24 janeiro 2012

Natal/RN: turismo na cidade!!

Natal não é bem uma cidade cheia de atrações turísticas. É claro que o seu grande atrativo é o litoral!! Aliás, a cidade acaba funcionando como ponto de referência para partida e chegada de vários passeios pelo litoral do Estado do Rio Grande do Norte.

Ponta Negra - fonte: Internet/Google
Praia do Cotovelo - vista do restaurante Falésias
Todavia, isso não significa que aqueles que não tiverem tempo ou oportunidade de explorar mais as praias e cidades próximas a Natal não terão também opções de passeios dentro da própria cidade de Natal.

Acho interessante entrar em contato com agências locais de turismo para agendamento de passeios e recomendo duas:  Marazul Turismo Natal e a Luck Viagens.

Muito cuidado com os supostos agentes de turismo que ficam vendendo passeios na orla de Ponta Negra!! Muitos são autônomos e, se prestarem efetivamente algum tipo de serviço, com certeza não será com a mesma qualidade se comparado a uma agência de turismo.

Para os que preferem ficar livres dos horários das agências e montar seus próprios roteiros, o aluguel de carro é uma alternativa perfeita para isso.

Na orla de Ponta Negra é bem fácil pegar táxi. Para os passeios dentro da cidade, essa também pode ser uma boa opção.

Alguns dos pontos turísticos mais visitados em Natal em um city tour pela cidade são os seguintes:

. Via Costeira: avenida que liga as praias urbanas (Forte, Meio e Artistas) com a Praia de Ponta Negra. De um lado fica o Parque das Dunas e do outro lado estão os hotéis mais chiques de Natal.

fonte: Internet/Google

. Praias urbanas de Natal, como a Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia da Areia Preta, Praia do Forte e Praia da Redinha: essas praias não costumam ser próprias para banho. Além disso, há muitas pedras e recifes. É bom conferir, antes de fazer um tibum em suas águas, se elas estão liberadas.

fonte: Internet/Google

. Visita à Fortaleza dos Reis Magos: símbolo do início da colonização portuguesa no estado, localizado na foz do Rio Potengi, sobre recifes, o forte foi tombado como Patrimônio Histórico da União. Sua construção iniciou-se no dia 06 de janeiro de 1598, dia de reis, motivo pelo qual foi batizada de Forte dos Reis Magos. Palco de diversas batalhas contra índios e holandeses, infelizmente, hoje em dia não se encontra bem preservado. Mas, ainda assim, merece uma visita (horário para visitas: das 8:00 às 16:30).

fonte: Internet/Google

. O Maior Cajueiro do Mundo, que fica em Pirangi, a 24km de Natal. Registrado no livro Guinness, o cajueiro ocupa uma área maior que a de um campo de futebol e continua em crescente expansão, invadindo até mesmo a rua asfaltada ao seu lado. Partindo de um único tronco, os demais na verdade são galhos da árvore que tocam o chão e voltam a crescer, só que para cima, parecendo novas árvores.

fonte: Internet/Google

Do lado de fora há uma feirinha bem bacana de artesanato onde vale muito a pena comprar castanha de caju, chapéus de palha, roupas feitas com algodão colorido natural, entre outros.

fonte: Internet/Google

A Praia de Pirangi também é excelente para um mergulho. A depender da variação da maré, é possível realizar o passeio de barco até as piscinas naturais de Pirangi. Acesse a tábua das marés para saber qual é o horário do nível mais baixo da água e programe-se para visitar as piscinas naturais nesse horário que será bem melhor.


. Barreira do Inferno: a primeira base de lançamentos de foguetes da América do Sul.

fonte: Internet/Google

fonte: Internet/Google

. Ponte Newton Navarro, também conhecida como Ponte Forte-Redinha. É a mais alta ponte estaiada (com cabos de aço) do Brasil, com aproximadamente 55 metros de altura e 1,8km de exstensão.

fonte: Internet/Google

. Ponta Negra e o Morro do Careca: praia que é própria para banho. É comum encontrar sargaços por lá (espécie de alga marrom). Também é possível ver suas águas um pouco mais agitadas. Areia branca, quiosques, mesas e espreguiçadeiras compõem o cenário. Possui uma orla repleta de bares, restaurantes, lojas e barraquinhas que vendem de tudo um pouco, principalmente muito artesanato.

fonte: Internet/Google





. Catedral Metropolitana de Natal: possui uma forma trapezoidal bastante interessante.

fonte: Internet/Google

. Centro de Turismo, antiga penitenciária que hoje abriga vários stands de artesanato, galerias de arte, bares, restaurantes, museu de minerologia, além de proporcionar uma bela vista para o mar e o rio Potengi. Abriga também o famoso Forró com Turista, todas as noites das quintas-feiras, em alta temporada, no seu pátio central. As lojas funcionam até às 19:00, mas o forró só começa a partir das 22:00.

fonte: Internet/Google

. Parque das Dunas: com 1.172 hectares, é hoje o segundo maior parque urbano do Brasil. É aberto à visitação pelo Bosque dos Namorados. Oferece trilhas ecológicas, bem como uma agenda cultural movimentada.

fonte: Internet/Google

. Pôr do sol às margens do Rio Potengi: realizado no Iate Club, já entrou para o roteiro do city tour de algumas agências de turismo. De Ave Maria a Villa-Lobos, canções são interpretadas ao som do violino  saxofono, o que torna ainda mais especial o espetáculo da natureza. Não costuma ocorrer todos os dias e, quando é realizado, começa a partir das 17:00.


. Centro Municipal de Artesanato: localizado à beira-mar da Praia do Meio, dispõe de lojas de artesanato, lanchonetes, tapiocarias e banco 24 horas.

. Pórtico de Natal: conjunto arquitetônico que remete aos 3 Reis Magos, fica às margens da BR-101, na entrada da cidade. Construído em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1999.

fonte: Internet/Google

---> Praias do litoral do Rio Grande do Norte que podem ser visitadas partindo de Natal:


Praias do Litoral Sul
Cotovelo - 15 km.
Pirangi - 22 km (não deixe de visitar o maior cajueiro do mundo e mergulhar nas piscinas naturais).
Búzios - 23 km.
Tabatinga - 26 km.
Camurupim - 28 km.
Barreta - 32 km.
Malembá - 38 km.
Tibau do Sul - 73 km (santuário ecológico com trilhas e mirante).

Madeiro - 81km.
Pipa - 82 km (falésias, golfinhos e agitos noturnos).
Barra do Cunhaú - 85 km (excelente para a prática de kitesurf).
Baia Formosa - 94 km.
Sagi - 115 km.
Praias do Litoral Norte
Santa Rita - 18 km.
Genipabu - 20 km (passeio de buggy e de dromedário nas dunas).
Barra do Rio - 21 km (travessia de balsa).
Pitangui - 25 km (passeios de caiaque na lagoa de Pitangui).
Jacumã - 33 km (skibunda e aerobunda nas dunas e lagoa).
Muriú - 36 km.
Maxaranguape - 43 km.
Cabo de São Roque - 47 km (árvore do amor).
Caraúbas - 49 km.
Ponta dos Anéis - 52 km.
Maracajau - 54 km (parque aquático Manoa e mergulho nos parrachos).
Pititinga - 59 km.
Punaú - 65 km.
Rio do Fogo - 75 km.
Perobas - 78 km.
Touros - 96 km (esquina do continente e Farol do Calcanhar).
São Miguel do Gostoso - 112 km.
Galinhos - 160 km.

Nos próximos posts: gastronomia, artesanato e praias em Natal e no Rio Grande do Norte!! Não percam!!


  1. Sou Carioca ! Meu pai é Potigua mas a mais de 33 anos mora aonde eu nasci no Rio de Janeiro !Bom eu estou me mudando para Natal ! Meu blogger também aborda assuntos de Turismo entre outras temas também da altualidade
    http://andresweet03.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal André! Se quiser contribuir com dicas aqui, serão muito bem vindas!! Vou conferir seu blog também!! Valeu!! Boa sorte na mudança!!

    ResponderExcluir
  3. Que cidade linda e perfeita, tenho muita vontade de passar o final de ano aí, principalmente depois do Natal desde ano.

    Farei um esforço.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR