Apesar de nunca ter visitado a Ilha da Madeira, não me canso de acompanhar as novidades de lá por vários motivos: primeiro, porque quero muito conhecer um dia! Segundo, porque é a terra natal dos meus avós paternos e, por causa deles, eu tenho também a cidadania portuguesa. Terceiro, porque é um destino peculiar, diferente e muito interessante que todos deveriam conhecer um dia.
Crédito: Andre Carvalho |
Não é a toa que a Ilha da Madeira vem nos últimos anos sendo sempre premiada como melhor destino insular do mundo e também se destacou na aplicação eficaz das medidas de controle de propagação do Covid, preservando seus habitantes e tornando o arquipélogo em destino seguro para passear, mesmo em tempos de pandemia.
Apresentado uma arquitetura luxuosa, além de belas praias, não é de se admirar que a Madeira seja um dos destinos mais caros de Portugal, razão pela qual há tantas pessoas escolhendo esta bela ilha para visitar ou até mesmo morar.
Este território português está ocalizado em meio ao Oceano Atlântico. Quem o visita volta com a certeza de que ser um destino turístico inesquecível, com paisagens naturais deslumbrantes, gastronomia deliciosa e hotéis de altíssima qualidade.
Levada do Rei - Ribeiro Bonito. Crédito: Francisco Correia |
Confira abaixo sete curiosidades sobre este destino português!
A Madeira é um arquipélago
O que chamamos de “Ilha da Madeira” é, na verdade, a ilha principal de um arquipélago. Além dela, o arquipélago conta com a ilha de Porto Santo, também habitada, e diversas ilhas e ilhotas com muitas belezas naturais – tanto que são consideradas áreas protegidas. Estas ilhas menores são divididas em dois grupos: Desertas e Selvagens.
Fica mais perto da África do que de Portugal
A Madeira é parte de Portugal, mas fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Olhando para o mapa, percebe-se que ela está mais próxima da África do que da Europa! No entanto, a diferença é pequena: o litoral marroquino fica a cerca de 725 quilômetros do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850 quilômetros da ilha. Parece longe, mas um voo de Lisboa a Funchal, a capital madeirense, dura apenas uma hora e meia.
Pico dos Barcelos Viewpoint. Crédito: Francisco Correia |
Foi lá onde nasceu Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da seleção portuguesa e premiado cinco vezes pela FIFA como melhor jogador do mundo, é natural de Funchal. Ele deixou a terra natal há muito tempo, mas mantém uma relação próxima com o local. Há diversas homenagens a ele por lá: o principal aeroporto do arquipélago leva seu nome; o Museu CR7 reúne prêmios, camisas, chuteiras, fotos e outras recordações da carreira do jogador; e há também um hotel temático, o Hotel Pestana CR7 Funchal.
Vista para o Porto de Funchal |
Golfinhos e baleias nadam em suas águas
A vida natural da Madeira é fascinante, seja em terra firme ou na água. Em passeios de barco, que estão entre as atividades mais populares para os turistas que visitam o destino, é possível ver não apenas um cenário de tirar o fôlego, mas também golfinhos brincalhões e graciosas baleias em seu habitat natural.
Produz um dos vinhos mais famosos do mundo
À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos, já que possui um terreno montanhoso. Mas os portugueses que chegaram primeiro à ilha se arriscaram, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso, e acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E é incrível prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local.
Crédito: André Carvalho |
Possui uma floresta única no mundo
A Floresta Laurissilva cobre 20% do território madeirense, sendo considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este ecossistema riquíssimo é formado por árvores da família das lauráceas, sendo uma floresta úmida subtropical. Para completar, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, as Canárias e Cabo Verde, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.
Floresta Laurissilva. Crédito: Andre Carvalho |
Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros
Porto Santo é muito diferente da Ilha da Madeira, apesar de serem bem próximas. A principal atração dessa ilha do arquipélago é seu litoral, que tem areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem ótimos resorts para desfrutar do mar. São nove quilômetros de praia, cuja areia tem propriedades terapêuticas comprovadas!
Praia de Porto Santo. Crédito: Andre Carvalho |
Sobre a Ilha da Madeira
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico.
De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.
Endosso em tudo que foi dito nesta matéria. Só posso dizer que ainda é muito mais que isso, já estive lá...
ResponderExcluirAhhhh... que máximo! Nós ainda iremos! Está super na lista!
Excluir