10 dezembro 2014

Niterói: Gruta de Santo Antônio, bendito seja!

Estive a convite do renomado chef da gastronomia portuguesa, Alexandre Henriques, conhecer sua famosa e premiadíssima casa especializada na culinária lusitana que tanto amo, o Restaurante Gruta de Santo Antônio.

Para quem não sabe, eu sou um pouco portuguesa também. Primeiro, porque realmente possuo a dupla nacionalidade e cidadania portuguesa. Segundo, porque meus avós paternos, originários da Ilha da Madeira, vieram já adultos para o Brasil e nunca perderam o sotaque nem vários dos costumes e hábitos adquiridos por lá. Logo, meu contato com a cultura portuguesa vem desde sempre e a sua gastronomia me encanta, principalmente o bacalhau e os doces. Sim, adoooooro doces portugueses e o meu predileto são os ovos moles de Aveiro!! Hummmmm... salivei só de lembrar!

Inserida nessa viagem de lembranças da infância e também do que pude conhecer da terrinha, quando lá estive em 2005 (está mais que na hora de voltar a Portugal, né?? ), a minha experiência no restaurante Gruta de Santo Antônio não poderia ter sido melhor.

Já na entrada do restaurante, percebemos os cuidados com a cultura portuguesa e também o sucesso adquirido ao longo dos anos, merecidamente, exposto em fotos de famosos e celebridades que muitas vezes atravessam a Ponte Rio-Niterói somente para poderem se deliciar com os quitutes e pratos saborososo preparados cuidadosamente por Alexandre.

Chef Alexandre Henriques



Dividida em pelo menos 3 salões, fiquei com meus amigos em um salão interno mais reservado, decorado com fotos da matriarca, Dona Henriqueta Henriques, que é um doce de pessoa e de simpatia, e fez questão de nos conhecer e contar um pouquinho da sua história.



Com amigas blogueiras e instagrammers @necessairenamala, @crispelomundo, @historiasdadi, @le.touristeblog e @fuigosteicontei

Aliás, por tradição, a Dona Henriqueta faz questão de cumprimentar seus clientes e é bastante comum vê-la nos salões, esbanjando sua simpatia e recepcionando as pessoas.

Diga-se de passagem, ela publicou um livro intitulado "Cozinhar é Preciso" que vai além das receitas dos sabores, aromas e especialidades da gastronomia da terrinha, mas relata também a história de vida de uma imigrante portuguesa que veio para o Brasil após uma desilusão amorosa e aqui encontrou o amor e constituiu sua família. E que sucesso a família alcançou após muito trabalho e dedicação!

Na verdade, o Gruta de Santo Antônio foi inaugurado no fim dos anos 70 pelo português Agostinho,  no bucólico bairro da Ponta d`Areia, onde servia os operários do estaleiro da região. Dona Henriqueta Henriques é viúva do fundador e junto com seus dois filhos administra o restaurante, Alexandre e Marcelo, que fica na região central de Niterói, perto do Mercado de Peixes, de onde vem suas principais matérias primas bem fresquinhas.

E sabe a sensação de se estar em uma casa portuguesa, com certeza? Exatamente assim que me senti. Ouvindo fados, reparei nos detalhes dos azulejos azuis, pratos portugueses ornamentando as paredes, brasões de famílias portuguesas, incluse o brasão da família da Dona Henriqueta, nascida em Montes D`Alcobaça, além de várias remições ao Santo padroeiro da casa, o mais atarefado de todos, aquele, que não é português, por ironia, mas sim italiano, e que recebeu o título de Santo Casamenteiro: Santo Antônio se faz presente abençoando o lugar e nos livrando do pecado da gula com tantas opções maravilhosas que o cardápio apresenta.


Brasão da família da Dona Henriqueta


Hoje em dia, Dona Henriqueta, que elabora pessoalmente os quitutes, conta com a ajuda de seu filho Alexandre, que traz as novidades da Cozinha Mediterrânea e o primor na seleção dos vinhospara a adega climatizada que nos apresentou e é de se encantar a qualquer um que aprecie ou não um bom vinho: mais de 3 mil garrafas e alguns dos melhores vinhos portugueses!






Como sugestão do próprio Alexandre, iniciamos a degustação da noite experimentando um delicioso bolinho de bacalhau - bacalhau mesmo e não "batatalhau". 





Após, seguimos pelo Menu Degustação, uma excelente escolha para quem deseja experimentar um pouco de cada especialidade da casa, na medida certa e adequada para saciar seus desejos.

Para acompanhar, escolhemos um vinho tinto chileno (com perdão aos vinhos portugueses rsrs). Inclusive, a carta de vinhos é bastante variada e, confome já mencionei, a adega comandada pelo Alexandre é de fazer brilharem os olhos de qualquer apaixonado pela bebida.



O Menu Degustação começa com Pastel de Nata de Bacalhau, o que foi uma novidade para mim. Similar a um Pastel de Nata Doce, um dos mais famosos doces portugueses, este, na verdade, é salgado e de bacalhau. Achei leve e delicioso. É claro que fiquei com gostinho de quero mais.



Após, continuamos a degustação com o Camarão a Bulhão Pato, que são camarões médios feitos à base de manteiga, com coentro, limão, azeite e alho laminado. Também estava muito saboroso.



Então, passamos para a Panelinha de Lagostins à Borgonha. Hummmmm... amei! Foi o prato de melhor apresentação dentre os que experimentei do Menu Degustação. Achei a literal Panelinha muito fofa e adorei a forma como foi servido. Trata-se de lagostins com zucchini, shitake, azeite e alho poró. Tem como não amar?




Encerramos os pratos salgados com o Bacalhau do Chef, um lombo extra, levemente assado no forno com a própria gordura do peixe, redução de cebolas e batatas ao murro. Sim, estava divino! Também amei a apresentação do prato e a flor colocada em sua decoração conferiu um toque ainda mais especial. 



Ahhhh... mas não seria completa a degustação sem os famosos e deliciosos doces portugueses, certo? E, neste quesito sou muito exigente e a Gruta de Santo Antônio não me decepcionou!!!

Degustei o Pijaminha de Doces Portugueses com Pastel de Natas, Toucinho do Céu e Algarvio, sendo que este último eu não conhecia e é um rocombole de laranja com amêndoas moídas. Dos deuses!!!! 




Nossa... só de lembrar, de ver essas fotas, já estou com vontade de ir nadando pela Baía de Guanabara (para compensar as calorias kkkkk) e provar esses doces novamente!!! 

A boa notícia, principalmente para as noivinhas de plantão, é que a Gruta de Santo Antônio aceita encomenda para casamentos e demais eventos. Que tal prestigiar seus convidados com doces portugueses, hein?

No final, ainda fomos convidados pelo Alexandre para conhecermos sua cozinha que é realmente incrível e planejada pensando em todos os cuidados para a manutenção da comida, ainda que congelada, com a preservação do seu sabor.





Eu agradeço pelo convite e oportunidade de conhecer o trabalho do Alexandre e a fofura e simpatia que é sua mãe, Dona Henriqueta. 

O restaurante é realmente maravilhoso e merece a visita. Faz jus aos seus prêmios - eleito o melhor restaurante português do Rio de Janeiro e o melhor de frutos do mar de Niterói, já figurou como o melhor português na revista Época nos anos de 2013 e 2014 - ou seja, consagradíssimo e de forma muito justa, eu recomendo a todos que conheçam a casa.

Se não bastasse tudo isso, o restaurante está em número 1 no ranking com mais de mil restaurantes de Niterói do site TripAdvisor (na data da divulgação desta matéria). 



Ah, e quem for lá, por favor, traga para mim uns doces portugueses, please?? rsrs... =))

Endereço: Rua Silva Jardim - 148 - Centro - Niterói - RJ 
• Telefone: (21) 2621-5701 / 2613-0762
Funcionamento: Domingo a Quarta e Feriados de 11h30 às 16h30
                            | Quinta a Sábado de 11h30 às 22h30



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR