17 agosto 2016

Pub Escondido, CA: o templo da cerveja em Copacabana

Recentemente retornamos em um dos bares que está dentre nossos preferidos para encontrar amigos, comemorar aniversário (inclusive, o aniversário do Julio no ano passado foi lá) e que é reconhecido pelos grandes entendedores do assunto como sendo um verdadeiro Templo da Cerveja, aberto em 2010 em Copacabana: PUB ESCONDIDO, CA!




Os donos são os mesmos de outros bares que nós também curtimos, o Colarinho, inaugurado em 2010, e a Birreria Escondido, CA, inaugurado em 2016, ambos em Botafogo. A Birreria é o mais novo empreendimento do grupo e o Colarinho já é muito famoso pelos happy hours, agregando ainda mais valor ao bairro que há tempos deixou de ser uma mera passagem e ganhou ares gourmets e cults, especialmente nas redondezas da estação de metrô de Botafogo e da rua Nelson Mandela.

E juntos, podemos dizer que eles reforçam a ideia de democratizar a cerveja artesanal, fazendo-a chegar a todos e aumentando o número de lupulomaníacos cariocas!



Vejam aqui as matérias onde já mencionamos sobre o Pub Escondido, CA e sobre a Birreria Escondido, CA:






Antes de qualquer coisa, vale a pena dizer que o Pub Escondido, CA não é escondido, embora não haja qualquer letreiro em sua fachada que sinalize ser ali o pub, bem como também não dá para dizer se trata propriamente de um pub, mas sim, um barzinho descolado e descontraído que anima ainda mais o Baixo Copa, região de Copacabana compreendida entre as Ruas Barão de Ipanema e Miguel Lemos, mais ou menos, entre as Avenidas Nossa Senhora de Copacabana e a Atlântica.



Vale dizer que o seu nome, portanto, tem uma razão de ser: o CA é fácil de associar, pois é a sigla do estado americano da Califórnia, pelo qual um dos seus donos, o Diego Baião, é apaixonado e traz muitas novidades de lá, seja no ramo cervejeiro, seja também no da viticultura, pois a casa também serve vinhos bem interessantes, não obstante ser sempre associada aos chopes. Afinal de contas, o Pub Escondido ainda detém o título, por enquanto, de bar com o maior número de torneiras de chopes da cidade, ostentando as suas 24 torneiras abastecidas por cervejas artesanais com rótulos nacionais e importados, havendo sempre as duas da casa - pilsen e weiss, prezando pela qualidade dos seus equipamentos, sanitização de mangueiras e capacidade de câmara fria, além do fato de que a casa busca o consumo alto e rápido, modificando quase que todo dia o tipo de chope servido.



Essa semana mesmo houve, no dia 17/08, a invasão da cerveja carioca Hocus Pocus, quando a casa recebeu a mais nova cerveja da marca, a Overdrive, que é uma Northeast Double IPA, com 85 IBUs e 8.2% de ABV, além de ter recebido também on tap a Intereatellar, Magic Trap, Apa Cadabra e Hush Coffe... ou seja, para quem gosta de novidade, vale a pena ir toda semana, sem contar o fato de que a cerveja que sai dessas 24 bicas vai direto da câmara fria para o seu copo!

Acontece que esse título de ser a casa com o maior número de chopeiras do Rio é por enquanto porque existe quase que uma "guerra" velada nesse meio e há anúncios de que o Botto Bar, o pioneiro a alavancar o conceito de cerveja artesanal e gourmet e a cair no gosto popular, no bairro da Tijuca, inaugurará em breve uma casa com cerca de 30 torneiras. Vamos aguardar, certo? Fato é que isso tem muito mais marketing envolvido do que qualquer outra coisa e eles todos têm um propósito em comum: aprimorar o nosso paladar em relação à bebida mais querida dentre os brasileiros!


Calma aí, mas eu falei do CA e não falei sobre o Escondido no nome, certo? Então, o Escondido tem a ver com uma cidade, californiana, que se chama Escondido, no condado de San Diego, sede da Stone Brewing Company, cervejaria americana famosa por sua forte personalidade, regionalismo, sustentabilidade e conceito.

Portanto, é fácil encontrar o Pub Escondido, CA, que não é escondido e fica na Rua Aires Saldanha - 98 A, no coração mais animado e jovem de Copacabana! Logo, é uma boa pedida para ir com amigos, com a família, para um pós praia, para um happy hour e o acesso pelo metrô (estação Cantagalo - saída para a Rua Xavier da Silveira) é super tranquilo e com uma caminhada curta já se chega no bar.


Dica: de quinta a sábado, a partir das 20h, vocês podem encontrar filas para entrar. Sugerimos tentar chegar um pouco mais cedo que isso.

Mas se você acha que o Pub Escondido, CA, por ser considerado um Templo Cervejeiro só vai atender aos já iniciados neste vasto e encantador universo, não se engane! Obviamente que os mais entendidos poderão aprender mais ainda e, talvez, curtir de outra forma do que os menos entendidos. No caso, Julio é o entendido aqui e eu sou a menos entendida rsrs... nem por isso deixo de ir, de gostar e de indicar o lugar, inclusive porque todos os garçons são altamente treinados a orientar os frequentadores da casa na escolha da melhor opção de chope que desejarem provar, de acordo com seus gostos e, principalmente, de acordo com a harmonização sugerida para as comidinhas que forem pedidas.

Não raro, você poderá também pedir para o beer sommelier ir à sua mesa e poderá pedir explicações adicionais, se desejar. Porém, os próprios garçons estão aptos a fornecer essa ajuda e você não terá problemas. Em outras palavras, mesmo não sendo um expert, você vai curtir poder degustar cervejas diferentes, artesanais, especialmente servidas pela casa, ainda que você não esteja atrás de sabores mais complexos, mas sim de sabor e qualidade.

Dica: peça a degustação de algumas cervejas antes de decidir qual prefere. Isso sempre ajuda também na hora de fazer sua escolha. Afinal de contas, as cervejas por lá não são baratas e nem tem como ser, pois são cervejas gourmets, artesanais, especiais e, naturalmente, não vá esperando o mesmo valor de uma Skol ou Itaipava, ok?

Sobre o ambiente, trata-se de um lugar bem descontraído, como já mencionei. Um salão amplo com pé direto alto e cozinha à mostra, assim como os barris de cerveja, costuma lotar em datas comemorativas, como o St. Patrick's Day, o IPA Day e a Oktoberfest (aliás, a IPA Day foi comemorada, com muito amargor, no dia 16 de agosto!



Dica: Fiquem de olho nos eventos e comemorações que eles costumam anunciar tudinho na página deles no Facebook - www.facebook.com/pubescondidoca).

Com muita bossa e personalidade, o Pub Escondido, CA apresenta em sua decoração neons, pôsteres, madeira escura, lustres modernos e várias mesas espalhadas pelo salão principal, além de um mezanino que conta até mesmo com poltronas e de um cantinho, logo na entrada do bar, com mesas e bancos altos, bem típicos de bares e espelhos mega cools nas paredes. Em dias de muito movimento e fila, é possível esperar no balcão também.




Eles dão para cada cliente um cartão individual com número que funciona como comanda, o que eu simplesmente adoro, especialmente para comemorar aniversários ou confraternizações, pois assim cada um paga pelo seu e não tem aquele problema ao final de ficar conferindo nota e o que cada um consumiu, o que eu acho um porre e super deselegante.

Um quadro negro perto do bar anuncia as sugestões do dia!! Merece dar uma espiadinha lá também.


O que quero destacar para vocês é o REPERTÓRIO MUSICAL! Simplesmente irretocável, bastante focado numa pegada mais pop rock, a trilha sonora do Pub Escondido é daquelas que te faz pedir para o dono copiar na sua pendrive e levar para casa para continuar ouvindo.

Não foi a toa que a casa apareceu na lista dos bares com melhores repertórios musicais na seleção feita pela revista Veja Rio Comer & Beber. 

Bem, mas voltemos a falar um pouco mais sobre a estrela da casa: com foco nas cervejas on tap premium, artesanais e exclusivas, com forte influência do estilo Indian Pale Ale (IPA) na seleção – estilo inglês com muito lúpulo, o que confere maior amargor e aroma, além de um sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico, e que acabou se tornando muito popular nos EUA , o Pub Escondido é uma das poucas casas do Brasil que utiliza o sistema Vom Fass, para a alegria dos puristas, o que significa que o chope vai direto do barril, não entra em contato com gás carbônico, nem passa por serpentinas, mas sim, é armazenado diretamente em refrigeradores e sai do barril para o copo, evitando possíveis contaminações e alteração no sabor, além de garantir a assepsia da bebida.


Eu experimentei somente alguns chopes e Julio experimentou vários! rsrs...


Fazendo jus à fama da preferência feminina, eu adoro o chope weiss deles! E, para mim, não tem erro!

No menu, não raro você encontrará diversas opções com toque de cerveja, principalmente no pão de cevada. Alás, diga-se de passagem que o carro chefe da casa são os hambúrgueres, muito bem servidos, acompanhados de fritas, salada ou batata rústica, incluído no valor, ou de IPA fries, batatinhas que levam cerveja na receita, ou onion rings, com um valor extra.


Mas nós não começamos pelos burguers e sim pelo fantástico croquete de cordeiro que estava incrivelmente delicioso!!! Sequinho, saboroso e acompanhado de molho mostarda e mel picante e um molho de geleia de hortelã, é um aperitivo perfeito para iniciar os trabalhos gastronômicos e dividir entre amigos.


Se não estiverem em grupo e a fome não for negra, sugiro fortemente pedir logo o hambúrguer e, depois, se sobrar espaço, aí sim peçam algumas entradas, como estes croquetes, pois ir ao Pub Escondido e não comer um de seus irresistíveis, sejam os clássicos, sejam os gourmets, hambúrgueres, feitos com pães exclusivos da Guerin, seria uma heresia!!!


Os hambúrgueres são preparados na hora e podem ser de carne 100% Angus, de Frango, Veggie ou carne Kobe, considerada uma das melhores do mundo. Como adiantei lá em cima, os acompanhamentos também podem ser escolhidos. Por fim, escolha um dos molhos, dentre esses: o da casa, ketchup artesanal, barbecue, pepper, ranch, maionese de leite, mostarda e mel e maionese de wasabi.



Nós provamos todos os molhos e todos são maravilhosos, bem preparados, saborosos e não sei dizer de qual gostei mais kkkk... Julio preferiu os mais picantes, de wasabi e o pepper. Na pior das hipóteses, peça um molho extra.


Julio foi de Tijuana Burger, que oferece 200g de burger bovino de Angus, pincelado com molho de pimenta, queijo da casa, alface americana, tomate caqui e cebola roxa grelhados, acompanhado da batata doce.


Ele amooooouuu!!! Agora, em detalhes para vocês verem a carne:


Eu fui de Burger Especial (sempre perguntei pelo burger do dia ou da semana, pois eles sempre criam algo diferente e novo, mas que não é fixo no cardápio). No meu caso, o Burger Especial da semana era de angus prime, 4 queijos (provolone, mussarela, azul e prato), relish de tomate e pimenta, cebolas echalotes aromatizadas e assadas, além de alface americana (R$40,00), acompanhado de onion rings.


Espetacular! Carne suculenta, saborosa, muito bem harmonizada com os demais ingredientes, pão macio com casquinha... tudo perfeito!


É claro que nós compartilhamos e eu provei os dois! Impossível não provar, não é? Mas gostei mais do meu mesmo e a escolha foi muito acertada!


E como nem só de cerveja vive o homem, o menu de drinks da casa também tem o seu valor e eu experimentei dois ótimos drinks no Pub Escondido, CA. Assinada por Philipe Mello, a carta mostra toda a versatilidade do barman com releituras de drinks tradicionais e combinações inusitadas de frutas e especiarias. Destaque para o Applemartini (Monin de maça verde, suco de maça e cereja – R$18,90), o Caipi-tini que eu experimentei e estava lindo e saboroso (Licor de cointreau, morango, limão, hortelã, açúcar e vodka – R$23,90 a R$28,90 – dependendo da vodka) e o refrescante Frozen de Limão – (Vodka, licoe de cointreau, suco de limão e gelo – R$17,90). O outro drink que eu provei não estava na carta de drinks, que deve ser reformulada em breve, e eu esqueci de anotar o nome. Perdoem-me.



Há também algumas opções interessantes de cidra no cardápio.


Por fim, para adoçar o paladar dessa noite espetacular, como não poderia deixar de faltar, nós finalizamos o atolamento do pé na jaca com a Palha Italiana, servida com sorvete Nuvem de Creme!! Hummmmm... doce do jeito que eu gosto e muito gostosa!

Apenas poderia ser um cadinho mais molinha, Ainda assim, sem peso na consciência (que àquela altura não existia mais), eu comi tudo!! Amei o fato de trazer esse doce tão simples à primeira vista para o cardápio de sobremesas, pois a palha italiana vem ganhando contornos gourmets também e conquistando mais corações!



Assim encerramos nossa noite de domingo no Pub Escondido, CA, a quem agradecemos pelo convite e foi maravilhoso poder retornar à casa e fazer esse breve passeio por seu cardápio e comprovar, mais uma vez, o porquê de ser este um dos nossos bares preferidos!



** FICHA TÉCNICA DO PUB ESCONDIDO ** 

- Endereço: Rua Aires Saldanha 98- Copacabana

- Telefone: 0055 21 2522-9800

- Horário de Funcionamento: Ter a qui e dom, das 18h às 2h. Sex e sáb, das 18h às 3h.

- Site: http://www.pubescondidoca.com/

- Facebook (onde colocam as novidades): www.facebook.com/pubescondidoca

- Cardápio de chopes: Clique aqui para ver alguns chopes e preços

- Cardápio geral: Cardápio do Pub Escondido

- TripAdvisor: encontra-se em 69º lugar dentre mais de 12 mil restaurantes listados, com mais de 400 avaliações e Certificado de Excelência. Clique aqui para ler os comentários sobre a casa.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR