23 janeiro 2012

Natal/RN: onde sempre é verão!!

Ôh terrinha boa essa: NATAL!!

Forte dos Reis Magos - Fonte: Internet/Google Imagens

Capital do Rio Grande do Norte, a cidade nasceu às margens do Rio Potengi e do Forte dos Reis Magos, localizada no extremo nordeste do Brasil, numa região chamada de esquina do continente!!

Conhecida também como a "Cidade do Sol" por ter a maior número de dias de sol no Brasil, chegando a quase trezentos em um ano!! E, para completar, a capital potiguar é considerada a capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste!! Tem como não gostar de Natal??

Praia da Ponta Negra/Morro do Careca - Fonte: Internet/Google Imagens

Cidade que já foi muito importante durante a Segunda Guerra Mundial, pois serviu de base aliada para abastecimendo dos aviões norte-americanos, hoje atrai aproximadamente 2,5 milhões de turistas ao ano que buscam suas belezas naturais e também seus agitos, como o Carnatal. Portanto, essa cidade é realmente um destino certo para quem gosta de sol e praia!!

Em adoro o clima de eterno verão que faz em Natal!! Sempre quentinho, mesmo quando chove, a cidade é muito acolhedora, com um povo super simpático. Aliás, é raríssimo chover um dia inteiro em Natal!! No verão, o mais comum são as nuvens de chuvas passageiras em função do grande calor que faz. E os meses mais chuvosos são abril e maio, que seria o "inverno" deles.

Já estive em Natal por 3 vezes e pude constatar o crescimento dessa cidade ao longo dos anos. Aliás, como estive lá pela primeira vez em 1995 (quando eu ainda era um bebê!! rsrs... ) e depois retornei em 2008 e agora, em janeiro de 2012, realmente fico encantada em perceber como a cidade cresce e como já possui uma excelente infraestrutura para receber turistas.

É claro que entre 2008 e 2012, em razão da forte crise que assola a Europa e sabendo que Natal é uma cidade que recebe altos investimentos europeus, especialmente dos países escandinavos, constatei muitos imóveis com placas anunciando sua venda e alguns poucos estabelecimentos fechados.

E, se em 2008 eu já tinha notado o total abandono com as praias urbanas do centro, em 2012 eu fiquei ainda mais impressionada em ver como aquela região está totalmente largada e decadente.

Quando estive em Natal em 1995, fiquei hospedada em um hotel praticamente de frente à Praia dos Artistas, uma de suas praias urbanas do centro. Naquela época, essa área contava com uma grande rede hoteleira, feiras de artesanato, uma orla agitada e muitos turistas ficavam por ali. Ponta Negra e o Morro do Careca ficavam um pouco distantes dali e eram visitados mais para passar o dia porque não havia tanta infraestrutura nas suas redondezas.

Praia dos Artistas e do Meio - Fonte: Internet/Google Imagens

Quase 20 anos depois, as praias urbanas do centro, como a Praia dos Artistas e Praia do Meio, ainda estavam movimentadas, porém, se já em 1995 elas não eram muito próprias para banho, já imaginou hoje em dia?? Confesso que eu não arriscaria um tibum naquelas águas. 

Hoje em dia, sem sombra de dúvidas, o melhor local para se hospedar é em Ponta Negra!! Um táxi do aeroporto até Ponta Negra fica em torno de R$45,00.

Praia da Ponta Negra/Morro do Careca - Fonte: Internet/Google Imagens

A orla é bem organizada, repleta de bares, lojinhas, restaurantes, sorveterias, galerias, quiosques na praia, vendedores de artesanato espalhados por todos os cantos e ainda se pode desfrutar de um dos cartões postais mais famosos de Natal que é o Morro do Careca. O mar em Ponta Negra é bem quentinho, mas pode estar agitado a depender da época do ano e, em 2008, quando estive por lá em abril, estava repleto de sargaço, espécie de alga de cor castanha. Mas é uma ótima praia para relaxar e curtir um dia de sol!!

Lembro a todos que está proibido subir e fazer sandboard ou skibunda no Morro do Careca (eu já fiz !!!), por uma questão de política ambiental de preservação da área e em razão das erosões provocadas por tais práticas nas dunas. 

Para quem curte mais uma hospedagem completa, hotéis bacanas com 5 estrelas, em estilo resort, na Via Costeira há algumas opções mais luxuosas de hotéis, como o Hotel Pestana Beach Resort, o Ocean Palace e o SERHS Natal Grand Hotel.

Particularmente, devo dizer que, embora sejam realmente hotéis fantásticos, ficam bem isolados do resto da cidade e para fazer qualquer coisa o turista vai depender de carro ou táxi. Se preferir ficar hospedado na Via Costeira, é bom pensar em alugar um carro para se locomover por lá.

Fonte: Internet/Google Imagens

Como eu sou uma pessoa mais modesta.. rsrsrs... em 2008 eu fiquei hospedada em Ponta Negra no Vip Praia Hotel, que fica a uma quadra da praia, mais ou menos. 

Adorei o hotel, o staff era ótimo, instalações maravilhosas, excelente quarto com ampla sala de estar, cozinha americana, banheiro enorme, varanda de frente para o mar, tudo muito limpo e extremamente confortável!! O café da manhã também foi excelente!! E a piscina, que ficava na cobertura, proporcionava uma visão panorâmica da praia de Ponta Negra espetacular!! Ou seja, super recomendo o hotel!! Espero que não tenha caído em qualidade de 2008 para os dias de hoje. 

Passei bem perto do hotel recentemente e, ao menos do lado de fora, estava tudo igual!!

Agora em 2012, fiquei hospedada na casa dos parentes de uma amiga em Nova Parnamirim, um pouco afastado do centro e relativamente próximo a Ponta Negra. A receptividade foi fantástica!! Pude conhecer um pouco dos novos condomínios que estão sendo construídos em Natal. Design moderno, casas grandes e espaçosas, no melhor estilo subúrbio norte americano, sem muros na frente.. e a sensação de segurança era bem grande também! Moraria fácil num lugar assim!! =)) 

Nem preciso dizer que a cidade de Natal, especialmente em alta temporada, está repleta de turistas de tudo quanto é canto do Brasil e do mundo, né? 

Logo, para quem tem vontade de ainda curtir um pouco do verão em Natal, sugiro fortemente que se antecipe e faça logo as reservas, principalmente com relação às passagens aéreas. Para se ter uma ideia, estive agora em Natal, entre os dias 06 e 09 de janeiro, e, na tentativa de remarcar a passagem de ida, fui surpreendida com a notícia de que os voos estavam todos lotados!!

Em Natal há muitas opções de passeios!! O forte da cidade é, com certeza, o turismo. E é uma cidade bem estruturada para isso. 

Recomendo duas agências locais de turismo para quem quiser programar seus passeios por lá:  Marazul Turismo Natal e a Luck Viagens.

Mas, para quem quer curtir um carnaval agitado, aviso logo que o point do carnaval é a Praia de Pipa!! 

No próximo post: alguns dos pontos turísticos mais visitados em Natal em um city tour pela cidade!!! Não deixem de acompanhar!!!


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR