01 fevereiro 2016

Restaurante no Rio de Janeiro: Conferimos as delícias do cardápio do Í Bistrô

Na semana passada, dia 28 de janeiro de 2016, fomos convidados a prestigiar o lançamento do cardápio do Í Bistrô, um restaurante localizado no rooftop do Hotel Grand Mercure da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Assinado em conjunto pela renomada Chef Morena Leite, formada pela Le Cordon Bleu, em Paris, e bastante conhecida pelo seu trabalho de sucesso nos restaurantes Capim Santo de Trancoso e São Paulo, e o Chef gaúcho Vico Crocco, o cardápio do Í Bistrô foi inspirado nos cinco biomas mais importantes do Brasil e que, de certa forma, circundam o Hotel Grand Mercure: cerrado, sertão, mar, montanha e floresta.


Meu prato predileto

Eu e Julio

Portanto, um cardápio eclético cuja proposta principal é agradar a todos.

Morena foi responsável por toda a brasilidade do cardápio, que é bastante diversificado e harmoniza muito bem seu jeitinho baiano com toda a sua simplicidade, embora ela se valha de técnicas da culinária francesa para criar suas receitas, combinando de forma muito inusitada os ingredientes e temperos tipicamente brasileiros.


Chef Morena Leite

Vico, por sua vez, agregou todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos 12 anos vividos na Alemanha, país para onde foi no intuito de fazer um intercâmbio na área da engenharia mecânica, mas foi onde descobriu sua verdadeira vocação na gastronomia. E ainda bem que assim ele trilhou seu caminho porque ele comandou a cozinha na noite de lançamento do cardápio do Í Bistrô com muita maestria, sofisticação e organização típica alemã!

Da esquerda para a direita: Juliana do instagram @vida_carioca, também colaborada do site Destemperados, Chef Vico Crocco, Tavinho e Eu

Foi uma explosão de sabores, aromas e muita boemia carioca!



Ceviche de Lagostas biri-biri

Infelizmente, pelas dimensões alcançadas pelo evento, ele não pôde ser realizado no espaço do Í Bistrô, no terraço do hotel, mas sim no segundo andar, no Brisa Bistrô. Diante disso, eu não tive a oportunidade de conhecer o verdadeiro espaço do Í Bistrô.


  


E o evento foi ainda mais divertido pela companhia dos nossos amigos blogueiros Monica, do blog Le Touriste, Carlos, do blog Fantrip, Leo e Tavinho, do blog Maior Viagem.

Da esquerda para a direita: Tavinho, Carlos, Chef Morena Leite, Monica, eu e Leo

Da esquerda para a direita: Tavinho, Leo, eu, Monica e Carlos

Tudo quanto nos foi servido estava simplesmente delicioso, bem como não posso deixar de mencionar a apresentação dos pratos que também estava impecável.

Meu prato predileto, tanto no quesito sabor quanto no quesito apresentação, foi o ceviche de lagostas biri-biri servido dentro de um coco cortado.


Também adorei o churros de massa de tapioca e recheado de vatapá de frutos do mar. Além de igualmente saboroso, ele foi um dos mais diferentes e criativos da noite.


Destaque também para o bolinho de feijoada com molho de pimenta! Um dos melhores bolinhos de feijoada que já experimentei na vida e adorei vê-lo presente no cardápio porque ele representa toda a irreverência tipicamente carioca que não poderia faltar.


A verdade é que fica muito difícil eleger os melhores da noite porque não é exagero da minha parte dizer que estava tudo muito gostoso mesmo.

A sobremesa escolhida para ser servida no evento foi a bala de coco com baba de moça. Super diferente. Com certeza foi a primeira vez na vida que comi a bala de coco apresentada dessa forma, tão sofisticada. Afinal de contas, como não lembrar das balinhas de coco das festas de crianças? Ou seja, com muita singeleza, simplicidade e sabor, Morena Leite nos fez também relembrar bons momentos da infância e esse é a sua grande característica, pois o prato criado tem muito valor agregado que vai muito além dos ingredientes utilizados.


As bebidas oferecidas, vinhos tinto e branco, caipirinhas e coquetéis, harmonizaram muito bem com a noite de forte calor, embora chuvosa, que fez na Cidade Maravilhosa.



Celebridades globais, como o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, além de socialites do jet set carioca, também estiveram presentes, prestigiando o excelente trabalho da Morena Leite. Muitos permaneceram no hotel, a convite, para conhecerem também seus quartos e pernoitarem no Grand Mercure e a festa foi embalada por muita música brasileira, MPB principalmente, um pouco de samba, já em ritmo de carnaval, até mais ou menos a meia noite.

Falando um pouquinho sobre o Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, recém inaugurado na cidade, uma de suas grandes vantagens é a tranquilidade de se hospedar próximo ao Recreio dos Bandeirantes e, portanto, perto de praias mais exóticas e selvagens, como a da Macumba, do Secreto, Prainha, Grumari, Perigoso, dentre outras, além da possibilidade de fazer trilhas pela região e deslumbrar-se com paisagens incríveis de um Rio de Janeiro menos urbano, menos badalado, podendo também curtir parques como o Chico Mendes, por exemplo, o Bosque da Barra... ou seja, a localização do Hotel Grand Mercure pode ser surpreendente e revelar um Rio de Janeiro novo, inusitado e lindo para os turistas.

Veja aqui o nosso GUIA DE TRILHAS PELO RIO DE JANEIRO.

Canudinho de Pato

Coxinha de Aipim com Faisão

Tudo isso com o padrão internacional da rede Accor, serviço cinco estrelas, construído no Riocentro, um dos maiores centros de convenções da América Latina e também próximo ao Parque Olímpico da Barra, o que o tornará em uma das melhores opções do setor hoteleiro carioca durante as competições que ocorrerão em agosto de 2016.

Agora, com vocês, para quem ficou curioso e deseja saber mais sobre o cardápio do Í Bistrô contempla, vejam abaixo como ele é ousado e super interessante:



CARDÁPIO Í BISTRÔ (Chef Morena Leite)

Couvert 

Raspadinha de Capim Santo com Jambu 

Ovo de codorna empanado com quinua servido com Açorda de bacalhau 

Pão de aipim com manteiga de âmburi/catupiry  



Petiscos  



Bolinho de Aipim com Queijo da Serra da Canastra

Canudinho de Pato com Molho de Pitanga

Coxinha de Batata Doce com Faisão

Churros de tapioca com vatapá de frutos do mar 

Bolinho de aipim recheado com queijo serra da canastra 

Canudinho de pato com molho de pitanga 

Bolinho de feijoada com molho de pimenta 

Coxinha de batata doce com faisão  

  
Entradas 

1- Ceviche de lagostas biri-biri 
2- Pastel de palmito com gema mole de ovo de codorna 
3- Blinis de tapioca com surubim defumado 
4- Vou au vent de abóbora com farofa de carne seca e feijão verde 
5- Bouquet de folhas verdes na cestinha de tapioca e beterraba


Pratos Principais


Mar 



Grelha de Frutos do mar

1- Grelha de frutos do mar servido com Nhoque de batata doce roxa (farofa de aviu com camarão seco) 

2- Cherne na brasa com molho de limão cravo acompanhado de ratatuille brasileiro(farofa de capim santo)  


Montanha 



Ravioli de Abóbora

3- Ravioli de abóbora recheado com queijo serra da canastra molho de ervas-(farofa de semente de abóbora) 

4- Cordeiro servido com rosti de batata baroa ( farofa de maçã) 


Floresta 

Arroz de Pato
5- Moqueca de pirarucu com palmito pupunha e banana da terra servida com (farofa de beiju ) 
6- Arroz de pato ( Farofa de Cebola e ervas) 

Sertão  


Ximsim de Galinha

7- Costela confit acompanhada de purê de macaxeira 
8- Ximxim de galinha ( farofa de pipoca) 

Cerrado 

9- Mignon de leitoa com canjiquinha de milho(farofinha de amendoim c milho e açúcar mascavo) 
10- Galinhada d'angola c pequi (farofa de Jatobá) 



Sobremesas 



Bala de Coco com Baba de Moça

1- Carpaccio de abacaxi com raspas de limão  

2- Pétit gateau de goiaba com sorvete de queijo 

3- Timbale de banana com chocolate de cupuaçu e crumble de aveia e castanha do Pará, servido com sorvete de açaí  

4- Bala de coco com baba de moça 

5- Creme brulle de jaca com sorbet de jenipapo


Morena Leite, sua filha e João Miguel Araújo, gerente do Grand Mercure Rio de Janeiro


**FICHA TÉCNICA**

Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro

Endereço: Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Transfer regular: o Hotel Grand Mercure oferece transfer regular às praias e aos principais shoppings centers da região, como Barra Shopping e Rio Design

Crianças de até 12 anos têm cortesia (porém não há cama extra em apartamento triplo)

Reservas: +00 55 21 2153-1800 ou CLIQUE AQUI e faça sua reserva

Avaliação no TripAdvisor: nota 9,0, está em 16º lugar dentre 245 hotéis listados no ranking do TripAdvisor, com mais de 85 avaliações.





Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR