos, conhecidos, pessoas que estão juntas quase sempre e isso acaba não sendo um problema porque já nos identificamos. Eu não me sentiria à vontade fazendo isso com estranhos. 


8) SOBRE O USO DE VÍDEOS E BOOMERANGS:

Eu adoro! Acho bem divertido, especialmente o Boomerang, que é uma grande bobeira, mas eu curto e vejo no Apaixonados por Viagens dá um ótimo resultado.

Se a divulgação que você terá que fazer não for tão "intagramável", que tal um Boomerang para tornar mais divertido e dinâmico? Ou que tal um vídeo para mostrar mais ambientes de um hotel ou mais detalhes de um passeio?

Aproveitando que o instagram permite o compartilhamento de vídeos de até 1 minuto de duração, eu gosto muito desse formato de divulgação para mostrar mais informações e detalhes de um lugar, passeio, serviço, hotel ou destino. Ou quando quero fazer um resumo de uma viagem, o vídeo também funciona bem para mim, assim como o Boomerang.

Mais uma vez, é uma questão de tentativa e erro... até acertar! O que funciona bem para mim pode não se repetir com você. Porém, acho válido tentar!

9) STORIES DO INSTAGRAM:

Desde que o Stories do Instagram entrou para mim, final de julho de 2016, eu, que sempre odiei a ideia do Snapchat, fiquei curiosa e fui conferir esse tal de Stories. 

Vamos lá... em minha defesa eu vejo o Stories da seguinte forma: é uma ferramenta complementar ao instagram que me aproxima dos seguidores, mostrando para eles a minha voz e a do Julio, um pouco do nosso jeito e também pode - e deve - mostrar mais o destino, passeio, local onde estou durante uma viagem. 

Como não acho positivo postar 10 fotos no instagram num único dia, o Stories veio para me "salvar" nesse sentido e permitir que eu possa mostrar mais informações e detalhes do lugar onde estou e de onde quero fazer uma divulgação mais completa. 

Uma pena que ele só dura 24 horas e apenas 10 segundos. Mas sabem como eu faço: já repararam que no próprio Stories você pode "baixar" as fotos e vídeos da sua galeria? Assim, para eu não perder tanto tempo fazendo só vídeo para o Stories, muitas vezes eu já aproveito o que tem na minha galeria de fotos e vídeos do celular e jogo lá no Stories justamente para poder fazer essa divulgação mais completa.

Num primeiro momento, achei que o número de curtidas nas minhas fotos tinha caído por conta disso, pois as pessoas estavam dando mais atenção ao Stories do que às próprias fotos publicadas no meu perfil. Com o passar dos meses, isso foi se estabilizando, ao meu ver, e já não vejo mais essa questão de queda de likes quando uso o Stories.

Primordialmente, uso Stories mais quando estou realmente viajando ou divulgando algum parceiro. No dia a dia, eu sigo não suportando usar a ferramenta para mostrar minha rotina, como sei que muitos gostam de fazer, porque realmente não vejo sentido para mim, além do fato de não ter tempo, de esquecer mesmo e de ter um 3g muito ruim no meu celular kkkkk...

10) O QUE EU NÃO ACHO LEGAL:

Não estou aqui para julgar ninguém nem tecer críticas levianas. Mas há coisas que eu vejo e não acho legais e que sei que muitos que conheço também não acham legal.

A que mais me incomoda são esses sites que algumas pessoas usam para seguir trocentos mil seguidores no intuito de que parte desses sigam de volta (tem gente que segue essa ética do instagram, de só seguir quem te segue) e depois esse site "des-segue" as pessoas de volta. Assim, você teria milhares de seguidores que começaram a te seguir porque você os seguiu em primeiro lugar, mas depois você deixa de segui-los. Esses sites são programados para fazer isso de tempos em tempos e muitas vezes faz com que o perfil deixe de seguir até pessoas conhecidas. Não acho isso legal e sei de muita gente que já bloqueou até mesmo colegas e perfis conhecidos que estavam praticando isso.

Eu não tenho aplicativo algum de controle de quem segue ou deixa de me seguir. Realmente não me interessa mais rsrs... mas é claro que já usei no passado alguns e muita gente ainda usa o InstaFollow para acompanhar essas movimentações.

Outra coisa que eu não acho legal é seguir milhares de pessoas, ainda que manualmente, para depois deixar de segui-las. É um raciocínio parecido com o que o site faz. Só que aqui é a própria pessoa dona do perfil que vai manualmente fazendo isso.

Atenção!!!! O instagram já vem detectando há tempos esses comportamentos e punindo perfis que fazem isso, seja com a proibição de curtir e comentar, ou proibição de postar ou até mesmo de seguir mais pessoas. Há também quem já denuncie esses perfis como Spams. É bom ter sempre muito cuidado mesmo. 

Outra coisa que eu particularmente não suporto e já tive sérios problemas é com o repost sem crédito. Puxa vida... a gente viaja, gasta dinheiro, investe tempo pesquisando, investe em bons equipamentos fotográficos, publica a foto para que ela seja repostada muitas vezes por perfis que não seguimos, cuja hashtag sequer usamos e o cretino sequer dar os créditos? 

Eu já descobri inúmeras situações assim com minhas fotos porque seguidores e amigos me alertaram. Gosto nem de pensar na quantidade de fotos que eu nem tomo conhecimento. 

Por isso vale o alerta, o pedido e a compreensão de todos que pensam em dar repost para que SEMPRE ATRIBUAM OS DEVIDOS CRÉDITOS na foto repostada e que seja, de preferência, logo no início, porque também não adianta colocar o crédito escondido, oculto, no final do texto, ainda mais o instagram que corta a legenda e só mostra na timeline 3 linhas no máximo da legenda e sabemos que a maioria das pessoas nem lê direito as legendas. 

Vale deixar registrado que somos responsáveis pelo que divulgamos. Temos que ter muito cuidado com a apuração das informações prestadas, com as fotos editadas e com essa questão dos créditos ao verdadeiro autor da foto.

E COMO USAR TUDO ISSO PARA ALAVANCAR O BLOG?

Esse foi o grande tema da palestra no Encontro da RBBV e, de modo geral, como o Instagram não permite o uso de links nas legendas das fotos, o que seria perfeito, podendo colocar o link do post lá junto à foto... mas não dá para fazer isso!

A minha saída é deixar sempre o link do blog no meu perfil/bio e tento sempre anunciar por meio das fotos divulgadas que há um Post Novo no Blog (uso a foto que tenha relação com esse post para linkar as informações). Há quem prefira colocar o próprio link do post que está sendo divulgado no seu perfil/bio. Não sei se funciona tão bem. Talvez sim. Vale tentar. No meu caso, prefiro deixar o link do blog porque penso que a pessoa vai acessar o blog, verá lá que o post novo está dentre os primeiros da Home e verá também outros posts publicados naquele período e de repente vai se interessar também por eles. Se eu colocar somente o link do post que quero divulgar, de repente a pessoa não terá curiosidade ou tempo para ver os demais já postados. 

Já reparei que quando eu faço isso, há um aumento significativo de pageviews no blog naquele post que eu divulguei no instagram. Ou seja, no meu caso funciona e converte um pouco sim para o blog. Se essa conversão é relevante, significativa ou não, confesso que nem tenho autoridade para argumentar. Só sei que, principalmente quando não estou viajando, eu gosto de postar sobre as viagens mais antigas, sempre dizendo aos leitores que já tem mais dicas no blog e gosto de anunciar quando tem post novo no blog!

Bem... acho que era isso que eu gostaria de compartilhar com vocês por ora.  Ficou enooooooooooooooorme... e espero que vocês leiam até o final kkkk... tomara que ajude e seja bem útil a todos. 

E se tiverem mais dicas, por favor, deixem nos comentários as suas opiniões e sugestões daquilo que já fizeram e que funcionou bem nas suas contas! 



  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!! bem explicadinho. O IG do D&D Mundo Afora ainda está engatinhando, mas já segui muitas destas dicas - a de curtir, por exemplo-, e tem dado resultado.

    Preciso ter mais tempo - como??? - para comentar e postar mais de 1 x. Só posto à noite. Mas porque insisto em compartilhar as mesmas fotos em grupos de viagem do Face e alguns do G+. Tenho que parar com isso, mas aos poucos vou conseguir.... Parabéns. Amo o seu IG!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Dani! Tudo bom?
      Fico muito feliz por ter gostado do post.
      Essa questão do tempo é um grande desafio para todos nós... enquanto não encontramos a fórmula do dia com 48h, a gente vai se virando nos 30 do jeito que consegue!
      Com certeza você está no caminho certo!
      obrigada pelo comentário e pelo carinho!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  3. Perfeito o seu artigo! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo certinho? Obrigada por comentar. Fico feliz por ter feito algo útil e que ajude!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  4. Ótimo post Lily! Lendo o teu texto vejo que muito disso eu já faço! Se estamos ou não, no caminho certo, só o futuro dirá! Mas eu prefiro, assim como tu, ir de pingo em pingo, do que atacar aos milhares que em nada podem me acrescentar! Adorei o blog!Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Que bom que já está no caminho certo então!!! Apenas não desanime! Instagram é carente também e quer nossa atenção sempre rsrs...
      Obrigada por comentar.
      Depois nos conte se os resultados apareceram.
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  5. Lily...
    Eu tava lendo sobre # e dizem que é interessante fazer um mix... Como pode por 30#, é aconselhável usar um tanto para coisas relacionadas ao seu post, algumas top das galaxias em uso quantidade de uso, e outras mais ou menos pois aumenta tua chance de aparecer no topo da pesquisa da hashtag!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeeeeeeu Edu!!
      Muito obrigada pelas dicas!!!
      Hashtag é sempre bom variar e essa de usar um mix nem eu conhecia. Talvez eu já faça intuitivamente, mas não com essa lógica aí. Adorei saber!
      bjs,
      Lily

      Excluir
  6. Muito legal as dicas, Lily! Bom para relembrar o que ouvi de vocês na ERBBV! Obrigada por compartilhar! Meu IG ainda é pequenininho, mas vamo que vamo! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula! Que bom que gostou do post... o ERBBV foi inspirador e espero ter contribuído de alguma forma.
      Muito obrigada pelo comentário! Estamos aqui para o que precisar, se estiver ao nosso alcance!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  7. Muito boas as dicas, Lily. Vou ficar mais ligada para bombar um pouco a minha conta, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Thaís! Tudo certinho?
      Muito obrigada por vir comentar!
      Vai sim!!! Só não pode desanimar e tem que tratar o Instagram como um bichinho carente mesmo que quer muito a nossa atenção rsrs...
      Beijos! Vai dar tudo certo!
      Lily

      Excluir
  8. Excelentes dicas! Como novato nesse negócio de blog e instagram, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beneth! Obrigada pelo carinho e por vir comentar. A intenção é essa mesma... a de ajudar! Espero que os resultados venham a galope!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  9. Pra quem quer encontrar boas hashtags relacionadas com a sua foto eu indico o app Letstag, é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica! Não conhecia. Muito bom!
      Obrigada.
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  10. Para quem deseja fazer agendamento de post no IG, e verificar o engajamento seguem dois sites bem legais: https://pro.iconosquare.com/ e o https://instamizer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Carlos!
      Super obrigada por compartilhar as dicas.
      Não conhecia esses sites e vou dar uma espiada neles também. Minha grande preguiça é apenas o fato de ter que cadastrar rsrs... poderia ser direto, não é?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  11. A bíblia do IG, hein! Amei.
    Vou ler com calma no fim de semana e com certeza usar todas suas dicas!
    Já indiquei também aos meus leitores nesse post que fiz com dicas do snap: http://www.mileumaviagens.com.br/dicas-de-snapchat :)
    Obrigada por compartilhar, Lily!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daliiiiiiiiii!!
      Que querida! Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário! Adorei!
      Espero que realmente seja bem útil a quem desejar dedicar um tempinho a mais para o Instagram!
      Beijo grande e estou te esperando no Rio, viu? Quando você vem?
      Lily

      Excluir
  12. Adorei o post, Lily! Bom saber que estou no caminho certo. Já seguia essas dicas e vejo resultado. Somente quanto ao número de posts por dia, pois acho puxado 3 posts no mesmo dia. Dou conta não, rs. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee! Que bom!
      Se está no caminho certo, verá resultado sim!
      É... nem eu tenho dado conta, sabia? Tive muitos problemas com a internet nos últimos meses... mas se não fosse por isso, com certeza estaria com muitos posts lá.

      Beijos e obrigada pelo comentário
      Lily

      Excluir
  13. Adorei o post Lily! parabens! Vou seguir suas dicas! bjus

    ResponderExcluir
  14. Lily, obrigada pelas dicas!

    Já estava aplicando a maioria delas no nosso IG desde o ERBBV. Mas é sempre bom ter tudo "documentado" para facilitar ainda mais!

    Ainda bem que a Zê (Zelinda) me avisou sobre isso aqui! :)

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mônica! Que bom!!! Vou agradecer a Zê! Uma querida!

      Espero que os resultados sejam logo sentidos por você!

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  15. Ótimo post Lily!
    Dicas valiosas, vou colocar tudo em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Muito obrigada pelo comentário.
      Estamos sempre na torcida e desejando o sucesso de todo mundo!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  16. Ju - Vida Cariocajaneiro 13, 2017

    Lily, só li seu post agora!
    Como sempre, maravilhoso, tudo explicadinho nos mínimos detalhes. Concordo com tudo que vc disse... Especialmente sobre o crescimento orgânico através do método tentativa e erro. Muito legal como vc conseguiu fazer um apanhado de muitos assuntos que todo mundo quer saber, parabéns!!!
    Beijão, Ju - Vida Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuuuuuuu!!!
      Que linda! Muito obrigada pelo comentário! Adorei!
      Tomara que esse post agregue valor para todos, não é? Estamos aqui sempre para somar forças!
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  17. Oi Lili, muito legal, adorei as dicas. Super obrigada!
    Vou aplicar tudinho no Viagens Bacanas.
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Tudo certinho?
      Que bom que curtiu as dicas!
      Muito obrigada pelo comentário.
      Vamos que vamos, não é?
      No pain, No gain!!
      beijos,
      Lily

      Excluir
  18. Oi Lily! Que post excelente e didático! Obrigada por compartilhar essas valiosas dicas. Fiquei contente que a grande maioria delas já tenho aplicado no perfil do Me Leve na Mala...significa que estou seguindo um caminho bacana e que pode gerar mais resultados a longo prazo.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Aliny!
      Muito obrigada!
      Tomara que os resultados venham logo!
      Estamos às ordens para o que precisar.
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  19. Amei o post e suas dicas me ajudaram muito! :)
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jéssica!
      Fico muito contente mesmo em poder ajudar de alguma forma.
      Vamos que vamos que 2017 promete muita coisa boa!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  20. Lily, ficou bem legal! Você escreveu detalhadamente como são os seus procedimentos ao usar o Instagram e isso ajudará bastante gente que ainda não tem intimidade com a ferramenta. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniiiii!!!
      Que fofa! Muito obrigada pelo carinho!
      No que pudemos ajudar, sempre que possível, estamos às ordens!
      Beijo grande,
      Lily

      Excluir
  21. Olá querida.
    Grata por esta partilha.
    Tenho uma dúvida e será que me podes ajudar?
    Eu sou Portuguesa e criei meu instagram em Portugal. Neste momento estou a viver na Tailandia e estou a agora a começar a dar mais atenção as estatísticas da minha conta profissional mas tenho uma dúvida quanto ao horário. A horas que o instagram indica em que os meus seguidores estão online diz respeito ao fuso horário da maioria dos meus seguidores (Portugal) ou diz respeito ou fuso horário onde me encontro?

    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cath! Excelente pergunta. Nunca vivenciei algo assim, pois nunca me mudei. Quando eu viajo, por exemplo, eu tento me guiar pelo horário do Brasil (calculo o horário com base no fuso e busco publicar as fotos e vídeos no melhor horário que meu público maior, que é de brasileiros, está acostumado a ver). Ou seja, no seu lugar, se o seu público maior é o português, pelas estatísticas, eu diria que o Instagram observa o melhor horário dele, caso você esteja a viver na Tailândia há pouco tempo. Agora, se você já vive na Tailândia há muito tempo, certamente o Instagram já considera isso pela localização e coloca o horário com base no local onde você se encontra.
      Espero ter ajudado!
      Meu conselho: faça testes! Poste um dia num horário, noutro dia em horário diferente... e verifique o melhor resultado! Os algoritmos do instagram mudam o tempo todo e até eu fico muitas vezes fazendo testes para entender.
      Boa sorte e seja sempre bem vinda aqui!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR