11 novembro 2016

Melhores Hotéis RJ: Solar do Cosme

Estivemos no mês de outubro, há poucas semanas, conhecendo essa charmosa guesthouse, cercada de muita natureza e quase que escondidinha, em uma ladeira que liga o bairro do Cosme Velho a Santa Teresa, Mirante Dona Marta e ao Cristo Redentor.



Portanto, aos pés do Cristo e bem pertinho da estação do bondinho que sobe o Corcovado, o Solar do Cosme recebeu-nos com muito carinho em uma tarde friazinha e de garoa fina, que foi aquecida com muita diversão e alegria por um encontro de amigos blogueiros oportunizado pela querida Márcia, proprietária do Solar do Cosme, que, juntamente comigo, organizou um get together para lá de bacana, onde não faltou assunto e, é claro, sobrou dica e informações sobre viagens!




O Solar do Cosme havia sido selecionado pelo Apaixonados por  Viagens para participar do nosso projeto de Guia de Melhores Hotéis e Hospedagens do  Rio de Janeiro e a Márcia apoiou a nossa empreitada e nos receberia no final do mês de agosto.  Contudo, por motivos de força maior, tivemos que adiar e parecia até que, em algum plano divino, já estava escrito que seria melhor adiar mesmo para podermos, juntas, termos essa ideia de fazer um encontrinho de bloggers e instagrammers na casa.




Mas antes de falarmos sobre o encontro, que já adianto logo que acabou literalmente em pizza rsrs... e que pizza maravilhosa, pois o Tribas Pizzas caprichou e enviou para a gente alguns dos seus melhores sabores para a gente terminar o nosso lanche do dia (já viram que o nosso sábado, embora levemente chuvoso, foi para lá de caliente com tantas comidinhas deliciosas, bebidas e gargalhadas! - LEIA AQUI SOBRE O TRIBAS PIZZAS de Santa Teresa).


Bem, o Solar do Cosme é aquele cantinho escondido, único, reservado, gostoso, charmoso e fofo, onde você pode e deve sentir-se em casa, com o privilégio de poder curtir uma hospedagem abrigada por um edifício do final do século XIX, totalmente reformado, mas mantendo as características arquitetônicas da época, é repleto de elementos vintages e de uma decoração bem especial que foi, aos poucos, sendo feita pela Márcia a partir de objetos recebidos de amigos, comprados em antiquários e trazidos de suas viagens.




Diga-se de passagem que a Márcia, que carrega em sua bagagem mais de 30 países visitados, bem que poderia começar um blog de viagens também e compartilhar com todos as suas inúmeras experiências de viagens e, principalmente, a sua capacidade - que me humilhou!! - de viajar para os lugares mais longínquos do planeta, ficando cerca de dois meses fora de casa, com uma mala de mão! Sim!!!! Malinha de mão!!! Foi o que ela disse e eu quero ver da próxima viagem dela como é que ela consegue essa proeza rsrs...



Simpática, extrovertida, atenciosa, participativa, cuidadosa, simples, agitada... assim é a Márcia, a alma do Solar do Cosme, que a todos recebe e reside bem ao lado do casarão. Aliás, bem ao lado mesmo, pois, para ir do Solar do Cosme para sua casa, basta pular a janela que faz divisa com a guesthouse... chega a ser engraçado!! A gente foi lá, pulou a janela e conferiu de perto a casinha fofa da Marcia, muito bem planejada, com espaços incríveis, onde ela também recebe hóspedes do Solar do Cosme quando ocorre alguma procura muito grande ou até mesmo um overbooking.


A grande proposta do  Solar do Cosme, portanto, fazer com que todos fiquem o mais à vontade possível num ambiente bem familiar com clima aconchegante e quase bucólico, que nos remete às cidadezinhas serranas e nos faz quase esquecer de que estamos a passos da "selva de pedra" e do tumulto da cidade. A rua - Ladeira do Ascurra, é residencial e bem tranquila, o que faz aumentar essa sensação de estarmos em pleno oásis na cidade. Assim, a casa objetiva oferecer aos hóspedes o acolhimento de uma pousada, a qualidade de um hotel e as facilidades de um hostel.




Fato é que, com todo o empenho e dedicação da Márcia, todos sentem-se bastante acolhidos no Solar do Cosme e contarei agora, em detalhes, a nossa experiência para vocês.

** ÁREAS COMUNS ** 

O Solar do Cosme possui algumas áreas comuns que são uma gracinha. O toque rústico é marcante nos ambientes, que reúnem muita originalidade na decoração com a presença de artefatos dos mais curiosos, como uma fantasia de carnaval, por exemplo, ou uma máquina de costurar de ferro, daquelas usadas pelas nossas avós.


A beleza do Solar do Cosme é justamente essa: a sua descontração e leveza! E, logo ao entrarmos pelo portão principal, já nos deparamos com o imponente casarão, à frente, e ao lado a piscina que, infelizmente, não tivemos a chance de usufruir, justamente porque São Pedro não ajudou muito.



Ao subirmos para o andar principal da casa, já somos recebidos pelo grande Sapo, sentadinho e comportado, olhando todo mundo que chega, na varanda externa da casa.


Esse espaço é uma delícia! Banquetas, sofás, namoradeira, flores, mesas em madeira... tudo bem rústico e bem romântico, compondo um ambiente super gracioso e aconchegante, onde passamos boa parte da tarde de sábado, no encontro de Blogueiros, conversando, contando piadas, beliscando comidinhas e contando nossas histórias de viagens.



Ainda, nas áreas comuns, entrando na sala de TV, que é a sala principal do Solar do Cosme, decorada por quadros, molduras, bandeirinhas dos países, sofás, pufes, mesa de jantar e cadeiras, um mesa central e um bar, o espaço é democrático e dá as boas vindas oficiais da casa para quem chega.



Passando por ele e seguindo pelo lado direito, a gente chega ao espaço onde é servido o café da manhã, em grande mesa de madeira compartilhada pelos hóspedes, no melhor estilo europeu de se hospedar, naquela vibe da troca, de se conhecer e fazer amigos.




Adiante, no corredor, chegamos na cozinha, que é bem equipada com todos os utensílios domésticos e eletrodomésticos necessários para o hóspede poder preparar uma refeição, se desejar. A regra é clara: todos podem usar, sem custo adicional, desde que deixem a cozinha, ao final, do jeito como a encontraram no início.



Neste mesmo corredor, ao final, a gente chega no banheiro compartilhado deste andar, que atende aos hóspedes que estão no café da manhã, na saleta, na varanda, bem como os hóspedes que estão nos três quartos que se encontram ao final do corredor no sentido oposto.





Quando eu digo que esse banheiro atende, é por uma questão de praticidade mesmo, pois todos os banheiros que são compartilhados estão abertos para todos, mas se você estiver ali perto deste banheiro, salvo se ele estiver ocupado, você não vai querer se deslocar a outro banheiro da casa, localizados no andar de baixo e na parte externa da casa, onde eu fiquei hospedada.




Seguindo o corredor para o sentido oposto, ficam os quartos e uma escadaria, além de uma janela que é uma gracinha.



Descendo as escadas, no ambiente de baixo (que na verdade está no mesmo nível da entrada da casa e da piscina, há dois espaços comuns: uma sala bem curiosa, onde está a fantasia de carnaval e diversos outros elementos diferentes de decoração, e um ambiente externo.


Reparem nos detalhes dessa sala e como ela é bem eclética.







E lá no alto, na laje da propriedade, um outro espaço aberto com vista para a natureza, onde a Márcia vem realizando alguns eventos, como foi o ocorrido há poucas semanas, que reuniu vários voluntários que fizeram pratos típicos de países que estão sofrendo com as guerras e de onde vieram vários refugiados para o Brasil. Uma pena que eu estava viajando e não pude prestigiar o evento.



** QUARTOS **

Quem me conhece sabe muito bem que eu não curto essa ideia de compartilhar banheiro e fujo de hostels, certo? Sim, é verdade. Então por que eu selecionei o Solar do Cosme para participar do meu  Guia de Melhores Hotéis do RJ? Porque ele apresenta uma excelente pontuação, com nota 9 na Booking.com e no TripAdvisor, encontrando-se dentre os melhores da cidade no seu ramo, de guesthouses e pousadas e por isso mesmo ele não poderia ficar de fora, ainda que não seja muito o meu estilo de hospedagem por conta do banheiro (e que fique bem claro que é somente por causa do banheiro mesmo, pois eu e Julio adoramos guesthouses e várias vezes até preferimos, a depender da ocasião e do lugar, ficarmos em lugares menores, pousadas boutiques e charmosas, em vez de grandes redes de hotéis).


Mas fomos lá ver de perto o sucesso do Solar do Cosme e, inegavelmente, além de ter na sua proprietária uma das principais responsáveis por ser um lugar diferenciado, a casa é realmente muito bonita, muito aconchegante e fofa. Sim... eu sigo preferindo ter meu banheiro. Sou fresca mesmo, fazer o que? Mas a boa notícia é que, para os frescos de plantão como eu, o Solar do Cosme tem uma suíte. Não consegui fotografá-la porque ela estava ocupada no dia.

No nosso caso, ficamos em uma parte que é do lado de fora do casarão principal, numa espécie de "puxadinho" rsrs... literalmente na laje. Na verdade, como é uma ladeira, a Marcia conseguiu otimizar o espaço e construiu dois quartos mais para cima, interligados com o casarão principal por meio de uma escadaria externa. Ou seja, quando chove, para chegar nos espaços comuns da casa, tem que levar guarda chuva, e isso pode ser um inconveniente, assim como, no caso de ter algum problema de locomoção, será mais difícil também.


Tirando essas questões, essa parte da casa fica um cadinho mais afastada do casarão e conta com uma varandinha, com banquetas rústicas e coloridas e uma mesinha com cadeiras, de onde se pode apreciar um pouco da vegetação que circunda a propriedade e ter mais sensação de estar no campo.


Inclusive, uma das recomendações que nos foi dada pela própria Márcia era a de deixarmos a porta sempre fechada, assim como as janelas, mas não por causa de mosquitos (e não tivemos problemas com mosquitos dessa vez, mas recomendamos levar repelente, por precaução), mas sim por causa dos macacos! Sim, macacos podem entrar e pegar objetos... como eles podem ser tão safados e espertos, não é mesmo? Muitas vezes, atraídos pelo cheiro de comidas, eles entram sem cerimônia e pegam o que conseguem e vêem pela frente.

Enfim, vale ter atenção redobrada, não é mesmo? Afinal, estamos nós invadindo o espaço deles e não o contrário. Dentro dessa área comum aos quartos, há ainda um filtro, uma pia, um armário e uma mesa com banquetas. Esse é um ambiente compartilhado pelos dois quartos, assim como o banheiro.


Por falar no banheiro, ele é bem compacto. A cuba da pia é pequena e essa foi a parte complicada, ainda mais para o Julio, que ao lavar o rosto acabou molhando bastante a bancada e o chão. O box é com cortininha, o que não me agrada muito (eu realmente acho o blindex mais higiênico e hermético no sentido de não fazer lambança do lado de fora), mas a cortina estava limpa. Dentro do banheiro, não havia muitas amenities, salvo alguns itens bem úteis, como sabonete líquido, papel higiênico, inseticida e algum outro líquido que eu acho que era para matar mosquitos.



O nosso quarto foi o da esquerda, que tem uma cama de casal e uma bicama, portando acomoda muito bem até 4 pessoas.


Quadros na parede, uma estante de apoio e uma mesa tipo de escritório, com cadeira, que servia de apoio para a TV, o quarto também era equipado com ar condicionado, embora fosse bastante arejado, desde que você deixasse a janela aberta e ficasse de olho para não entrar nenhum macaco rsrs... Contudo, nós não vimos macacos algum! Ou ficaram tímidos ou foi a garoa que os afastou.



Não há frigobar no quarto, mas tem a cozinha compartilhada, dentro casa, onde se pode deixar suas bebidas, se desejar.


Em cada lado da cama, uma mesinha de apoio e um abajur inusitadamente fincado em uma antiga máquina de costurar... bem bacana a criatividade da Márcia em decorar a casa com essa temática rústico-vintage.




Não tivemos problemas com mosquito, como já adiantei, e dormimos bem, sem barulho. A vedação da claridade do quarto não é das mais intensas, mas deu para a gente dormir até umas 8:30 da manhã do dia seguinte... ou seja, não foi a claridade que nos acordou, certo?

O quarto da direita era um pouco menor, mas igualmente confortável para um casal hospedar-se.



Os demais quartos que visitei, no andar principal do Solar do Cosme, onde está a sala de TV, foram esses dois:



1 - Um que comporta até 4 pessoas, é bem grande, com janelas enormes, armário, TV, ar condicionado, bem acolhedor e confortável, com vista para os jardins e piscina.


2 - O outro quarto era menor, compacto, ótimo para uma pessoa apenas e talvez um pouco apertado para acomodar duas pessoas, salvo se forem pessoas com poucas bagagens (só mochilas, por exemplo).




** CAFÉ DA MANHÃ ** 




O café da manhã é servido nas grandes mesas onde os hóspedes têm a oportunidade de confraternizar pela manhã e trocar suas experiências, no melhor estilo europeu de começar o dia, uma prática que vem ganhando muitos adeptos mundo afora e que agrada várias pessoas, principalmente aquelas que gostam de fazer amizades durante a viagem e curtem esse intercâmbio.




Servido no esquema de buffet, o café da manhã é simples, porém oferece o necessário para começar bem o dia, com frutas, pães, frios, café, leite, suco, opções de geleias, cereais e iogurte.


A gente optou por tomar café da manhã na varanda, que estava muito mais agradável, com um clima gostoso, bem fresco e o sol voltando a dar o ar de sua graça, após um sábado friozinho. 



** ENCONTRO DE BLOGGERS E IGGERS **

Lá no início da matéria eu mencionei que eu e Márcia acabamos organizando um encontro entre blogueiros e instagramers, aproveitando o nosso contato, que já vinha desde o início do ano e a necessidade que eu tive de desmarcar a minha ida em agosto.



O encontro foi uma delícia e nós passamos a tarde e a noite de sábado juntos, trocando ideias, conversando, rindo, ouvindo piadas, causos, falando de política e demais assuntos da atualidade. Uma oportunidade maravilhosa para ficarmos mais juntos, sairmos um pouco do mundo virtual e experimentarmos um convívio como antigamente, ou seja, ao vivo e a cores. E tudo isso não teria ocorrido sem o apoio da Márcia, que nos recebeu com muito entusiasmo e carinho.


Márcia nos ofereceu um almoço bem delicinha, mas a gente não parou por aí! Aliás, não mesmo, pois acho que ficamos petiscando o dia inteiro rsrsrs... acho que foi o friozinho que abriu a apetite de todo mundo! Foram muitas garrafas de vinho para contar a história, viu?

À noite, a gente encerrou o encontro com chave de ouro com as maravilhosas - e melhores da cidade! - pizzas do Tribas Pizzas, uma pizzaria bem pequena e muito gostosa de Santa Teresa, que tivemos a honra de conhecer em nossas andanças gastronômicas por Santa e que também trabalha com o serviço de delivery.


Apoiando igualmente o nosso encontro e marcando presença no nosso encontro, arrebatando corações que ficaram, a partir de então, apaixonados por sua massa de alta fermentação e ingredientes de alta qualidade e saudáveis, o Tribas Pizzas enviou para a gente algumas de suas melhores pizzas que fizeram muito - MUITO - sucesso!



Participaram do encontro os seguintes bloggers e intagrammers:


*Carlos e Dani:*





*Belle:*





*Amanda e Alexandre:*






*Li e David:*



*Ana:*





*Rafa e Eime*:




*Ju*:


*Ju*:



*Cris e Igor*:





*Bia, João e Amanda*: 



Super indico todos eles! Vocês com certeza vão curtir também as dicas que eles dão nas redes sociais e blogs deles.



E foi assim a nossa incrível experiência no Solar do Cosme, que deixou gostinho de quero mais: quero mais risadas, alegria, leveza, vinhos, piadas, planos de viagens... paz!

Espero que vocês também gostem de lá!



** FICHA TÉCNICA DO SOLAR DO COSME **

- Endereço: Ladeira do Ascurra, 124 - Cosme Velho


- Como chegar: fomos de Uber (táxi, carro ou caminhada, a partir do ponto de ônibus. O metrô mais próximo é o da estação do Largo do Machado, mas tem que pegar um ônibus, que pode ser o de nº 581, descer na Rua Cosme Velho, próximo ao número 430, e caminhar cerca de 15 minutos, subindo a ladeira, por isso não aconselhamos a quem estiver com bagagem fazer isso. Melhor pegar táxi ou Uber).

. Aeroporto Santos Dumont: a 7 km
. Aeroporto Galeão: a 24 km
. Rodoviária Novo Rio: a 8 km

- Telefone: +55 21 3596-0585/99404-8595

- Email: solardocosme@gmail.com

- Quartos: são 8 quartos não-fumantes, sendo que somente 1 é suíte e os demais compartilham o banheiro (um banheiro para 2 quartos, no alto da propriedade e do lado de fora do prédio principal, um banheiro no andar principal onde fica a cozinha para 3 quartos e 1 banheiro no andar de baixo para 2 quartos).

- Recepção: das 8h às 22h. Qualquer coisa diferente disso, deve ser comunicado e combinado com a proprietária

- Piscina: tem

- Wifi: gratuito, mas o sinal é bom somente nas áreas comuns, perto da sala de TV




- Estacionamento: somente 1 vaga (deve-se combinar antes com a proprietária). Ela sugere que os carros sejam estacionados na rua

- Cozinha: disponibilizada aos hóspedes da casa para fazerem suas refeições, desde que a deixem no estado encontrado antes. Há itens na cozinha à venda, bastando deixar anotado o que retirou e consumiu. Os valores dos itens encontram-se na cozinha.

- Segurança: cada hóspede recebe a senha de acesso ao portão principal que tem comando eletrônico e a rua é dotada de sistema de segurança 24h

- Acessibilidade: há alguns quartos no primeiro nível que não demandam o uso de escadas, mas os demais cômodos da casa dependem do uso de escadas e não há rampas.

- Serviços: transfer e tours no Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande, a cada hóspede é oferecido um mapa da cidade, além de serem disponibilizados diversos guias e livros sobre o Rio, serviço de quarto com troca de lençóis e toalhas é feito a cada 4 dias ou sob solicitação, serviço de lavanderia e de passar roupa (mediante pagamento à parte), berços gratuitos para crianças, cozinha compartilhada com utensílios domésticos à disposição do hóspede, depósito de bagagem

- Pet Friendly: aceita animais de estimação de pequeno porte com custo adicional (a proprietária tem dois cachorros que são bem mansos e convivem com os hóspedes)



- Lazer: piscina externa, terraço na cobertura, bicicleta grátis, jardim, sala de estar com TV

- Check in e Check out: a partir das 14h para chegar e até às 12h para sair

- Café da manhã: sim, das 8:00 às 10:00



- Nos Arredores do Solar do Cosme:

. Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil - caminhada de 500 metros (10 minutos)

. Estação do Bondinho do Cristo - a 600 metros (10 minutos)

. Largo do Boticário - a 600 metros (10 minutos) - LEIA AQUI a matéria

. Parque Guinle - caminhada de 3.3 km (25 minutos)

. Palácio do Catete - a 3.8 km (cerca de 30 minutos)

. Parque do Aterro do Flamengo - a 3.9 km (cerca de 30 minutos)

. Pão de Açúcar - a 8 km

. Estádio do Maracanã - a 9 km

. Lapa - a 7 km

. Praia de Ipanema - a 8,5 km

. Lagoa Rodrigo de Freitas - a 7 km

. Museu do Amanhã - a 7 km

- Booking.com: nota 9, com 244 avaliações - confira as avaliações

- TriAdvisor: com Certificado de Excelência, 114 avaliações, aparece em 15º lugar dentre 318 pousadas listadas no ranking do TripAdvisor e nota 9. Clique aqui e confira os comentários. 





  1. Estava procurando e graças a Deus encontrei. Obrigado por tão boas dicas.
    http://emagrecercomsaudepro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Marcelo!
      Ficamos felizes em contribuir e ajudar.
      Abraços,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR