08 abril 2020

Jantar japonês em casa com o Eiyo Sushi

Estamos em quarentena, mas nem por isso não podemos matar as saudades das comidinhas que tanto amamos comer fora de casa, certo? 

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Até mesmo para transformar esse período de quarentena mais prazeroso, mais leve e com momentos especiais que vamos guardar na memória, inclusive, aproveitando nossa casinha, coisa que raramente eu e Julio fazemos, pela correria do dia a dia, por causa das viagens, dos compromissos do blog, amigos e família, é que a gente combinou de pedir comida algumas vezes ao longo da semana em restaurantes que ainda estejam abertos, mas com serviço de delivery, não somente como forma de apoiar os restaurantes, mas também para a gente ter uma folga da cozinhar (cozinhar todo dia para quem não estava acostumado com isso nem sempre é terapêutico kkkk).

E foi com muita alegria que recebemos em casa as peças preparadas com tanto carinho que o Eiyo Sushi nos presentou, para conhecermos seu trabalho e também apresentar para vocês mais uma ótima opção de refeição em casa.

Vamos combinar que não é qualquer um que sabe fazer comida japonesa bem, né? A não ser que você seja um sushi man ou alguém muito interessado nas artes da culinária japonesa, é algo raro de se ver por aí. Posso falar por mim, pois não tenho amigos nem parentes que dominem essa arte. Por isso mesmo, quando eu e Julio queremos comer comida japonesa, ou vamos a um restaurante ou pedimos em casa.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Portanto, foi ótimo receber o Eiyo Sushi em casa, para matar saudades e porque com a máxima certeza nós não teríamos outra forma de comer a comida japonesa se não fosse recorrendo ao delivery de algum dos poucos restaurantes que restaram abertos.

Como disse lá em cima, nós não conhecíamos o Eiyo Sushi e já de cara ficamos encantados com o cuidado que tiveram em anexar à embalagem as dicas para receber os produtos em relação à higienização das mãos, ao descarte das embalagens... é sempre bom reforçar essas medidas.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Tudo o que havia dentro da embalagem era surpresa para a gente e parecíamos crianças ao abrir um presente. O kit enviado era muito completo e as peças, em tamanho adequado e bem dispostas, arrumadas, tinham o toque autoral da casa, que justamente se destaca por ter um cardápio japonês tão criativo.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Aberta em 2015 na Cidade Nova, o Eiyo Sushi inspirou-se em São Paulo, onde buscou suas raízes em busca de sabores mais originais, com a proposta de derrubar o conceito de "combinado ideal".

O sócio Rafael Figueiroa queria justamente que cada cliente pudesse criar sua experiência própria ao montar o combinado com suas peças favoritas.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Embora o cardápio possua sugestões de combos elaborados pela casa, o cliente tem a liberdade de substituir e/ou incluir os itens que deseja, sem burocracia, sem ofensas. É bem simples!

A criação do cardápio foi feita em parceria com o chef de culinária oriental, Fernando Alvarez, que atuou durante 17 anos nos melhores restaurantes japoneses de Barcelona. Os destaques ficam por conta dos Tataki uramaki, Dry salmão e Sashimi especial, elaborados pelo chef. 

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Já a novidade é o Carpaccio de atum com mostarda, azeite e flor de sal (R$28,90) que vai agradar aos paladares mais exigentes e nós podemos dizer que estava perfeito, não apenas a quantidade, mas também o sabor, a apresentação... matou meu desejo de comer carpaccio.

Por falar em embalagens, todas estavam bem seladas com os alimentos bem acondicionados. As peças quentes chegaram em boa temperatura, mornas, ótimas para serem consumidas logo.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

O kit também acompanhou os molhos shoyo, teriyaki e agridoce, além do hashi.

Tudo estava delicioso, ficando até difícil dizer de qual gostamos mais. Algumas peças eram novas para a gente, então, para facilitar, vou listar aqui o que nos foi enviado e uma notinha ao lado para saberem nossa opinião.

  • Sushi Jô Amêndoa: arroz, envolto em fina fatia de salmão, coberto com cream cheese e lascas de amêndoas. Super diferente, pois foi a primeira vez que experimentei um sushi com amêndoas. Achei saboroso e delicado. 

  • Sushi Jô Geleia: arroz, envolto em fina fatia de salmão, coberto com cream cheese e geleia de pimenta. Bem saboroso também. Não foi a primeira vez que comi um sushi com geleia de pimenta, portanto, esse não foi uma novidade em si, mas fica o registro de que estava bem gostoso.

  • Harumaki Camarão: chegou morno para quentinho, bastante recheado de camarão. Uma delícia.

  • Gyosa de Carne Suína: crocante, chegou quentinho, bem saboros. Recheado de carne de porco e acompanha molho agridoce.

  • Hot Tartar: pefeição! Salmão, cream cheese, cebolinha empanado com panko e cobertura de tarta de salmão. Não sei vocês, mas é uma das minhas peças preferidas! Chegou quentinho, mas como demoramos a comer para tirar as fotos e fazer os vídeos, depois esfriou. Esquentei por 10 segundos no microondas e já estava bom de novo para comer. 

  • Robata de Salmão: uma ótima novidade para a gente! Nunca havíamos experimentado e já amamos. Dois espetinhos de biscoito envoltos com salmão, cream cheese e cobertura de gergelim moído. 

  • Dry Salmão: uma dupla de salmão picado e cream cheese, envolto com salmão e cobertura de cream cheese com geleia de pimenta. 

  • Combinado Tokoshu: 3 sashimi de salmão, 3 sashimi de atum, 2 sashimi haddock, 1 sushi salmão, 1sushi atum, 1 sushi haddock, 1 sushi camarão, 1 Jô Geleia, 1 Jô Amêndoa, 1 Jô Ebi Empanado, 1 Jô Philadelfia, 2 amêndoas uramaki e 2 spice philadelfia uramaki - este combinado é composto por 20 peças e estava absolutamente pefeito! Tudo muito saboroso, com alguns itens que eram novidade para a gente em termos de combinações. Gostamos muito

Só faltou o sushioca, que é uma das grandes invenções da casa: dadinho de tapioca frito com cobertura de cream cheese e salmão picado na ponta da faca. Por favor, se vocês forem pedir, incluam esse por mim e depois me contem como é! Fiquei super curiosa.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Mas nós amamos tudo o que nos foi enviado. Insisto em dizer que não conhecíamos a casa e ficamos encantados. Adoramos!

Essa foi a nossa experiência de jantar japonês em casa, durante a quarentena. Sem sombra de dúvidas, o Eiyo Sushi tornou a nossa noite mais especial. Uma das melhores noites durante esse quase um mês em casa. A cada mordida era um "huuuummmm...."para lá e outro para cá. A gente realmente saboreou tudo vagarosamente e amou esse momento que criamos com a ajuda do Eiyo.

Eu confesso que toda essa experiência de ficar em casa, curtir a casa, fazer coisas dentro de casa, num primeiro momento foi angustiante e sufocante. Agora, já há quase um mês nesta rotina do quarto para a cozinha, da sala para o escritório rsrs... posso dizer que já me adaptei bastante a muitas coisas que antes eu abominava, como ficar em casa para jantar em casa.

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Blog Apaixonados por Viagens - Eiyo Sushi - Delivery de comida Japonesa no Rio de Janeiro

Sempre fui de rua, de bater perna, de conhecer lugares novos e ver gente. Hoje em dia, com as restrições impostas em prol da nossa saúde, toda essa nova rotina vem deixando como aprendizado que somos nós que fazemos os momentos especiais, os lugares prazerosos e não o contrário. Portanto, vamos seguir firmes e fortes, vamos nos cuidar e vamos, acima de tudo, aproveitar esse momento de resiliência para curtir coisas novas, para nos reinventarmos, para aprendermos algo diferente, para desacelerar e tenho certeza de que, quando tudo voltar ao normal, sentiremos falta de muitas destas atuais atividades da rotina da quarentena. Nós que criamos os momentos! Criemos, portanto, momentos lindos, seja onde for!

Atenção: ao fazer o seu pedido no Eiyo Sushi, use o cupom APAIXONADOSPORVIAGENS e ganhe uma porção de Hot Filadélfia! 

Mais Informações sobre o Eiyo Sushi 


O Eiyo funciona hoje dentro do espaço do restaurante Comedere, de gastronomia a quilo que funciona há mais de 10 anos no bairro da região central, com rodízios todas as noites de quintas e sextas-feiras por R$69,90. 

  • Endereço: Joaquim Palhares 267 - Cidade Nova
  • Telefone: (21) 35238642 / (21) 980550029 
  • Instagram: https://www.instagram.com/eiyorj/
  • Delivery: Uber Eats e iFood, para a Zona Sul, Centro e Norte - RJ
  • Horário: de segunda a sexta das 11 às 15h e 17h30 às 22h

Cuidados para Receber o Delivery em Casa


Colocaremos aqui também alguns cuidados para quando você pedir sua refeição ou outra compra de mercado através do serviço de delivery, levando em conta várias orientações que estão sendo compartilhadas na internet. Afinal, estamos em quarentena justamente para nos preservarmos e o que mais queremos neste momento é ficar bem longe desse vírus, não é mesmo?

A revista científica “New England Journal of Medicine” publicou um estudo em que afirma que o coronavírus sobrevive em algumas superfícies um determinado tempo, a depender do material. 

  • 24 horas em papelão
  • 3 dias em plástico
  • 3 dias no aço inoxidável
  • 4 horas em superfície de cobre

Por isso que o reforço nos cuidados de higiene são fundamentais também quando você receber seu pedido em casa. Sugerimos que você adote as seguintes práticas:

  1. Evite contato com o entregador e efetue o pagamento antecipado com cartão de crédito, diretamente com o restaurante ou por meio dos diversos aplicativos existentes para entrega (iFood, Uber Eats, Rappi). 
  2. No ato do pedido, solicite que a entrega seja feita sem contato, em que o entregador poderá deixar o pedido em sua porta. Se não for possível efetuar o pagamento antecipado, priorize os que trabalham com cartão de crédito, pois é melhor do que ter que manusear dinheiro no ato da entrega. 
  3. Higienize as maçanetas da porta ao manuseá-las com álcool ou outro desinfetante. Higienize também o tapete / capacho da sua casa. 
  4. Ao receber a encomenda, descarte todas as embalagem, na medida do possível. O ideal é jogar a sacola fora imediatamente.
  5. Se tiver que apoiar a sacola / embalagem em alguma superfície da sua casa, a pia ou a mesa, por exemplo, ao retirar a embalagem para descartar, limpe logo essa superfície para desinfetar com álcool ou outro produto. 
  6. Além disso tudo acima, de lavar as mãos sempre, você pode também higienizar as embalagens antes de abri-las.

É seguro sim pedir delivery, mas é fundamental e de grande importância que esses cuidados de higiene acima sejam adotados. 

Além disso, é importante não levar as mãos ao rosto, especialmente após encostar em maçanetas, elevadores, portões, pegar nas embalagens... higienize antes! Lave as mãos logo após manusear esses produtos.

Com todos esses cuidados, vocês ficarão bem, até mesmo porque não há evidências de que o vírus possa ser transmitido através dos alimentos em si (há quem diga que é melhor optar por alimentos cozidos e fritos no lugar de alimentos crus como saladas, mas isso tem mais a ver com a falta de conhecimento específico dos cuidados que o próprio restaurante está implementando no preparo dos alimentos, por isso que, nestas horas, nós recomendamos que vocês façam suas encomendas para entrega em casa nos lugares que conheçam, que confiam). No fim das contas, a maior preocupação mesmo é com a transmissão da doença do entregador para o cliente ou vice-versa.


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR