21 agosto 2015

Sugestão de Passeio no Rio de Janeiro: Copacabana + Ipanema + Pôr do Sol no Arpoador no Inverno + Felice Caffè Bar e Gelateria


E que tal aproveitarmos o inverno carioca, com finais de semana ensolarados, temperatura na casa dos 30º C para curtir a natureza, fazer caminhadas, lagartear na praia e pegar esse solzinho delicioso de inverno, hein?

Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea

Pensando nisso, vou compartilhar com vocês uma sugestão de passeio bem gostoso que eu fiz recentemente, numa tarde de domingo bem preguiçosa no Rio de Janeiro!

Como neste dia eu acordei tarde e ainda fiquei resolvendo coisinhas em casa, eu e Julio saímos já por volta das 14h.

Copacabana

Começamos a caminhar pela orla de Copacabana, na altura do Hotel Pestana (Rua Constante Ramos) e seguimos no sentido de Ipanema.

A praia estava movimentada, mas nem se compara aos dias quentes de verão! Aliás, para mim, esta é a melhor época do ano para ir à praia.

Os únicos problemas são:

- anoitece mais cedo, por volta das 17:20 o sol se põe

- o vento no final da tarde pode ser friozinho para muitos

- muitas vezes a água do mar está gelada! É mais fácil ter água quentinha no verão do que no inverno.

Agora, abstraindo tudo isso aí em cima, você encontrará uma praia menos cheia, um sol não escaldante, uma temperatura gostosa para curtir sem derreter e morrer de calor... muito melhor!

Então vamos voltar ao passeio!

Você pode fazer uma pausa em Copacabana para dar um mergulho no mar ou para sentar um pouco e ficar observando a paisagem.


Pode também fazer uma aula de SUP - Stand Up Paddle! Há alguns pontos onde você aluga a prancha e contrata professor no Posto 6, antes de chegar no Forte de Copacabana.

Por falar em Forte, se estiver com tempo sobrando (esse é um passeio que você pode começar a fazer pela manhã), aproveite para entrar no Forte e dar uma voltinha, visitar a exposição permanente sobre a história do Brasil e seus presidentes republicanos, aprender sobre a Revolta do Forte de Copacabana, ver os canhões de perto... e, se bater aquela fominha, comer algo bem delicioso na Confeitaria Colombo do Forte!

Na sequência, siga no sentido do Arpoador e entre o Parque Garota de Ipanema para chegar na Praia do Arpoador!

Pronto! Ali você pode seguir caminhando por Ipanema e Leblon, ficar no Arpoador e pegar uma prainha também (embora eu particularmente não goste de pegar praia ali... para mim, o melhor lugar de praia é no Posto 10, em Ipanema), subir na Pedra do Arpoador.

Nós fomos lá na Pedra do Arpoador, até porque estávamos sem rumo mesmo, apenas caminhando e relaxando...



Só resolvemos que voltaríamos para ver o pôr do sol e decidimos seguir caminhando por Ipanema para ver o momento da praia. A orla estava cheia de artistas, músicos, vendedores ambulantes... é interessante parar um pouquinho para ver esses artistas de rua.


Então, como estávamos de olho no relógio, voltamos a tempo de achar um lugarzinho bom na Pedra do Arpoador para assistir ao pôr do sol!


Nessa época do ano, o sol não se põe no mar! 


Foi muito interessante porque eu nunca tinha visto o pôr do sol do Arpoador no inverno. Somente tinha visto no verão, momento lindo em que o sol se esconde no horizonte lá no mar.


Agora, no inverno, o sol vai descendo atrás dos prédios e esconde-se na montanha.




É bonito também ver porque eu sou adepta da teoria de que o pôr do sol sempre merece aplausos e atenção. Lembrando que o pôr do sol acontece por volta das 17:10 - 17:20, no inverno.



Recomendo chegar na Pedra do Arpoador por volta das 16:45, para achar um lugar, sentar e relaxar.

OBS.: Fique sempre atento a seus pertences! Infelizmente, o número de furtos e roubos no Rio de Janeiro é maior do que a gente gostaria e é nos descuidos e desatenções que o pessoal faz a festa com furtos. Como nessa época do ano é mais tranquilo, eu não vi nada que pudesse me inspirar insegurança. Mas no verão, principalmente nos domingos de verão, eu recomendo triplicar a atenção e até mesmo evitar se achar estranho.

Ahhhh... mas o dia não tinha acabado! A fome bateu e ficamos na dúvida entre conhecer um restaurante novo do Guia Eat in Rio ou ir lá no TT Burger que também não conheço e fica ali pertinho do Arpoador (no caminho entre o Forte de Copacabana e o Parque Garota de Ipanema - Rua Francisco Otaviano).

Venceu o Eat in Rio (afinal, já que comprei, é bom usar!) e fomos conhecer o Felice Caffè Bar e Gelateria! Ele fica na Rua Gomes Carneiro, n. 30, bem perto do Arpoador e pertíssimo da Praça General Osório, onde tem a estação de metrô de Ipanema.


O Guia Eat in Rio dá de cortesia um prato principal desde que consumamos 2 bebidas, 2 entradas ou 1 entrada e 1 sobremesa e peçamos 2 pratos principais!

Então optamos por pedir 2 sucos, que estavam deliciosos! Eles têm algumas combinações de frutas bem interessantes, 1 entrada, 2 pratos principais e 1 sobremesa. Assim, um prato principal não foi cobrado, cortesia do Guia Eat in Rio. O meu foi um risoto de frutos do mar e do Julio foi um prato com inspiração na culinária tailandesa. Ambos estavam bem saborosos. Experimentamos também o sorvete da casa de amêndoas que estava bem gostoso.

Risoto de frutos do Mar

Algo Tailandês rsrs



Já era noite, mas resolvemos voltar caminhando até mesmo para gastar um pouco das calorias rsrs... E assim foi o nosso domingo preguiçoso (nem tanto, né), com um passeio delicinha, tranquilo e relax!


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR