28 janeiro 2016

Restaurante em João Pessoa: Conheça o Mangai!

Quando defini que retornaria a João Pessoa, cidade que tive o prazer de visitar no carnaval de 2009 e voltei agora em janeiro de 2016, uma coisa era certa em minha cabeça: jantar novamente no Mangai!

Aliás, eu tinha mais certeza disso do que de qualquer outra coisa que eu faria em João Pessoa rsrs... porque a lembrança de ter ido ao Mangai de lá e no de Natal era tão boa que eu precisava reviver essa experiência gastronômica ultra completa!!



Pensou em Nordeste? Pensou em comida regional? Pensou em tradições? Pensou em folclore? Pensou no cangaço de Maria Bonita e Lampião? Proooooonto!! Reúna agora tudo isso, acrescente uma pitada extra de muita decoração típica, mexa um pouco, depois adicione muitas receitas de lamber os beiços e agora bata tudinho!! O resultado é o Mangai!

Com Monica, do blog Le Touriste

Surgido em 1989 a partir do sonho de Leneide Maia Tavares, ou Dona Parea, como é conhecida, que já vendia rapadura em feiras livres trazida da sua terra natal, a cidade de Catolé do Rocha, no interior da Paraíba, mas queria abrir sua própria bodega.

O nome Mangai vem de mangaieira, nome pelo qual sua mãe a chamou porque não queria ter filha mangaieira, logo que Dona Parea a comunicou do desejo de abrir a loja. E essa foi a inspiração para dar o nome de Mangai!




Mangai é uma expressão popular usada antigamente, em algumas cidades do interior nordestino, para designar uma feira, um lugar onde você encontra de tudo um pouco.

No início, instalado em uma pequena área, com jeitinho de casa de fazenda, começou vendendo apenas produtos do sertão como rapadura, queijo de coalho, queijo de manteiga, carne de sol, frutas e verduras. Com o tempo, a produção própria de queijo de manteiga atraiu os curiosos e desejosos de consumir a iguaria fresquinha, natural e quentinha!

Aos poucos, adaptando-se à necessidade e exigência dos próprios clientes, que queriam mais e mais, passou a servir também  a ceia nordestina, no final da tarde, com queijo feito na hora, tapioca, pamonha, canjica e outros itens.... depois vieram o café da manhã e o almoço com comidas regionais, ganhando fama e atraindo clientela com muito sucesso. 

Assim nasceu o Mangai Restaurante, em 1996, em Cabedelo, na Paraíba! Em 1998, veio o Mangai de Natal, com estrutura mais completa e maior. Ganhou vários prêmios e tornou-se referência em qualidade da gastronomia nordestina e brasileira, participando de novelas, programas, jornais...


Em João Pessoa, o restaurante está em um bairro tradicional, na praia de Manaíra, que era até bem perto da Pousada Verde Mar, onde fiquei hospedada. Mas, em razão do medo de andar à noite a pé dos problemas de segurança pública que a cidade enfrenta, eu optei por ir de táxi e não me arrependo.

Ficou super baratinho, cerca de R$8,00 para cada trecho.

Aproveite e leia aqui como foi a minha experiência na Pousada Verde Mar!

Gente, e não é brincadeira! O Mangai, na minha humilde opinião, pode ser considerado praticamente como um Ponto Turístico de João Pessoa!

A decoração é riquíssima!!




São tantos os detalhes que a gente até se perde um pouco e acho que eu  nem consegui absorver tudo que estava lá exposto.



Mas vamos falar logo do que é "baummm", né??

Vocês têm ideia do que é se deparar com um buffet self service de mais de 200 opções de pratos da gastronomia regional???


É uma loucura escolher aquelas delícias que você vai degustar!! Eu confesso que primeiro dei uma volta pelo buffet para ver os pratos, ler os ingredientes e escolher o que eu estava com desejo de experimentar!

Esse foi o meu primeiro prato... sim... o primeiro!! Com um pouquinho de cada opção que mais me interessou, com destaque para a carne seca com nata, no cantinho direito em destaque.

O buffet quente conta com aproximadamente 70 receitas e alguns dos principais ingredientes, como não poderia deixar de ser, são os mais tradicionais da Paraíba: carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, gororoba de charque, camarão na manteiga, salmão e macaxeira, que não pode faltar!!

Um dos carros-chefe é a Carne de Sol com Nata que eu simplesmente amei!!! Um prato realmente de destaque que você não pode deixar de provar, com tiras de carne de sol desfiadas e molho de natas e creme fresco. 

E o Suvaco de Cobra? Ficou curioso? Esse eu não provei, mas é um prato feito com carne de sol moída, milho e cebola. 

Baião de Dois já é mais comum de se encontrar até mesmo em outras cidades nordestinas e é sempre uma boa pedida: leva arroz, feijão verde, queijo coalho, verduras e carne de charque!




Aos mais corajosos, com estômago de avestruz rsrs... que tal a Buchada, hein? Você encararia? Eu, particularmente, dispensei porque fico com medo de comer comidas muito exóticas e depois passar mal (não pelo fato de a comida estar estraga, mas sim pela reação do meu organismo para algo muito diferente e possivelmente pesado). Quer saber como é a Buchada? Eu explico: ela é feita com as vísceras do bode!! Ai ai ai ... quero nem pensar! kkkk

Outro prato diferente é a Paçoca! Calma aí, gente, porque não é a paçoca doce de amendoim que a gente ganha nos saquinhos de Cosme e Damião, viu? Essa Paçoca é feita com carne de sol e farinha!

Que tal então provar a Gororoba de Charque? Que nome mais sugestivo! kkkkk... apesar do nome pouco atraente, o prato é delicioso!! Purê de macaxeira com queijo e carne de charque.. huuuummmmm... tem como ser ruim isso aí?

Imagem extraída do site do Restaurante Mangai (não pode tirar foto no buffet)

Imagem do site oficial do Restaurante Mangai

Imagem do site do Restaurante Mangai

O restaurante Mangai de João Pessoa também oferece um menu a la carte que é composto por comidinhas mais leves, para lanches, como a tapioca recheada, o queijo coalho assado na chapa com pão francês, produzido no próprio Mangai! 

E outro carro-chefe que experimentei foi o Pão de Macaxeira!!! Ahhhhhh... delicinha, viu? Não deixei de provar! Ele é feito na própria padaria do Mangai, com uma receita exclusiva e pode vir acompanhado de carne de sol com nata ou queijo de manteiga! 


Pão de macaxeira com queijo de manteiga!! hummmmm...

Óh céus! Só de lembrar já estou aqui tendo um treco! É tão delicioso!!! Deu até fome e ainda não terminei de escrever o post kkkk..

Mas eu guardei o melhor para o final, é claro!!

Formiguinhas de plantão, preparem-se!!! Eu vos apresento a CARTOLA!!!

Cartola! Miam Miam!

Uma sobremesa típica da Paraíba que tive a oportunidade de experimentar pela primeira vez!! Bananas flambadas, queijo de manteiga derretido em cima, açúcar mascavo e canela, com uma bola de sorvete!!

Jesuuuuuuuuissssssssssss amado!!! Só orando muito para resistir a essa tentação toda! 

E preciso dizer que estava simplesmente delicioso e perfeito??? 

Outras sobremesas também são servidas, como a famosa cocada, doces caseiros, tortas diversas e o coco zoinho e o coco zoião rsrs... A-DOOO-RO essa criatividade regional!

Para quem ficou interessado, o coo zoinho e o coco zoião são servidos em uma quenga de coco com banana ou cocada com duas bolas de sorvete!

Quanto às bebidas, o Mangai de João Pessoa não oferece drinks (uma peninha...). Bebida alcoólica é somente cerveja. Sendo assim, eu optei por um suco de fruta típica e fui de mangaba! Vocês conhecem o suco de Mangaba? Vale a pena provar =))


Muito obrigada ao Mangai de João Pessoa por ter nos recebido e convidado para essa noite maravilhosa, de inesquecíveis experiências gastronômicas e muito aprendizado dos regionalismos paraibanos!

Adorei muita coisa e espero que vocês ainda estejam aí lendo até o final e não tenham corrido para atacar a geladeira! rsrs... 


** FICHA TÉCNICA **

- Restaurante Mangai

- Localização: Avenida Edson Ramalho, 696, Manaíra

- Site:  http://mangai.com.br/ 

- Telefone: +00 55 83 3226.1615

- E-mail: contatopb@mangai.com.br

- Cardápio: Confira aqui

- Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 11h às 22h

- Avaliações no TripAdvisor: confira aqui as avaliações. O restaurante Mangai ocupa a 2ª posição no ranking de mais de 1.600 restaurantes em João Pessoa, com nota 9, mais de 4.200 avaliações e Certificado de Excelência

Caixa onde pagamos tudo que foi adquirido na loja e consumido no restaurante

Lojinha dentro do restaurante

- Há uma loja dentro do restaurante onde você pode comprar produtos típicos da região.

- Cada pessoa recebe um cartão individual onde serão computados os gastos/pedidos/pratos do buffet self service e depois você paga na lojinha

- São pelo menos 3 grandes salões

- Não é permitido entrar no restaurante com alimentos de terceiros. Eles fazem encomendas de bolos e tortas (entre em contato).

- Não pode tirar fotos do buffet de comidas

- Não vi o estacionamento no local, mas fui de táxi







Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR