27 maio 2014

Bariloche, por Izabelle Miguel (@viajarfazbem_)

Eu adoro a interação que tenho por meio do Instagram que, além de compartilhar fotos e dicas, também proporciona, enquanto rede social, esse intercâmbio muito bacana de conhecimentos e de prósperas amizades e parcerias!

No último final de semana, eu publiquei no meu instagram (@apaixonadosporviagens) uma foto de mim esquiando na estação de esqui El Colorado, no Chile, pois estava preparando um mini guia do Chile/Santiago, que inclui um texto sobre as estações de esqui.

Eis que, para minha grata surpresa, a fofa da Izabelle Miguel (instagram @viajarfazbem_) comentou em minha foto sobre sua experiência em Bariloche e me marcou em algumas de suas fotos. Prooonto, quem mandou fazer isso? rsrs... Eu logo a convidei para escrever um post para o Apaixonados por Viagens, já que eu ainda não tive a oportunidade de conhecer Bariloche. E não é que ela topou de imediato! Adorei!! 




Bariloche, ou San Carlos de Bariloche, que é uma cidade da Argentina bastante conhecida pelos brasileiros, que costumam aproveitar a temporada do inverno, frio e neve para curtirem essa badalada estação de esqui. Junto à Cordilheira dos Andes, localizada na fronteira com o Chile, a cidade é muito charmosa e rodeada por lagos, montanhas, o que a torna igualmente atraente em outras estações do ano. O melhor de tudo é que a cidade conta com aeroporto equipado para receber voos domésticos e internacionais dos países vizinhos e, na alta temporada, do inverno, saem voos direto - fretados - do Brasil para lá (muitas agências de turismo vendem os pacotes que já incluem os voos diretos com companhias aéreas como a Gol e a Tam). Além disso tudo, pode-se também fazer um lindo passeio pela montanha e pelos lagos, atravessando a fronteira, rumo a cidade chilena de Puerto Montt. 

Agora sim, com as devidas apresentações feitas, vamos viajar juntos nas dicas e fotos da Izabelle Miguel (@viajarfazbem_) para Bariloche, e curtir essa neve toda linda que ela registrou?? Muito obrigada Izabelle pela participação e seja sempre bem vinda aqui!!


BARILOCHE - ARGENTINA, por Izabelle Miguel (@viajarfazbem_)


Há 11 anos casados, somos não só namorados mas parceiros de viagem! A melhor viagem acontece quando estamos em boa companhia, seja a sua própria, de amigos, família ou, melhor ainda, da pessoa que você ama.




Já rodamos bastante esse mundo, mas não cansamos de buscar novas aventuras e locais onde possamos desvendar novas culturas, conhecer pessoas, interagir com credos, culturas, modos de pensar e agir completamente diferentes do nosso, entender e ver o mundo sob um novo olhar.  Depois de rodar a Europa, Ásia, Caribe,  Estados Unidos, África, queríamos finalizar nossas bandeirinhas no nosso continente sul americano e, ainda, esquiar: foi aí que escolhemos Bariloche.




Desde o início, o lugar nos surpreendeu!! Pessoas amáveis, comida maravilhosa, muitos passeios para se fazer e, além disso, tem programa para quem esquia e para quem não se dá muito bem nesse esporte (mas acho que mesmo assim vale a tentativa).

Fomos em outubro e descobrimos que, apesar de já ter passado a alta temporada de esqui,  pegamos bastante neve e deu para esquiar até cansar. Alugamos as roupas lá mesmo, porque, embora adoremos o esporte, não é sempre que se pode ir, então alugar é uma ótima solução. Para quem não curte usar roupas de aluguel, hoje ja tem algumas lojas de esporte físicas e online no Brasil onde se pode comprar peças legais a preços até acessíveis.




Ficamos 1 semana em San Carlos de Bariloche e foi um período ótimo, mas não fizemos todos os passeios indicados. Dá para ficar até mais tempo!

Nós pesquisamos bastante e deixamos aquele espírito wanderlust tomar conta: aquilo que nos atraía mais, a gente ia curtindo sem pressa, sem cronograma.

Optamos pelo Hotel Design Suites, que tinha bons preços, apartamentos ótimos, novos e não fica exatamente no centro. mas é muito perto. O ideal é alugar carro, pois a maioria dos passeios fica um pouco afastado do centro, então você irá precisar. 



Café da manhã delicioso do Hotel Design Suites

Porém, se você comprar o pacote em um agência, já estará tudo incluído, só que nós gostamos da liberdade de criar nossos passeios e fazer nosso próprio horário. O período de pesquisa para nós é um momento de muita cumplicidade como casal, que nos une ainda mais. 

Bom, começando pelo lindíssimo centro da cidade, vale passar um dia todo caminhando, vendo as lojinhas, tomando café, comendo chocolate, tomando um vinho, apreciando a cidadezinha e, principalmente, para quem não tem esse friozinho em sua cidade, aproveitar para curtir as belezas do inverno.




Para comer, as opções são inúmeras!! Aí vai do bolso de cada um e de seu intuito na viagem. Para quem não quer gastar muito e comer uma excelente Parrilla, recomento El Boliche de Alberto, com 3 unidades na cidade e quase 30 anos de tradição, além de ter recebido o troféu de excelência no Tripadvisor 2014.  Uma parrilla deliciosa, a comida é abundante, os vinhos são ótimos e baratos, sempre vêm acompanhamentos e, para fechar, o preço ainda é maravilhoso.

Um barzinho de que gostamos demais foi o Manush. Ele não é o mais frequentado pelos turistas (bem por isso amamos) cheio daquela galerinha local, o  pessoal sai do trabalho e vai para lá, com comidinhas de bar deliciosas e um chopp ótimo!!




Tiramos um dia para conhecer os arredores, passeando pela região dos lagos e  as pessoas locais recomendaram-nos fazer o Circuito Chico, mas como é um trajeto de 65 km que passa pelo Parque Nahuel Huapi, lago, Cerro Campanario, Colonia Suiza, Capilla San Eduardo - que se localiza ao lado do clássico hotel Llao Llao, e Puerto Pañuelo, de onde saem os barcos para a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes, deixamos o caminho nos levar e fomos parando nas cidadezinhas conforme a gente ia curtindo a paisagem.


Foi uma delícia visitar a Vila La Angostura

E estava beeeem frio (até para uma curitibana!!)



Paradinha no clássico hotel Llao Llao para tomar um cafezinho da tarde (se nao tiver com o bolso preparado, o que era o nosso caso, fique só no cafe mesmo porque o buffet é bem caro)

Agora vamos ao que interessa: pelo menos para gente esse era o objetivo, ESQUIAR!!

Há 2 opções de lugares: o Cerro Bayo, que fica na Villa de La Angustura, mas nesse caso sugiro que se hospede lá, pois fica mais perto, lugar onde conceito é de esqui Boutique, logo, vai do bolso de cada um. Mais infoormações em http://www.cerrobayoweb.com/index.php/sp

Nós optamos pelo Cerro Catedral, que fica no meio de um parque de 600 hectares, com capacidade para quase 27 mil pessoas, mais de 100km de pista e 32 meios de locomoção. Como se tudo isso não bastasse, ainda recebe o título de maior complexo de esqui da américa do sul.


Caminho para o Cerro Catedral
Consulte preços de entradas no Cerro Catedral em www.catedralaltapatagonia.com




Nós esquiamos até nas pistas vermelhas, que já são pistas consideradas difíceis, mas como não somos profissionais e nunca fizemos uma escola, não arriscamos ir nas pretas, que são as realmente profissionais.  As escolas para quem quer aprender ficam normalmente nas pistas verdes e, conforme você vai evoluindo, eles vão te levando para as outras. Vale muito a pena pagar 1 dia pelas aulas mesmo para quem só quer brincar um pouco. 




Veja aqui o mapa das pistas de Cerro Catredral.





Já esquiamos no Chile (Valle Nevado) e adoramos, mas o que mais gostei de Cerro Catedral, em comparação com o Chile, é que para quem NÃO esquia há muitos quiosques onde você pode ficar bem tranquilo, ouvindo uma música, tem DJ, Parrilla e ótimas refeições, além de sofás para ficar descansando e esperando. 

Adicionar legenda

Era muito bom porque, quando eu cansava, ficava lá esperando o maridão e era muito traquilo, pois as pistas são bem próximas das paradas. 




Fora tudo isso, para quem ama esquiar é só curtir  e deixar o dia maravilhoso de neve te levar. 

No verão ou  na primavera, também tem muito o que fazer por lá. Para nossa próxima ida a Bariloche, estamos planejando um passeio de motorhome para fazer a Patagônia e aproveitar os esportes  de atividades outdoor como trekking e caminhadas, entre outras opções para quem gosta, como fazer rafting nos rios que cercam a cidade, parapente, arvorismo ou mergulho. Além disso, aproveitar para fazer uma boa degustação de vinhos e cervejas da região.

É isso aí gente!! VIAJARFAZBEM ... muito bem!! 

-------------------------------------------------------------------------------------------------
E PARA NOSSA ALEGRIA, VEJAM SÓ O E-MAIL QUE ACABEI DE RECEBER DA TAM VIAGENS (EM 27 DE MAIO), JUSTAMENTE SOBRE BARILOCHE E UMA PROMOÇÃO DE VIAGENS!! 

News Edição de Junho / 2014 Tam Viagens
Olá, LILIANE!
Paga 1, viajam 2! A única coisa melhor que viajar é viajar bem acompanhado.


TODO ANO, A TAM COSTUMA LANÇAR PROMOÇÕES SIMILARES PARA BARILOCHE UM POUCO ANTES DO INÍCIO OFICIAL DA TEMPORADA DE ESQUI ABRIR. A ABERTURA COSTUMA SER EM MEADOS DE JUNHO, NA SEGUNDA QUINZENA. PORTANTO, PARA QUEM GOSTOU DE BARILOCHE, FIQUE DE OLHO NAS PROMOÇÕES E NOS VOOS DIRETOS!


  1. Tania de Azevedomaio 30, 2018

    Quem for a Bariloche não pode perder a oportunidade de conhecer as cavernas do Cerro Leones. Um dos melhores passeios que fizemos lá! O lugar é lindíssimo!!! Não é muito divulgado, mas as agências oferecem. Viajamos em Maio/2018.
    http://www.cerroleones.com.ar/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos passeios Cerro Tronador e Isla Victoria https://www.bariloche.esp.br

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR