O Dia do Vinho está chegando e a Memória Afetiva é ponto de partida para campanha de 2021, com o intuito de gerar novas experiências, levando o consumidor a se programar para vivências onde for possível, além de concorrer a kits Dia do Vinho. Afinal, gente pode comemorar estarmos com vida e saúde, certo?
Se não for um piquenique nos vinhedos, que seja no meio da sala. Se não der para curtir um jantar harmonizado num restaurante bacana, que a mesa de casa ganhe uma super produção para um delivery ou para a descoberta de novos talentos na cozinha.
Se não tiver cinema entre os vinhedos ou uma balada com as músicas preferidas, que o sofá ou a varanda se transformem no melhor cantinho para abrir um bom vinho brasileiro e brindar a vida. Com criatividade, deixando a preguiça e o desânimo de lado (que bem sabemos que às vezes batem com força, ainda mais nos tempos atuais), podemos sim criar momentos únicos, inventar experiências maravilhosas e estamros muito bem acompanhados de um ótimo vinho brasileiro.
Esta é a pegada da campanha deste ano para o Dia do Vinho Brasileiro, em sua 12ª edição, promovido pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).
Com a chamada ‘Ah, como é bom!’, a ação convida as pessoas a resgatarem e criarem memórias afetivas em torno de vivências reais possíveis experimentando um bom vinho brasileiro, dentro do contexto do nosso novo normal.
- Os que postarem fotos com a #meudiadovinho concorrem a kits Dia do Vinho. A campanha pode ser acompanhada pelas redes @diadovinhobrasileiro e @seghuvaevinho
No total, são 28 dias: começou no dia 10 de maio e vai até 6 de junho. Neste período, a ideia é que relembremos e revivamos de um jeito diferente experiências gastronômicas, enoturísticas e de hospedagem, prestigiando os estabelecimentos ligados aos setores da hotelaria e gastronomia, além das vinícolas.
Durante a campanha, uma série de dicas nas redes sociais vão sugerir o que as pessoas podem fazer para brindar o Dia do Vinho Brasileiro, uma data conquistada com muito trabalho, pelo produtor de uva e pelo vinhateiro, envolvendo todo o trade turístico. “Queremos criar um movimento com forte impacto entre os consumidores, especialmente os apreciadores de vinhos e de experiências enoturísticas e gastronômicas, que são apaixonados pela cultura do vinho, além de valorizar as diversas regiões produtoras existentes no Brasil. O mundo mudou e a gente precisa mudar junto. Vamos usufruir das boas coisas da vida em segurança. Aos poucos tudo vai melhorar e os empreendimentos mantêm os braços abertos para recebê-los”, destaca o presidente do SEGH, Vicente Homero Perini Filho.
Em relação à gastronomia, hotelaria, empresas e cada região deverão seguir os protocolos. “Nosso desejo é que tudo melhore o mais rápido possível. Informe-se qual a situação, se a flexibilização permitir, mediante cuidados, o que é possível vivenciar de experiências nos locais. Mas se isso não acontecer, podem apostar no delivery e na criatividade para viver uma experiência única onde se sentir seguro. Vamos planejar e fazer acontecer”, aposta Perini.
A ação somente está sendo possível graças ao patrocínio master do Boulevard Convention, além do Sebrae RS, das Secretarias de Turismo de Antônio Prado, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul, das vinícolas Aurora (Bento Gonçalves – RS), Campestre (Vacaria - RS), Geisse (Pinto Bandeira - RS), Góes (São Roque – SP), Guatambu (Dom Pedrito – RS), Pizzato (Bento Gonçalves – RS) e Garibaldi (Garibaldi – RS) e da Giordani Turismo.
Como participar da campanha do Dia do Vinho
- Poste em suas redes fotos de suas experiências com a #meudiadovinho e concorra ao sorteio de diversos kits Dia do Vinho.
O primeiro passo é comprar um vinho brasileiro, seja no varejo das vinícolas, nos restaurantes, lojas ou através do e-commerce.
Depois, a dica é programar a experiência, escolhendo o que mais lhe agradar. Uma das sugestões é degustar o seu vinho assistindo ao filme ‘Legado Italiano’, com direção e roteiro da jornalista Márcia Monteiro. Uma obra com cenas no Brasil e na Itália, o documentário, com coprodução da Globo Filmes, retrata a história da imigração italiana no Brasil e a evolução do vinho brasileiro. A produção pode ser assistida na Netflix, na Globo Play, pelo site ou youtube.
Outra sugestão é brindar a data com o vinho brasileiro e uma seleção de músicas preferidas. Mas a criatividade não tem limite. Uma degustação romântica pode acontecer com os olhos vendados, numa experiência que pode despertar muitos sentidos a exemplo do que ocorre nas vinícolas.
Enfim, para acompanhar a campanha basta seguir as redes sociais do Dia do Vinho Brasileiro e do SEGH, além dos atrativos turísticos parceiros da proposta.
Um pouco da história
O evento Dia do Vinho é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.
Em 2021, o Dia do Vinho será comemorado no dia 06/06!
O Dia do Vinho Brasileiro, que nasceu na Serra Gaúcha, de lá para cá, ganhou a adesão de diversas regiões produtoras, avançando pelo Brasil. Com a pandemia, o projeto aconteceu minimamente no ano passado, mas agora em 2021 busca uma retomada se reinventando.
Postar um comentário