16 junho 2019

Kō Bā Izakaya, o boteco japonês de Ipanema

Conhecemos, a convite, um lugar inovador, um boteco japonês, algo inusitado para quem associa apenas a restaurantes, quando pensa na culinária nipônica, onde se servem os tradicionais sushis, sashimis, seus derivados, yaksoba, etc.

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Entrada do Kō Bā Izakaya, dando acesso ao 2º andar

Segundo nosso bom e (nem tão) velho wikipedia, um izakaya é um tipo de bar japonês que, também serve petiscos. Seria um lugar para o happy hour nipônico. A palavra "izakaya" é composta de "i" (sentar) + "sakaya" ("loja de saquê"), remetendo sua origem a uma espécie de lojinha que permitia aos clientes a também beberem no local.


Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Ambiente interno do Kō Bā Izakaya.

O espaço é pequeno e aconchegante, com mesas ao lado das janelas e um longo balcão central, que possibilita um contato com sushiman e atendentes.

Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Balcão central do Kō Bā Izakaya.
Às segundas-feiras, a casa organiza o tradicionalíssimo Karaokê para quem quiser mostrar seus dotes para a música. Quem se anima? Será que alguém tem coragem de cantar uma música em japonês?

Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Cantinho do sushi-man do Kō Bā Izakaya.

O chef Luiz, o “Pétit”, contou pessoalmente como foram as fascinantes viagens de prospecção de novos sabores na terra sol nascente, como a experiência de almoçar três vezes ao dia para conseguir provar as inspirações para os pratos servidos hoje no Ko bo, como vocês podem conferir nos cardápios abaixo.

Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Cardápio de comidas do Kō Bā Izakaya.

Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Cardápio de bebidas do Kō Bā Izakaya.

O bar conta com muitas marcas de saquê, então eu não perdi tempo e tomei uma dose para começar os trabalhos, no copo de boteco, para ser a caráter.

Na sequência, petiscamos uma entrada Okonomiyaki, algo como uma pizza ou panqueca japonesa, muito popular no país de origem. O tamanho normal dele é de um prato, mas dessa vez ele veio reduzido para provarmos mais opções, numa versão degustação.

Kō Bā Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Saquê e entrada Okonomiyaki do Kō Bā Izakaya.

Dando sequencia, comi um KFC - Kyoto Fried Chicken, uma releitura japonesa do famoso KFC americano, porém, com molho shoyo-su, acompanhado de uma saladinha de ovo. Tudo isso junto com o drink GWT, um gin de wasabi, limão, gengibre e tônica, cítrico e refrescante. 

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema

Dando continuidade ao nosso passeio gastronômico nipônico, provamos o Sashimi do chef, que, originalmente, vem com 15 unidades de uma seleção de 5 variedades de peixes frescos, com temperinhos, ora com wasabi, ora com as ovas do próprio peixe, etc. 

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Sashimi do chef

Mas a grande estrela da noite, por incrível que pareça, era um hambúrguer, preparado pela casa especialmente para a 14ª edição do Burger Fest, o festival de hambúrguer mais importante do Brasil, que acontece anualmente em várias capitais do país.

Os chefs do Kō Bā Izakaya elaboraram então o Katsuoburguer, de copa lombo de porco, molho tonkatsuo, saladinha de repolho e maionese da casa. Uma explosão de sabores que provavelmente estará no cardápio regular (assim a gente deseja, né?), dado ao sucesso da receita, segundo nos contou pessoalmente o chef Petit. Esse eu tive que dividir para dar conta do resto da noite.

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema
Hambúrguer Katsuoburguer, de copa lombo de porco.

Depois, para encerrar os pratos salgados, um apetitoso tartare de peixe selado, molho de gena e ponzu nori (shoyu com limão e outras especiarias), chamado Name-Ro.

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema

Para finalizar a noite, não poderia faltar algo doce. A casa ofereceu as duas sobremesas do cardápio, um tradicional e delicioso brownie de chocolate com gengibre e creme de gergilim e um inusitado  e surpreendente tiramisú de chá verde e sake, chamado tira-matcha.

Ko Ba Izakaya o boteco japonês de Ipanema

Há também uma unidade no Leblon chamada Pabu Izakaya.

Mais informações sobre o Kō Bā Izakaya:




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

DIGITE O QUE PROCURA E TECLE "ENTER" PARA BUSCAR