20 agosto 2015

Grécia e seu inesquecível Pôr do Sol, seja onde for...

Antes de viajar, durante toda a pesquisa que fiz sobre a Grécia, eu sempre lia sobre o inesquecível pôr do sol nas ilhas gregas.

Pôr do sol em Milos - Klima

A grande expectativa, naturalmente, era para ver de perto o famoso pôr do sol de Oia, em Santorini, listado inúmeras vezes em diversos rankings como um dos mais bonitos do mundo, como vocês podem observar nestes sites, apenas para ilustrar esse fascínio existente pelo sunset de Santorini:

Santorini


Ou seja, parece que falar em pôr do sol na Grécia resume-se a falar em pôr do sol em Santorini. E isso é uma injustiça!

Santorini

É claro que o pôr do sol em Santorini é fantástico, mágico, lindo, emocionante, vibrante, colorido, especial... tem mais algum adjetivo aí? Ahhh, sim! Ele é um dos mais bonitos do mundo e não é a toa, certo? E eu não escolhi um hotel - o Oia Mare Villas, em Oia -  pertinho da ruína da antiga fortaleza, o melhor lugar para assistir ao pôr do sol ao acaso! hahahaha... claro que eu queria estar perto desse espetáculo da natureza sem ter que me esforçar tanto para isso e podendo curtir ao máximo, aproveitando cada segundo as 3 noites que passei em Santorini! 



Mas, sinceramente? Não foi o pôr do sol mais lindo que já vi na vida, tá? Está sim dentre os mais bonitos, só que eu já assisti a cada pôr do sol tão espetacular que fica difícil dizer que esse é o mais bonito.

Por exemplo, o pôr do sol que vi nas dunas dos Lençóis Maranhenses, o de Fernando de Noronha no mirante do Boldró, o do alto da Duna do Pôr do Sol em Jericoacoara, o do Arpoador, no Rio de Janeiro, o de Morro de São Paulo visto do Farol, o de Búzios, visto da Orla Bardot, o que vi recentemente do alto do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, o de Barra Grande no Piauí, o de Florença visto da Piazza Michelangelo, os incríveis que vi em Los Roques, o da Ponte do Brooklyn e o do Empire State em NY ... e isso porque foram os que me ocorreram agora, pois tenho certeza de que se eu parar ver as fotos, vou encontrar mais alguns outros memoráveis e maravilhosos!

Ou seja, vocês já viram que eu sou Apaixonada por um Pôr do Sol, né? E não quero desmerecer o de Santorini, até porque ele é sim um dos mais bonitos, mas não posso afirmar que seja O mais bonito que já vi.

Pôr do Sol visto do Petani Bay Hotel, na Kefalonia

E exatamente por isso que não medi esforços - e carreguei o Julio junto (ou melhor, ele me carregou porque ele que dirige rsrs) - para não perder esse momento tão especial do dia! E muitas vezes nós corremos um bocado para não perder... teve até ocasião em que a gente chegou atrasado e só vimos os últimos raios...

Olha que muitas vezes a gente ia com a roupa de praia mesmo para contemplar a Despedida do Astro Rei e depois emendava direto para jantar... logo, sem frescuras! O importante era registrar e admirar o sol indo embora.

E, em outras ocasiões, a gente consegui se organizar para ir "limpinho" assistir ao pôr do sol e depois para jantar.

Pôr do Sol em Milos, visto do Kastro

Isso porque os horários do pôr do sol eram mais tarde. Eu fui em junho de 2015 e peguei o final da primavera e o início do verão.

Nas ilhas cíclades que visitei - Milos, Santorini, Mykonos - o pôr do sol nessa época em que lá estive era por volta das 20:30.

Já nas ilhas jônicas onde estive - Zakynthos, Lefkada, Kefalonia - o pôr do sol era por volta das 21:00.

Dica: Pergunte sempre no seu hotel onde é o melhor lugar para assistir ao pôr do sol, isso porque em alguns pontos das ilhas pode acontecer de o sol se esconder atrás da montanha. Gosto é gosto, né? Mas eu prefiro ver o sol "beijando" o mar se adentrando na linha do horizonte. Acho lindo demais!

E os melhores foram esses:

1) MILOS:

- No bairro Plaka, lá no alto do Kastro, onde havia um castelo Veneziano e hoje só restaram as ruínas. A dica é deixar o carro logo na subida para Plaka, que é um bairro que fica no alto de uma montanha em Milos, e seguir a pé até o Kastro, até porque você não vai conseguir estacionar lá em cima.



- No bairro Klima, junto ao mar, que é uma vila de pescadores com casinhas coloridas que conferem um charme enorme ao pôr do sol.





2) SANTORINI:

- Em Oia. Estávamos hospedados por lá e por isso assistimos ao pôr do sol as três noites lá mesmo. Mas ficamos com vontade de ver o pôr do sol de Imerovigli.


Em Oia, nas imediações da antiga fortaleza, qualquer canto vale para apreciar esse momento. Há vários restaurantes (uns bem carinhos).



Nós jantamos no restaurante Kastro, que fica ali ao lado, mas não fomos assistir ao pôr do sol de lá. Gostei do ambiente, comida boa e honesta, preços não extorsivos, mas tenha em mente que Santorini é uma ilha mais cara se comparada com as demais. Sugiro que façam reservas para esses lugares mais disputados. Outro lugar famoso é o Sunset Cafe-Restaurant, em Oia. Tem também o Cafe del Mar, em Fira, o Santo Winery, que é uma vinícola, ou, ainda, você pode preferir assistir ao pôr do sol em um barco, fazendo um passeio pelo mar.

Eu, particularmente, como queria mesmo era curtir muito a paisagem das casinhas brancas encrustadas na encosta, compondo esse cenário inesquecível, fiquei mesmo pelo Kastro - ruínas do antigo castelo / fortaleza - e não me decepcionei!

No último dia, levamos um delicioso vinho Rosé e ficamos lá contemplando a despedida do sol, saboreando um vinho de Santorini e imaginando como Deus era bom por ter nos dado essa oportunidade de viver um sonho!




Você pode enfrentar a multidão de pessoas que se amontoam nas ruínas da antiga Fortaleza - e eu fiz isso um dia rsrs... - ou pode ficar no caminho de descida, logo embaixo da Fortaleza, bem pertinho do Oia Mare Villas, para prestigiar o sunset dali, com mais tranquilidade, mais exclusividade. Ou, ainda, pode tentar ver de algum ponto pelas ruelas de Oia.



3) MYKONOS:




- Em Chora ou Little Venice, o centrinho de Mykonos, há vários cantinhos que rendem belas fotos do pôr do sol.




Sugiro o Restaurante Katerina's, que fica em Little Venice, com um balcãozinho mega fofo de frente para o pôr do sol. Façam reserva antes, viu?



4) ZAKYNTHOS:

- Assistimos diretamente do hotel onde ficamos hospedados, o Lithies Aparthotel, ao norte da Ilha.




5) LEFKADA:

- Infelizmente, em Lefkada, onde pegamos um pouco de mau tempo (chegamos a ver um temporal pela manhã), não tivemos tanta sorte com pôr do sol estonteante! Apenas um que pudemos ver diretamente do restaurante Rachi que fica na vila Exhantia.


Mas depois me disseram que o pôr do sol da praia de Kathisma é lindo! Na verdade, quando eu fui, o pôr do sol só dava para ser visto das praias do litoral voltado para a Itália (Porto Katsiki, Egremni, Milos, Magali Petra, Milos...).



6) KEFALONIA:

- Assos: há dois pontos bem legais para assistir ao pôr do sol nessa região de Assos, que fica ao norte da ilha - e é bem perto da praia Myrtos, aquela que já foi eleita 11 vezes como a mais bonita da Europa. Um primeiro local, é do alto da montanha, onde ficam as ruínas de um antigo castelo veneziano.

Outro local, é da estrada, lá no alto, antes de chegar em Assos.

Nós não conseguimos pegar o pôr do sol quando subimos a montanha. Não imaginávamos que a caminhada seria de quase 2km para subir, em curvas, e, quando finalmente chegamos lá em cima, o sol estava praticamente sumindo no horizonte.

Mas não desistimos e voltamos no dia seguinte. Assistimos ao pôr do sol do alto da estrada mesmo e foi incrível! O único problema é que estava ventando muito, porque é bem alto, e senti frio.






- Petani Bay Hotel, que fica de frente para a praia de Petani, na península da Kefalonia, foi o nosso local predileto para contemplar o pôr do sol que some no horizonte, encostando no mar, do jeito que eu gosto!

Simplesmente perfeito!




Ficamos hospedados nele somente 2 noites, mas foi o suficiente para nos encantarmos com tanta beleza!

O hotel é um luxo só! Sofisticado, com ótimos atendentes que nos mimam o tempo todo. Mal dá vontade de sair do hotel!









  1. Que festival de fotos lindas, hein? Arrasou nos registros, Lily. Parabéns, amo a Grécia, adorei acompanhar essa viagem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, querido!
      Que honra ter seu comentário aqui! Fiquei muito feliz!
      Muito obrigada pela mensagem!
      A Grécia é um escândalo de linda, né?
      São tantos cenários cinematográficos que fico louca separando as fotos para o blog... foi um sonho realizado!
      Mil beijinhos,
      Lily

      Excluir
  2. Boa Tarde,

    Gostaria de Indicações para alugar Buggy em Santorini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Nós alugamos carro em Santorini porque li muitos relatos de que alugar triciclo era perigoso. As curvas por lá são bem sinuosas e o sol é de lascar, a depender da época que você vá. Então ficamos com o carro mesmo e não nos arrependemos. Achei mais seguro.

      Logo, não tenho como indicar o aluguel de quadriciclo. Mas os hotéis sempre indicam e você pode pedir na recepção do hotel ou mandar email perguntando sobre valores.

      Abraços,
      Lily

      Excluir
  3. Oi LilY,
    Primeiramente parabéns pelo seu blog! Comentários que nos ajudam muito.
    Estou precisando de orientação de como chegar às ilhas jônicas. Quero visitar Zakynthos, Leftada e Kefalonia. Então pensei em ir a partir de Atenas para Zakynthos, e depois, a partir de Zakyntos ir para Santorini, ou vice-versa. Você saberia informar como eu consigo o nome dos portos nas ilhas jônicas, para poder comprar as passagens de barco para Kefalonia e Lefkada? Pretendo ficar três noites em cada ilha.
    Obrigada,
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina! Tudo bom?

      Olha, de Santorini para Zakynthos, você vai de avião mesmo que é a forma mais rápida e fácil. Em 2015, quando fui, não existia opção de voo direto. Tinha que obrigatoriamente parar em Atenas para conexão.

      Geograficamente, Zakynthos está numa ponta, depois vem Kefalonia e então Lefkada... daí você vai pulando de ilha em ilha de ferry. Quando fui, em 2015, não consegui comprar pela internet os ferries, mas não tive problema algum comprando na hora. Tudo depende, contudo, da época do ano. Fui em junho, início do verão... se for julho ou agosto, eu recomendo que você ou tente comprar via internet (na esperança de que nestes 3 anos isso já seja possível) ou compre com antecedência por lá logo que chegar.

      Sobre ficar 3 noites em cada ilha, você verá na prática que será pouco para a Kefalonia e Lefkada. Para Zakynthos será perfeito. Eu fiquei 5 noites na Kefalonia, que corresponderam a 6 dias e não consegui conhecer tudo. Já em Lefkada fiquei 4 noites, tampouco vi tudo que queria... mas a gente faz o que pode e como pode. Se essa é a oportunidade que você tem, abrace-a! Você vai alugar carro e dirigir por lá, né?

      Sobre os nomes dos portos, como se deslocar, voos, hospedagens e tudo quanto mais informação necessária para você planejar seu roteiro, veja aqui neste post que está super detalhado, ok?

      http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2015/08/lua-de-mel-apaixonados-por-viagens.html

      Qualquer dúvida, pode deixar lá sua pergunta que eu respondo!

      Você vai amar a Grécia! Um país lindo e riquíssimo em história e cultura.

      Bjs,
      Lily

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR