09 julho 2019

Paisagens bucólicas e noites animadas na Irlanda

A Irlanda vem se tornando um país cada vez mais conhecido dentre os brasileiros, especialmente após o sucesso meteórico da série Game Of Thrones, que teve a sua "Winterfell" gravada em vários locais da Irlanda do Norte e há, hoje em dia, diversos passeios que saem de Dublin para percorrer os principais lugares das gravações. 

Blog Apaixonados por Viagens - Irlanda
Castle Ward, uma construção imponente do século XVIII
Aos poucos, vem entrando na rota dos principais roteiros turísticos da Europa. Porém, muito antes de Game of Thrones existir, o país já era bem conhecido por aqueles que queriam estudar inglês, sendo um dos destinos mais visados de intercâmbio pela possibilidade de trabalho enquanto se estuda.


Dublin, a capital da Irlanda (não confundir com Belfast, a capital da Irlanda do Norte), possui um pouco mais de 500 mil habitantes e é de longe a maior cidade do país (que no total possui em média 8 milhões de habitantes). Ela é bastante conhecida por sua noite bem animada, sendo considerada por alguns a “Las Vegas Europeia”.

Lá é muito comum encontrar pelas ruas da cidade grupos que vieram de várias partes do mundo fazendo as famosas festas de despedida de solteiro(a). Sendo assim, não é de se estranhar que o bairro mais famoso da cidade seja o Temple Bar, uma região cheia de casas noturnas, artistas de rua e pubs, muito pubs (o estilo de bar irlandês). 

Por falar neles, nenhum lugar do mundo possui mais pubs do que Dublin: são mais de 750 espalhados pela cidade. Vale a pena uma visita ao menos nos mais tradicionais, como o ‘The Brazen Head’, que existe desde 1198 e é conhecido como o pub mais antigo do país.

Blog Apaixonados por Viagens - Irlanda
Temple Bar - Crédito: Skitterphoto
Já que o assunto é esse, a bebida mais consumida por lá, é claro, não poderia ser outra que não a cerveja. Mas não estamos falando de uma cerveja qualquer, mas sim a famosa Guinness que é a prata da casa, um dos maiores orgulhos dos irlandeses e com certeza o produto mais exportado do país.

Sua fábrica fica no coração da cidade, a poucos metros de uma das avenidas principais. A “Guinness Storehouse”, como é chamada, está aberta todos os dias ao público, que pode descobrir um pouco sobre a produção dessa bebida, além de viajar no tempo em um museu dedicado apenas a ela. Ao final do tour, o visitante é premiado com um pint (medida do copo de chope e como ele é chamado na gringa) em um bar no topo do prédio, com uma vista de 360 graus para a cidade.

Saindo da capital, o interior do país é bem menos conhecido. Contudo, não menos importante ou interessante: ele tem paisagens de tirar o fôlego. A poucos quilômetros de Dublin já temos a primeira parada obrigatória: o Newgrange. O local consiste em um sítio pré-histórico que possui um conjunto de estruturas de pedras que provavelmente serviram como tumbas e foram datadas como mais velhas que as pirâmides do Egito (cerca de 5 mil anos) e estão em pé até hoje.

O que impressiona é a perfeição de como as pedras foram colocadas e encaixadas umas sobre as outras em um trabalho 100% manual.

Blog Apaixonados por Viagens - Irlanda
Newgrange Entrance - Crédito: Kenia de Aguiar Ribeiro

Mais para o leste do país, perto de outra cidade famosa pela canção de Ed Sheeran, Galway, estão os “Cliffs of Moher” - um dos monumentos naturais mais conhecidos do mundo. Chegar lá não é difícil, já que a estrada é bem sinalizada (se você for de carro, ou há ônibus de excursão indo para lá todos os dias) e o lugar possui um ótimo centro de visitantes com informações, mapas e até uma loja para quem quer levar uma lembrancinha da Ilha Esmeralda para casa.

O local ficou ainda mais famoso depois de aparecer em um dos filmes de Harry Potter, atraindo diversos fãs para testemunhar a beleza do cenário ao vivo. Vale a pena gastar umas boas horas andando pelas trilhas, mas respeite os limites de segurança, pois a paisagem, além de maravilhosa, também é assustadora. 

Agora indo um pouco mais para o norte, temos um outro ponto turístico imperdível para quem quer conhecer a irlanda: o “Giant's Causeway”, ou a calçada dos gigantes. 

Ela consiste em uma formação rochosa desenhada pela natureza e formada por lava basáltica resultante de uma erupção vulcânica. O ponto possui esse nome pois consiste em um conjunto de colunas em formas de prisma que se assemelha a uma calçada e possui uma lenda por trás muito interessante, mas não vamos contar... vale uma visita para descobrir. Ainda, vale destacar que o local também foi considerado como um dos patrimônios históricos pela UNESCO.

Além do verde dos gramados, outra coisa que é impossível não notar nas paisagens do país são os castelos.

A Irlanda possui uma variedade imensa de castelos espalhados por todo o país, resquícios do seu passado medieval. Alguns deles ainda estão abertos para visitas, outros foram totalmente reformados e muito são apenas ruínas. Essas ruínas remanescentes, em harmonia com a natureza que vai dominando as construções, formam uma das paisagens mais bucólicas que existem e são bem interessantes para quem gosta de Idade Média e contos do período

Blog Apaixonados por Viagens - Irlanda
Castelo de Dublin, construído em 1204, abriga museus, jardins, salões nobres, biblioteca e um café. http://www.dublincastle.ie/ 

Um castelo em especial e que merece uma visita fica localizado no distrito de Cork, o chamado “Blarney Castle”. Datado de 1200, a construção já foi destruída e reformada várias vezes por consequência das guerras e disputas de terra. A boa notícia é que uma boa parte dele continua de pé e aberto a visitas. Uma das tradições curiosas do local é beijar uma das pedras que fica no topo do castelo o quede acordo com a lenda, trará sorte. 

Blog Apaixonados por Viagens - Irlanda
Blarney Castle - Crédito: PerWaernborg
Para quem admira belezas naturais e gosta de muita história, a Irlanda é um dos destinos perfeitos. Além disso tudo, você também vai encontrar um povo totalmente receptivo e amigável, conhecido como os mais simpáticos e festeiros da Europa. Ou seja, é um lugar a se considerar da próxima vez que estiver planejando uma viagem.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR