22 janeiro 2016

Conheça o Chope de Verão da Vila St. Gallen, em Teresópolis!

20 de Janeiro é Feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro: clima de chuvinha e friozinho, que em nada combina com o nosso verão carioca, marcou esse feriado... um dia extremamente convidativo para dormir até tarde e ficar em casa vendo filme e comendo pipoca, certo?

Errado! Porque ontem foi dia de subir a serra, que estava linda, com forte serração e muito mais frio, e lá fomos nós para a Cidade de Teresa: Teresópolis!

Ahhhh... Então, já que é serra, com frio e chuva, nós fomos curtir um bom vinho com fondue, certo?


Vila St. Gallen
  
Chope de Verão

Errado de novo! Nós fomos convidados para um lugar que adoramos que é a Vila Sankt Gallen, o templo da cultura cervejeira de Teresópolis, para o lançamento do Chope de Verão. Afinal de contas, quem disse que uma boa cerveja não pode harmonizar com o clima de montanha?

Essa foi a nossa terceira vez na Vila St Gallen, onde também estivemos, coincidentemente, no mesmo feriado de 20 de janeiro do ano passado, ocasião em que também pudemos experimentar o chope daquele verão.




Aliás, criatividade é o que não falta nos cervejeiros que atuam tanto na Vila St Gallen quanto na fábrica da cerveja Therezópolis!! Já experimentei o chope de goiaba e o de abacaxi deles e achei sensacional essa proposta de descobrir novos sabores com elementos regionais e tropicais!!

E o interessante sobre o chope de verão é que ele só é vendido lá na Vila St Gallen e dura somente no verão! Ou seja, mais um bom motivo para subir a serra e passear por este cantinho tão agradável, que é a Villa, sentir-se em plena Suíça alemã, inserido em um ambiente cuja decoração é super fofa e que valoriza as tradições desta cultura!




  

Dentro da Vila você poderá optar por bebeliscar no Pub Harlekim ou no Biergarten, fazer uma refeição mais sofisticada no Bistrô 1912, comer um fondue na Abadia Anno 613 ou tomar um sorvete nas lojinhas da Villa... que tal? Super completo o passeio, não é? 

E você sabia que a cerveja Therezópolis foi lançada em 1912, criada por Alfredo Claussen? Neto de imigrantes dinamarqueses que povoaram a cidade de Teresópolis no século XIX, ele fundou a primeira cervejaria e a primeira indústria da região serrana do Rio de Janeiro. Aliando o uso da melhor matéria prima, que ele importava da Europa, com a cristalina água mineral das montanhas, assim surgiu a cerveja Therezópolis, uma lager de cor dourada.





Mas como a gente está aqui para falar do chope de verão, o convite é para que vocês vão lá conferir.

Primeiramente, nós iniciamos os trabalhos com um chope Therezopolis Gold e com alguns dos principais petiscos do cardápio. A Gold é uma refrescante Premium Lager de receita dinamarquesa que possui médio amargor, cor dourada e cremosidade generosa. Ela traduz a perfeita combinação entre o puro malte, os três tipos de lúpulos - dois aromáticos e um de amargor, e a cristalina água mineral da serra, com 5% de teor alcoólico



Degustamos também um delicioso bolinho de queijo empanado em lasquinhas de coco, linguicinhas bem típicas dentre os petiscos alemães, bolinho de cevada (predileto do Julio) super temperado e croquetes de carne.

Bolinha de Queijo

Linguicinha

Croquete

Bolinho de Cevada
Tudo absolutamente saboroso, gostoso e com uma textura super sequinha, embora sejam petiscos fritos.

Aliás, o cardápio do Harlekin Pub é maravilhoso para quem deseja petiscar!

Aí sim, veio a grande estrela do dia: Um chope leve, aromático, suave e saboroso foi a criação da Vila St. Gallen para o verão, seguindo o estilo inglês Ordinary Bitter.

Chope de Verão
A ideia é que esse chope seja refrescante e mate sua sede nos dias quentes do verão.

Como principal destaque, estão os lúpulos ingleses utilizados que fornecem sabores mais terroso e herbais, característicos dos Pubs Ingleses.

Teor Alcoólico: 3.8%

Amargor: 22 IBU

Três Maltes utilizados 

Duas variedades de Lúpulos Ingleses utilizadas

Temperatura de serviço: 4 a 6 graus


Criado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, o chope tem coloração clara, levemente acobreada, baixo teor alcoólico (3.8%), baixa carbonatação, pouco corpo, médio amargor e, para harmonizar, o chef Rafael Estorque, do Harlekin Pub, preparou uma salada de agrião, alface, rabanete, aipo com crocancia, com presunto de Parma, queijo azul de Minas Gerais, molho vinagrete à base de especiarias, mostarda e mel.

Salada de Agrião


Valores:

- chope de verão: 

. 200ml 11 reais

. 400ml 18,50 reais

. 1L 43.00 reais


- Salada de Agrião: 32 reais 




Minha opinião: ele cumpre o que promete, no sentido de ser refrescante e suave. Não é o tipo de chope que mais me agrada, pois prefiro os mais cremosos, com sabores mais marcantes e encorpados. De todo modo, eu não sou uma especialista - ainda! - e estou apenas palpitando, viu? Basicamente, eu diria que ele é perfeito para um dia muito quente. Para um dia mais friozinho, como foi ontem, eu optaria por um chope mais denso e, exatamente por isso, que eu gostei mais do terceiro chope que nos foi oferecido.

Em relação à salada, só tenho uma coisa a reclamar: era tão gostosa que eu acho que poderia vir mais rsrs... uma delícia mesmo e harmonizou perfeitamente com o chope!


  


Gente, só uma observação: quem me conhece sabe o quanto eu amo queijos e esse queijo azul de minas, que lembra um gorgonzola, é simplesmente divino! 

O terceiro chope oferecido foi também outra novidade que ainda não está oficialmente lançada: uma Dubbel Dinâmica, um chope colaborativo, feito a partir de  uma parceria entre a Buda Bier e a Vila St Gallen, que contém como elemento especial uma infusão de geleia de damasco caramelizado e um blend de açúcares. 


Pessoal do Buda Bier com o Cervejeiro da Vila St. Gallen


A previsão de lançamento é agora em fevereiro em ambas cervejarias. A Buda Bier é uma cervejaria artesanal de Petrópolis, cidade vizinha a Teresópolis

Minha opinião: achei a Dubbel Dinâmica saborosa e esse leve toque adocicado da geleia de damasco foi realmente muito interessante e deixou a cerveja rica e cremosa para o meu paladar.

Por fim, porque eles acharam que a gente não ia trabalhar no dia seguinte rsrs... brincadeirinha, mas, como saideira desta tarde simplesmente enriquecedora e deliciosa, nós experimentamos a cerveja Therezópolis Or Blanc, que ainda não conhecíamos. Trata-se de uma witbier, original da Bélgica, de coloração pálida, paladar aveludado, elevada refrescância e aroma cítrico e condimentado pelo uso de casas de laranja e especiarias, muito apropriada para o verão também.


Mas calma aí que após tudo isso nós encerramos a visita à Vila St. Gallen com chave de ouro e uma das minhas sobremesas prediletas: Apfelstrudel com sorvete de baunilha, uma das mais típicas sobremesas alemães e simplesmente deliciosa!!

Então, ficaram com sede? rsrs... não percam tempo porque daqui a pouco o verão vai acabar! Vão lá conferir essas novidades e depois me contem o que acharam =00



**FICHA TÉCNICA**

Localização: Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto - Teresópolis

Contato: 21 2642-1575

Horário de funcionamento: quintas das 19h às 00h; sextas, sábados e feriados das 12h às 00:30h; domingos das 12h às 19h



Cursos: Curso de Cerveja Artesanal, ministrado pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, que ensina de forma prática todas as etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal, na pela. A aula dura um dia inteiro e inclui café da manhã, almoço harmonizado, degustações, apostila e certificado com a chancela da Acerva. Após 30 dias, o aluno é convidado para degustar a cerveja que produziu, harmonizada com aperitivos. O curso acontece todo último sábado do mês, das 9h às 18h, e custa R$450,00. Faça a reserva pelo email: cursodecerveja@vilastgallen.com.br

Obs: O Gabriel está temporariamente nos EUA fazendo um curso de mestre cervejeiro. Ligue para confirmar se haverá o curso com outro cervejeiro ou para saber exatamente quando ele regressará.



  
Programação e Música ao vivo: ligue ou acesse o site para confirmar a programação que vai desde shows de rock e blues, pocket shows às quintas e sextas, a jantares harmonizados...

Passeio: Bier Tour, em que o visitante pode conhecer a origem da cerveja e o processo de produção da bebida, com ensinamentos do cervejeiro ou da sommelière de cervejas que estiver presente. Eu fiz esse passeio em janeiro de 2015 e simplesmente adorei. Ele foi conduzido pela sommelière Paula e, no final da experiência, fizemos uma degustação excepcional de cervejas harmonizadas com queijos. O Bier Tour acontece aos sábados (menos no último sábado do mês), custa R$50,00 e o visitante leva para casa uma caneca da Vila St. Gallen. Duração em torno de 1 hora. Horários: aos sábados (133h, 15h, 17:30h, 19:30h); aos domingos (12:30h, 14:30h, 16:30h)  Faça sua reserva cliando aqui

Sites: www.vilastgallen.com.br e www.cervejatherezopolis.com.br





  1. Que legal, Lily! Sou fã de uma influência alemã! Os Biergartens são os meus locais favoritos e os tira-gostos estão dando água na boca. Não sabia que existia um lugar assim tão próximo! Parabéns pela matéria! Beijos, Cristina - Blog Pegadas na Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,
      que bom ver seu comentário aqui! Obrigada! Pois é, a Villa St. Gallen é uma gracinha e nos remete aos vilarejos da Suíça Alemã! Eu já passeio por St. Gallen, na Suíça e, embora eu estivesse de trem, eu pude observar um pouco do local, às margens do lago, aquela paisagem bem típica que esperamos ver na Suíça, sabe? Coisa linda!
      Quando tiver a oportunidade de ir a Teresópolis, não deixe de conferir a Vila, viu?
      Beijos grandes,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR