Só porque São Miguel do Gostoso é gostoooooooooso demais! Que tal sair do óbvio no Rio Grande do Norte e conhecer um lugar diferente, novo? Mas eu digo conhecer de verdade, passar uns dias por lá e não fazer apenas um bate e volta a partir de Natal.
- Obs.: Não sou contra bate e volta ou daytrip, como preferir chamar aquele passeio de dia inteiro que depois retorna para a sua base. Eu mesma já fiz isso em praticamente todas as capitais do nordeste pelo simples fato de ser mais prático, não necessariamente mais confortável. Obviamente, nesse esquema de daytrip, você otimiza bastante o seu tempo e explora ao máximo os passeios turísticos a partir de uma base. Porém, a partir de um momento em que você já teve essa experiência, vale mais a pena pensar em retornar para algum desses lugares onde você somente tenha passado algumas horas do seu dia para ficar nele e aproveitar mais o destino, conhecer mais a sua gastronomia, ver o nascer do sol, o pôr do sol, o nascer da lua... isso também é bem gostoso!
Esse nem foi o caso da minha relação com São Miguel do Gostoso. Na verdade, mesmo eu tendo visitado a capital potiguar várias outras vezes antes (pelo menos 4 vezes antes), nunca havia conseguido visitar São Miguel do Gostoso, ainda que num bate e volta.
- Dessa vez, com férias de 10 dias, aproveitei para dividir minha estada no Rio Grande do Norte em dois destinos lindos que eu há tempos desejava conhecer melhor, dormir neles e explorar bem sua gastronomia e todos os cantinhos: São Miguel do Gostoso (4 noites) e Pipa (5 noites)!
No próximo post eu falarei mais de Pipa, ok? Neste aqui, vamos concentrar somente nas experiências que tive em Gostoso, em janeiro de 2019.
Desta vez, eu viajei com minha afilhada, o que tornou a viagem ainda mais especial porque foi a primeira vez na vida que fizemos uma viagem só nós duas! Julio não tinha esses dias de férias a mais que eu ainda tinha e minha afilhada conseguiu se organizar para ir junto. Como ela mora em Vitória-ES, ela foi para o Rio de Janeiro e viajamos juntas a partir do Rio.
Eu confesso que o espetáculo de cores do mar potiguar me encanta muito! Tons de ver de azul por todo o litoral, além de piscinas naturais, falésias e dunas... eita litoral completo e bonito!
Assim, lá fomos nós para 4 noites em São Miguel do Gostoso. Na prática, tivemos mesmo 3 dias e meio de passeios pela região, considerando os deslocamentos de chegada e partida, mas já deu para conhecer muito o lugar e explorar um bocado do entorno. Ficamos muito satisfeitas com tudo que vimos, com a excelente gastronomia que descobrimos acho que o tempo ficamos lá foi bem na medida.
Como Chegar em São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso é um município localizado no litoral norte potiguar, a mais ou menos 1:30 de carro de Natal. Assim, a melhor forma de chegar é pelo aeroporto de Natal e depois ou se pode alugar um carro, contratar um transfer ou dirigir-se à Rodoviária para pegar um ônibus.
Nós escolhemos ir com um transfer privado, que nos foi indicado pela pousada e que custou, em janeiro de 2019, R$110,00 (cada trecho) do aeroporto de Natal até a pousada. Achamos melhor assim, já que não dirigimos.
Vale lembrar que São Miguel do Gostoso é uma cidade com carinha de vilarejo e jeitinho de cidade do interior! Já na chegada se percebe que o lugar é pequeno, simples e pacato.
E o que fez de São Miguel do Gostoso um destino turístico? O fato de ter sido invadido por gringos ávidos pelos bons ventos para a prática de kite e wind surf contribuiu muito e deu um Up do turismo local, trazendo investimentos em pousadas, restaurantes... mas a cidade é para quem quer curtir uma vibe tranquila.
Também é bom ter em mente de que não se trata daquele marzão azul cristalino, nem esperem por piscinas naturais porque lá não tem disso. Você até encontrará próximo, se estiver de carro e quiser explorar o litoral, fazendo passeios até Perobas, Maracajaú, por exemplo. Mas, em Gostoso, o lance é curtir mesmo a praia, as caminhadas, os bons ventos e a excelente gastronomia.
Qual a Melhor Época
Há um lema na cidade que diz o seguinte: Aqui o vento faz a curva e eu quero voar junto!
Já sinaliza que se trata de um lugar bem ventoso, né? Nós fomos no mês de janeiro e pegamos só um dia mais nubladinho/mormaço. Mas o vento era forte todo dia. Tão forte que, ao caminharmos pela areia, parecia que estávamos levando uma chicotada nas pernas kkkk... a areia fina era arrastada pelo vento e isso batia em nossas pernas com uma intensidade que chegava a ser desconfortável.
Já sinaliza que se trata de um lugar bem ventoso, né? Nós fomos no mês de janeiro e pegamos só um dia mais nubladinho/mormaço. Mas o vento era forte todo dia. Tão forte que, ao caminharmos pela areia, parecia que estávamos levando uma chicotada nas pernas kkkk... a areia fina era arrastada pelo vento e isso batia em nossas pernas com uma intensidade que chegava a ser desconfortável.
Ou seja, estender canga na areia para pegar sol ou contemplar o mar, nem pensar! A não ser que você curta virar uma milanesa kkk...
Quanto às chuvas, elas ficam mais concentradas entre os meses de março a junho. Por isso, o verão acaba sendo uma boa pedida, mas, se quiser evitar a alta temporada e preços mais caros, eu recomendaria planejar sua viagem a partir de outubro/novembro, que costumam ser meses de muito sol e preços de baixa temporada (desde que seja fora de feriado).
Onde ficar Hospedado
Passamos dias incríveis na Pousada Porto Trapiá (@pousadaportotrapia no Instagram), a passos da Praia de Maceió, pertinho do centrinho, de vários restaurantes e comércio! Ou seja, localização perfeita, especialmente para quem estava desmotorizado, como era o nosso caso. Fazíamos tudo a pé pelo centrinho do vilarejo, comprinhas nas lojinhas, farmácia próxima, lojinha de castanhas e restaurantes.
Ahhh... pára tudo! Gente, e essa piscina maravilhosa, hein?
A pousada era praticamente pé na areia e de frente para o mar... adoramos!
O tamanho do quarto era muito bom, na medida para duas pessoas. Com banheiro privativo, varanda com cadeiras, sofá, tudo bem equipado com o necessário: TV, ar condicionado, mini bar, roupa de cama e banho.
Mas sugiro que levem suas amenities. Aliás, por via das dúvidas, eu sempre sugiro, ainda mais em se tratando de viagem para praia, porque os cabelos são diferentes e vale a pena levar o seu shampoo e condicionador para evitar ficar com o cabelo muito ressecado.
Wi-fi funcionou direitinho também. A pousada conta com estacionamento próprio.
O café da manhã era simples, mas gostoso, com tudo fresquinho para começar bem o dia. E, mais uma vez, com um visual incrível da praia.
Com destaque para a tapioca rendada, feita com queijo coalho por cima, colocado como se fosse uma renda, uma teia, super delicado, como uma verdadeira obra de arte. Lindo e muito gostoso! Peeeeeense se a gente não comia todo dia essa tapioca, hein?
Nada mal começar o dia assim, não acham?
Agora, se preferir uma pousada mais simples, sem piscina, por exemplo, não se preocupe porque há lugares como o Espaço Mix e a Vila das Aroeiras que oferecem piscina e dayuse (*mediante cobrança de taxa a depender da época do ano). Da mesma forma que há pousadas mais chiques e mais caras como:
- Awara Pousada Boutique (clique aqui para ver)
- Pousada Mi Secreto (clique aqui para ver)
- Pousada Recanto da Praia (clique aqui para ver)
- Kauli Seadi Beach Hotel (clique aqui para ver)
O que fazer em São Miguel do Gostoso
- Sombra e água fresca, precisa de mais alguma coisa pra ser feliz? Basicamente, assim foram os nossos dias em São Miguel do Gostoso!
Como a Pousada Porto Trapiá estava poucos passos da Praia de Maceió, ela foi a a praia que mais vimos e frequentamos.
Fizemos muitas caminhadas pela praia, muitas mesmo, do nascer ao pôr do sol!
O legal das caminhadas foi podermos explorar mais os cantinhos fofos e aconchegantes ao longo da praia, como o Dr. Wind e o Kauli.
Até porque, como falei lá em cima, o vento era forte e a areia era "levantada", arrastada por ele, o que tornava muito difícil a experiência de sentar na areia, estender a canga e pegar um sol. A não ser que você não se importe em virar milanesa e, ainda por cima, ganhar uma esfoliação de pele gratuita rsrs...
Logo, encontrar esses verdadeiros refúgios - Dr. Wind e Kauli - salvou nosso passeio rsrs... neles, a infraestrutura completa, com cadeiras, mesas, barracas, sombras, cozinha, banheiros, música, tudo isso proporcionou o que mais desejávamos: curtir o dia sem pressa!
Nada melhor do que ter um ponto de apoio para tomar um banho no mar, depois tomar uma ducha de água doce, não acham?
Aliás, sobre o banho de mar, dividido com os kitesurfistas, eu confesso que até esperava um mar mais calminho, mais tranquilo.
Talvez fosse a época do ano... mas o mar estava mais agitadinho, com um pouco de correnteza e a água, vista de perto, tinha uma cor mais castanha (o engraçado é que, visto de longe, parecia um azul esverdeado, mas de perto era totalmente diferente, turva e castanha).
Mas a parte boa é que a água é morninha! Ohhhh coisa boa! Nem dá vontade de sair.
Na volta, como estávamos um pouco longe da pousada e sem uma boa referência da região, pois tínhamos acabado de chegar, nós pedimos um moto-táxi para voltar rsrs... foi divertido e bem baratinho.
E o que fazer em Gostoso? Uai, curtir tudo de melhor que a cidade oferece:
- Descansar, Desacelerar
- Ver o sol nascer
- Caminhar na praia e resistir ao vento e areia
- Praticar kite e wind surf
- Ver o pôr do sol, caminhar na praia sob a luz do luar e estrelas
- Curtir o centrinho da cidade que tem uma decoração bem fofa
- Aproveitar a maravilhosa e altíssima gastronomia do lugar, que realmente impressiona com restaurantes espetaculares, tais como: Palmira, Dom Bacalhau, Gênesis, Quintal, e tantos outros mais!
- Por fim, use também Gostoso como base para explorar a região e fazer passeios até Tourinhos, Galinhos (fizemos com o Aino da Gostoso Expedições) ou até as piscinas naturais de Perobas ou Maracajaú.
Passeio a Tourinhos
Nós fomos duas vezes à Praia de Tourinhos. Ela é linda e fica perto de Gostoso, a uns 15 minutos do centrinho, por isso vale muito a pena passar o dia lá, com a enorme vantagem de de ser mais abrigada do vento, sem tanta areia sendo arrastada.
Em 2019, as opções para chegarmos à praia eram:
- de quadriciclo, que custava cerca de R$200,00 + gasolina (valor da diária do aluguel)
- de táxi, cujo valor, negociando bem, dava para conseguir por uns R$80,00, o valor total para ida e volta
- de moto táxi, que custava R$20,00, o trecho, por pessoa
- de buggy, incluindo em algum passeio pela região
Dentre todas as opções acima, a melhor para a gente, na primeira vez que fomos, foi o táxi, pelo conforto e porque, no total, a diferença para o moto-táxi sairia pequena.
Como fomos no início da tarde, a maré já estava cheia e aproveitamos para curtir o mar, caminhar e sentamos em uma das estruturas de barracas de praia que existem por lá. A ideia era ver o pôr do sol de lás, mas as nuvens chegaram antes rsrs...
A Praia de Tourinhos é mais mais abrigada, o que a torna bem mais confortável para passar o dia e para o banho de mar sem ser açoitado pela areia rsrs...
Nela forma um reflexo lindo na areia da praia que só é possível ver na maré rasa. Ela se transforma em um belo espelho. Por isso mesmo, já que não vimos esses reflexos no primeiro dia em que fomos, decidimos voltar depois com o passeio de buggy com o Aino da @gostosoexpedicoes que tinha por objetivo chegar em Galinhos, mas ir parando pelo caminho em algumas praias.
Em nenhuma das ocasiões, a gente conseguiu ver a pedra da baleia, que é uma pedra oca, onde o mar entra por baixo e sai como um jato pelo buraco, como se fosse uma baleia! Mas depende da maré certinha: cheia demais ou rasa demais, não rola! E a gente não deu sorte.
Em todo caso, fica a dica para quem for tentar ver esse espetáculo da natureza na pedra da baleia.
E não deixem de subir nas pedras do canto direito (olhando a praia de frente), pois de lá se tem uma bela vista para a praia, sendo um verdadeiro mirante!
A praia de Tourinhos e considerada por muitos como uma das mais belas do litoral potiguar. E aí, você concorda?
Passeio a Galinhos
Essa foi a minha segunda visita a Galinhos! Da primeira vez, fui em um passeio no esquema bate e volta saindo de Natal, de ônibus e barca.
Dessa vez, saindo de São Miguel do Gostoso, fomos de buggy, passando por praias paradisíacas!! Um passeio incrível e inesquecível
Sabe aquele tipo de passeio que o caminho em si já é uma delícia, uma aventura e a gente se diverte um monte? Pois foi exatamente assim. Chegar em Galinhos era só um pretexto, pois o grande diferencial do passeio foi o caminho e as paradas que fizemos ao longo dele.
E quem nos levou foi o Aino da @gostosoexpedicoes:
- https://www.instagram.com/gostosoexpedicoes/
- (84) 98111-4358 whatsapp
Pense naquele dia mais que Gostoso!! Pensou? Agora multiplique por 10 e proooonto! Essa é a sensação incrível depois de um dia inteiro de passeio pelo litoral, passando de praia em praia, até Galinhos!!!
Foram tantas praias, tantas piscinas naturais, paisagens surreais de lindas que o destino final, Galinhos, até ficou sem graça depois de tanto lugar paradisíaco que vimos pelo caminho até chegar lá! Depois desse passeio, confesso que fiquei ainda mais apaixonada pelo litoral do Estado!!
E o melhor é que o Aino acabou virando nosso fotógrafo, além de condutor do buggy e guia. Foi uma ótima escolha! O passeio foi perfeito.
Nós passamos pelas seguintes praias:
- Reduto,
- Tourinhos,
- Praia do Marco,
- Enxu Queimado,
- Caiçara do Norte,
- Galos e suas Dunas
- e, por fim, Galinhos
Um passeio super completo que apresentou muito bem o litoral potiguar pra gente!!
O passeio durou o dia inteiro e, por isso mesmo, fizemos uma pausa para um um lanchinho (um açaí reforçado que já resolveu a fome - mas também levamos nossos lanchinhos/snacks). Por ser realizado em buggy, debaixo de sol, é sim cansativo, mas rendeu muito e foi super proveitoso!
Ao meu ver, essa é a melhor forma de conhecer bem o litoral, com certeza! Nós amamos e recomendamos.
As principais dicas para esse tipo de passeio são:
- Não esqueça de passar filtro solar e reforçar de 2 em 2 horas. O sol dessa região não é brincadeira e queima com vontade. No buggy, ficamos mais expostos.
- Leve saídas de praia com manga ou blusões ou até mesmo roupa com proteção UV enquanto estiver no buggy durante os deslocamentos.
- Se usar chapéu ou boné, lembre de prender bem para o vento não levar embora.
- Óculos são fundamentais porque, no buggy, principalmente durante os trajetos em cima de dunas, a gente "come areia" rsrs... é importante proteger os olhos.
- Como o passeio estendeu-se por todo o dia, voltamos já de noite (lembrando que no nordeste anoitece mais cedo) e, por isso mesmo, no buggy, com o vento, fez um pouco de frio. Tenha algo seco para se proteger do frio, se for o caso. Uma canga seca já ajuda e resolve.
Como aproveitamos muito bem todas as paradas que fizemos ao longo do caminho, no final das contas, nosso tempo de permanência em Galinhos foi bem pequeno, o suficiente para um banho na lagoinha que forma ali na praia principal da vila e dar uma voltinha rápida no vilarejo para apreciar seus murais e fazer um lanchinho.
Eu já havia explorado um pouco mais de Galinhos da outra vez que visitei a região e por isso mesmo, dessa vez, sabia que não sobraria tanto tempo assim para curtir com muita calma. Se for essa a sua intenção, recomendo que vá direto para Galinhos, contrate um transfer e até mesmo fique por lá 1 ou 2 dias.
Essa é a minha vontade no momento, de voltar para passar uns dias só em Galinhos, já que só conheci o vilarejo em bate e volta. Já está na hora de passar uns dias por lá.
Mas vale dizer que Galinhos é o destino para quem curte calmaria, paz, um lugar para fazer detox, descansar e curtir o ócio, viu? Nos tempos atuais em que priorizamos destinos assim, sem aglomerações e com muito distanciamento social, Galinhos é uma ótima opção!
O passeio de buggy saiu às 9h da manhã de Gostoso e retornamos por volta das 19h. Sensacional!
Onde Comer
Comer bem em São Miguel do Gostoso não é um difícil. A oferta gastronômica me surpreendeu bastante!
Muitos restaurantes fofos, charmosos, com uma decoração rústico-chique que amo e tem tudo a ver com o clima praiano e nordestino.
Infelizmente, por causa da pandemia, sabemos que muitos restaurantes no Brasil inteiro fecharam, o que é uma lástima enorme. Por isso mesmo, antes de apresentar os lugares onde estive, vale dizer que o ideal é perguntar para a sua hospedagem o que está funcionando, o que está aberto e até mesmo o que tem de novidade.
Eu gosto muito de consultar o site TripAdvisor para buscar referências. Vou deixar aqui para vocês o link dos Melhores Restaurantes de São Miguel do Gostoso, de acordo com os comentários deixados no TripAdvisor - clique aqui
Eu estive nos restaurantes Dom Bacalhau, Palmira, Genesis e Quintal, cada um com a sua especialidade e diferencial, mas todos bem fofos, bem aconchegantes e com pratos deliciosos.
A verdade é que faltou tempo para explorar mais a parte gastronômica da cidade que surpreendeu bastante!
O Restaurante Dom Bacalhau ficava no beco onde rolava um forró, uma música bem gostosinha. Eu não encontrei mais referências dele na internet e por isso acho que possa ter fechado, mas não se se para sempre ou temporariamente. O cardápio era especializado na culinária portuguesa e foi um deleite!
Já o Restaurante Palmira, continua no ranking do TripAdvisor, no número 15 (no momento em que escrevi o post) e com comentários recentes, de 2021 - ufa! Ele é uma gracinha! Provavelmente o espaço mais fofo que visitei em Gostoso. Adorei os ambientes e os pratos que pedimos também foram aprovados.
O Genesis Resto Bar está no ranking do TripAdvisor em número 16 e também conta com comentários recentes, de 2021. Outro restaurante com ambientes muito fofos, super decorados e com muita personalidade.
Por fim, a Pizzaria Quintal, que está em número 9 no ranking do TripAdvisor, e conta com comentários recentes, de 2021, é outro espaço super fofo, charmoso, como a maioria lá em Gostoso - eu fiquei realmente encantada com a decoração dos restaurantes. Tudo muito bonito... uma gracinha. A pizza que pedimos estava muito saborosa!
Os preços, quando fui, eram acessíveis, considerando o meu parâmetro sendo o Rio de Janeiro, onde cada vez mais os valores dos pratos dos restaurantes estão mais caros.
E assim foi a nossa experiência em São Miguel do Gostoso! Espero que esse guia te inspire e a conhecer esse destino único, simples, gostoso de verdade e perfeito para descansar.
Praias como Tourinhos, Varami, Enxu, Recanto, dentre outras, foram uma grata surpresa da região que esbanja beleza e simpatia do povo! Gostoso é bem Gostoso mesmo!
Que saudade dessa viagem!!! Amei demais São Miguel do Gostoso! A vilazinha, a praia, a calmaria, os restaurantes, o mar (e a variação da maré que é surpreendente)...tudo! Principalmente a companhia hehe <3
ResponderExcluirViagem perfeita na companhia ainda mais perfeita! Morro de saudade também... tomara que consigamos repetir a dose em breve, né? Beijos enormes
ExcluirLindas! Obrigado pelas dicas, irei acrescentar algumas no meu roteiro agora em novembro. Forte Abraço!
ResponderExcluirQue legal! Adorei saber que está indo apara lá. Curta muito e depois nos conte aqui as novidades, o que tiver descoberto por lá de bom que nós não tenhamos visto. Aproveite!
ExcluirAdorei tanto são Miguel do gostoso q estou com dúvidas se vou morar em pipa ou são Miguel do gostoso...
ResponderExcluirFui para o RN em agosto. Fiz vários passeios, inclusive Pipa mas não fui para São Miguel. SUPER ANOTADO! Voltarei E IREI PARA LÁ! Adorei suas dicas! Obrigada!!
ResponderExcluirAdorei seu blog. Anotei todas as dicas. Pretendo ir com uma amiga ainda este ano.
ResponderExcluirExcelentes infos. Obrigado!
ResponderExcluirExcelentes infos. Obrigado. Gus Camejo
ResponderExcluirAdorei seu relato!
ResponderExcluir