27 setembro 2019

Onde ficar em Ilha Grande: Conheça a Pousada Recreio da Praia

Recentemente estivemos em Ilha Grande, um dos destinos mais lindos do Brasil, que amamos de paixão e que realmente nos encanta todas as vezes que vamos!

Temos a sorte de morar relativamente perto de Ilha Grande, mas não tão perto ao ponto de ir sempre  que gostaríamos de ir rsrs, porém, perto o suficiente para já ter ido várias vezes... no meu caso - Lily - já estive em Ilha Grande 6 vezes!!

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Onde Ficar - Pousada Recreio da Praia

Outra questão também que muitas vezes nos desanima de ir é que essa região da Costa Verde é conhecida por ser uma região bem chuvosa e ir para o paraíso com chuva não combina, certo?

Por isso sempre damos a dica de acompanhar a previsão do tempo e, se possível, deixar para planejar a sua ida mais próximo à data para ter certeza de que São Pedro vai colaborar com dias ensolarados. Quando não é possível fazer esse planejamento mais de véspera, neste caso recomendamos que fique em uma pousada com um mínimo de infraestrutura e lazer que te ofereça algum entretenimento para você não deixar de curtir o destino mesmo em caso de chuva.

CLIQUE AQUI E VEJA O NOSSO GUIA DE ILHA GRANDE

Nós já vivenciamos isso uma vez em Ilha Grande, quando fomos em 2015, pois ficamos em uma Pousada mais afastada da praia, na Vila de Abraão, atraídos por um valor de diária mais em conta, por ser feriado. Só que a gente não teve uma experiência boa por vários motivos:

• a pousada não tinha gerador de luz próprio e, como faltou luz (o que é muito comum, principalmente em épocas de alta demanda como feriados e festividades), a gente ficou no escuro por 2 dias. Isso é sério gente! No escuro mesmo, tomando banho gelado, economizando o celular e usando os power banks (baterias extras) que tínhamos conosco para carregar os nossos aparelhos eletrônicos, principalmente celular, bem como usando a luz do celular à noite para dormir.
  • como faltou luz, imagina como era dormir à noite sem ventilador e sendo devorado por mosquitos? Uma tortura! Nem banho de repelente impedia algumas picadas.
  • a pousada não tinha qualquer estrutura de lazer, como salão de jogos, piscina, qualquer coisa mínima de entretenimento e, quando choveu, a gente não tinha muito o que fazer. Só que, como não dava para ficar dentro da pousada, a gente simplesmente ficava na rua.

Vejam bem como a experiência em cima foi tenebrosa! Mas serviu de experiência para a gente não errar mais em se tratando de hospedagem em Ilha Grande!

A primeira coisa que pergunto é se o lugar tem gerador próprio! Graças a Deus, nossa última experiência na ilha, em junho de 2019, foi maravilhosa!

Vila de Abraão

A caminho de Lopes Mendes - Praia do Pouso

Lopes Mendes

Aventureiro

Ficamos hospedados na Pousada Recreio da Praia, de frente para a praia de Abraão, bem perto do trapiche (píer) onde desembarcam os flex boats e de onde saem os passeios.

A pousada é completa e ótima para todos os perfis de viajantes: casais em busca de dias de sossego e um clima mais romântico, famílias com crianças, melhor idade... todos vão encontrar na Pousada Recreio da Praia um cantinho especial, com jeitinho de casa de praia... perfeito para suas férias, para um final de semana gostoso... só sei que eu já quero voltar!

A Pousada Recreio da Praia conta com recepção 24h, atendentes simpáticos e uma área na frente muito aconchegante. Assim que cheguei, como já era noite, sentei no sofá e já tomei um café com bolinho! Como é bom ser recebido assim, não acham? A Pousada prepara um chá da tarde que faz as boas vindas aos turistas.

Além de sofá, a recepção também conta com uma geladeira que inclui bebidas, pagas à parte, para quem estiver com preguiça de fazer compras no mercado.

Mas a sua localização é absolutamente perfeita! Primeiramente, é colada ao píer de embarque e desembarque dos flexboats, que é a forma mais rápida, prática e confortável para chegar em Ilha Grande. Sinceramente falando, eu nunca fui para Ilha Grande de catamarã, portanto nem posso comparar muito. Porém, com base em tudo que já li, não tenho vontade de experimentar o catamarã e prefiro continuar indo de flex boat.

Como a caminhada entre o píer e a pousada é curta, dá até para levar uma malinha de rodinhas! Sim! Eu levei dessa vez uma malinha de rodinhas e foi bem tranquilo. Mas se a sua hospedagem for mais afastada da praia e do píer, já não recomendo que leve mala, mas sim mochila, mochilão ou bolsão, pois arrastar mala na areia ou ruas com barro não é uma tarefa fácil nem legal.

A Pousada também proporciona uma excelente vista do pico do Ferreira e do pico do papagaio (um dos mais conhecidos cartões postais da Ilha Grande).

Em termos de lazer, a Pousada Recreio da Praia é completa com piscina, sauna a vapor, salão de jogos, sala com TV bem grande para assistir a jogos, por exemplo...

Sua infraestrutura é muito bem cuidada. Estava tudo organizado, limpo, no lugar e altamente convidativo para curtir a pousada em vez de passear. Uma pena que a gente já estava com uma programação intensa de passeios e não tivemos tanto tempo assim para descansar na pousada. Eu confesso que fiquei me imaginando ali na piscina, relaxando um pouco.

Achei também legal para quem tem filhos, pois a parte dos jogos é bacana com mesa de totó (pebolim), tamanco e sinuca.

Reparem só na iluminação da piscina à noite! Um charme!

Os jardins são um capítulo à parte: percebe-se todo o capricho no cuidado dos jardins, com espaços dedicados para relaxar, com muitas flores, árvores, espreguiçadeiras... um lugar perfeito para ler um livro, para contemplar a natureza, para deixar o dia passar vagarosamente, sem pressa... afinal, pra que ter pressa no paraíso?

O espaço lounge na parte da frente da Pousada Recreio da Praia também é uma gracinha! Como já disse, ela fica na rua da praia, com vista para o mar, e soube trabalhar muito bem a sua localização privilegiada, colocando mesas, espreguiçadeiras, sofás... tudo isso compondo uma atmosfera super praiana e perfeita para Ilha Grande.

E se dia a localização da Pousada Recreio da Praia é super estratégica para poder ver o sol nascer, por exemplo - o que é literalmente só um pulo mesmo da pousada... uma caminhada bem curta - ou chegar rapidamente no píer para embarcar para um passeio, à noite a sua localização também facilita muito as coisas, pois ela está passados de restaurante, bares, da pracinha principal da Vila de Abraão, onde fica a Igreja de São Sebastião, da galeria de lojas Bougainville...

Vamos falar sobre as acomodações da Pousada Recreio da Praia?

A pousada conta com 28 quartos, todos suítes, com opções de quartos duplos, triplos e quádruplos.

Nós ficamos em um quarto standard para casal quarto amplo e confortável, bem equipado com banheiro privativo, ar condicionado split, cofre e frigobar.

O quarto também contava com TV de LED com assinatura de TV a Cabo, mas confesso que nem deu tempo de ligarmos a TV e não podemos falar muito a respeito do sinal, da qualidade da imagem nem da variedade de canais.

O quarto era bastante amplo, ótimo para "espalhar" nossas coisas sem ficar esbarrando em bolsas nem malas. Havia uma mesa de escritório que funcionou muito bem como apoio para nossos pertences, bem como uma estante. Tinha também um espelho de corpo inteiro que eu amo!

A ducha do banho tinha uma boa pressão, a água é aquecida a gás e o banheiro contava também com secador de cabelo.

Em relação às amenities, havia shampoo e sabonete. Então, para as mulheres, eu altamente recomendo que levem o seu condicionador de cabelo, pois, afinal de contas, num destino em que a principal atração é fazer passeios de barco, com muito sal e vento, um bom creme para cabelos vai te ajudar e fará a diferença!

O quarto estava sempre limpo e está incluída na diária a arrumação diária! Não tivemos problemas com mofo nem qualquer coisa similar por se tratar de lugar úmido e perto do mar. Isso também é algo muito importante.

Café da manhã na Pousada Recreio da Praia

No dia a dia, eu nem ligo tanto para o café da manhã. Mas isso muda radicalmente quando viajo e o café da manhã passa a ser a minha principal refeição do dia.

Em destinos como Ilha Grande em que a gente costuma sair cedo para fazer passeios de barco e na maioria das vezes só vai parar para almoçar em torno das 15/16h, tomar um bom café da manhã é algo fundamental para aguentar bem durante o dia.

Neste ponto, a Pousada Recreio da Praia ofereceu um café da manhã bem gostoso, com aquele toque caseiro, composto de café, suco, leite, bolos, pães, frios, frutas... às vezes tinha uma quiche, noutro dia teve um brigadeirão que estava dos deuses!

À parte e sob pedidos, eles também oferecem omelete ou ovos mexidos! Eu pedia o meu com queijo e ficava uma delícia!

Mas senti falta de pão de queijo e de iogurte!

Vamos combinar que tomar café da manhã com vista para a o mar é começar o dia com o pé direito, com suspiros, com o coração vibrando de alegria... não tem forma melhor, não acham?

Além do café da manhã, a pousada também oferece um chá da tarde, com café, bolo, biscoito. e cachaça! Isso mesmo... rsrs... para quem quisesse se esquentar e tomar uma dose para abrir o apetite, havia um barrilzinho de cachaça também. Delicinha para recompor as energias após os passeios.

A pousada ainda oferece um cantinho para as mamães com seus bebês poderem preparar as comidinhas. Achei super sensível e fofo, estando preparada para receber famílias com crianças.

Também há um enorme bebedouro na Pousada onde podemos repor nossas garrafas de água! Esse mimo e carinho foi realmente incrível! A gente repunha sempre nossa água para levar para o quarto e passeios. Muito legal, né?

Conheça aqui um pouco mais da história da Pousada Recreio da Praia

A História da Pousada Recreio da Praia confunde-se com a própria história do desenvolvimento turístico da Vila do Abraão! Tudo começou em 1987, com um pequeno camping, em uma época em que os turistas eram poucos. Só existiam duas pequenas pousadas e dois pequenos restaurantes na Vila do Abraão. Com o tempo, devido a pedidos dos hóspedes do camping, foi criado também um pequeno restaurante.

Com o aumento dos turistas e da fama da ilha, os proprietários resolveram melhorar a infraestrutura oferecida, fazendo surgir a pousada com 10 apartamentos. A demanda crescente trouxe a expansão com mais 8 quartos. No lugar do pequeno restaurante, foi construído um maior, do jeito que se encontra o atual salão do café da manhã. Daí foram construídos mais quartos, uma nova recepção mais aconchegante e finalmente a área de lazer com piscina, sauna e salão de jogos, até chegar na estrutura atual que conta com 28 apartamentos e o belo jardim que já mostramos para vocês.

Vila do Abraão

Nunca ficamos hospedados em outra vila de Ilha Grande. Normalmente ficamos em Abraão pela oferta de hotelaria, comodidade para chegar (é a vila mais fácil para chegar) e também pela infraestrutura que a vila mantém.

Em Abraão, temos restaurantes, mercados, comércio, bares, farmácias, posto de saúde, escola primária, bombeiros, correios e polícia. São cerca de 3.000 habitantes na vila, mas esse número aumenta exponencialmente na alta temporada e em épocas festivas.

Um serviço de barcas liga diariamente a Vila do Abraão a Angra dos Reis e Mangaratiba, além dos serviços de transfers feitos pelos flex boats, que saem de Conceição de Jacaraeí e Angra dos Reis.

Além disso, a partir da Vila de Abraão você consegue fazer todos os passeios oferecidos em Ilha Grande e Angra dos Reis com muita facilidade.

Sobre Ilha Grande

A Ilha Grande é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. É uma ilha de 193 km² com relevo acidentado e montanhoso, cujas maiores elevações são o Pico da Pedra D'Água (1031 m) e o Pico do Papagaio (982 m), este último o mais famoso pela sua forma pitoresca. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas (sacos), formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlântica, mangue e restinga.

A ilha é dividida em dois parques: Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Marinho do Aventureiro, e uma Reserva Biológica: Reserva Biológica da Praia de Sul, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo IBAMA. As áreas de proteção ambiental visam a garantir a proteção da grande reserva de mata atlântica ainda existente lá e da vida marinha existente no entorno da ilha.

Mais informações sobre a Pousada Recreio da Praia

• Praia da Crena – 24 min de caminhada
  • Praia do Abraãozinho – 30 min de caminhada

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA RESERVA NA POUSADA RECREIO DA PRAIA

Vejam também mais dicas e informações sobre Ilha Grande nos blogs dos amigos que também participaram desta viagem linda:

1. Como faço pra fazer uma reserva no dia 23 até o 24 comemorar aniversário da minha esposa

1. Olá, tudo bom? Nós somos um blog de viagens e não agência. Você pode fazer suas reservas pelo Booking.com - https://www.booking.com/searchresults.html?ss=Ilha+Grande%2C+Brazil&dest_type=region&dest_id=3464&checkin_monthday=5&checkin_year_month=2021-11&checkout_monthday=8&checkout_year_month=2021-11&error_url=%2F%3Faid%3D1607398%3B&si=ai%2Cco%2Cci%2Cre%2Cdi&label=&lang=en-us&aid=1607398&sp_plprd=UmFuZG9tSVYkc2RlIyh9YVXcKaaJl1Cl7yYq2RKd1TyamizWGztus6UO0pdisdYlm8s_ORi8bW-qkgaBUUQ6sC1EIucsEO09EmAloljc0oxDJ17XEdQO9-unRYIDvrkB&utm_campaign=nsb&utm_medium=sp&utm_source=FP_Searchbox&utm_term=1607398