12 abril 2019

Spices Restaurant & Bar: alta gastronomia em Praga

Que tal ter uma experiência gastronômica diferente no coração de Praga?

Após ficar dias viajando pelo Leste Europeu e explorando bastante a culinária dos países por onde passamos, que privilegiam bastante pratos com carne, como a de porco e de pato, além de muitos dumplings, confesso que aceitar o convite para conhecer o Spice Restaurant & Bar foi uma enorme alegria, oportunidade de fazer uma pausa merecida nessa imersão na cultura e pratos típicos dessa região, mudando um pouco o paladar e aproveitando para matar a saudade da gastronomia asiática.

Blog Apaixonados por Viagens - Mandarin Oriental - Praga - Spices Restaurant & Bar

O restaurante, que anualmente figura na lista dos indicados pelo Guia Michelin, fica no primeiro andar do luxuoso e 5 estrelas Hotel Mandarin Oriental, localizado em um histórico casario reformado do século XIV, onde funcionava um antigo monastério, em Lesser Town.

Deve ser uma delícia conhecê-lo na primavera ou verão, quando a sua varanda fica também aberta ao público. Infelizmente, como ainda era inverno e estava bem frio, só tivemos a oportunidade de conhecer os seus salões internos.

Entramos pela recepção do hotel e já tivemos um primeiro contato com esse edifício histórico, que, se por fora é belíssimo, imagino por dentro como não deve ser. Aliás, confesso aqui toda a minha paixão por Praga. A cidade é linda de todos os ângulos e seu Centro Histórico é muito bem preservado. Não é a toa que atrai milhares de turistas todo os dias.

Mas, voltando a falar sobre a nossa experiência no Spices Restaurant & Bar, antes de qualquer coisa, devo dizer que o atendimento é impecável: super educado e gentil ainda tivemos a sorte de sermos atendidos por uma portuguesa, com quem pudemos conversar em português e que sempre se apresentou muito solícita em nos ajudar, até mesmo com fotos e iluminação. Tudo para proporcionar-nos conforto e uma verdadeira viagem pela mais autêntica cozinha asiática.

Fomos direcionados para um salão mais tranquilo do restaurante, aconchegante, com decoração clean e atmosfera bastante agradável, o que foi ótimo para ficarmos à vontade em fazermos nossos registros, fotos e vídeos, sem incomodar os demais presentes.

Mas pudemos observar que o perfil dos frequentadores do restaurante, além dos próprios hóspedes do hotel, tinha um toque mais executivo nos que lá se encontravam, certamente em busca de uma experiência mais sofisticada e elegante, apesar de todos os espaços serem bem casuais, perfeito também para um jantar romântico, como o nosso.

Portanto, nem adianta comparar o Spices com outros restaurantes da Old Town, por exemplo. A proposta é outra, tanto quanto os preços, em geral mais elevados. Contudo, você poderá esperar por um momento de excelência em sua viagem e por uma culinária baseada em alimentos frescos, muitos dos quais são provenientes dos fazendeiros locais e por isso mesmo o menu é sazonal, acompanhando as estações do ano e os melhores produtos para cada época que são selecionados pelo Chef Executivo Stephen Senewiratne, do Sri Lanka, influenciado pela street food que desconstrói e reconstrói conceitos para entregar sabores e aromas únicos!

Então, como o restaurante é pautado na culinária asiática, com a ajuda da Katarina, Diretora de Marketing do Hotel, que nos recebeu na ocasião, seguimos as suas orientações e fizemos nossos pedidos para experimentar um pouco de cada etapa do cardápio que é dividido em:

• Bites
  • Stocks & Noodles
  • Sushi
  • Wok, Grill & Curries
  • Water & Steam
  • Desserts

Nem preciso dizer que a apresentação dos pratos era um capítulo à parte! Não apenas dos pratos, mas também dos cocktails que experimentamos, que são todos autorais.

Assim que fomos recebidos, brindamos com espumante e eu optei seguir com cocktails enquanto o Julio escolheu uma cerveja local. Afinal, a República Tcheca é também a terra das cervejas tanto quanto a Alemanha e a Bélgica.

Reparem só no meu drink como ele colorido e até lembra uma saladinha rsrs... posso garantir que ele estava delicioso! Eu pedi o Tom Yum Yum e o Julio a cerveja Lobkowicz. Mas depois seguimos nós dois nos drinks.

Iniciamos com os Bites e pedimos o Chicken Satay (Satay de Frango), o Prawn Tempura (Tempura de Lagostin) e o Tuna Tataki (Tataki de Atum).

Todos estavam muito saborosos!! E reparem que o Prawn Tempura é harmonizado com manga, ingrediente que normalmente não me agrada e já torço o nariz quando vejo que a manga compõe o prato. Mas experimentei, até porque o Julio adora, e devo dizer que o sabor da manga era tão suave que realmente não comprometeu o meu paladar.

E o mais bacana dos Bites é que são porções menores, mas que você pode compartilhar perfeitamente enquanto experimenta alguns dos drinks da casa.

Na parte dedicada aos Stocks & Noodles, nós pedimos o Tom Kha, cuja infusão em leite de coco e toda a apresentação do prato lembrou-nos muito a culinária tailandesa que tanto amamos.

Nós pulamos o Water & Steam e seguimos para os Sushis, onde então pedimos o Tuna Roll (atum), que também estava perfeito, crocante, sequinho.

Todos esses pratos que foram pedidos acima são ótimos para compartilhar e perfeitos para você fazer um passeio pela gastronomia asiática. Mas são porções pequenas e, a depender da sua fome bem como do seu orçamento, você pode ir direto para a seção Wok, Grill & Curries.

Pedimos o Fried Rice com camarões (arroz frito) e o Polvo! Ambos estavam maravilhosos, em porções excelentes como prato principal, bem saborosos, com apresentação impecável e realmente merecedores de suspiros, pois matamos as saudades da gastronomia asiática com louvor!

Fechando com chave de ouro a experiência, pedimos o Ganache de Chocolate, harmonizado com sorbet de capim limão e folha de hortelã.

Mas antes de irmos embora, demos uma espiadinha no cellar do restaurante (porão) que conserva a arquitetura do século XIV, onde se encontra a adega da casa e um ambiente muito especial e exclusivo para eventos fechados, comemorações e reuniões.

Assim foi a nossa experiência no Spices Restaurant & Bar, uma justíssima pausa na gastronomia do Leste Europeu para viajarmos pela gastronomia asiática, cozinha que amamos muito e saímos de lá encantados com tudo quanto nos foi apresentado.