06 agosto 2019

Roteiro de 3 dias em Ilha Grande, o mais novo Patrimônio Mundial da Unesco, no Brasil!

No início do mês de julho de 2019, o Rio de Janeiro comemorou uma ótima notícia quando, no dia 05/07/19, o Comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante uma reunião em Baku, no Azerbaijão, declarou como Patrimônio Mundial Party e Ilha Grande!

Ilha Grande - Praia de Aventureiro

A verdade é que o título recebido é motivo de festa para todo o Brasil, já que se trata do primeiro bem brasileiro a ser reconhecido pela Unesco como Sítio Misto, ou seja, cultural e natural, abrangendo um território de quase 149 mil hectares, cujo Centro Histórico encontra-se cercado de quatro áreas de conservação ambiental: Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas, grande parte coberta de vegetação primária, onde salta aos olhos rica diversidade marinha.

Ilha Grande

Paraty

É ou não motivo de muito orgulho e festa? Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal, um grande reconhecimento à nossa história e ao parque ecológico.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Além do valor atribuído à região, também será necessário cumprir uma série de requisitos para que o tombamento permaneça, o que será muito bom para a preservação do local.

Ilha Grande - Praia do Meros

Paraty

CLIQUE AQUI e confira nossas dicas sobre Ilha Grande

CLIQUE AQUI e confira nossas dicas sobre Paraty

Roteiro de 3 dias em Ilha Grande

Recentemente, estivemos em Ilha Grande, no mês de junho de 2019, e já estávamos na torcida pelo título!

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

A viagem foi organizada com o apoio do site Navegue Angra (http://navegueangra.com.br/) e, juntamente com mais amigos blogueiros, a gente aproveitou bastante 3 dias de passeios pelo paraíso, além da sua gastronomia caiçara maravilhosa!

Demos muita sorte de pegarmos dias lindos de sol, mar verde esmeralda cristalino e os festejos do dia de São Pedro, com direito à festa junina na Vila de Abraão, em frente à Igreja de São Pedro.

Nosso roteiro de 3 dias foi assim:

• Dia 1: Lopes Mendes
  • Dia 2: Passeio às Lagoas Verde e Azul + Gruta do Acaiá
  • Dia 3: Volta à Ilha

Onde se Hospedar em Ilha Grande

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Ficamos hospedados na Pousada Recreio da Praia, de frente para a praia de Abraão, bem perto do trapiche (píer) onde desembarcam os flex boats e de onde saem os passeios.

A pousada é completa e ótima para todos os perfis de viajantes: casais em busca de dias de sossego, famílias com crianças, melhor idade...

Conta com recepção 24h, piscina, sauna, café da manhã gostoso e quarto amplo e confortável, bem equipado com banheiro privativo, ar condicionado split e frigobar.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Os jardins são um capítulo à parte: muito bem cuidados, com espaços para relaxar... mas também há como opções de lazer, além da piscina, mesas de jogos como sinuca e totó, além de um espaço comum com uma TV bem grande, que deve ser ótima para assistir a jogos e shows.

Além do café da manhã, a pousada também oferece um chá da tarde, com café, bolo e biscoito. Delicinha para recompor as energias após os passeios.

A pousada ainda oferece um cantinho para as mamães com seus bebês poderem preparar as comidinhas. Achei super sensível e fofo, estando preparada para receber famílias com crianças.

CLIQUE AQUI e faça a sua reserva na Pousada Recreio da Praia

Mas, para ajudar a todos no planejamento da sua próxima viagem para Ilha Grande, vejam aqui as dicas para curtirem dias incríveis em Ilha Grande!

Planejando sua viagem para Ilha Grande

Como Chegar em Ilha Grande

Não é tão complicado chegar em Ilha Grande, mas requer uma certa logística em razão dos horários dos flex boats e barcas.

• As barcas saem de Mangaratiba e Angra dos Reis e levam mais tempo para chegar.
  • Já os flex boats saem de Angra dos Reis e Conceição de Jacareí. Nós tínhamos ido das vezes anteriores por Conceição de Jacareí, que fica em Mangaratiba, pois é mais perto do Rio e o deslocamento  no flex boat é menor. Dessa vez, contudo, fizemos diferente e fomos a partir do cais de Angra dos Reis, saindo do cais de Santa Luzia, num deslocamento tranquilo também, só que é um pouco mais demorado. Se a partir de Conceição de Jacareí são uns 20 minutos até a Vila de Abraão, partir de Angra dos Reis são uns 35/40 minutos.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Nosso transfer de ida foi feito pela empresa Doce Atitude Turismo e o de volta foi feito pela empresa Objetiva Tour.

O flex boat custa R$100,00 (ida e volta). Mas esse valor pode sofrer alterações a depender da época do ano.

Passeios em Ilha Grande

Você sabia que são mais de 100 praias e inúmeros passeios de barco e trilhas que podem ser feitos em Ilha Grande?

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Daria para ficar uma semana inteira por lá e ter algo diferente para fazer todo dia!! Portanto, em Ilha Grande só fica parado quem quer!

Passeio a Lopes Mendes, em Ilha Grande

Fomos para Lopes Mendes com a agência Equipe Athos, que nos levou de Saveiro, a partir da Praia de Abraão, até a Praia do Pouso.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Chegando à Praia do Pouso, a gente faz uma caminhada de cerca de 30 minutos (no nosso caso, muito mais que isso porque a gente dá dois passos e tira 10 fotos, né? rsrs) até chegar finalmente em Lopes Mendes, pois não é permitido desembarcar em Lopes Mendes.

Esse passeio custa R$30,00 (preço de junho de 2019 - ida e volta) e não inclui refeição.

Dicas: leve seu lanche e água, pois, em Lopes Mendes, a oferta para comprar comida é bem pequena e os valores são mais caros.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Até existe um restaurante na Praia do Pouso, mas não conhecemos e por isso não posso dizer se os valores são justos e se a comida é boa. Vale a pena estar preparado e levar o seu lanche, principalmente se for passar o dia por lá.

Em Lopes Mendes, o gostoso é curtir a praia, fazer caminhadas, relaxar na areia e banhar-se no mar. Não espere um mar calminho porque normalmente não é. A verdade é que a praia é bastante frequentada por surfistas.

Mas a parte boa é que as ondas "quebram" bem longe da areia e dá para aproveitar o mar mesmo que você não seja fã de ondas.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Observação: não pega sinal de celular na praia de Lopes Mendes

CLIQUE AQUI e veja nosso relato completo sobre Lopes Mendes, de quando fomos em 2016.

Dica: como o passeio é feito com Saveiro e como na virada da ponta da ilha onde entra no mar aberto há uma ondulação um pouco mais forte, para quem enjoa em barcos, principalmente quando balançam, recomendo levar seu remédio contra enjoo. Eu sou desse tipo e estou sempre precavida!

Passeio para as Lagoas Verde e Azul + Gruta do Acaiá, em Ilha Grande

Como novidade aqui para o blog, dessa vez conhecemos esse passeio oferecido pela Objetiva Tour, que é exclusivo dela incluir a Gruta do Acaiá.

O passeio custa R$130,00, na baixa temporada, e R$150,00 (alta temporada), com almoço incluído, mais R$20,00 por pessoa para descer a gruta.

O passeio é realizado em flex boat, coberto (bom para proteger do sol) e super rápido! Pelo caminho, ainda fomos brindados com a companhia de alguns golfinhos! Lindo de ver!

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Começamos logo pelo desafio do dia: Gruta do Acaiá!

O passeio na gruta requer um pouco de coragem para encarar a escuridão, a descida íngreme e estreita. O guia que nos acompanhou deixou a lanterna do celular ligada para facilitar a nossa descida.

Nós não sabíamos se íamos encarar ou não e ficamos para o segundo grupo até porque o acesso é limitado a poucas pessoas por vez.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Depois que o primeiro grupo subiu e jurou que não havia bichos/insetos e que a gruta não estava suja de lama (o que pode acontecer se os dias anteriores forem chuvosos), eu e Julio animamos e fomos lá conferir.

O legal é que a entrada da gruta não permite sequer imaginar como é lá dentro. Logo, tudo fica uma grande surpresa mesmo, sem spoiller! E vem um vento lá de dentro que assopra a gente que faz dar aquele friozinho na barriga.

É escuro sim, a descida é íngreme, tem que ir agachadinho, de costas, se conseguir, e apoiando nas madeiras que fazem as vezes de escada.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Não recomendo para quem tem claustrofobia nem para quem tem mobilidade reduzida. Melhor não arriscar. Crianças pequenas também podem se assustar e não acho interessante.

Chegando lá embaixo, a gente pôde contemplar o mar que entra na gruta e parece brilhar num tom verde florescente e realmente hipnotizante.

Valeu a pena? Sim! Adoramos! É sempre bem gostoso vencer os desafios e superar medos.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Depois disso, a gente foi direto para a Lagoa Verde, que estava linda como sempre!

Na sequência, fomos para a Lagoa Azul, que continua verde kkkkk... eu realmente nunca dei a sorte de ver a Lagoa Azul na sua suposta cor Azul rsrsrs... mas acredito que, em algum momento do ano, ela fique azul.

Nós não vimos, mas alguns amigos viram tartaruga marinha na Lagoa Azul!! Eu até fui atrás para tentar ver, mas não cheguei a tempo.

Fizemos também uma passagem contemplativa pelo Saco do Céu, que dizem refletir a luz da lua, em noites de lua cheia, mas eu nunca tive essa oportunidade (deve ser para quem se hospeda por lá).

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

A última pausa foi para almoçarmos no Restaurante e Pousada à Beira Mar, na Praia da Crena, onde finalizamos o nosso passeio, com um delicioso almoço e um momento de relax na praia.

CLIQUE AQUI e confira os nossos passeios para as Lagoas Verde e Azul, que fizemos em 2016.

Passeio Volta à Ilha, em Ilha Grande

Esse é um dos passeios mais lindos de Ilha Grande! Demos tanta sorte desta última vez em que estivemos no paraíso, com dias ensolarados e mar calmo, que o passeio de Volta à Ilha saiu sem problemas.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Isso porque não é sempre que ele acontece. Depende muito das condições da maré, dos ventos e que esteja tudo favorável para garantir a segurança do passeio.

E estávamos muito confortáveis na lancha da agência Ilha Grande Mariana Tour, que nos levou para conhecer algumas das praias mais lindas do Brasil! Passeio que foi realizado com muita segurança, responsabilidade com nossos horários e com muita simpatia do capitão que conduziu o passeio.

Saindo para o lado do mar aberto, sentido Lopes Mendes, nossa primeira parada com a Mariana Tour foi na praia do Caxadaço, que é exclusividade dela, pois os outros passeios não estão passando por lá. Com enseada calma e mar esverdeado, a praia é linda e um convite ao mergulho.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Seguimos para a praia da Parnaioca, onde paramos para um mergulho de mar e rio!

O legal da Parnaioca é justamente poder curtir esses dois cenários juntos: o encontro do rio com o mar! Caminhe para o lado direito da praia para não deixar de conhecer o rio.

Na sequência, fomos para a belíssima praia do Aventureiro, que estava simplesmente deslumbrante! Linda! Linda! Linda!

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Parecia caribe, sabe? Que surreal! Que cor de mar! E ainda demos sorte de ver o coqueiro mais famoso do instagram praticamente vazio, pois era um domingo. Que sorte a nossa!

E o que me encantou foi encontrar agora em Aventureiro opções de hospedagens além dos campings. Caso você deseje se hospedar por lá, basta combinar diretamente com a pousada ou hostel ou camping o transfer. A simplicidade impera nas hospedagens de Aventureiro, logo, não espere por luxo, mas dá até pra conseguir um quarto duplo, sem precisar acampar.

Ainda no Volta à Ilha, nossa próxima parada foi a deslumbrante Praia do Meros, considerada por muitos como a mais bonita de Ilha Grande!

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Ela é realmente fabulosa e perfeita tanto para quem gosta de mar e quer só boiar, tanto para quem gosta de mergulhar e quer curtir a vida marinha da região.

Inclusive, nós fizemos snorkeling por lá e vimos 2 tartarugas marinhas!! Que alegria a minha!!

A dica é fazer o mergulho no canto direito da praia (olhando o mar a partir da areia). Havia muitos cardumes e corais incríveis, além das tartarugas marinhas.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

Após, encerrando nosso passeio perfeito, fomos para a praia de Maguariqueçaba, onde fizemos a pausa para o almoço, no Restaurante Peixe com Banana, que estava uma delícia!!!

A agência Ilha Grande Mariana Tour foi foi impecável no cumprimento do horário e deixou-nos de Volta em Abraão às 17h, permitindo que a gente ainda tomasse banho e se arrumasse para pegar o Flex boat com a Objetiva Tour no último horário do dia, às 18:30, para Angra dos Reis e Conceição de Jacareí!

Deu tudo certo, com aproveitamento máximo e dias lindos de sol no paraíso!

Nós ainda tivemos uma excelente experiência gastronômica no Restaurante Lua e Mar, que fica na Vila de Abraão, na Praia do Canto.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

O restaurante nos ofereceu um verdadeiro banquete de peixes e frutos do mar, no melhor estilo caiçara, com moqueca de camarão com banana, grelhados na chapa e tudo absolutamente delicioso!

Peeeeense num final de semana perfeito, com companhias maravilhosas, amigos incríveis, dias de sol... no paraíso? Em homenagem ao dia de São Pedro, que foi 29 de junho, só temos a agradecer porque o Pedrão caprichou demais e não é a toa que Ilha Grande, super merecidamente, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, não é mesmo?

Vejam também mais dicas e informações sobre Ilha Grande nos blogs dos amigos que também participaram desta viagem linda:

Ilha Grande e Paraty: Patrimônio Cultural e Natural

Paraty e Ilha Grande são locais marcados pela coexistência entre uma cultura viva e ancestral em um ambiente natural exuberante. Ali, testemunhos culturais incluem o centro histórico e a fortificação que deu origem a ocupação do núcleo urbano de Paraty, ainda bem preservados, uma variedade de sítios arqueológicos, uma porção do antigo Caminho do Ouro e comunidades vivas que mantêm sua relação ancestral com a paisagem, todas formando um sistema cultural com uma relação próxima ao meio ambiente.

Blog Apaixonados por Viagens - Paraty - Patrimônio Mundial Unesco

O lugar é o primeiro sítio misto da América Latina onde se encontra uma cultura viva. Todos os demais sítios mistos do continente, como Machu Picchu, no Peru, são sítios arqueológicos em uma paisagem natural.

Com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa bem conservada, a área do sítio misto forma o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica. Além da sua extensão, as diferentes fisionomias vegetais permitem a ocorrência de uma fauna e flora incomparáveis, com diversas espécies raras e endêmicas.

Blog Apaixonados por Viagens - Ilha Grande - Roteiro 3 dias

O território abriga duas terras indígenas, dois territórios quilombolas e 28 comunidades caiçaras, que vivem da relação com a natureza, da pesca artesanal e do manejo sustentável de espécies da biodiversidade. Essas comunidades tradicionais mantêm os modos de vida de seus antepassados, preservando a maior parte de suas relações culturais como, ritos, festividades e religiões, cujos elementos tangíveis e intangíveis contribuem para a caracterização do sistema cultural e a relação de seu modo de vida com o ambiente natural.

Blog Apaixonados por Viagens - Paraty - Patrimônio Mundial Unesco

O sítio apresenta alto grau de espécies endêmicas da fauna e da flora, assim como espécies raras do bioma Mata Atlântica. São 36 espécies vegetais consideradas raras, sendo 29 endêmicas. A área abrange cerca de 45% das aves da Mata Atlântica e 34% dos sapos e pererecas do bioma. Há registros de mamíferos raros e predadores, como a onça-pintada e o muriqui, o maior primata das Américas.

É a Mata Atlântica preservada que rodeia as águas calmas da baía da Ilha Grande. É a cultura indígena, quilombola e caiçara que vive em harmonia com essa rica biodiversidade. É o registro arqueológico da ocupação humana neste território ao longo do tempo. É a cidade colonial que preserva suas relações históricas e a dinâmica urbana no centro de Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

Conheça o sítio misto

• Serra da Bocaina: ali se pode percorrer parte do Caminho do Ouro, observar a rica biodiversidade e apreciar a vista da baía da Ilha Grande a partir da Pedra da Macela;
  • Parque Estadual da Ilha Grande: encontra-se uma variedade de oficinas líticas, vestígios de indígenas pré-históricos, que usavam rochas para polir e afiar seus instrumentos de pedra;
  • Reserva Biológica da Praia do Sul: tem sua paisagem marcada pela tradicional canoa caiçara e praias bem preservadas;
  • Área de Proteção Ambiental de Cairuçu: tem como principais atrativos praias e ilhas, o Saco do Mamanguá, cultura caiçara quilombola e indígena, além do sítio histórico de Paraty-Mirim;
  • Centro Histórico de Paraty: palco de muitos festejos tradicionais, como a Festa do Divino Espírito Santo;
  • Morro da Vila Velha: onde fica o forte e Museu do Defensor Perpétuo.

1. Ameei o roteiro!! Quero conhecer! :)

1. Obaaaaa! Que legal! Obrigada pelo comentário! Veja os demais posts que temos sobre Ilha Grande! Nós amamos essa região!

2. O comentário anterior foi meu, hehe. Não apareceu meu nome

1. Ahhhhh... Mariiiiii... não sabia que era você!!! kkkkk... que bom que veio dar uma espiadinha!!! kkkk... mas se quiser ver o Guia completo de Ilha Grande, confira aqui neste link - https://www.blogapaixonadosporviagens.com.br/2015/12/ilha-grande-roteiro-dicas-passeios.html ... sou suspeita porque amo a região! A parte difícil é combinar com São Pedro pra ele caprichar nos dias de sol! kkkkk... o resto é fácil!