29 janeiro 2016

Curaçao: conheça o Sea Aquarium e o Dolphin Academy

Em outubro de 2015, quando fomos a Curaçao, ficamos hospedados no Ocean Sky Apartment, dentro do Ocean Resort, que está a passos do Sea Aquarium - Dolphin Academy, um lugar onde há treinamento e apresentações de golfinhos, além da presença de outros animais marinhos, como tubarões, arraias, peixes de diversas espécies e tartarugas marinhas.



Como estávamos ali tão pertinho, nós resolvemos conferir de perto e fazer uma visita sem anunciarmos antes. Claro que muitos, como nós, já viram o documentário "The Black Fish", que narra acidentes fatais envolvendo Orcas e seus treinadores em Parques Temáticos, como o Sea World, em Orlando. O documentário relata sobre a captura das orcas, como elas são separadas de suas famílias, colocadas em tanques de água, muitas vezes pequenos e inadequados para o tamanho delas, onde passam a ser adestradas e treinadas para participarem de espetáculos ao público.

Eu fui ao Sea World quando eu tinha 13 anos de idade, há muitos muitos anos, e sou da época da Shamu rsrs... de fato, ver o documentário e lembrar dessa minha ida ao parque me fez pensar e refletir sobre muitas coisas. Em primeiro lugar, não sei se todos sabem até porque é um erro comum chamar a orca de baleia, mas ela não é. Orca é golfinho.

Enfim, nós estávamos ali do lado e não custava tentar conhecer o Sea Aquarium  (custar até que custa porque a entrada é paga, mas eu me apresentei ao manager que nos recebeu e nos convidou ali na hora mesmo para apresentar todo o Sea Aquarium e o Dolphin Academy para tirarmos nossas próprias conclusões).



Interessante observar que quando o Sea Aquarium foi inaugurado, em 1984, tinha como objetivo mostrar aos visitantes um pouco da incrível vida marinha de Curaçao e começou com alguns aquários apenas. Com o passar dos anos, foi crescendo e se transformando em um parque multidimensional com exibições da vida marinha e atividades para todas as idades. 



Mas somente em 2002 que ele recebeu pela primeira vez 10 golfinhos e, em pouco tempo, eles se tornaram na grande atração do Sea Aquarium que, hoje em dia, é basicamente conhecido mais por causa dos golfinhos do que pelos outros animais marinhos que lá também vivem.




Já no início nós o indagamos a respeito do documentário e como teria sido a repercussão no Sea Aquarium.

Ele explicou que o Sea Aquarium não pode ser comparado ao Sea World, por exemplo, por diversos motivos. Listarei alguns aqui:

1) No Sea Aquarium, os golfinhos não ficam em tanques/piscinas de água, mas sim, toda a sua região foi construída já em contato mar, como espécies de praias ou lagoas artificiais. Na verdade, o que eles fizeram foram piscinas naturais/lagoas, cercadas por pedras, com aberturas para o mar, tentando reproduzir da forma mais natural o habitat original dos animais marinhos que lá vivem.

Nessas aberturas entram ondas, peixes, algas. Assim, a água é constantemente renovada e é fresca.



Observando essas piscinas naturais, a gente podia ver diversos peixes, dos mais variados tamanhos, alguns bem grandes até, e muitos corais, um ambiente bem natural e aparentemente equilibrado.


2) Como mencionado, há uma grande abertura para o mar por onde os golfinhos podem sair, se assim desejarem, não existindo aquela ideia de confinamento por completo. Mas essa abertura fica somente na piscina maior, onde as apresentações e shows são realizados.



Todavia, é bem verdade que os golfinhos não devem sair dali porque no Sea Aquarium eles têm a garantia de comida farta e fácil porque a comida é a recompensa deles por fazerem tudo certinho durante o treinamento e shows. Além disso, as piscinas naturais estão cheias de peixes que eles podem sozinhos caçar.

Bem... esse tema é super sensível e delicado. Nico, que é o manager, disse que já recebeu muitos representantes de organizações e ONGs de defesa dos animais, como o Greenpeace e PETA para provar que não há maus tratos e disse que convive bem com as organizações.

Eu não sou bióloga para reparar em detalhes do comportamento dos animais e marcas na pele que possam representar algo de errado. O que pude reparar é que eles pareciam bem, felizes, comunicativos, brincando entre eles, saltitantes até, mesmo sem ter um treinador por perto, eu os via fazendo piruetas.

Nico contou que o programa inclui saídas semanais com os golfinhos, que são guiados por lanchas para o mar aberto e estimulados a caçarem seus alimentos. Durante algumas dessas saídas, há a possibilidade de agendar um mergulho de cilindro para acompanhar os golfinhos em alto mar e esse é apenas uma das inúmeras atividades disponíveis aos visitantes do Sea Aquarium e Dolphin Academy de Curaçao.


Ainda nesta primeira visita, que durou cerca de 2 horas, percorrendo as instalações, conversando com o Nico, com treinadores e observando toda  dinâmica de um dia comum por lá, nós pudemos ver uma apresentação dos golfinhos que estava já agendada para aquela manhã.


Nico também comentou que o treinamento é feito de forma que pareça uma brincadeira e por meio de comandos que são transmitidos pelo som dos apitos.



Independentemente se o golfinho executa o que lhe foi pedido de maneira certa ou errada, ao menos ali na nossa frente, eles eram recompensados com peixes na boca (porque comida na boquinha ninguém resiste) e com aplausos também.

Aliás, sempre os treinadores aplaudem os golfinhos na intenção de agradecimento por eles estarem ali. Os aplausos supostamente deixam-nos felizes.

A apresentação foi uma gracinha! Piruetas, saltos, nadando junto com os treinadores. .. tudo pareceu muito harmonioso. Crianças e adultos ficaram em êxtase acompanhando o espetáculo desses animais.
  


Conversando com alguns treinadores, observamos que todos (ou praticamente todos) foram trazidos da Holanda e a maioria já tinha a experiência anterior de treinar cavalos.

Percebemos também toda uma preocupação com a integridade física dos animais, cuidados com sua saúde, com a sua pele que é renovada praticamente todo dia e eu não tinha ideia disso!

 
Visitamos também outras instalações do Sea Aquarium, como o barco-submarino, onde você entra e vai lá para baixo ver de perto os peixes, tartarugas, tubarões, arraias... ali sim os animais pareciam estar mais presos em tanques porque fica numa área mais afastada daquela entrada de água do oceano.





O Sea Aquarium e o Dolphin Academy são enormes! Na verdade, o Dolphin Academy fica dentro do Sea Aquarium. Há diversas outras atividades e a maioria é interativa, com o intuito de transmitir conhecimentos sobre esses animais aos seus visitantes. É claro que o grande foco são as crianças que ficam deslumbradas com tanta informação, tantas possibilidades de diversão para elas por lá.

Além da apresentação dos golfinhos, também vimos de longe a do leão marinho, rodeado por crianças, é claro.


Há uma grande área coberta para refeições, com lanchonetes, lojas de souvenirs, lockers para você deixar seus pertences caso a atividade que fará seja na água, chuveiros e banheiros.




Para quem nunca viu flamingos de perto, eles também marcam presença lá dentro do Sea Aquarium, bem perto da recepção.



Em Curaçao, para quem desejar ver os Flamingos em uma área mais natural, dá para ir de carro até o Flamingo Park, que fica no sentido norte, direção de Westpunt (se você estiver de carro e for para as praias de Cas Abao, PortoMari, Kenepa Grande, por exemplo, você terá como opção de caminho passar por esse grande lago, no meio da ilha, onde há vários flamingos!!
  

 
Ou seja, toda uma infraestrutura para proporcionar ao visitante uma experiência prazerosa, para ele passar o dia, se desejar até porque a programação do Sea Aquarium e Dolphin Academy é bem variada e grande.

O ingresso principal dá direito a algumas coisas dessa programação. Mas se desejar fazer algumas atividades, principalmente as do Dolphin Academy, como nadar, ou mergulhar ou ter um encontro com golfinhos, aí tem que pagar um valor extra para isso.

Outra coisa super importante que o Nico contou para a gente foi que os golfinhos não são obrigados a participar de nenhuma atividade. Nada é forçado. E nós fomos testemunhas disso porque voltamos no dia seguinte, a convite também, para um encontro com golfinhos no Dolphin Academy.

O Dolphin Academy foi inaugurado em 26 de maio de 2002, quando recebeu 10 golfinhos vindos de Honduras. 

Hoje em dia, o Dolphin Academy abriga 20 golfinhos! E são vários os possíveis programas, além do encontro que nós fizemos. Veja aqui os outros programas disponíveis no Dolphin Academy. 

O Encontro com Golfinho é para todas as idades. Porém, crianças com menos de 8 anos precisam estar acompanhadas de um adulto também pagante. Custa $99 por adulto e $50 para crianças de 1 a 4 anos, em grupos de no máximo 6 pessoas. 

Nós tivemos o privilégio de fazer o encontro só a gente, eu e Julio, e mais ninguém! Foi muito especial e muito exclusivo. 

Numa primeira lagoa, tentamos fazer o encontro com um golfinho que não estava muito a fim rsrs... ele até foi até a gente umas duas vezes, mas a treinadora disse que ele queria mesmo era brincar com o outro golfinho.


Por isso, nós mudamos de lagoa para tentar fazer o encontro com outro golfinho.

Pelo caminho, pudemos observar uma sessão de terapia de golfinho com criança deficiente físicaEsse foi um programa que chamou minha atenção e lá parece ser um sucesso. Alguns golfinhos são destinados a essas atividades com crianças acometidas de deficiências físicas ou mentais. Elas ficam em pranchas, seguradas pelos treinadores, enquanto o golfinho se aproxima para tocar, "beijar", brincar...

Os golfinhos são muito curiosos e espertos e nos disseram que eles adoram as crianças deficientes porque elas são diferentes e isso faz despertar a curiosidade deles. 

Que fofo, não é?

Mas... voltando ao nosso encontro, a primeira tentativa foi frustrada e seguimos para mais uma tentativa em outra piscina e foi quando conhecemos o Macho e sua mãe!



Machu nasceu já no Dolphin Academy em 19 de Abril de 2012, filho de Copan e Annie. 

Aiiiiii. ... tão lindinho!


O Macho brincou com a gente, fez suas piruetas, saltos, bateu a nadadeira como se fossem palmas, deu "beijinho" na gente...




Foi tão legal! Eu e Julio nunca havíamos ficado tão pertinho e interagindo assim com um golfinho.

Deu vontade de levar para casa rsrs...

O Macho estava super participativo, muito dócil e aparentava estar feliz brincando com a gente!




Durante todo o encontro, uma treinadora permaneceu ao nosso lado para orientar as brincadeiras, dizer onde nós devíamos nos posicionar no platô que tem dentro da piscina, onde ficamos com água até o quadril, mais ou menos.

Ela passava os comandos com o apito e com as mãos também e nos ensinou alguns desses comandos para a gente também fazer.

Além disso, ela caiu na água com o Macho e nadou com ele!




Como recompensa pela participação dele e por executar direitinho os comandos, peixinhos e aplausos para o Macho!

Foi incrível!



Depois disso, nós ainda passamos pela piscina onde havia um bebê golfinho com 2 meses e sua mãe.

Essa foi a nossa experiência no Sea Aquarium e Dolphin Academy! Obrigada pelo convite e pela oportunidade de ver de perto os programas e atividades.


  

** FICHA TÉCNICA **

Nome: Sea Aquarium, aberto desde 1984

Localização: Península de Bapor Kibra, na costa sul de Curaçao - Wllemstad

Programação diária no Sea Aquarium: clique aqui e confira

Horário de Funcionamento: aberto todos os dias, 365 dias ao ano, das 8h às 17h. Tickets são vendidos até às 16h e o último show começa às 16:30h.

Contato: (+5999) 461 6666


Preços: 

. Adulto: $21
. Crianças de 5 a 12 anos: $11
. Crianças de 0 a 4 anos: gratuito
. Mais de 60 anos: $11
. Passe de 1 semana para adulto: $30
. Passe de 1 semana para criança: $15

Obs.:  Mulheres Grávidas só podem participar do Encontro com Golfinhos, mas não são permitidas as atividades que envolvam o nado e o snorkel. 

. O encontro com golfinhos ocorre em 3 horários, todo dia: às 8:00, às 11:00 e às 14:00h.

TripAdvisor para o Sea Aquarium: encontra-se em 22º lugar dentre as 125 atividades listadas em Curaçao, com mais de 700 comentários. 

TripAdvisor para o Dolphin Academy: encontra-se em 4º lugar dentre as 91 atividades listadas em Willemstad, com quase 1.500 avaliações e Certificado de Excelência. 

- Serviço de Fotos: nós ganhamos as fotos que foram feitas durante o Encontro com o Golfinho. Há serviço de fotógrafo até porque eles proíbem que se entre nas lagoas e piscinas com câmeras fotográficas. 


O Sea Aquarium Park é composto por 4 empresas, na verdade: Sea Aquarium, Dolphin Academy, Animal Encounters e Substation Curaçao

Sea Aquarium
Junte-se aos nossos guias para aprender mais sobre a vida marinha de Curaçao.
Dolphin Academy
Experimente a verdadeira emoção de estar perto dos golfinhos. Aqui você vai realizar esse sonho e poderá aproveitar para marcar um encontro, mergulhar ou nadar com eles. 
Animal Encounters
Faça mergulhou o snorkel em nossa lagoa. Você poderá alimentar tubarões, tartarugas, arraias...
Substation Curacao
Explore as profundezas dos recifes e chegue a 1.000 pés no Submarino chamado "Curasub". 



. Clique e Confira aqui as atividades disponíveis e pagas à parte no Sea Aquarium Park.

. Atividades de um dia normal no Sea Aquarium (essas atividades estão inclusas no preço da entrada). Essa programação foi retirada do site do Sea Aquarium em janeiro de 2016 e pode sofrer alterações com o passar dos meses e anos. 

TIMESPROGRAM 1LOCATIONEXPLANATION
09:00 – 09:30Nurse Shark action ShowsharkFeed and pet our nurse sharks
09:45 – 10:20Sea Lion showSealionEnjoy and learn more during the sea lion show and get a kiss
10:30 – 11:00Dolphin showDolphinEnjoy the dolphin show and get a kiss
11:00 – 11:15Aquarium tourfishJust follow the tour guide, then watch and learn
11:15 – 11:40Flamingo's and FriendsflamingoFeed and pet our flamingo's
11:45 – 12:15Action Feeding Sessionstingray
Feed and learn more about our ocean predators
        
TIMESPROGRAM 2LOCATIONEXPLANATION
11:00 – 11:15Aquarium tour fishJust follow the tour guide, then watch and learn
11:15 – 11:40Flamingo's and friends flamingoFeed and pet our flamingo's
11:45 – 12:20Sea lion show SealionEnjoy and learn more during the sea lion show and get a kiss
12:30 – 13:00Nurse shark action show sharkFeed and pet our nurse sharks
13:00 - 13:20Action Feeding Session stingrayFeed and learn more about our ocean predators
13:30 – 14:00Dolphin show DolphinEnjoy the dolphin show and get a kiss
        
TIMESPROGRAM 3LOCATIONEXPLANATION
14:00 – 14:30Flamingo's flamingoFeed and pet our flamingo's
14:30 – 14:50Aquarium tour fishJust follow the tour guide, then watch and learn
14:50 – 15:10Action Feeding Session stingrayFeed and learn more about our ocean predators
15:10 – 15:40Nurse shark action show sharkFeed and pet our nurse sharks
15:45 – 16:20Sea lion show SealionEnjoy and learn more during the sea lion show and get a kiss
16:30 – 17:00Dolphin show DolphinEnjoy the dolphin show and get a kiss




  1. Pretendo ir a Curacao com meu marido e filha de 3 anos e queria muito ter contato com os golfinhos, mas e a dor na consciência???? Não pagaria nunca pela escravidão destes animais. Ainda mais pra, assim, ter 30 minutos de divertimento. Fui ao Seaworld para ter contato e me arrependo até hoje... Que bom saber que em Curacao eles vivem o mais próximo possível de seu habitat natural e que tem acesso ao mar. Quero ter contato com animais que tenham vida e que sejam tratados com dignidade! Acho que em Curacao poderei realizar meu sonho... Obrigada pelo relato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jane!
      Tudo bom?
      Muito obrigada por seu relato aqui no blog. Esses temas são muito sensíveis e busco escrever com muito cuidado e respeito. Fui muito criticada por alguns por ter ido lá, mas você pode ter certeza de que tudo que escrevi aqui no post foi muito sincero da minha parte.
      Quando e se você for, por favor, venha nos dizer o que achou. Acho muito importante saber mais opiniões. E, do fundo do meu coração, espero que você encontre do jeito que eu relatei e fotografei e que goste da experiência.
      Beijos,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR