23 outubro 2014

Paraty: Bistrô Casa do Fogo e o Centro Histórico à Noite!

Fomos convidados pela Leila para conhecer o aconchegante Bistrô Casa do Fogo, em Paraty, quando por lá estivemos há poucos dias, início do mês de outubro (2014).

Bistrô Casa do Fogo



Eu simplesmente amo o Centro Histórico de Paraty, de dia e à noite, e costumo optar pelos restaurantes que se localizam nele.

O Restaurante Bistrô Casa do Fogo, portanto, foi perfeito nesse meu quesito de preferir ir para o Centro Histórico e curtir um pouco da sua atmosfera noturna.

Ele fica na Rua Comendador José Luís, n. 390 e é bem fácil de achar. Na entrada "principal" do Centro Histórico (onde fica o Paraty 33), bem perto da Praça do Chafariz, caminhando para a esquerda (olhando de frente o Centro Histórico), você o restaurante Margarida Café, que também é famoso em Paraty (veja aqui o nosso Guia Gastronômico de Paraty) e logo na sequência, na rua seguinte, entrando no Centro Histórico, você verá o Bistrô Casa do Fogo.

Confira também o nosso Mini Guia de Paraty, com tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem de lazer, férias, turismo e descanso para esse paraíso da costa verde fluminense.

Paraty hoje já conquistou o seu lugar no cenário gastronômico com destaque e louvor para muitos restaurantes conceituadíssimos que fazem bonito e harmonizam muito bem com todo o charme que a cidade oferece.

Com Certificado de Excelência conferido pelos leitores do site TripAdvisor, em 2013 e 2014, o Bistô Casa do Fogo encontra-se, hoje (essa lista pode mudar e eu espero que o Bistrô suba cada vez mais de posição) no número 36 no ranking que reúne mais de 800 estabelecimentos de Paraty!!! E não é para menos, viu? Merecidíssimo, cheio de elogios e indicações, a casa realmente faz jus ao prestígio dado pelos internautas.

Uma rua tranquila, uma atmosfera íntima, cativante... antes mesmo de entrar, já fiquei encantada quando vi uma mesinha singela na rua que representava um verdadeiro convite a explorar o estabelecimento, com portinha discreta e interior bem agradável e charmoso.

Centro Histórico de Paraty à noite e o Bistrô Casa do Fogo



Logo que chegamos, ao som de jazz, o que me fascinou de pronto, fomos recebidos pela Leila que tão gentilmente nos ofereceu toda a sua simpatia, carisma e uma maravilhosa e farta paella... mas tem muito o que falar antes de chegarmos na paella.


Com as amigas Cris (@crispelomundo) e Di (@historiasdadi) e nossos respectivos, e a Leila - ao fundo - conosco

Show de Jazz

Primeiro, sobre o ambiente: amei a decoração e fiquei ainda mais impressionada com a arte do artista local Paulo Gomes, que estava presente, cujas marcas estão nas telas e nas mesas do Bistrô.




harmonia entre a decoração, a luz do ambiente, a música ao vivo que tanto amo - jazz - e a excelente recepção não poderiam ser melhores!

Quanto ao cardápio, pareceu-me muito variado e interessante.


A casa é conhecida por ser especialista em pratos flambados com as cachaças de Paraty. Os produtos são da terra e as grandes estrelas do menu: frutos do mar da baía de Paraty, cachaças dos engenhos e muitos ingredientes frescos da horta, além de temperos aromáticos, que resultam em uma culinária surpreendente.

culinária flambada é leve, já que dispensa frituras, e todos os pratos apresentam uma variedade de legumes e frutas que se misturam em muitas cores e sabores, obras da criatividade do chef Paulo Cesar da Silva, o Caju, que é caiçara, nasceu e cresceu em Paraty, junto a roças e engenhos, onde aprendeu com a prática a arte da culinária flambada e comanda a cozinha da Casa do Fogo.

Aberta em 2002, primeiro na Rua do Comércio, hoje, na Rua Comendador José Luiz, a casa é realmente uma delícia de lugar para conhecer e já conquistou, ao longo dos anos, clientes do mundo todo. 

Ah, e a Paella Brasil? Divina! Muito bem servida, no quesito surpreender, tirou nota 10! 

Paella Brasil e seus ingredientes

A combinação da carambola, banana e frutos do mar, além dos tradicionais ingredientes que levam uma paella, foi realmente inovador para mim, que não sou chegada a misturas entre doces e salgados. Mas o sabor que as frutas absorveram dos temperos, realmente me impressionou.



Aproveitem também para conhecer algumas das cachaças da região. São muitas mesmo! Para os fãs da branquinha (que na verdade tem em muitas outras cores rsrs), Paraty é uma perdição =))

As muitas cachaças de Paraty


Também experimentei um delicioso suco de abacaxi com hortelã e, de sobremesa, como se já não tivéssemos mais "vergonha" após tanta fartura e comilança rsrsrs... dividimos (pelo menos isso, né? dividimos em 4!!) uma sobremesa deliciosa de banana e sorvete, chamada de Banana Caiçara.

Sobremesa - Banana Caiçara

Contatos do Bistrô:

(24) 3371-3163 / 99819-5111 / 99903-4987

E-mail: bistro@casadofogo.com.br

Aberta todos os dias a partir das 18h, recebe músicos à noite com repertório variado que vai desde bossa nova, mpb, samba, chorinho e jazz. Os shows começam a partir das 19:30.

E para quem for passar o Reveillon em Paraty, confira aqui os detalhes da Noite de Ano Novo no Bistrô Casa do Fogo.

Leia mais sobre o Bistrô nos Blogs das amigas Diana e Cris, que estiveram comigo no mesmo dia conhecendo o estabelecimento:


Obs: Fomos ao Bistrô Casa do Fogo a convite para degustar a paella e bebidas não alcóolicas (os extras foram pagos à parte).

Acompanhe também as notícias sobre a Folia Gastronômica em Paraty!! Ocorrerá entre os dias 01 e 16 de novembro de 2014.

Veja mais informações sobre o Polo Gastronômico de Paraty aqui!

E, aproveite um passeio pelo Centro Histórico de Paraty à noite também! Com certeza vai te encantar!! 

Desde o pôr do sol até a luz do luar, é mais que romântico... é incrivelmente lindo!















  1. O Casa do Fogo é realmente uma delíciaaaa!!! Tem um climinha super intimista, e essa paella com pedacinhos de banana e de carambola é dos deuses!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. E você esteve por lá há pouco tempo! Que delícia! Qual foi o restaurante de que mais gostou?
      Beijo grande

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR