06 fevereiro 2015

Arraial do Cabo e algumas das praias mais lindas do Brasil: Passeio com o Saveiro Don Juan e muito mais!!

O que mais me impressionou em Arraial de Cabo, logo na primeira vez em que lá estive (em novembro de 2013), foram as suas praias belíssimas!


Prainha do Pontal do Atalaia

Nessa época, eu não conhecia nada no Caribe. Mas aí retornei em novembro de 2014, praticamente um ano depois e, já tendo como base de comparação as praias caribenhas de Los Roques onde eu estive em abril de 2014, agora sim eu posso dizer e afirmar que as praias de Arraial do Cabo são Caribenhas sim!

São lindas!!! Não seria ousadia alguma dizer que as praias dessa modesta cidade da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro estão entre as mais lindas do Brasil, quiçá do mundo! E não é exagero, viu?

GUIA DE ARRAIAL DO CABO: confira aqui várias matérias, dicas, como chegar e informações úteis para planejar sua viagem


Prainha do Pontal do Atalaia
Praia da Ilha do Farol
Águas cristalinas, um azul fluorescente ou um verde esmeralda, a depender da luz solar ou da profundidade, areias brancas e fininhas... sim, se não houvesse legenda dizendo "Arraial do Cabo", muitos diriam que se tratava de alguma ilha do Caribe, no mínimo, ou algum paraíso do Mediterrâneo. 

Prainha do Pontal do Atalaia

É claro que estou me referindo às praias mais belas, que são, na minha humilde opinião, a Praia do Forno, a Praia da Ilha do Farol e a Prainha do Pontal do Atalaia, dignas de cartões postais caribenhos!

Prainha do Pontal do Atalaia

Como a cidade de Arraial do Cabo não tem o mesmo glamour que a vizinha Búzios, onde você pode, se preferir, passear pela cidade, pela orla, pela Rua das Pedras, ir a um cinema, curtir a cidade sem necessariamente precisar ir à praia (Veja mais no nosso Guia de Búzios), a boa de Arraial do Cabo é aproveitar ao máximo suas praias, fazer mergulhos, trilhas e passeio de barco.

Exatamente por isso que eu costumo indicar 2 dias inteiros de passeios em Arraial do Cabo para fazer o principal da cidade sem correria. Mas, se puder ficar 3 dias inteiros, melhor ainda!

Prainha do Pontal do Atalaia

Então, essas são as minhas dicas de passeios em Arraial do Cabo:


1) Passeio de Barco - SAVEIRO DON JUAN:

Tanto em 2013 como em 2014, eu fiz o passeio de barco com a equipe do Saveiro Don Juan.

Roteiro do Passeio feito com o Saveiro Don Juan

Na verdade, em 2013, a Pousada em que eu fiquei, a Caminho do Sol, organizou tudo para mim e foi o pessoal do Saveiro Don Juan que me buscou lá na pousada. Essa é uma comodidade maravilhosa para quem contrata os servidos do Don Juan, porque eles buscam cada passageiro em suas pousadas e já começam o passeio com um tour terrestre em jipe pelas praias.

Praia dos Anjos, de onde saem os barcos

Porém, tanto em 2013 como em 2014, eu não estava pronta às 9:00, horário de saída do jipe e perdi esse passeio terrestre. Agora, nem por isso eles deixam de buscar na pousada, viu?

Acontece que em 2013, por estar a embarcação do Saveiro Don Juan cheia, eles me puseram no barco dos parceiros dele que foi o Tortuga.

Já em 2014, aí sim pude fazer o passeio com o Don Juan!

Comparando o Don Juan com o Tortuga:

Saveiro Don Juan

- o Saveiro é mais coberto e o Barco do Tortuga tem dois andares, sendo que o de cima é totalmente aberto, com sol. Para quem prefere se expor menos ao sol, como eu, o Saveiro Don Juan é melhor.

- o Saveiro Don Juan tem bote para levar as pessoas para as praias, principalmente quem não sabe nadar ou, no meu caso, quem está com uma câmera profissional na mão e não vai nadando com ela kkkkk. Sim, graças ao Don Juan, eu pude tirar belas fotos nas Prainhas da Ilha do Farol e na do Pontal do Atalaia com a minha Canon!

Bote do Saveiro Don Juan - Prainha do Pontal do Atalaia

- o Saveiro Don Juan tem uma prancha de SUP - Stand Up Paddle que ele disponibiliza para seus passageiros.

- Ambos têm música a bordo e servem água e refrigerante gratuitamente, incluído no preço. Aliás, o preço também era igual, R$40,00 por pessoa (valores de novembro de 2014, sujeitos a alterações).

- Ambos serviam petiscos, principalmente espetinhos, além de caipirinhas e cervejas, pagos à parte.

Em resumo, eu preferi o Saveiro Don Juan! Achei mais animado, gostei da limpeza do lugar, do cuidado da tripulação e da simpatia do próprio Juan que estava a bordo e conversou bastante conosco.

E VAMOS ENTÃO FALAR DO PASSEIO??

O Saveiro Don Juan sai da Praia dos Anjos e segue um itinerário padrão que pode mudar um pouco a ordem a depender do dia.

No embarque, tivemos que pagar uma taxa municipal de manutenção no píer não inclusa no passeio, um valor pequeno por pessoa, cerca de 4 reais (confesso que não lembro o valor exato).



Nós fomos direto para a Prainha doa Ilha do Farol!


A ideia do Juan era que pudéssemos aproveitar a Prainha da Ilha do Farol ainda mais vazia, por ser cedo. E foi certeiro!!!



No caminho para a Ilha do Farol, já é possível se encantar muito com a paisagem que vai se descortinando em nossa frente! Os tons de azul do mar que simplesmente emocionam!!


E, com sorte, poderá ver algumas tartarugas marinhas como nós vimos!!

E também tivemos a honra de ver o campeão brasileiro de SUP praticando com sua esposa bem perto da gente!!! E que disposição!!


A Prainha da Ilha do Farol é protegida pela Marinha do Brasil. Portanto, só se pode permanecer por cerca de 1 hora. Infelizmente, é necessário ser assim para a proteção da praia e da Ilha que guarda verdadeiros tesouros arqueológicos de índios que ali habitaram há muitos séculos.


O melhor é que a Prainha da Ilha do Farol está sempre linda, limpa, mas isso não significa vazia!! O vai e vém de barcos é bastante intenso por lá e, de prefrência, vá cedo mesmo para evitar a praia lotada!!


E se tiver snorkel, vale a pena levar para mergulhar por lá! Águas transparentes e com chances de ver tartarugas marinhas e outros animais porque a vida marinha de Arraial é muito rica, devido ao fenômeno da ressurgência, que justamente é responsável por suas águas mais geladas!

E bota gelada nisso, viu? Mesmo em dias quentes, a água é bem geladinha! Para quem gosta, vai se dar bem! Eu sou mais daquelas que prefere as águas quentinhas do Nordeste rsrs... Mas é claro que eu não deixo de dar meus tibuns lá em Arraial do Cabo porque aquele mar, mesmo frio, merece!!


Depois de curtirmos a Prainha da Ilha do Farol, nós seguimos para o mar aberto!!

Passamos por uma fenda entre formações rochosas que separam a ilha do continente e abrem caminho para o oceano.

Avistamos a Fenda de Nossa Senhora, uma erosão muito curiosa nas rochas, onde realmente há uma imagem de Nossa Senhora.




E seguimos rumo ao Boqueirão para sairmos da baía protegida pelo Pontal do Atalaia de um lado e Ilha do Farol do outro.



Já em mar aberto, fomos no sentido da Ilha do Farol, na sua parte voltada para o Oceano, onde fica a Gruta Azul!! 




Ela era muito famosa no passado (nem tão remoto assim), quando as embarcações pequenas podiam entrar e navegar ali dentro na sua pequena galeria.


Hoje em dia, segundo informações do próprio Juan, não se pode mais fazer isso pelo perigo que é.

Depois, voltamos a margear o continente e regressamos para as Prainhas do Pontal do Atalaia!!


Praias lindíssimas! Caribenhas, de areia branca e fina, água cristalina em tons de verde esmeralda ou de azuis turquesas (realmente não sei dizer que cor é aquela... só sei que é espetacular!).





Nelas fizemos outra pausa para mergulho. Pena que a pausa também foi curta, de apenas 1 hora! E como voa essa 1 hora, viu??


Caminhamos, banhamos, fotografamos... Tudo de Bom!!

Uma pena que não deu tempo de irmos para uma das grutas que o Juan nos indicou para conhecer. Para chegar nela, teríamos que ir nadando em um trecho. Mas fiquei curiosa e já quero ir lá quando voltar!!


Na sequência, a gente voltou a passar pela Praia dos Anjos e chegou na Praia do Forno, onde os passageiros tiveram a opção de ficar na praia, ou ficar no Restaurante Flutuante ou regressar com o barco para a Praia dos Anjos!

Restaurante Flutuante na Praia do Forno

Nós preferimos desembarcar na Praia do Forno!! 

E assim acabou o nosso passeio de barco com o Saveiro Don Juan! Foi muito legal, proveitoso e divertido!!

O barco saiu por volta das 10h e o passeio terminou por volta das 14h. Valeu muito a pena e é a melhor forma de conhecer as mais belas praias de Arraial do Cabo!!


2) Trilha da Praia do Forno:

Essa é uma trilha bem simples, fácil, marcada, que liga a Praia dos Anjos à Praia do Forno.


Como a Praia do Forno tem acesso fechado para carros - graças a Deus! - nela só se chega fazendo essa trilha ou de táxi-barco (que sai da Praia dos Anjos) ou ficando por lá depois de fazer o passeio de barco.

Em 2013, eu fui e voltei pela trilha! Já em 2014, pedi para o Saveiro Don Juan me deixar por lá, na Praia do Forno, para não ter que regressar para a Praia dos Anjos.

Praia dos Anjos, vista da trilha que leva para a Praia do Forno

Imperdível esse mirante na trilha entre Praia dos Anjos e Praia do Forno! Esse é O lugar para foto!!

A Praia do Forno é lindíssima! Acredito que sem legenda poucas pessoas que não a conhecem diriam tratar-se de praia brasileira e em Arraial do Cabo!

Ela tem cara de praia do Caribe ou até mesmo do Mediterrâneo Europeu!


A infraestrutura é boa, com muitos restaurantes e quiosques. Só precisa melhorar na parte da higiene, com banheiros mais bem equipados, de preferência com água doce para lavar a mão e um sabonetinho.


Na praia do Forno é possível fazer brincadeiras de Banana Boat (lembram daquela banana em que as pessoas montam e depois ela vira? É isso mesmo! kkkk), é possível praticar Stand Up Paddle e também dá para ficar no Restaurante Flutuante que tem lá.


Eu não fui ao Restaurante porque queria aproveitar mais a praia mesmo, apesar de que a ideia do restaurante é bem bacana e ficará para quando eu voltar lá conhecer melhor a sua estrutura.



3) Mergulho:

Infelizmente, não fiz mergulho em Arraial do Cabo, embora seja a cidade muito famosa por estar entre os melhores picos de mergulho do Brasil, com lajes comparáveis a Fernando de Noronha. 

Essa eu vi em 2013!! Medinho, hein??

Apenas um alerta: a água é muito gelada na superfície... imagine lá no fundo quando se mergulha? rsrs... vá preparado! Mas fato é que a vida marinha de Arraial do Cabo é muito farta e atrai muitos mergulhadores. Não é a toa que há muitos cursos de mergulho na região, onde você pode contratar apenas o batismo, se quiser, ou o curso completo e sair com a carteira de mergulhador PADI.

Veja mais nos seguintes sites:







4) Prainha e Praia Grande:

São as praias mais urbanas de Arraial do Cabo, onde se encontra facilmente alguma infraestrutura de quiosques, mesas, cadeiras, estacionamento.

Sobre a Prainha, já falei um pouco aqui no Post que fiz sobre a Pousada da Prainha. A praia é muito bonita e não deixa a desejar às suas vizinhas. O problema é que o seu fácil acesso, faixa menor de areia, ocupação pelos quiosques e uma comunidade carente de pescadores em uma das suas pontas, que lembra uma favelinha, tudo isso me faz não curtir tanto a Prainha quanto as outras praias.


Mas verdade seja dita: as duas vezes em que estive em Arraial do Cabo eram finais de semana e, naturalmente, a praia ficava mais movimentada, ainda mais pelo fácil acesso de carros.

Agora, muito provavelmente, durante a semana, com menos frequência, a Prainha deve ser bem melhor!!

Já a Praia Grande não tem esse nome a toa: ela é enorme! Grande em extensão, grande em faixa de areia... mesmo que haja muita gente lá, acaba diluindo e dispersando por ser realmente GRANDE rsrs...


Embora a Praia Grande seja a queridinha de surfistas, porque nela é mais comum ter ondas propícias à prática do esporte, ainda assim me agrada ir lá, caminhar pela Orla, que é bem novinha e bonita (tem até uma estátua - horrorosa - da atriz Flávia Alessandra, natural da cidade, inspirada na estátua da Diva Brigitte Bardot, na Orla Bardot de Búzios).

Agora em novembro de 2014, fiquei em um dos primeiros Quiosques perto da estátua, onde foi bom no atendimento e agradou nos petiscos oferecidos. Estava tudo gostoso. Pedimos sardinha frita e peixe empanado, cerveja e caipirinha. Nada melhor para passar o tempo e relaxar, ainda mais porque pegamos um dia nublado e com cara de chuva. Logo, ficar ali no quiosque da Praia Grande foi bem agradável. 



5) Pôr do Sol no Pontal do Atalaia

Fotos tiradas pela Tatiana Margano (@tattytoptrips), que teve mais sorte que eu e conseguiu ver o pôr do sol do Pontal do Atalaia 

Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistir ao pôr do sol do Pontal do Atalaia! Não foi por falta de vontade, viu? Mas sim por falta de colaboração de São Pedro kkkk..

Nas duas vezes em que estive em Arraial do Cabo, por incrível que pareça, não "teve o pôr do sol", já que as nuvens tomaram conta do céu no final das tardes.

Agora em 2014, mesmo com um tempo mais ou menos, fui lá conhecer os mirantes do Atalaia! São vários!!

Para chegar lá, fui de carro (que é a forma mais fácil!!), só que também é possível ir caminhando, para quem curte trilhas e exercícios. São alguns mirantes bem interessantes!

Praia dos Anjos e Arraial do Cabo!

Já no início você consegue ver praticamente toda a cidade de Arraial do Cabo e a praia dos Anjos!!

Também dá para avistar a Praia Grande e constatar que ela é realmente gigante!!

Praia Grande



Paisagens da costa encontrando o mar e algumas ilhotas tornam o visual do Pontal do Atalaia muito bonito!


A Praia Brava é outra de difícil acesso que tem como chegar indo pelo Pontal do Atalaia. Ela é linda, mas parece realmente brava rsrsrs... com mar mexido e ondas, já que é mar aberto!

Praia Brava

E as Prainhas do Pontal do Atalaia? Maravilhosas! E tem como chegar nelas indo pelo Pontal, seguindo pelas estradas até chegar no ponto em que construíram uma escadaria que chega nas Prainhas.

Prainha do Pontal do Atalaia

AVISO: Não achei fácil andar por lá! A região do Pontal do Atalaia é muito grande e falta sinalização para indicar para onde ir. O meu celular não funcionou, nem sinal para ligar nem 3g. Logo, nem dava para contar com o Google Maps! Recomendo fortemente que se dê uma olhadinha antes em um mapa e peça para alguém local dar uma orientação.


6) Opções de Hospedagem:

Em 2013, eu fiquei na Pousada Caminho do Sol, localizada na Praia Grande, em uma ladeirinha da extremidade que leva para a Praia dos Anjos, com muito comércio, lojinhas, mercadinhos próximos, eu gostei bastante de lá!




Foi apenas 1 diária (cheguei no sábado bem cedo e voltei no domingo de tarde), mas deu para curtir, relaxar e a pousada conta com uma boa infraestrutura, quartos confortáveis e amplos (fiquei em um quarto de frente para a rua, no segundo piso), piscina, muito paisagismo, flores e tem um restaurante ótimo também, onde aproveitei para jantar na noite de sábado, já que São Pedro resolveu que ia chover - por isso mesmo não vi o pôr do sol, lembram? - e, com preguiça de sair na chuva e pegar carro para isso, ficamos lá na Pousada mesmo o que foi muito prático.

Jantar no restaurante da Pousada Caminho do Sol

E o café da manhã era excelente!

Em 2014, retornei praticamente 1 ano depois, e conheci a Pousada da Prainha, na Prainha, ainda não reinaugurada, pois ela ficou 1 ano passando por reformas e eu fui lá conferir de perto essa nova pousada que parece praticamente outra!




Gostei bastante das instalações, embora inacabadas quando eu fui, mas já deu para perceber todos os cuidados que foram tomados para a reforma da pousada, com material de ponta, design moderno, decoração com vários motivos náuticos e marinhos, espaços confortáveis e também conta com uma piscina da qual, infelizmente, não pude desfrutar por ainda não estar aberta. Mas fiquei na vontade, viu? A equipe era bastante atenciosa e adorei o carinho da Gisele em nos receber.


  1. Olá Lily,
    Vou para região dos lagos em Março/15, e de primeiro momento queremos fazer 1 dia para cada região (Buzios, Arraial, Cabo Frio)
    Gostaria da sua opinião referente a quantidade de dias.
    Pois pelo que eu li, os passeios são todos de escuna que se conhece os pontos principais em 1 dia.

    No aguardo,
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam, tudo certinho?
    Que delícia de viagem, hein? Eu amo a Região dos Lagos!
    Então, 1 dia para cada cidade é suficiente para você conhecer o básico e ter aquela boa noção das praias... mas acho que você ficará com gostinho de quero mais, viu?
    Pelo que sei, é possível fazer um passeio de Búzios, passando por Cabo Frio e até mesmo Arraial do Cabo, tudo de barco... é um passeio de dia inteiro e sai de Búzios.
    Para curtir as praias diretamente das praias, em Búzios, por exemplo, talvez seja interessante ficar 2 dias. Arraial do Cabo eu costumo também recomendar pelo menos 2 dias. Cabo Frio (como, para mim, seria a de que menos gosto), deixaria só 1 dia mesmo.
    Espero ter te ajudado!
    Búzios é a mais charmosa de todas, com as melhores opções de hospedagem e restaurantes. Você já viu o meu Guia de Búzios? Tem muitas dicas lá também!
    Beijinhos e depois me conte como foi, viu?
    Lily

    ResponderExcluir
  3. Oi LIly

    Eu li em alguns sites que é possível conhecer algumas praias de Buzios a pé mesmo.
    Praia dos Ossos, Azeda e João Fernandes, Praia Brava e Praia do Forno.
    E eu cotei alguns passeios de escuna e vi que eles não duram o dia inteiro (como em Paraty) somente 3 horinhas.
    Então dá pra conhecer as praias a pé e fazer o passeio e ainda sobra tempo de tarde.
    Será que é isso mesmo??? rs
    Inclusive eu cotei com aquela empresa que voce indicou o passeio de Arraial do Cabo - Don Ruan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam,

      você já viu o Guia de Búzios aqui no Apaixonados por Viagens? http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2014/04/buzios-mini-guia.html

      Dá para ter uma boa noção dos passeios e das praias. Com certeza, você tem razão! Tem sim como conhecer algumas praias a pé! João Fernandes, João Fernandinho, Azeda e Azedinha são 4 praias próximas e você faz em um dia com tranquilidade. Ossos também fica perto e dá para esticar até lá.

      Praia Brava e do Forno são mais distantes e de acesso ruim para chegar a pé. O ideal é ter um carro para percorrê-las.

      Agora, conhecer todas as praias de Búzios a pé em uma manhã é impossível rsrs... Nem de carro daria, a não ser que você só desse uma passadinha rápida só para ver!

      Espero ter ajudado! =))
      beijos,
      Lily

      Excluir
  4. Haaa legal Lily, obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!
      Muito obrigada!
      Seja sempre bem vinda aqui no blog.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  5. Oi Lily, adorei o post! Acabei fechando a viagem de última hora e estava super difícil encontrar um post que detalhasse as coisas assim, obrigada e parabéns! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Muito obrigada! Fico muito feliz em ver como as matérias podem ser úteis e ajudar as pessoas a planejarem suas viagens. A intenção é essa mesma!
      Você já viajou?
      Como foi?
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  6. Olá Lily!
    Que super dicas, adorei!
    Estou planejando uma viagem de 6 dias com meu namorado, em arraial do cabo, e ficar em um hostel na Praia Grande. Mas pesquisando bem, talvez sobre dias, o que voce me indica? Da pra passear bastante sem carro? Da para passar uns dias em buzios sem carro também? O que você faria? Nós nao temos muita frescura, adoramos trilhas e tudo mais.

    Obridada, beijos Amanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Tudo bom?
      Você já leu o Guia de Búzios da gente? Dê uma olhadinha lá que você vai descobrir muita coisa legal para fazer por lá também.
      Com certeza, 6 dias são muita coisa para Arraial do Cabo, a não ser que você queira fazer um curso de mergulho, pois, aí sim, você vai dedicar pelo menos uns 3 dias inteiros ao curso e sairá com Certificado PADI.
      Se não tiver essa intenção (é porque Arraial do Cabo é um dos melhores locais de mergulho do Brasil, junto com Noronha, Abrolhos, por exemplo), aí é bom mesmo que você divida com Búzios. Mas a dica é que você fique hospedada em Arraial uns 3 dias, pelo menos, para ver tudo com calma (e de repente repetir uma ou outra coisa que tenha agradado mais) e o restante você pode ficar em Búzios que terá muito o que fazer por lá. Sugiro que você se hospede perto da Rua das Pedras se estiver sem carro, para facilitar sua vida, pois de lá saem muitas vans para as praias. Isso tudo está bem detalhado no Guia de Búzios, ok?
      Depois me conte como foi e uma ótima viagem!
      Bjos,
      Lily

      Excluir
  7. Tenho fotos da minha viagem no meu instagram
    @lunapelomundo
    https://www.instagram.com/lunapelomundo/

    ResponderExcluir
  8. adorei seu post...mto bom =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom! Estivemos lá neste último final de semana e em breve colocaremos aqui as novidades! Acompanhe no nosso instagram também que as fotos já estão lá!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  9. Oi Lily! Aaaadorei seu blog! Parabéns! Em dezembro eu e uma amiga iremos para Arraial do Cabo. A única coisa que está me dando "frio na barriga" é o passeio de barco. Por acaso, o barco fica muito em alto mar? Amo nadar mas o balanço...é um problema para mim. Balança muito? Rs. Desde já, agradeço pela atenção! Beijos! Thais

    ResponderExcluir
  10. Oi Lily! Aaaadorei seu blog! Parabéns! Em dezembro eu e uma amiga iremos para Arraial do Cabo. A única coisa que está me dando "frio na barriga" é o passeio de barco. Por acaso, o barco fica muito em alto mar? Amo nadar mas o balanço...é um problema para mim. Balança muito? Rs. Desde já, agradeço pela atenção! Beijos! Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís!
      Tudo bom? Muito obrigada pelas palavras e carinho! Seja sempre bem vinda.
      Que nada... que frio na barriga o que, menina? Frio mesmo você sentir quando mergulhar porque a água é fria o ano todo kkkk... vá na fé, viu?
      Sobre o fato de balançar, isso varia muito e depende do vento. Já me disseram que os meses menos ventosos são novembro e dezembro. Sobre entrar muito no alto mar, não! Ele vai margeando a Ilha do Farol e não avança em alto mar. Você pensa em fazer com qual empresa? Vai dar tudo certo, viu? Coragem, menina!
      Beijos e depois me conte como foi!
      Lily

      Excluir
  11. Olá tudo bem? Vou para arraial do cabo em menos de um mês e surgiu uma grande preocupação em relação ao trajeto, saindo de SP e irei de carro, o caminho é perigoso? Vocês fizeram este trajeto?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mikaely, que legal!
      Você amar Arraial!
      Bem, com relação à seguranaça, essa pergunta é difícil de responder. Contamos sempre muito com a sorte e com Deus nos protegendo, certo? Então, o que posso recomendar é que você evite ir à noite e evite horários de engarrafamento... de resto, acho que o perigo está em todos os lugares. Difícil hoje em dia dizer que um lugar é tranquilo e seguro no Rio e em SP... a gente aprende a conviver, reza e vai na fé viver ou seremos sempre reféns dentro de nossas próprias casas.
      Depois me conte como foi.
      Vai dar tudo certo!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  12. Olá Lily, quando decidiu viajar para a Região dos Lagos você fez tudo sozinha ou usou uma agência para ajudar? Sou de São Paulo e gostaria de conhecer Arraial mas não sei por onde começar, se vou de carro, onde ficar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom? Eu moro no Rio de Janeiro capital, bem pertinho da Região dos Lagos (cerca de 2:30, em condições normais de trânsito), portanto, sempre fui por conta própria para lá e não vejo muita necessidade de contratar uma agência de turismo. Você vai com mais alguém? Sozinha? Como fará? De SP até lá de carro vai dar uma pernadinha de umas 7/8 horas de estrada. Aí depende muito da sua vontade de dirigir. Outra forma seria o ônibus. Se não tiver ônibus direto de SP (o que acho pouco provável... certamente tem), você poderá pegar um ônibus para a Rodoviária Novo Rio, no RJ, e depois outro bus para a Região dos Lagos. Cabo Frio é a maior cidade, que recebe mais ônibus e tem infraestrutura maior. Arraial é a que tem menor infra. Outra opção também seria ir de avião para o RJ e depois pegar um bus para a Região dos Lagos ou alugar um carro no aeroporto e já seguir de lá de carro para as cidades que você deseja conhecer.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,
    Lily

    ResponderExcluir
  14. Oi Lily. Td bem? Mto legal as dicas, adorei! Sou de SP e em março de 2016 pretendo ir para Arraial. Vamos de ônibus e queria saber em qual local ficam as pousadas com acesso mais fácil para restaurantes, comércio e para fazer os passeios. Um bjo. Giulianna.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Giulianna! Tudo bom?

    Que bom que curtiu as dicas! Fico feliz.

    Olha, sobre acesso aos restaurantes, você pode considerar a Pousada da Prainha também, pois ela tem um bom restaurante e você pode chamar táxis também para se deslocar dentro de Arraial sem problemas. A única questão dos táxis é que eles não tem taxímetro e cobram normalmente por uma tabela de deslocamento.

    Com relação aos passeios, se você fizer com o Saveiro Don Juan, que é o nosso parceiro lá, eles vão te buscar na pousada. Basta dizer que está sem carro e combinar direitinho isso.

    Sobre a questão do comércio, aí realmente na Pousada da Prainha você estará um pouco afastada. Em 2013 eu fiquei na Pousada Caminho do Sol, na Praia Grande, que tem um pouco mais de comércio perto e dá para ir a pé até a Praia dos Anjos. Veja também como uma opção de hospedagem. Infelizmente, só conheço essas duas em Arraial do Cabo para indicar... mas você pode dar uma olhada no TripAdvisor ou Booking.com e verificar outras pousadas também que possam te atender melhor.

    Espero ter ajudado! Depois volte para dizer como foi, viu?

    bjs,
    Lily

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem? Adorei as dicas.
    Vou para la em março e estou com baby de 3 anos. Acho que ele não vai curtir as águas geladas rs. Dizem que a Prainha é mais quentinha verdade? Não sei se há vantagem em pegar uma pousada proximo a ela. Estarei sem carro. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! Tudo certinho? Que bom que curtiu as dicas. Arraial é lindo!
      Bem... a água costuma ser geladinha sim. Fiquei sabendo que agora no início do ano estava mais quentinha. Até aqui no RJ está quentinha, o que não é o padrão normal, sabe? Quanto à Prainha ser mais quentinha, nunca reparei, para ser bem sincera com você. Se alguém tiver notado isso, pode ser questão de sorte, de época do ano que foi ou é bem mais sensível do que eu. Acho tudo bem igual, honestamente falando. Como você pretende chegar em Arraial? Mesmo estando sem carro, há táxis em Arraial. O único problema é que a maioria não trabalha com taxímetro, mas sim com preço fechado/tabela. Isso é chato e não deveria existir. Mas é assim. Com carro, você terá mais mobilidade para percorrer as outras praias. Sem carro, você estará bem tanto na Prainha quanto na Praia Grande.
      Espero ter ajudado.
      Beijos,
      Lily

      Excluir
    2. Ola boa noite Viajantes!!!
      Trabalho com transfer Aeroporto Rio × Arraial do cabo ou Cabo Frio.
      Também faço e dou dicas de passeios pela região!!!
      Se precisarem de alguma informacao so me adicionar no zap 2292249011 me chamo Tiana

      Excluir
  17. Oi, Lily! Eu pretendo conhecer arraial no meio do ano e resolvi ir sozinha, vou tirar o ano para me permitir sozinha!rs Você teria algumas dicas? Eu quero fazer esse passeio de barco que você citou, mas quais praias eu posso ir a pé mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Meio do ano é bem tranquilo por lá. Estive em Arraial, na última vez, em julho de 2016. Fez sol nos dois dias (final de semana). O único problema é que venta mais. Portanto, com temperaturas já naturalmente mais amenas do inverno, faz um pouco mais de frio nesta época do ano. Mas é absolutamente suportável, principalmente quando se está no sol. Nos passeios de barco, recomendo levar toalhas para se secar, um casaquinho também para se abrigar e, de resto, ficará tudo bem.

      Todas as dicas que tenho da cidade estão aqui neste guia - http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2015/02/arraial-do-cabo-guia-e-post-indice.html

      Para ir a pé, dá para chegar na Prainha, Praia Grande, Praia dos Anjos (esta não é boa para banho, pois é cheia de barcos) e Praia do Forno.

      Passeio de barco, nós recomendamos o Saveiro Don Juan.

      Beijos! Vai dar tudo certo!
      Lily

      Excluir
    2. Muito obrigada!! Pretendo ir em Julho mesmo.
      Beijos!

      Excluir
    3. Você vai adorar! Com certeza!
      Depois me conte como foi.
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  18. Boa noite, Lily! Tudo bem?
    Adorei as dicas de viagem. Estou planejando ir com um grupo de casais no final de Fevereiro! Quanto você acha que seria ideal para levar de dinheiro(sem contar com a hospedagem) para passar dois dias contando com passeio e comida? E qual seria a melhor forma de chegar em Arraial do Cabo saindo do Rio de Janeiro para um grupo de amigos? Muito obrigado pelas dicas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom? Eu sempre vou para Arraial do Cabo de carro, mas tem ônibus também saindo do Rio de Janeiro para lá. Se preferirem, há serviços de transfer privado, que costumam ser um pouco mais caros. Não sei indicar transfer privado porque nunca precisei usar.

      Sobre os gastos, considerando o passeio de barco, que custa em média uns R$60 a R$70 por pessoa, além de refeições, eu levaria uns R$150.00 por dia, no mínimo. =)

      Depois me conte como foi!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
    2. Oi Lily!Suas dicas são super úteis e valiosas pra quem pretende passar uns dias aqui em Arraial do Cabo.
      Eu trabalho com transfer Aeroporto Rio x Arraial do Cabo. Se precisar algum dia só me chamar no zap 22992249011 me chamo Tiana.

      Excluir
  19. OI Lily, obrigada pelas dicas, estarei indo pra Arraial esse mês, como sou do Paraná ficarei 5 dias, são muito caro as coisas por lá? como alimentação?
    Bjos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!!
      Os passeios de barco em escuna custam em média R$60.00. Em relação à alimentação, tem para todos os gostos e bolsos. No geral, mais em conta do que no Rio, portanto, devem estar no mesmo patamar de Curitiba. Pratos individuais talvez na faixa dos R$50.00 a depender do restaurante. Indico o Bacalhau do Tuga, Saint Tropez... a oferta em Arraial é mais limitada. Se tiver disposição, vá comer também em Cabo Frio ou Búzios. Melhor ainda se for Búzios (que fica a 1h de Arraial do Cabo) e tem uma oferta de restaurantes absurda!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  20. Boa noite.estou planejando ir à Arraial do Cabo neste final de semana 24 de janeiro de 2017.Porém, tenho muito receio de embarcações que vão para alto mar. É perigoso?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite.estou planejando ir à Arraial do Cabo neste final de semana 24 de janeiro de 2017.Porém, tenho muito receio de embarcações que vão para alto mar. É perigoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica! Tudo bom?
      Eu nunca tive problemas lá. As escunas são bem estáveis e nenhuma embarcação vai muito para alto mar. Recomendo que faça o passeio com uma escuna e não com barco pequeno. Procure o Saveiro Don Juan! Espero que você tenha uma ótima experiência! Vai dar tudo certo sim.
      Depois volte para contar como foi!
      Bjs,
      Lily

      Excluir
  22. Olá!
    Maravilhoso seu blog..
    vou dia 01/03 e vou me hospedar no hotel Ocean View

    minha maior preocupação é quanto a estrutura das praias. Sou de SP será que seria necessario levar Guarda-Sol e cadeira? Isso dificultaria em muito nos passeios, né?

    Vamos passar de quarta á sábado mas os passeios são tão rapidos que estou com medo de ficar sem atividades nesses dias..

    o que me aconselha fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certinho?
      Que delícia... Arraial do Cabo é um lugar incrível! Espero que goste.

      Sobre as praias, algumas têm estrutura boa sim, como a Prainha e Praia Grande, com quiosques, barracas de praia, cadeiras e mesas. Eu, que moro no Rio de Janeiro e sempre foi de carro para lá, nunca levei barraca e nunca senti falta rsrs...

      Até mesmo nas Prainhas do Atalaia já tem estrutura com barraca de praia e cadeiras.

      Se achar que já fez tudo, caso o tempo esteja bom e você consiga aproveitar bem os passeios (pois, se chover, por exemplo, aí será bom ter um dia extra para fazer algum passeio que não tenha dado para fazer ou repetir)... aí, neste caso, sugiro que você vá a Búzios, onde tem muita coisa bacana para fazer (o deslocamento dá 1h no máximo) ou Cabo Frio, que fica até mais perto de Arraial do CAbo, onde você pode passear para a Ilha do Japonês, Praia do Forte, do Peró, das Conchas... aqui no blog temos muitas dicas de Búzios e Cabo Frio Também! Confira aqui.

      Espero ter ajudado.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  23. Oi Lily,
    Amei as dicas! estou tentando organizar uma viagem pra Arraial do Cabo com meu namorado no feriado da semana santa ou Tiradentes, sabe me dizer se as praias ficam cheias a ponto de ser incômodo? e outro ponto muito importante é que vamos de ônibus, portanto não teremos carro lá, num passeio de 3 dias, o que acha que seria possivel a gente ver e fazer lá?

    obrigada!
    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marianne!
      Tudo bom? Olha... feriado é sempre feriado e Arraial do Cabo é um lugar muito procurado, cada vez mais... complicado dizer, mas certamente, se você tiver condições de ir fora de feriados e alta temporada, estará mais tranquilo e será melhor para você curtir. Se não tiver outro jeito, opte por um feriado menos badalado como a Semana Santa, que é um feriado bem movimentado.
      Boa sorte!
      Depois venha nos contar como foi e o que decidiu.
      beijos,
      Lily

      Excluir
  24. Oii Viajantes!!! Eu trabalho com transfer Aeroporto rio × Arraial do Cabo.
    Se alguém precisar só me chamar no zap 22992249011
    E venham conhecer essa cidade linda e encantadora!

    ResponderExcluir
  25. Olá eu amei as suas dicas, gostaria de saber se no mês de Junho fica muito frio na região estou procurando um pacotes dentro desse mês, se puder me dar algumas dicas sobre o tempo e sobre os locais para viagem de barco agradeço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Isso é uma incógnita rsrs... minha última ida para Arraial do Cabo foi no mês de julho de 2016. Fez bastante sol, mas estava ventoso também. Ou seja, pudemos aproveitar, mas não da mesma forma se fosse com clima mais quentinho, porque a água por lá é quase sempre fria rsrs... Mas sempre dá para aproveitar e a vantagem é que você pegará, em junho, as praias um pouco mais vazias.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  26. Oi Lily!

    Estamos querendo ir pra la na lua de mel e junho e de carro. Estou com dificuldades de encontrar pousadas na praia pontal do atalaia. Você tem alguma dica? Queria algo bem tranquilo sabe romantico. Estamos pensando em ficar 9 dias.
    Obrigada e ameeeei seu blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!! Puxa, só serve lá? Nunca fiquei lá. Não sei indicar. Mas dê uma olhada no Booking.com e TripAdvisor.
      Beijos e obrigada! Volte sempre!
      Lily

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Oláaa Lily, tudo bem?
    Eu estou olhando variosssss sites e variass dicas, mas confesso que as suas foram as melhores..rs, adorei mesmo..
    Vou com a minha família agora em Março e fico 9 dias..rs acha que é uma boa data?
    Vamos com crianças e vi que tem lugares legais, mas estou em duvidas sobre os passeios de barcos, será que crianças podem ir?

    Irei ficar na praia dos anjos é boa? Sabe restaurantes ali por perto? rsrs
    Me desculpe por esse monte de pergunta, mas é que suas dicas são ótimas..

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii! Não recomendo a Praia dos Anjos. Não acho legal.
      Se fizer o passeio de barco, acho tranquilo. Apenas verifique se tem colete salva vidas para os pequenos.
      Março é uma ótima época sim!
      Beijos e obrigada! Volte sempre!

      Excluir
  30. Olá Lily,
    Parabéns e obrigada por ajudar tanto com o seu blog.
    Vou tirar férias em Setembro desde ano e gostaria de saber se é uma boa época (questão do clima) para visitar Arraial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cibele! Obrigada por nos acompanhar.
      Olha, queria tanto ter uma ligação direta com São Pedro, viu? Ia facilitar muito a minha vida também rsrs... de modo geral, dá para dizer que setembro é um bom mês sim, com temperaturas amenas e menos chuvas. Mas se chegar uma frente fria de uma hora para outra, eu juro que não tenho culpa. O tempo anda muito louco e só nos resta mesmo rezar e ir na fé!
      Mas não deixe de planejar por isso. Vai dar tudo certo!
      beijos

      Excluir
  31. Olá Lily...
    Em qual praia vc recomenda se hospedar.. em relação a melhor praia? Qual é mais tranquila e qual é a mais bonita?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica!
      Tudo certinho? Obrigada por confiar em nossas dicas.
      Olha, eu fiquei 3 vezes na Pousada da Prainha (na Prainha) e 1x pertinho da Praia Grande. Achei essas duas localizações bem boas, viu? Eu só não recomendo mesmo é a Praia dos Anjos, porque acho meio feia e não dá para curtir a praia que é poluída e tampouco recomendo ficar no centro, ok?

      A mais tranquila? São todas parecidas... mas a Prainha costuma ter menos ondas... quanto à mais bonita, seria a do Forno, mas nela você não pode se hospedar... então, acabam sendo todas iguais rsrs

      Beijos e depois venha nos contar como foi a sua experiência!

      Lily

      Excluir
  32. Olá Lily, td bem? Irei para Arraial do Cabo em outbro, ficarei 5 dias com uma amiga. Gostaria de ir 1 dia em Cabo Frio e Búzios. Indica algum aluguel de carro ou tem taxi ou uber que faz esse translado? pois gostaria de ir e voltar pra Arraial no mesmo dia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana! Tudo bom?
      Que legal a sua viagem! Está chegando.
      Olha, aluguel de carro só compensará se você não for beber, porque em Búzios é muito comum ter blitz de Lei Seca. Em Cabo Frio eu não sei dizer. Cabo Frio fica bem perto de Arraial e acho que será bem fácil pegar um táxi. Uber eu acho que não tem ainda, mas não posso afirmar com certeza. Ano passado, quando fomos para Arraial e Cabo Frio, não conseguimos... mas já faz um ano, né? De repente até já chegou. O que eu te recomendo fazer é negociar com o hotel/pousada onde você estará. Em 2014, chegamos a ver que custaria algo em torno de uns R$150,00 cada trecho para Búzios, a partir de Arraial do Cabo, se fôssemos com um taxista contratado... achei salgado, mas aí é com você. Não é muito pertinho, sabe? Em condições normais de trânsito, dá algo em torno de 1:20 de deslocamento entre Arraial e Búzios e por isso não sai tão baratinho. Acho que a melhor alternativa é alugar carro mesmo. Se for alugar o carro, veja no site da http://www.rentalcars.com/br/

      Também vi que tem essa - https://www.locafirme.com/aluguel-de-carros-arraial-do-cabo

      Vi esse também - http://www.arraialdocabo.com.br/aluguel-de-veiculos-em-arraial-do-cabo/

      Ou, melhor ainda, agende seu passeio com o http://www.donjuantour.com.br/ e aproveite para pedir a ajuda deles porque eles são de lá e sabem tudo! Thais e Ruan são ótimos e muito antenados com as novidades de Arraial!

      Espero ter ajudado!
      Beijos,
      Lily

      Excluir
  33. Lily, grato pelo relato.
    Minha esposa e eu estamos fechando nossas férias entre os dias 26/11 a 05/12 (de 2017).
    Tenho muitas duvidas onde ficar, então fiz uma reserva em Cabo frio por ficar entre Búzios e Arraial...
    Estou com um pouco de medo, pensando em dividir as diárias, no que se refere, principalmente, a arraial. Meu medo é ficar preso em transito e chegar tarde as praias e não ter um lugar bom para ficar... vc acha que vale a pena eu ficar uns dias em Arraial tb?
    Como vc ficou 2 vezes em Novembro, o que me diz sobre esse mês, no quesito lotação de praias?

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Sim... já fui três vezes, na verdade, nessa época de final de ano (novembro e dezembro). O clima era meio estranho, com sol, névoa, chuva, nublado... teve de tudo um pouco, sabe? Mas nada que estragasse ou impedisse um passeio.

      Sobre a hospedagem, eu acho sim válido você ficar ao menos 1 noite em Arraial do Cabo. Se você for num final de semana para praias de Arraial, é possível que as veja com maior movimento. Por não se tratar de feriado, você terá isso ao seu favor e menos chance de pegar o lugar lotado. Mas se for final de semana, estará movimentado sim porque esse destino está muito na moda.

      Se conseguir ir durante a semana, eu acho bem melhor e poderá curtir mais as praias.

      E Búzios? Ficará lá? Se você estiver com carro, o deslocamento entre as cidades será tranquilo, mas eu recomendo altamente que você não beba porque há muitas blitz de Lei Seca, especialmente para sair e entrar em Búzios. A vantagem de estar hospedado em Búzios é exatamente essa: poder curtir à vontade, beber sem problemas e ficar por Búzios mesmo.

      Se você não estiver com carro alugado e ficar na dependência de ônibus ou vans, aí poderá ser problemático e sair caro para você.

      Curta bastante a Região dos Lagos
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  34. Lily tudo bem?

    Como é o clima no mes de novembro, estou indo pra Arraial/Cabo Frio dia 01/11 e estou com medo de pegar muita chuva. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João! Tudo bom?
      Em regra, é uma boa época, viu?
      Pela previsão do tempo estendida do site Accuweather, que é um bom site de previsão do tempo, a princípio, você terá dias de sol.
      Veja aqui - https://www.accuweather.com/pt/br/arraial-do-cabo/40654/october-weather/40654
      Sugiro acompanhar pelo site Accuweather e CPTEC que são os melhores, na minha opinião!
      Vai dar tudo certo!
      Depois volte para nos contar como foi.
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  35. Oi Lily, tudo bem? Eu vou para Arraial do Cabo amanhã, e gostaria de saber o que servem de refeições no passeio de barco, e os valores. Pesquisei que algumas empresas disponibilizam bebidas inclusas no preço do passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaah! Tudo certinho?
      Em regra, os passeios de barco, como o Saveiro Don Juan, servem churrasquinhos, tipo espetos, sabe? Espetos de carne, frango, camarão, queijo coalho... até onde eu sei, não são servidas refeições completas, como PFs, tá? Só se tiverem mudado há pouco tempo. Além desses petiscos, alguns biscoitos e bebidas também, como cerveja, refris e caipis. Água é gratuita, ok?

      Sobre os valores, aí ficarei te devendo porque a última vez que fui foi em julho de 2016... provavelmente já sofreu alteração nos valores, tá? Mas eu chutaria algo em torno de R$10,00 no espetinho.

      Espero ter ajudado.

      Dica: nada te impede de levar seu próprio lanchinho, tá? Uma barrinha de cereal, um biscoito... em regra, os passeios de barco não implicam com isso. O que eles não gostam é que o turista leve bebidas alcoólicas por conta própria.

      Beijos,
      Lily

      Excluir
  36. Oláaaa Lily,
    Pensamos em ir para Arraial no começo do ano de 2018 (entre Janeiro e Fevereiro), e gostaríamos de saber sobre transporte dentro da cidade. Por ser alta temporada, teremos esse tipo de problema durante a noite? Existe grande disponibilidade de taxi e uber na cidade?

    obrigado pelas informações prestadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?

      Esse período é alta temporada e de muita procura pela região. Com certeza, estará bastante movimentado por lá. Da última vez que fui, em julho de 2016, ainda não tinha Uber. Mas pode ser agora tenha. De qualquer forma, há muitos táxis por lá que eu acho bem melhor do que transporte público. Não curto os ônibus de lá e não os acho práticos, entende?

      Para sair à noite, minha sugestão é já ter um telefone de taxista com você para chamar quando você precisar, acaso não haja algum num ponto de táxi perto de você. Normalmente, as pousadas são bem solícitas nesse sentido e sempre indicam algum taxista de confiança.

      Em regra, os valores lá são tabelados, o que eu não acho justo, mas era como funcionava. Muito muito raro um taxista ligar o taxímetro. Mas as corridas não costumam ser caras também porque Arraial é um lugar bem pequeno, bem provinciano ainda.

      Espero ter ajudado,
      beijos,
      Lily

      Excluir
  37. Olá amigos, vimos suas dicas de viagem após fazer nossa viagem para Arraial do Cabo, gostaria de lhes propor para utilizarem nosso vídeo de Arraial no site de vocês, para nós seria muito bacana e assim poderemos fazer alguma parceria para os próximos vídeos do nosso canal mencionando vocês.
    https://youtu.be/jL1EfHF3Q8c

    Desde já agradecemos.. pé na estrada Go pro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cesar
      que bom que nossas dicas foram úteis para vocês. Ficamos felizes por saber.
      No momento, não divulgamos vídeos no blog! Quem sabe no futuro?
      Obrigada, de todo modo, pela sugestão e sejam sempre muito bem vindos aqui no blog!
      Abraços,
      Lily

      Excluir
  38. ótimas dicas! Arraial do Cabo é tão Lindo! Já fui em algumas dessas Praias e pessoalmente é mais Fantástico ainda! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Arraial do Cabo tem praias lindíssimas, com um azul que não deixa a desejar a nenhuma outra praia caribenha... só é gelada a água, né? kkkk... mas é tudo muito maravilhoso!

      Excluir
  39. Dicas incríveis sobre as praias de Arraial do Cabo. Dessa lista imensa já visitei várias mas já acrescentei outras na minha lista de pendências de algumas praias que não fui para visitar nesse lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado! Seja sempre bem vindo aqui no blog!

      Excluir
  40. Bom dia. iremos desembarcar no aeroporto santus dumont...poderia dar uma dica qual a melhor forma de traslado para arraial, se uber, onibus ou locar carro

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR