Nossas férias de 2020 em Alagoas não poderiam ter começado e melhor destino e lugar: Gungaporanga Hotel, em Barra de São Miguel.
Localizado a cerca de 30 minutos de Maceió (e mais ou menos, a 1h do aeroporto), há tempos que eu "namorava" esse belíssimo hotel, famoso nas redes sociais, e sempre tive muita curiosidade para conferir de perto sua infraestrutura e facilidades. Posso afirmar que começamos nossas férias muito bem, com o pé direito!
Nosso primeiro dia de hospedagem no Gungaporanga Hotel, dia 01 de novembro de 2020, também coincidiu com o aniversário de 9 anos do Blog Apaixonados por Viagens!
Portanto, não faltavam motivos para comemorar: estávamos, graças a Deus, com saúde, com parentes e amigos também bem e com saúde, vivenciando uma oportunidade única e incrível de passar uns dias relaxando e renovando as energias em um dos destinos mais lindos do Brasil e, apesar de tantas notícias ruins em 2020, seguíamos, eu e Julio, firmes e fortes em nosso casamento, sobrevivendo aos desafios impostos pela quarentena e todos os medos e angústias que 2020 trouxe.
Portanto, férias merecidas e lá fomos nós finalmente conhecer esse hotel maravilhoso que, já na chegada, nos encantou com sua vista que é sim de tirar o fôlego! A palavra de ordem durante as nossas 4 noites no Gungaporanga Hotel foi Relaxar!
Precisávamos muito disso! Foi fundamental para a gente começar as férias por lá, principalmente porque era um feriado e sabíamos que as praias estariam bem cheias.
Logo, de forma bastante planejada, escolhemos um hotel cuja infraestrutura fosse completa, com piscina, vista, restaurante, área de lazer linda, mas também que fosse um lugar aberto, arejado, com bangalôs separados com entradas independentes, sem ter que passar por elevadores nem lugares fechados...
Tudo na medida para que a gente curtisse dias calmos, em paz, tranquilos, cercados de cuidados, sem a necessidade de ir à praia e, sobretudo, com tudo quanto fosse necessário dentro do hotel para a gente passar os dias sem pressa.
Como disse lá em cima, eu já conhecia o Gungaporanga Hotel pelas redes sociais e pelas experiências de amigos que haviam se hospedado nele. Portanto, sabia que se tratava de um hotel sério e responsável. Acompanho também o instagram do hotel, suas postagens e me senti segura em me hospedar nele.
Aliás, o Gungaporanga Hotel foi o primeiro hotel onde nos hospedamos em 2020, depois do carnaval, ou seja, depois de decretado a pandemia.
Um hotel isolado, com luxo e conforto na medida certa, com infraestrutura excelente e, desde os primeiros contatos que tivemos, pude perceber os cuidados para minimizar os riscos de contágido do Covid. Diga-se de passagem que o atendimento de toda a equipe do hotel foi super cordial, simpática e solícita.
Vejam aqui alguns dos cuidados observados pelo Hotel:
- Conferência logo na portaria da garagem do nosso nome
- Oção de Check-in Online
- No check-out, é oferecida a alternativa de pagamento via link gerado e enviado por whatsapp.
- Recepção com proteção com acrílico, álcool em gel
- Higienização obrigatória de bagagens na chegada ao hotel.
- Todos os funcionários com máscaras
- Todos os hóspedes recebem um kit com máscara e álcool em gel
- Respeito quanto ao distanciamento social (mesas, cadeiras)
- Sauna e Spa não estavam funcionando, quando fomos (em novembro de 2020) como medida de contenção do contágio (agora, de acordo com o site, está liberada, mas também com agendamento e somente 1 bangalô por vez). Academia funciona mediante agendamento prévio.
- Cardápio disponibilizado via QR Code
- Café da manhã servido de forma individual na varanda do bangalô, sem custo extra, para manter a privacidade e dos hóspedes e reduzir riscos de contágio.
- Jantar também pode ser solicitado no quarto, se desejar. Quando fomos, ele também estava sendo servido na área do bar, que é aberta e bastante arejada. O salão do restaurante, que é fechado, com ar condicionado, estava temporariamente sem acesso também como protocolo de segurança.
- A troca das roupas de cama e banho só serão realizadas a partir da 3ª diária para evitar a exposição com o restante do enxoval.
- Dispensers abastecidos de álcool gel 70% está disponível em todas as áreas comuns.
- Welcome drink! Uma delícia para começar as férias com o pé direito e se acostumar um pouco com essa nova dinâmica, o Novo Normal.
Mesmo o hotel tendo ficado lotado para o feriado, lembrando que chegamos lá no dia 01/11, véspera do Feriado de Finados, o movimento das pessoas pelas áreas comuns era bem tranquilo e nós nos sentimos bastante seguros, desde o primeiro momento em que chegamos.
O hotel, projetado no alto de uma falésia de aproximadamente 60 metros, conta com vista privilegiada e espetacular para o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar, uma das maiores reservas de mangue do mundo, e Praia do Gunga, onde se encontra a maior fazenda de coqueiros do Brasil. O acesso ao hotel é bem tranquilo, a partir da rodovia.
Sua Piscina, que é uma verdadeira atração à parte, com seu belo formato e tamanho, apesar de não ser aquecida, está sempre quentinha porque incide sol diretamente nela durante maior parte do dia.
Aliás, com a perspectiva conferida pelo nosso Drone, a gente achou que o formato da piscina assemelha-se a um sapo ou uma capivara. Será que foi essa a intenção do arquiteto? Ou vocês enxergam algo diferente? Eu achei que era um sapinho. Julio achou que era uma capivara rsrs... quem dá mais?
- Dica: aos mais madrugueiros, vale muito a pena acordar cedinho para assistir ao espetáculo do nascer do sol!
Você poderá ver da varanda do seu bangalô, já que todos os bangalôs do Hotel Gungaporanga possuem vista para o mar, como pode também contemplar o show de cores no céu da área da piscina... é lindo de viver! Inesquecível!
Vá por mim... sei que, especialmente de férias, ninguém quer saber de acordar cedo, né? Mas no Gungaporanga Hotel vale muito a pena, ainda que você depois volte a dormir ou que fique na sua rede, na varanda, relaxando... sem pressa. Faça isso ao menos um dia (mas confira na véspera a previsão do tempo para não madrugar a toa rsrs... eu sempre faço isso, dou uma conferida nas previsões hora a hora para ver quais as chances de ter sol ou estar nublado).
E se o espetáculo do nascer do sol é de tirar o fôlego, o do pôr do sol é igualmente belo!
Não se vê bem o sol efetivamente se pondo pela posição geográfica do hotel que está no alto de uma falésia, pois o sol se põe atrás, mas as cores do céu são imperdíveis!
Melhor ainda com o setlist do hotel que todo dia nos encantava muito, com um repertório musical maravilhoso e super de acordo com o a proposta da casa.
Nosso Bangalô
O Gungaporanga Hotel conta com 18 bangalôs distribuídos em 3 categorias:
- Bangalô Master
- Bangalô Super Luxo
- Bangalô Luxo
Todos os bangalôs possuem entradas independentes, varanda com mesa, rede e vista para a Lagoa do Roteiro e Mar de Barra de São Miguel e Gunga.
É, com certeza, o lugar perfeito para quem deseja desfrutar do mais puro sossego, em um cenário paradisíaco. Inclusive, é uma excelente escolha como destino romântico, pois o hotel reúne os requisitos necessários para dias de muita paz e romance: charme, conforto, sofisticação, alta gastronomia e uma privilegiada beleza natural.
Como nós ficamos hospedados por 4 noites no Gungaporanga Hotel, escolhemos dividir a estadia em dois bangalôs de categorias diferentes para conhecermos duas opções, podermos comparar e apresentar para vocês.
Foram duas noites no Bangalô Luxo e duas noites no Bangalô Super Luxo.
Bangalô Luxo - são oito unidades desta categoria, que conta com uma boa disposição do espaço, além das seguintes facilidades:
- Cama King Size
- Frigobar
- TV LCD a cabo
- Ar condicionado Split
- Cofre eletrônico
- WIFI
- Amenities da marca L`Occitane
- Rede
Bangalô Super Luxo - são igualmente oito unidades desta categoria, sendo uma delas acessível a portadores de necessidades especiais. Todas disponibilizam o seguinte aos seus hóspedes:
- Cama King Size
- Frigobar
- TV LCD a cabo
- Ar condicionado split
- Cofre eletrônico
- WIFI
- Banheira de hidromassagem
- Amenities da marca L`Occitane e Roupões
- Rede
O Bangalô Super Luxo é maior do que o Luxo, mas essa diferença é mais sentida especialmente no banheiro, já que o Super Luxo conta com uma banheira com hidromassagem. O banheiro é realmente bem maior.
Já no quarto em si e na varanda, a diferença de tamanho não é tão grande assim. Portanto, se você não faz questão de banheira e roupão, por exemplo, poderá tranquilamente ficar acomodado no Bangalô Luxo, muito bem instalado, com ótima vista também.
Agora, se ter uma hidromassagem - com vista - é algo que tornaria a sua experiência mais prazerosa, então, eu te aconselho a escolher sim o Bangalô Super Luxo.
Em relação ao sinal de WIFI, funcionou muito bem no quarto e em todas as áreas do hotel, o que também torna o hotel em ótima opção para home office. Da mesma forma que os canais fechados da TV foram um bom passatempo noturno, já que, conforme expliquei lá em cima, a ideia nesses dias de hospedagem no Gungaporanga era principalmente a de ficarmos tranquilos e mais isolados, sem sair à noite, tanto que jantamos 3 noites no hotel.
No mais, cama muito confortável, roupa de cama de muita qualidade, bem como toalhas. A única observação é em relação ao roupão que, no caso do Julio, ficou muito curto. Talvez fosse necessário colocar roupões masculinos, mais compridos, diferenciando dos femininos.
O Café da Manhã do Gungaporanga Hotel
O café da manhã é um capítulo à parte! Muito especial poder começar o dia com um café da manhã tão farto em nosso quarto, ou, melhor ainda, em nossa varanda, com vista para o mar. Se tem forma melhor de começar o dia, eu desconheço rsrs...
Como havia essa opção de pedir que o serviço do café da manhã no quarto, sem cobrança extra, em função da pandemia, nós não hesitamos e obviamente pedimos no quarto o nosso desjejum!
Peeeeeense em uma fartura fora de série!!! Só de lembrar já estou aqui salivando.
O café da manhã deve ser solicitado por telefone, momento em que o atendente pergunta quais itens do cardápio do dia a gente gostaria de experimentar. Como ficamos 4 noites, tivemos o prazer de tomar o café da manhã por 4 vezes e pudemos observar as mudanças diárias do cardápio.
O café da manhã, portanto, servido de maneira individual, em um carrinho, em cada bangalô, chega com todos os pratos e bowls e demais itens embalados, bem protegidos. Tudo quentinho, fresquinho e delicioso!
Oferta variada e itens bem selecionados, tais como: café, leite, sucos, frutas, pães caseiros, pão de queijo, bolo, frios, iogurte, cereais, ovos, omelete, tapioca recheada, açaí, wafle, produtos bem típicos do café da manhã nordestino, como coalhada, queijo coalho, macaxeira com carne de sol (eu confesso que sempre confundo carne seca com carne de sol e charque... portanto, perdoem-me se eu estiver errada), cartola, que é uma sobremesa divina, bem típica de Pernambuco, que é basicamente banana com queijo de manteiga derretido e canela.
Vejam só como é um verdadeiro brunch esse café da manhã do Gungaporanga Hotel! Impossível sentir fome para almoçar depois de tanta fartura deliciosa!
O Jantar no Gungaporanga Hotel
Nós estávamos em um ritmo inicial de férias bem tranquilos, sossegados e também medrosos. Por isso mesmo, não ficamos nos aventurando muito pela cidade de Barra de São Miguel para explorar a gastronomia local. Se bem que acabamos conhecendo uma pizzaria, apenas para comer um dia algo diferente e dar uma voltinha rápida no centrinho.
Conhecemos a Pizzaria Fornaria e gostamos do espaço e das pizzas também.
Mas foi no Gungaporanga Hotel onde fizemos a grande parte das refeições.
Logo no primeiro dia, nós pedimos um petisco na piscina e drinks, para inicarmos os trabalhos das férias!
Destaque para o pastel de camarão, que estava uma delícia!
Aliás, drinks faziam parte da nossa rotina no hotel rsrs... eram bem preparados e realmente era impossível curtir a piscina sem estar muito bem acompanhada de um drink rsrs..
- Dica: caipirinha de seriguela é um espetáculo!
À noite, era muito confortável e cômodo ficar no próprio hotel, onde, portanto, jantamos por 3 vezes. Também era possível pedir a refeição em nosso bangalô, mas, para o jantar, como o hotel é mais isolado, à noite fica bem escuro e não tem vista, daí achamos melhor mesmo irmos para a área do bar, que era bastante ventilada, aberta, com mesas espalhadas.
Todos os pratos que experimentamos estavam muito saborosos e, comparando com os preços salgados com os quais estamos acostumados no RJ, achei os valores do cardápio bem justos pela qualidade oferecida e pela comodidade.
Nós pudemos experimentar os seguintes pratos do cardápio:
- Arroz de Polvo (R$72)
- Moqueca de Camarão (R$62)
- Camarão com Brie, com batata rostie (R$70)
- Camarão Crocante, com risoto de limão siciliano (R$68)
- Camarão ao Gungaporanga, com batata lorraine e molho de tomate (R$70)
- Creme de Macaxeira, com charque e pão da casa (R$28)
Todos, sem exceção, estavam fabulosos!
Mas, vale conferir destaque ao Arroz de Polvo e à Moqueca de Camarão, os quais realmente superaram em muito as nossas expectativas! Comemos com muitas interjeições kkk... tipo "huummmm...", "uau", "que delícia"!
A apresentação de todos os pratos foi digna do meu perfil Mesa Posta Etc... amei! E as porções servidas também eram muito generosas, ao ponto de dispensarmos as entradas para "sobrar espaço" para a sobremesa.
Por falar em sobremesa, experimentamos a Cocada de Forno (R$24), a Mousse de Chocolate (R$18) e o Petit Gateau de Nutella (R$26). Julio, que é um chato para doce, gostou mais da Mousse, por ser a menos doce de todas. Eu, obviamente, amei todas. Mas meu coração bate ainda forte pela Cocada de Forno que era de comer ajoelhada de tão gostosa!
O que fazer próximo ao Hotel Gungaporanga:
O Gungaporanga Hotel fica na região da Barra de São Miguel, que, por si só, já é linda, com praias, arrecifes e bancos de areia a perder de vista.
Se você tiver coragem de sair do hotel (requer coragem mesmo kkkk... nós só saímos um pouco porque ficamos 5 dias! Do contrário, nem teria pisado fora dele porque é tentador demais não sair dele), vale a pena dar uma volta nos arredores.
Por exemplo, você passar umas horinhas na Praia do Gunga, visitar o Mirante e avistar a imensidão de coqueiros da Fazenda do Gunga, que é o maior coqueiral do Brasil! Para subir no mirante, custa R$4,00 por pessoa.
Se quiser visitar a praia, os carros de passeio, para estacionar, devem pagar R$20,00 (valores de 2020). A praia, em si, não é privada (nem existe isso no Brasil), mas o acesso por terra sim! A outra forma de chegar na Praia do Gunga é de barco e você pode, se preferir, contratar um passeio saindo de Barra de São Miguel, passando pelo manguezal da Lagoa do Roteiro, pela barreira de corais, finalizando na Praia do Gunga.
Inclusive, são várias as opções de passeios no Gunga: lancha pelos bancos de areia e barreira de corais, banana boat, de buggy até as falésias, de Paramotor (Parafly - um Parapente com Motor) ... e vi até um bote voador kkk... ou seja, se não bastar caminhar pela praia, tomar banho na Lagoa do Roteiro ou tomar banho de mar, não faltarão opções de lazer no Gunga!
Mas, a Praia do Gunga já foi mais charmosa. Hoje em dia são tantos os quiosques que ficou com aquela imagem meio poluída... em finais de semana e feriados, fica lotada! Portanto, evite.
Outra alternativa de passeio é explorar melhor as Praias de Barra de São Miguel. Eu fiquei encantada com elas! Visitamos algumas, caminhamos pela areia... muito lindo!
Das vezes anteriores que visitei o litoral sul alagoano, foram no esquema de passeio bate e volta de Maceió ao Gunga, passando por Barra de São Miguel só pra dar aquele check e dizer que viu. A verdade é que eu não tinha noção das praias, da variação da maré, dos gigantescos bancos de areia e ouso dizer que achei todo esse conjunto muito mais bonito do que o Gunga!
Eu sei que os passeios bate e volta são muitas vezes bem práticos (eu mesma já fiz inúmeras vezes), até porque Barra de São Miguel fica bem perto de Maceió, em menos de 1h de distância. Porém, se você se hospedar por lá, de preferência no Gungaporanga Hotel, poderá acompanhar toda a variação da maré, a coloração linda do mar, a barreira de corais... é lindo demais para ver por alguns poucos momentos num bate e volta!
Dicas Finais:
Nós optamos por alugar um carro para facilitar e otimizar nossos deslocamentos. De todo modo, quem se hospeda no Gungaporanga Hotel pode sentir falta de um carro se quiser aproveitar a oportunidade para explorar um pouco a região. Se a sua intenção for somente a de curtir o hotel, relaxar, sem sair dele, o carro não fará falta e o hotel conta com serviço de transfer in/out, contratado à parte.
Muitos me perguntaram se a partir do hotel haveria acesso fácil à praia. Não tem. Até li que dá para fazder uma trilha para chegar na praia que fica logo abaixo do hotel, mas eu não procurei me informar sobre a trilha, não sei dizer se é fácil ou não, tampouco vi o acesso.
O ideal é estar com um carro para e explorar a região do litoral sul que também surpreende com belas praias, desde o Francês, passando por Barra de São Miguel, Gunga, Dunas de Marapé, Pontal de Coruripe .... vale muito a pena! Porém, se você já conhece a região ou se ainda terá mais dias pelo litoral alagoano, tire pelo menos um dia inteiro para ficar só no hotel. Você não vai se arrepender.
Serviço do Gungaporanga Hotel
- Endereço: Rodovia AL 220 km 03 Barra de São Miguel / AL Alto da falésia
- Telefone: (82) 3015-6359 / (82) 99119-2068
- E-mail: reservas@gungaporanga.com.br
- Site: https://www.gungaporanga.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/gungaporangahotel/
- Manual de Hospedagem com os Protocolos de Segurança: https://www.gungaporanga.com.br/manual-de-seguranca-para-hospedagem/
Postar um comentário