08 julho 2019

Beer Tour na Cervejaria Grupo Petrópolis

Fomos convidados a conhecer fazer um Beer Tour em uma das fábricas de cerveja do Grupo Petrópolis, onde a história do grupo da maior cervejaria com capital 100% nacional começou, na cidade imperial de Petrópolis, de onde saem várias cervejas e vários rótulos bem conhecidos, como a Petra, Itaipaiva, Cristal, dentre outras...

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Bar Petrópolis, dentro do complexo da cervejaria em Petrópolis.
O passeio Beer Tour é uma verdadeira aula sobre cervejas e, com certeza, vai encantar a galera que curte não apenas cerveja, mas também que se interessa em ver o funcionamento de uma fábrica de perto.
O tour começa já conhecendo uma parte da fábrica onde acontecem os processos de mostura e fervura, com explicações oferecidas pelo guia que nos acompanhou durante toda a visita. 

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Caldeirões de preparar o mosto (a esquerda) e toneis de fermentação (à direita).

Em primeiro lugar, você sabe quais são os ingredientes básicos para fazer cerveja? Bem simples, na verdade: água, cevada (malte) e lúpulo. 

Aliás, de acordo com a Lei da Pureza Alemã, promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516, ou seja, há mais de 500 anos, a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Qualquer coisa acrescentada além disso, descaracterizaria o líquido resultado final do processo como cerveja. Poderia chamar de outra coisa, menos de cerveja.

Dentre os ingredientes listados, o destaque vai para a qualidade da água, que vai influenciar bastante no resultado final, sem é claro se descuidar da procedência e boa qualidade do malte. Mas a água é o elemento mais importante porque é a maior quantidade, de 90 a 92% da composição da cerveja. Como a água do Grupo Petrópolis é captada de poços artesianos bem fundos, esse um ponto de diferencial, pois eles não trabalham com água tratada.

Agora sim, passando para as etapas da produção, para quem não sabe, a mostura é um processo que dura apenas algumas horas, onde o malte moído é misturado à água quente, permanecendo por alta temperatura por um tempo curto. Desta maneira, a água absorve os açúcares fermentáveis, entre outros componentes importantes do malte (agora sim podendo ser chamado de mosto).

Curiosidade: os cereais que podem ser malteados são cevada, trigo, centeio e aveia, que são induzidos a iniciar a germinação dos grãos para formar o malte, antes de serem encaminhados para a cervejaria.

Na sequência, a mistura ou mosto é fervida na caldeira por poucas horas. O lúpulo é adicionado antes e/ou depois da fervura, a depender da finalidade desejada pelo mestre cervejeiro de conferir mais amargor, paladar e aroma. O lúpulo é o responsável pelo sabor amargo.


Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Lúpulo, o ingrediente mágico.

A fermentação, por um outro lado, dura algumas semanas, onde o fermento é adicionado ao mosto, deixando os microrganismos fazerem a alquimia de transformar os açúcares desse pão líquido em álcool. É nessa fase que a cerveja ganha os gases que produzem espuma quando servida no copo.

Você sabe a diferença entre cerveja e chope? Tem a ver com essa etapa de fermentação e a "validade" de cada uma: o chope seria a "cerveja fresca", sem pasteurizar, com validade de até 15 dias, após esse período ele já sofre alteração.

A fábrica que visitamos conta com 32 tanques enormes com capacidade de armazenar 245 litros cada, sendo 21 tanques fermentadores e maturadores e 11 tanques de pressão.

Depois de fermentada, a cerveja está pronta para o envase. Essa é a parte mais mecanizada da fábrica, que conta com equipamentos modernos para esse processo e cerca de 600 funcionários.

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Planta de envase e pasteurização.

É impressionante acompanhar a rapidez e volume de garrafas que saem da linha de produção para o envase, vão para o forno de pasteurização e depois direto para os engradados, que são carregados por meio de máquinas empilhadeiras para o estoque.

Todo o processo de produção é bem bacana de se ver, chamando a atenção as máquinas enchedora, rotuladora e encaixotadora, esta última que coloca as garrafas em engradados. 

Alguns números também impressionam, como o número de latas que são envasadas por minuto: 2 mil! Isso mesmo.. 2 mil latas sendo envasadas por minuto. Ou seja, mais de 200 mil pacotes com 12 unidades de latinhas saem por dia da fábrica!! 

Após o Beer Tour, fomos convidados a degustar algumas cervejas, especialmente a linha premium do Grupo Petrópolis, que abrange rótulos como a Weltenburger Kloster, que, apesar do nome e receita alemão, é fabricado pela Cervejaria em Petrópolis e é maravilhosa! Realmente, a qualidade dela é um ponto altíssimo que nos surpreendeu. 

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Rótulos da linha Premium, produzidos pelo grupo.

Também degustamos as cervejas Petra: Doppelbock, Weiss, Pilsen. Bem como as da Black Princess: Weiss, Blonde Ale, IPA, Red Ale. 

A Lily curtu muito a Black Princess Red Ale! Fica a dica dela, que anda numa fase red kkk, mas é para quem aprecia cervejas de sabor mais forte, intenso e mais amargor.

Outra grata surpresa foi também descobrir que as Cervejas Cacildis, que homenageiam o eterno Trapalhão Mussum, estão sendo fabricadas pelo Grupo Petrópolis. Obviamente, não desperdiçamos a oportunidade de experimentá-las e aprovamos!

A bem da verdade, todas as cervejas especiais e da linha premium estavam realmente bem equilibradas e saborosas, mas a campeã, para mim, foi a Weltenburger.

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Todos os rótulos produzidos pelo grupo.

O Grupo Petrópolis reforça em seu website alguns requisitos importantes:
  • Ser pontual e seguir as instruções de segurança;
  • Usar calças compridas e sapatos fechados por questão de segurança e higiene. Portanto será vetada a entrada de visitantes trajando bermuda, camiseta regata, saia curta, chinelos e sandália, etc, ;
  • Filmar e fotografar apenas em locais permitidos, indicados pelos monitores;

O Beer Tour é gratuito e, obviamente, permitido apenas para maiores de 18 anos (portanto leve carteira de identidade), nos dias e horários:
  • Terça a quinta-feira às 15h;
  • Sexta-feira às 10h e 15h;
  • Sábado às 9h30, 13h e 15h.

Mais informações sobre o Beer Tour na Cervejaria do Grupo Petrópolis:

  • Endereço: Rua Trajano de Paula Filho, 199 – Pedro do Rio – Petrópolis – RJ.
  • Dúvidas e agendamento: (24) 2103.8000 ou 2223.9000 
  • E-mail: beertour.ptr@grupopetropolis.com.br.
  • Pra quem indicamos a visita: curiosos pelo processo da cerveja. Ao final, sempre rola uma degustação.

Blog Apaixonados por Viagens - Bar Petrópolis- Cervejaria
Um brinde à cerveja.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR