Um ótimo passeio no Rio de Janeiro, especialmente para quem busca espaços abertos, arejados e agradáveis, é uma visita ao Forte de Copacabana! Mas, como tudo no verão, essa visita, se feita em horários picos, especialmente aos finais de semana e feriados, poderá ser meio estressante, com filas para entrar e ambiente mais cheio do que se gostaria.
Eu ando na vibe de curtir os espaços abertos da cidade e de fugir das aglomerações. Acabei encarando e arriscando visitar o Forte de Copacabana, a última vez que fui, em um feriado - de 12 de outubro de 2020. Já imaginando que o espaço do Forte possivelmente estaria disputado por ser um feriado em seu horário de pico, que costuma ser assim que ele abre, às 10h, até mais ou menos umas 13h, eu tratei de ir no final da tarde.
Esse horário da manhã até horário do almoço, em finais de semana e feriados, sempre foi muito agitado. Não é de agora. Mas, se você opta por ir durante a semana de manhã ou ao final de semana mais para o meio da tarde, costuma ser bem mais tranquilo.
O sistema montado de segurança, com protocolos de higiene, logo na entrada, antes mesmo da bilheteria, pareceu-me bem correto quando fui. O Forte de Copacabana, que fica bem ao final da praia de Copacabana, próximo ao Posto 6 e junto à Praça Eugênio Franco, abriga hoje em dia o Museu Histórico do Exército e é uma área militar, conservada, mantida e sob as regras do Exército Brasileiro.
Portanto, além dos protocolos de higiene, logo na entrada, o seu visitante também pode ter a certeza de se tratar de um lugar tranquilo em termos de segurança pública, o que é algo muito importante também hoje dia.
Essas informações eu retirei diretamente do site do Museu quanto ao protocolo específico de combate ao COVID-19:
- O uso da máscara é obrigatório durante toda a visitação, podendo ser retirada somente caso o visitante vá fazer uma refeição em uma das cafeterias. Cabe a cada visitante trazer a sua.
- É obrigatório passar pela triagem antes de entrar. Não será permitida a entrada de pessoas com temperatura acima de 37.8ºC.
- A entrada de visitantes é limitada para permitir o distanciamento social. São permitidas somente 450 pessoas simultâneas dentro do Museu. Quando o limite é atingido, é necessário aguardar que visitantes saiam para poder entrar.
- O distanciamento deve ser respeitado em todas as áreas e não será permitido aglomerações.
- É obrigatório seguir as orientações do uso dos assentos, fazendo uso apenas dos espaços liberados.
- É obrigatório seguir as orientações de uso do elevador; sendo duas pessoas por vez, ou núcleos familiares.
- No momento não estamos: agendando visita de grupos e ensaios fotográficos, realizando apresentações dos projetos culturais e fazendo visitas guiadas.
- Para saber um pouco mais sobre a visita ao Forte de Copacabana, CLIQUE AQUI
- Dica: como final da tarde costuma ventar muito, se você for mais friorento, leve um agasalho. Com temperaturas altas do verão eu acho que talvez não precise. Mas, em outubro, a gente passou um pouco de frio. Por outro lado, quem vai durante o dia, como se trata de um lugar com poucas sombras, vale a pena reforçar o filtro solar e proteger-se do sol.
- Museu Histórico do Exército, Fortificação, Cúpula dos Canhões e Exposições: Terça a domingo e feriados, das 10h às 18h
- Alameda, Cafés e Loja: Terça a domingo e feriados, das 10h às 19h
- Segundas-feiras não há visitação. Porém, como fui em um feriado, 12 de outubro, e era uma segunda, vale registrar que estava funcionando. Logo, na dúvida, ligue ou faça contato pelo instagram com o Café do Forte, Confeitaria Colombo ou diretamente com a administração do Forte para confirmar. E-mail: relpub@mhexfc.eb.mil.br / Tel: +55 (21) 2287-5357
- Ingressos: R$6,00 inteira / R$3,00 meia (estudante, idoso)
- Forma de pagamento: dinheiro apenas
- ENTRADA GRATUITA às Terças
- Não tem estacionamento
Postar um comentário